• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Senhor dos Anéis e a Bíblia" Mark Eddy Smith

Pode ser. Mas eu acho que tem muita religião no contexto. Eu acho que ele colocou religião, não por ter medo do catolicismo (sei que não foi isso que disse, só falei para poder mostrar melhor:cool: ). Mas porque queria mostrar apenas um pouco mais da religião, porque ele achava que era a religião certa.


Quanto as acronias, acho que as comparações bíblicas são estremamente rasas. Tipo, a Bíblia diz para amrmos uns aos outros, que nem Frodo quando fez tal coisa....É uma coisa super rasa.:cool:
 
Pode ser. Mas eu acho que tem muita religião no contexto. Eu acho que ele colocou religião, não por ter medo do catolicismo (sei que não foi isso que disse, só falei para poder mostrar melhor:cool: ). Mas porque queria mostrar apenas um pouco mais da religião, porque ele achava que era a religião certa.

Não... não foi isso...
Ele acabou passando essência católica... mas não impor
 
Ainda não li o livro, mas creio que compreendi o que quis dizer Kryshnack.
Entendi o teor das colocações, e que de certa forma possam ser interessantes de se ler, ou embasar-se nelas ao refletir alguma questão.

Abraços.
 
Ainda não li o livro, mas creio que compreendi o que quis dizer Kryshnack.
Entendi o teor das colocações, e que de certa forma possam ser interessantes de se ler, ou embasar-se nelas ao refletir alguma questão.

Abraços.
Ler sempre é bom e nunca vou dizer para alguém não ler algo. Mas honestamente eu não lerei um livro desse tipo. Mas toda e qualquer discussão sobre a obra de Tolkien é válida.
Sei que existem outros livros levantando outras questões sobre as obras que são de mais valia.
 
Ler sempre é bom e nunca vou dizer para alguém não ler algo. Mas honestamente eu não lerei um livro desse tipo. Mas toda e qualquer discussão sobre a obra de Tolkien é válida.
Sei que existem outros livros levantando outras questões sobre as obras que são de mais valia.

Bem... eu nunca li esse livro... mas li um no estilo chamado "Encontrando Deus em O Senhor dos Anéis". É bem interessante, sem contar que tb é bem fininho... cê lê ele inteiro enquanto espera na fila do banco!!

O autor levanta diversos pontos interessante... alguns eu concordo, outros não muito!!

Mas fato é... se você quer tirar realmente conclusões nesse estilo, então leia a Bíblia e leia O Senhor dos Anéis! Conhecendo os dois livros, fica mais fácil tirar as suas próprias conclusões!! :joinha:
 
Bem... eu nunca li esse livro... mas li um no estilo chamado "Encontrando Deus em O Senhor dos Anéis". É bem interessante, sem contar que tb é bem fininho... cê lê ele inteiro enquanto espera na fila do banco!!

O autor levanta diversos pontos interessante... alguns eu concordo, outros não muito!!

Mas fato é... se você quer tirar realmente conclusões nesse estilo, então leia a Bíblia e leia O Senhor dos Anéis! Conhecendo os dois livros, fica mais fácil tirar as suas próprias conclusões!! :joinha:

Eu li a Bíblia e não consigo fazer essas associações...
Claro que lembram em várias coisas e várias passagens...mas só lembram...
 
Não indiquei a ninguém, apenas comentei com Kryshnack que pode ser interessante a quem deseja, e quiser ler, levantar questões embasadas no tipo de relações que disseram haver no livro. Eu em particular desconsidero qualquer relação meramente especulativa. Ao estudar-se Tolkien deve-se levar em consideração o contexto histórico, e a intenção da obra, e não os gostos pessoais de Tolkien. O pessoal indiretamente pode influenciar, mas acima de tudo a obra reflete uma idéia característica da sociedade da época.
Como já mencionei antes, a idéia desse novo Mito europeu não se cunha as bases cristãs, assim como diz Tolkien em cartas, são antes disso, os povos de Arda, sociedades pré-cristãs, e por isso mesmo desconsidero anacronias bíblicas ou similares. Já um vasto campo se abre se questionar os elementos pagãos, a questão da nobreza pagã, da honra, da glória, da coragem e da sabedoria. Os sábios presentes nas obras estão longe de produzir a sapientia cristã, mas em contrapartida são eles ponderados e problematizadores ao estilo grego. Agora, de caráter pessoal, não li este livro, mas não tenho nada contra a leitura, não sou cristão mais li a bíblia para entender certos pontos, não sou um muslim mas li trechos do Corão, não sou kantiano, mas li Kant. =]
Leituras de clássicos são sempre válidas, assim como creio que quis dizer, mas não que esse seja o caso.

Abraços.
 
Última edição:
Eu li a Bíblia e não consigo fazer essas associações...
Claro que lembram em várias coisas e várias passagens...mas só lembram...

Caraca... me senti mal agora... eu ainda não li a Bíblia inteira!! :oops: Vou escolher um dos livros que ainda não li e vou ler hoje... :yep:

Bem... mas é isso mesmo, Mené... como eu disse antes, ele não fez isso conscientemente... ele mesmo deixou isso claro!! Mas que foi influenciado, isso foi!! Por isso que quando a gente lê SdA, acaba vendo várias coisas que lembram a gente... :wink:

Uma coisa que, para mim, é um claro exemplo disso, é Númenor!! Tolkien, pelo que sei (me corrijam se eu estiver errada) inspirou-se em Atlântida. Porém, a história de Númenor tem muito mais semelhanças com a história de Sodoma e Gomorra que a história de Atlântida, apesar desta última ter sido a sua inspiração consciente.

Mas de novo... essa é a minha visão!! :wink:
 
Entendo o que disse, mas no caso de Sodoma e Gomorra, caímos então naquele frágil dilema, de fazer ou não anacronias. Eu diria que Númenor como sociedade não é próxima de Sodoma, ou Gomorra. Mas a colocação é plausível, e merece algumas observações. Santo Agostinho cita a destruição de Sodoma e Gomora, por exemplo, ao, com muito pesar, relatar a queda de Roma.
Númenor aceitou as idéia de Sauron, e foi corrompida, cultuando Melkor em Meneltarma, porém, os Fiéis representariam os "10 homens" que estando ali, seriam a Deus necessários para salvar a cidade. Assim como Santo Agostinho coloca, a salvação de Roma, ou de Sodoma e Gomorra ocorreu, pois aqueles que ali estavam estarão agora junto de Deus, e mais que isso, Cristo não sofreu para salvar as pessoas? Sendo assim eles foram sim salvos.
Mas Númenor, bem, neste caso temos um ataque direto aos Representantes de Eru em Arda, uma tentativa de invasão de Valinor em busca da imortalidade, tanto ansiada, e prometida por Sauron, caso assim o fosse.
Veja que a anacronia é possível, mas foje ao contexto, e sem contextualizar não pode-se, por exemplo, elaborar um trabalho historiográfico sério, e o que diríamos de uma comparação pura e simples?
A questão é que Atlântida se encaixa ao contexto. Existem teses de que os povos bárbaros vieram de Atlântida, e Tolkien gostaria de compor o Mito europeu, sendo assim nada mais válido que buscar nessa idéia um cerne de criatividade, e fazendo assim, de Atalante, o berço dos exilados, que criariam Gondor e Arnor, e seriam eles representantes de idéias pagãs em Endor. Desta forma o contexto, tanto o qual Tolkien está embasado, onde Atlântida é uma idéia vistosa aos olhos daqueles que buscam o passado glorioso europeu (uma civilização avançada, e tudo mais) e parece que Tolkien "bebe desta fonte".
Neste caso uma simples anacronia, para explicar um fato complexo, mas contextualizado e perfeitamente visível.

Abraços.

ps: Quando me refiro a questões religiosas, não tenho por finalidade ofender ninguém, e nem fazer referências ofencivas. Ao citar a "salvação alienada" de Santo Agostinho, apenas quis referir-me ao mundo cristão, sem sarcásmos. Não sou cristão, sou ateu.
 
Última edição:
Eu acho que é um bom livro pra se ler. Pode não concordar, ou pode. Mas é bom ver opiniões diversas para ter mais cultura tolkieniana. Sem contar que o livro leva muitas vezes a reflexão.:cool:
 
Caraca... me senti mal agora... eu ainda não li a Bíblia inteira!! :oops: Vou escolher um dos livros que ainda não li e vou ler hoje... :yep:

Bem... mas é isso mesmo, Mené... como eu disse antes, ele não fez isso conscientemente... ele mesmo deixou isso claro!! Mas que foi influenciado, isso foi!! Por isso que quando a gente lê SdA, acaba vendo várias coisas que lembram a gente... :wink:

Uma coisa que, para mim, é um claro exemplo disso, é Númenor!! Tolkien, pelo que sei (me corrijam se eu estiver errada) inspirou-se em Atlântida. Porém, a história de Númenor tem muito mais semelhanças com a história de Sodoma e Gomorra que a história de Atlântida, apesar desta última ter sido a sua inspiração consciente.

Mas de novo... essa é a minha visão!! :wink:

Sim... lembra muito porque é no sentido de um povo querer alcançar ao Deus, ou se igualar a ele...

Mas imagino assim, se ele queria fazer uma mitologia que fosse o cameço do mundo aqui na terra... ele teria que incluir alguns fatos que, pra ele, existiram... como pro exemplo...Sodoma e Gomorra...
 
Mesmo assim creio que não tenha relação alguma com Númenor.
Se a idéia fosse simplesmente remeter-se a fatos bíblicos, ele não teria a concepção de Atlântida, muito menos as noções presentes pagãs. Mesmo Sodoma e Gomorra fazendo parte de um mundo pré-cristão, creio que a anacronia não seja válida neste ponto. Obviamente entendi a semelhança citada no post de Vanagristiel, e sim, faz sentido. Mas não seria uma ancronia válida a Númenor.
E, se mais radicalmente levarmos a esses termos (mas o que seria incoerente) chegaríamos a uma bíblia recontada. E isso não foi o que Tolkien fez, nem pretendia fazer, a concepção religiosa que iria se propagar com maior força na Europa, está presente, como enraizado, com a idéia monotéista de Eru, por exemplo. Mas sua idéia de Mito não sugere uma cópia bíblica.
Como disse Menegroth, ele coloca isso como que inconscientemente nas obras, essas noções judaíco/cristãs, mas de forma alguma isso se dialoga com Númenor, por exemplo.

Abraços.
 
Última edição:
Mesmo assim creio que não tenha relação alguma com Númenor.
Tem um pouco sim Aracáno, com Atlantida tem muito... já uqe Tolkien diz que se inspirou nela e se você ver a soberba dos Numenorianos vai se identificar muito com Sodoma e Gomorra....
Mas sem as orgias...:D

Mas também, isso pode ser encarado como um fato que ocorreria na história por conseqüência natural da história... pois o numenorianos queriam a vida eterna...só quem a tinha era os elfos e o valar... eles não conseguram por meios próprios... bummmmm ...revolta...
 
Sim, perfeitamente Menegroth. Isso nos remeteria ao materialismo histórico, e a Carl Marx, com a filosofia da praxis, e o fato de que a história é uma sucessão de lutas de classe, onde os sistemas mudam de acordo com a relação opressor e orpimido. De certa forma, os Númenoreanos tiveram em si, inxertadas, as idéias de Sauron, afalamando mais ainda sua insatisfação com relação a mortalidade. Neste caso Sauron seria o oprimido (a classe marginalizada de seguidores de Melkor) e os Poderes os opressores.

Abaços. =]

ps: seria interessante se houvesse material suficiente, para o estudo de um microcosmo númenoreano, por exemplo, pós-chegada de Sauron, para vermos se seria mesmo sem orgias! hahaha =]
 
Sim, perfeitamente Menegroth. Isso nos remeteria ao materialismo histórico, e a Carl Marx, com a filosofia da praxis, e o fato de que a história é uma sucessão de lutas de classe, onde os sistemas mudam de acordo com a relação opressor e orpimido. De certa forma, os Númenoreanos tiveram em si, inxertadas, as idéias de Sauron, afalamando mais ainda sua insatisfação com relação a mortalidade. Neste caso Sauron seria o oprimido (a classe marginalizada de seguidores de Melkor) e os Poderes os opressores.

Abaços. =]

ps: seria interessante se houvesse material suficiente, para o estudo de um microcosmo númenoreano, por exemplo, pós-chegada de Sauron, para vermos se seria mesmo sem orgias! hahaha =]

Cês levam isso tudo muito a sério!!! :eek:
 
Desculpe, é uma mania de historiador isso...sempre problematizar, ligar há um momento, um contexto. Mas creio que seja enriquecedor. =]

Mas nós até fomos extrovertidos, imagine no âmbito da história cultural, pesquisar a prática de orgias numa Númenor pós-Sauron!? =]

Abraços.
 
Última edição:
Caraca... me senti mal agora... eu ainda não li a Bíblia inteira!! :oops: Vou escolher um dos livros que ainda não li e vou ler hoje...


Bom ta aí uma nova dica para quem não leu a Bíblia inteira, nunca leu, ou até mesmo para aqueles que já decoraram a Bíblia. Minha dica é "Dia a dia com Charles Swindoll". É um daqueles livros que você lê uma página por dia e fica o ano inteiro lendo ele. Ele pega alguns poucos versículos por página e os explica. É muito legal. Mesmo o maior conhecedor da Bíblia pode aprender mais um pouquinho com esse livro.:yep:
 
Sim, perfeitamente Menegroth. Isso nos remeteria ao materialismo histórico, e a Carl Marx, com a filosofia da praxis, e o fato de que a história é uma sucessão de lutas de classe, onde os sistemas mudam de acordo com a relação opressor e orpimido. De certa forma, os Númenoreanos tiveram em si, inxertadas, as idéias de Sauron, afalamando mais ainda sua insatisfação com relação a mortalidade. Neste caso Sauron seria o oprimido (a classe marginalizada de seguidores de Melkor) e os Poderes os opressores.

Abaços. =]

ps: seria interessante se houvesse material suficiente, para o estudo de um microcosmo númenoreano, por exemplo, pós-chegada de Sauron, para vermos se seria mesmo sem orgias! hahaha =]
Exatamente...
Quanto as orgias... é quase certeza que elas existiam...

Cês levam isso tudo muito a sério!!! :eek:
Quase nada...:nana:

Bom ta aí uma nova dica para quem não leu a Bíblia inteira, nunca leu, ou até mesmo para aqueles que já decoraram a Bíblia. Minha dica é "Dia a dia com Charles Swindoll". É um daqueles livros que você lê uma página por dia e fica o ano inteiro lendo ele. Ele pega alguns poucos versículos por página e os explica. É muito legal. Mesmo o maior conhecedor da Bíblia pode aprender mais um pouquinho com esse livro.:yep:
Kryshnack...
Que caminhos ele anda quando explica sobre a biblia?
Porque você sabe que a biblia lida por um católico temuma expliocação, por um protestante tem outra..e por ai vai
 
Última edição:
Kryshnack...
Que caminhos ele anda quando explica sobre a biblia?
Porque você sabe que a biblia lida por um católico temuma expliocação, por um protestante tem outra..e por ai vai
Tem razão, Mene.

Alguns pontos da Bíblia para nós, os protestantes, são dignos de discussão com alguns católicos, mas nós respeitamos os diversos pontos de vista, por que, afinal, ela foi escrita por homens. Mesmo eu acreditando que ela foi regida pelo Espírito Santo, o homem é suscetível a falhas.

Agora, eu preciso fazer como a Vana, pegar a Bíblia um pouco por dia e lê-la....tem alguns livros, por exemplo os de Amós e Sofonias que eu nunca li inteiros.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo