• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Castelo (Franz Kafka)

Camila Trindade

Este é o dia de nossos amores.
Li A Metamorfose já faz um tempo, foi o meu primeiro Kafka, e achei fantástico. Estou lendo O Castelo agora e não achei nenhuma thread aqui, então resolvi criar uma. Alguém já leu, vai ler, ou está lendo? Vou postar a descrição da wikipedia, sem spoilers:

O castelo é um livro de Franz Kafka, escrito durante cerca de seis meses em 1922, porém lançado somente post-mortem. O livro consiste na história de um agrimensor chamado K. (mesmo sobrenome do protagonista do livro O Processo) que é chamado por um conde de um local não especificado para prestar seus serviços. Contudo, por mais que tente, não consegue entrar no castelo, ficando na vila de fora do castelo ao longo da narração. Os monólogos do livro são vários (o livro possui mais de 400 páginas) e as personagens muitas vezes desmentem-se ou mostram variadas interpretações de um mesmo fato, o que provoca um clima de confusão ou simples falta de informação (por exemplo, a segunda carta do funcionário do castelo, Klamm, enderaçada ao agrimensor K).

Eu já li várias coisas sobre o próprio Kafka (pretendo ler logo Carta ao pai) e parece que seus protagonistas "K", tanto em O Processo e em O Castelo são reflexos da sua própria confusão.

É isso, estou no capítulo 5 ainda! Quem já leu posta o que achou para termos mais informações! =)
 
Eu adoro O Castelo. Só não é o meu preferido porque o meu preferido é o Amerika; acho que O Castelo vem logo depois.
Isso que você escreveu, "sem spoilers", achei tão singelo. Não sei se existe como fazer um spoiler de Kafka. Coisas do tipo "Fulano morre no final!" não cabem nos textos dele. Kafka é um escritor da angústia, do processo e não do objetivo alcançado. O mundo dele é aquele antes da lei (já leu O Processo? Tem uma parte lá dentro que se chama "Before the Law" que é isso, é antes, não é na lei--antes tanto no sentido de ante/diante da quanto o cronológico antes); tem umas interpretações dessa passagem feitas por pessoas extremamente inteligentes, se você tiver interesse posso te indicar); a lei, ou o trabalho, ou a pena, aquele ato que finaliza, não é do interesse dele. Ele se interessa e expande, dilata, o processo, a tentativa, a angústia do desespero--e isso que eu acho que ele não entende a palavra "desespero" da mesma maneira que a gente, que fica desesperado e é como se fosse uma derrota; os personagens dele, na minha opinião, não sentem essa derrota, ou não se deixam sentir (claro que eu posso estar errada, mas é assim que eu vejo e até gostaria de saber umas opiniões diferentes) que se pode desistir.

Enfim, eu adoro Kafka com força.

Quando eu leio O Castelo eu sinto frio. Depois você me conta se sentiu frio também. :D

Carta ao Pai foi um texto que me matou por dentro um pouco, sabe? É dolorido tudo aquilo até pra gente que tá tão longe.
 
Eu adoro O Castelo. Só não é o meu preferido porque o meu preferido é o Amerika; acho que O Castelo vem logo depois.
Isso que você escreveu, "sem spoilers", achei tão singelo. Não sei se existe como fazer um spoiler de Kafka. Coisas do tipo "Fulano morre no final!" não cabem nos textos dele. Kafka é um escritor da angústia, do processo e não do objetivo alcançado. O mundo dele é aquele antes da lei (já leu O Processo? Tem uma parte lá dentro que se chama "Before the Law" que é isso, é antes, não é na lei--antes tanto no sentido de ante/diante da quanto o cronológico antes); tem umas interpretações dessa passagem feitas por pessoas extremamente inteligentes, se você tiver interesse posso te indicar); a lei, ou o trabalho, ou a pena, aquele ato que finaliza, não é do interesse dele. Ele se interessa e expande, dilata, o processo, a tentativa, a angústia do desespero--e isso que eu acho que ele não entende a palavra "desespero" da mesma maneira que a gente, que fica desesperado e é como se fosse uma derrota; os personagens dele, na minha opinião, não sentem essa derrota, ou não se deixam sentir (claro que eu posso estar errada, mas é assim que eu vejo e até gostaria de saber umas opiniões diferentes) que se pode desistir.

Enfim, eu adoro Kafka com força.

Quando eu leio O Castelo eu sinto frio. Depois você me conta se sentiu frio também. :D

Sim, é exatamente isso. O problema é que eu to meio desesperada lendo O Castelo. Eu já li O Processo, na verdade há pouco tempo, por causa dele tive vontade de ler O Castelo. Eu não sei se eu vou sentir frio com O Castelo, por enquanto só estou desesperada porque eu to com medo de sentir o que eu senti com O Processo e quando eu falo "sem spoilers" é porque eu gosto da esperança de ter alívio no final. O K. de O Castelo ainda não me assustou quanto o K. de O Processo. Eu sei que o nome do livro tem a ver com um processo judicial, mas poderia ser também relativo a todo esse processo desesperador (eu queria dar um soco no Joseph K. o livro todo, não sei você) de todo o decorrer da história. É muita coisa. Esse "não sentir que se pode desistir" às vezes me vem como um sentimento de esperança por parte dos personagens de Kafka, mas na maioria das vezes me transmite uma ilusão e é isso que me incomoda quando o leio. Não sei se eu consigo explicar, mas eu tenho uma impressão gigante de que o Joseph K. não fazia as perguntas certas porque ele sabia que assim que as fizesse ia ser impossível continuar fingindo que havia esperança. Mas é só uma interpretação angustiada minha.

Tenho interesse sim nas interpretações, por favor!

Carta ao Pai foi um texto que me matou por dentro um pouco, sabe? É dolorido tudo aquilo até pra gente que tá tão longe.

A introdução da edição de O Processo que eu li me deu um pouco de melancolia já, por isso a vontade de ler Carta ao Pai. Quando eu terminar O Castelo quero ver se continuo tendo coragem pra ler.
 
Última edição:
Camila e Lórien,

Eu também gosto muito das obras do Kafka. Li vários de seus livros, mas ainda não tive oportunidade de ler O Castelo. No entanto, depois de tudo que foi dito acima, fiquei com muita vontade de lê-lo.

Assim que terminar as leituras que estou fazendo atualmente espero pegar o livro (que eu já tenho) e ir em frente.

Abraços.
 
Spartaco,

eu ainda estou no capítulo 7. Estou tentando ler devagar para pegar o máximo possível do livro, então avisa aqui quando começar a ler, quem sabe a gente ainda consegue fazer uma leitura compartilhada!
 
Spartaco,

eu ainda estou no capítulo 7. Estou tentando ler devagar para pegar o máximo possível do livro, então avisa aqui quando começar a ler, quem sabe a gente ainda consegue fazer uma leitura compartilhada!

Como eu falei, agora está um pouco coplicado, tendo em vista o término de algumas leituras e esse período natalino; mas realmente pretendo ler esse livro, no mais tardar no começo do ano que vem. Se você puder esperar...
 
quando eu falo "sem spoilers" é porque eu gosto esperança de ter alívio no final.
Você e o Joseph K. Eu também, na real. Eu li O Castelo umas duas ou três vezes, sempre pensando "dessa vez ele vira no corredor certo e encontra o cara".
eu queria dar um soco no Joseph K. o livro todo, não sei você
Eu queria, muito. MUITO. Eu ainda quero. E isso que você falou do processo desesperador faz todo o sentido.
Essa parte que eu citei aí do Before The Law é uma parábola dentro d'O Processo. Eu me lembro que se meu livro caísse no chão ele abria bem nessa parte, hahaah. É essa parte aqui, você lê Inglês? http://records.viu.ca/~johnstoi/kafka/beforethelaw.htm

To procurando o texto do Derrida ou o da Judith Butler que a minha profe mostrou na sala, mas não to achando. Eu vou procurar melhor porque agora quero ler de novo, aí eu te passo de alguma maneira. Olha só o que saiu no Estadão: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,kafka-derrida-e-a-lei,748807,0.htm

E, gente, morri com esse link aqui: http://www.apieceofmonologue.com/2012/04/judith-butler-franz-kafka-seminars.html

Essa professora aí é uma das teóricas mais top que estão aí hoje.

A introdução da edição de O Processo que eu li me deu um pouco de melancolia já, por isso a vontade de ler Carta ao Pai. Quando eu terminar O Castelo quero ver se continuo tendo coragem pra ler.
Eu gosto demais daquela coletânea Narrativas do Espólio. Sr. Blumfeld <3<3<3.
 
Eu me lembro que se meu livro caísse no chão ele abria bem nessa parte, hahaah. É essa parte aqui, você lê Inglês? http://records.viu.ca/~johnstoi/kafka/beforethelaw.htm

Leio sim! Esse capítulo é muito bom, um dos pontos altos do livro.


muito muito válida essa relação com a lei, to terminando de ler aqui e o link dos videos vou ver em casa, to no trabalho =/
Narrativas do Espólio é póstumo que nem O Castelo né? Também ta anotado pra eu ler junto com A Colônia Penal. Você falou de Amerika, é muito bom mesmo? Nunca li nada sobre esse.

Spartaco,

um amigo meu me pediu para ler um outro livro, O Senhor das Moscas, então acho que vou ler e te espero pra ler O Castelo!
 
Ai gente, meu livro está lá na casa dos meus pais e eu acabei de voltar de lá... :(
Queria ler com vocês, fiquei empolgada! hehehe
 
dá tempo dá tempo, busca lá!

Pode deixar que eu aviso quando terminar, O Castelo vai ser o nosso primeiro livro do ano! Vai ser bom começar com Kafka.
AH e eu não resisti, peguei no meu O Processo o capítulo que o guarda narra essa história "Diante da lei" pro K. Tinha me esquecido, o Joseph K. diz que ignoraria os guardas e tentaria entrar, mas no final ele também não faz nada ahauhauhau um dia vou ler O Processo todo de novo também.
 
Eu não vou conseguir ir para a casa dos meus pais pegar o livro, mas posso pegar na biblioteca. =P
Empréstimo de férias :grinlove:

Aí só vou ficar esperando vocês começarem, ou então já pego e páro no capítulo 7 (é que minhas férias "começam" amanhã e eu quero muito ler alguma coisa por prazer hehehe).
 
Camila e Lórien,

Como parece que vocês estão no capítulo 7, vou começar já a ler O Castelo, tendo em vista que estou podendo iniciá-lo agora.

Quando chegar no mencionado capítulo, acho que poderemos tecer alguns comentários. O que acham?
 
Bom, eu ainda não fui na Biblioteca emprestar um livro pra mim porque estou semi de férias, tenho a última aula do semestre na sexta-feira pela manhã e depois é só felicidade. Então, sexta-feira de tarde vou começar a ler O Castelo. Mas vão lendo, não esperem por mim!
 
Bom, eu ainda não fui na Biblioteca emprestar um livro pra mim porque estou semi de férias, tenho a última aula do semestre na sexta-feira pela manhã e depois é só felicidade. Então, sexta-feira de tarde vou começar a ler O Castelo. Mas vão lendo, não esperem por mim!

Ótimo que você já poderá começar a ler na próxima sexta. Eu estou só no começo; portanto, praticamente estamos empatados. Só a nossa amiga Camila está mais adiantada.
 
Acabei de ler o Capítulo 7. Agora podemos começar a conversar a respeito.
 
E aí meninas, vocês estão lendo O Castelo?

cialetras_castelo_bolso.jpg


Eu já passei o mencionado 7º capítulo e está incrível; gostaria de discutir algo a respeito do livro.

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo