1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"O Senhor dos Anéis e a Bíblia" Mark Eddy Smith

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Kryshnack, 28 Fev 2007.

  1. Kryshnack

    Kryshnack I am more I

    Bom, acho que esse livro não é tão conhecido aqui. Mais um motivo para eu ter criado esse tópico. Confesso que relutei em comprá-lo (não sabia se valeria os 28 reais). Mas ta aí, o livro é MUITO legal, MUITO, MUITO mesmo. Trata sobre muitas das virtudes ensinadas na bíblia e de que forma estão presentes em SdA. Para você que acha que sabe tudo sobre o assunto, ta aí uma forma de provar que está errado. Existe muita coisa "escondida" em SdA (isso muito de vocês já conhecem), e é por isso mesmo que recomendo esse livro. O autor é relativamente jovem e falou que está trabalhando em um outro romance (não sei o nome) há mais de uma década. Já leu SdA doze vezes (todo ano ele retira o livro da prateleira) e coordena um grupo de discussão das obras dO Professor. Não deve ser difícil de comprá-lo (eu o comprei numa livraria evangélica da minha cidade, mas vi que tem também no Submarino). Bom, quem tiver interessado pode postar aqui com dúvidas, sugestões,..... mas pode ter certeza que o livro é MUITO legal.:cool: :cool:
     
  2. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    O livro faz comparações da Bíblia e do Senhor dos Anéis ou é uma história que tem um pouco dos dois?
     
  3. Kryshnack

    Kryshnack I am more I

    Não. É apenas comparações entre os dois. Vários capítulos bem curtos (média de três páginas) sobre as virtudes que são ensinadas na Bíblia e como elas são colocadas em SdA. Claro, também, que o livro traz versículos bíblicos.:cool:




    Obs: sobre a mudanças do tópico, me desculpe, mas essa parte do foum não fala exclusivamente das obras DO Professor? "O Senhor dos Anéis e a Bíblia" é apenas baseada em Tolkien. então a enquadração não seria em "artes"?? me ajudem:oops: :oops: :oops:
     
  4. Tecumseh

    Tecumseh Andarilho

    Acho que colocar este tópico aqui é válido, já que lida diretamente com a obra de Tolkien.

    O que mais é tratado neste livro?
     
  5. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    eu ja li o livro "encontrando Deus em O Senhor dos Anéis" não me lembro o autor, mas trata disso, também, trechos do Senhor do Anéis que têm um fundo bíblibco, de acordo com o aoutor.
     
  6. Kryshnack

    Kryshnack I am more I


    Olha, é isso mesmo. O livro traz curtos capítulos sobre virtudes bíblicas. Ex. "Sacrifício" (esse é o nome de um dos capítulos) e fala, logicamente, de Gandalf contra o Balrog. Ele morre defendendo os outros e, ao invés de pedir ajuda ou qualquer coisa do gênero, fala: "fujam, seus tolos". Tornando possível a salvação dos demais menbros da comitiva, com total isenção egoísmo. No começo, o livro fala bastante sobre características do Condado e dos Hobbits, como "simplicidade", "amizade", "generosidade", etc...:cool:
     
  7. Kryshnack

    Kryshnack I am more I

    Ahhh...quem tiver interessado, por favor poste em "Crisitanismo puro e simples" do CS Lewis. É muito importante para mim, obrigado:abraco:
     
  8. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Qual dos dois é melhor Kryshnack?
    "Cristianismo puro e simples" ou "O Senhor dos Anéis e a Bíblia"?
     
  9. Kryshnack

    Kryshnack I am more I

    Cristianismo puro e simples. CS Lewis apresenta mais genialidade nesse livro mais do que em qualquer outro (na minha opinião, claro). SdA e a bíblia é mais fácil de ler, mais é "muito menos genial" do que o do CS Lewis (não é a toa que CS Lewis é o "Escritor cristão do Século XX). Uma prova é o preço (cristianismo...custa 44 reais, mas vale a pena).:cool:
     
  10. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    O livro impõe a opiniao do autor ou leva o leitor a refletir???Eu nao gostaria de comprar mais um livro sensacionalista que leva a idéia de Deus pouco a serio em suas comparaçoes toscas...
     
  11. Drizzt do Urden

    Drizzt do Urden Kwizats Haderach

    tolkien ja dizia
    ALEGORIA NAO

    livros do tipo
    jesus em sda
    exu em sda
    buda em sda
    nao passam de ideias do autor viajando nas ideias e tentando vender do seu peixe religioso as custas do tio tolkien

    cs lewis sim era alegorico
    basta ver a morte e renascimento de aslam
    lembra alguma estoria que todos sao forçados a engolir quando criança?

    nao vejam como 1 post anti cristao
    mas é algo que na minha opniao é muito "viajado"
    tolkien msmo dizia que nao gostava de alegorias
    como poderia ele entao citar deus citar biblia e etc nas suas obras?
    o que ele fez foi se "inspirar" em varias mitologias incluindo a crista
    vejamos
    tem oromë e seu cavalo de (nao me recordo o numero de patas)
    inspirado no deus nordico odin e seu cavalo multi patas sleipnnir
    os aneis inspirados nos aneis de nibelungo tbm 1 conto nordico nordico
    varias criaturas: elfos, anoes, trolls, orcs, goblins. inspirados em diversas culturas europeias
    sinceramente
    acho esses livros 1 viagem de fanaticos
    cheguei a ler o "encontrando a biblia em o senhor dos aneis"
    algo assim
    1 livro bem fininho que nem de longe valia seu preço de 28 r$
    e achei 1 ideias bem bestas...

    alegoria nao
     
  12. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Ditto!

    Eu não entendo algumas coisas. Tolkien chega no próprio livro e explica que não tem alegorias e que pode conter sim alguma coisa do autor mas somente é uma história..nada mais....

    ai vem uma enchurrada de livros dizendo ao contrário...
    ai pergunto... não é mais fácil acreditar em Tolkien quando ele diz que não há alegorias em sua obra?

    Eu acredito em Tolkien e em suas obras. Então, se amanhã o filho dele vier dizer que os livros do pai eram na verdade eram um Culto ao Demônio eu não irei acreditar, pelo simples fato de que sei entender o que leio e discernir sobre o que estou lendo.

    Então, eu li Toda a obra de Tolkien e digo. Não há nada alem de uma história. Há valores contidos nessas obras que existem em qualquer, QUALQUER RELIGIÃO como o budismo, cristianismo etc....

    Valores como fazer o bem, desapego material, amizade, etc....
     
  13. Vanagristiel

    Vanagristiel With God I'm Alive!

    Acho que já até comentei sobre isso em algum outro lugar desse forum... mas como eu sempre tenho que dizer o que penso... lá vai!

    Tolkien de fato já disse que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Porém, eu acredito que de uma forma ou de outra, mesmo que inconscientemente, ele tenha se influenciado pelo conteúdo da bíblia.

    O cara era um católico ferrenho... cresceu praticamente dentro de uma igreja... por bem, ou por mal, isso acaba passando a fazer parte de quem você é... moldar os seus pensamentos... as suas idéias...

    Por essa exata razão, que é possível enxergar inúmeras alegorias, por assim dizer, cristãs na obra de Tolkien. Nada tão absurdamente na cara como as idéias que ele tirou, como por exemplo, do Kelevala... mas que a inspiração existe, isso é fato!

    O cara era cristão, meio que traumatizado com a guerra, com desejo de que o mundo fosse simples como "era antigamente"... e isso reflete na natureza e na trama do livro.

    Bem... pelo menos é o que eu acho!! :wink:
     
  14. Alanië

    Alanië Usuário

    Certíssimo Vana!!

    Quando vc segue uma certa doutrina em sua vida, os princípios acabam se tornando parte dela (isso inegavelmente), ainda mais se a doutrina for a cristã (e vc tbm sabe disso).

    Então, por que não colocar em suas idéias os mesmos princípios aprendidos durante uma vida inteira? Seria como uma "homenagem" a eles, uma demonstração pública de que vc realmente acredita em alguma coisa.

    Porém, Tolkien fez o que? Para não ser taxado como um fanático religioso, ele só colocou pontas desses princípios em suas idéias, para que não parecesse tão óbvio e não "assustasse" os que não acreditassem nos mesmos princípios.

    Não sei se fui bem clara, mas é isso que sinto quando dizem que ele se baseou na Bíblia ou no cristianismo para escrever. Se eu fosse Tolkien faria a mesma coisa se estivesse escrevendo um livro. Colocaria nele coisas que me são comuns, como a minha doutrina religiosa.
     
  15. Kryshnack

    Kryshnack I am more I

    É claro que Tolkien foi influenciado pela religião. E não é QUALQUER RELIGIÃO não! O sacrifiício e a ressureição não tem em todas as religiões (crei eu). SdA também ensina que qualquer pessoa pode receber um fardo para fazer sua parte na sociedade ("Levarei o Anel, embora não conheça o caminho" FRODO BOLSEIRO). Mesmo porque existem personagens que simbolizam Deus e o Diabo (Eru e Melkor, respectivamente). Já o Cristo, bem não tem ninguem fixo. Várias pessoas apresentam várias características de Jesus: Tom BOmbadil (que destruiu as muralhas de Barrow e libertou os nativos, sem contar que é alguem sábio e misterioso), Gandalf (que se sacrificou para o bem da comitiva e ressucitou), Frodo (que levou os pecados de todos e os jogou no fogo), Aragorn (que "resurgiu das cinzas" e reestabeleceu a glória de Gondor [isso simboliza o Dia do Senhor]), Sam (que quando as forças do amigo estavam esgotadas, o carregou nas costas). E tudo isso nos é ensinado na Bíblia. E é claro que há também uma idealização da conduta cristã (amizade, generosidade,...) Eu acho que a Religião Cristã influenciou e muito o Professor.
     
  16. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola


    Existem três coisas em todas as religiões que são default:
    - Amar seu Deus acima de todos os outros
    - Amar e respeitar seu próximo
    - E uma coisa que não sei definir mas direi aqui que é o senso coletivo

    Tolkien escreveu o SdA sem alegorias. Isso é fato. Conscientemente ele escreveu apenas uma história. Inconscientemente ele fez o que qualquer autor faz em suas obras. Acaba colocando um pouco daquilo que aprendeu ou conviveu ao longo da vida. E ao longo da vida Tolkien era um Católico fervoroso. E que mal há nisso.
    E que mal há em passar em sua obra um pouco de ‘Sejam bons”, “Ame seus amigos”, “Não desista se o fardo é grande”, “Você é pequeno e o resto do mundo é grande mas você consegue”.
    Ai você vai me dizer: Ah mas tem a ressurreição. Poxa, mas quantos heróis de quadrinhos e desenhos animados que morrem e são ressuscitados? Seya por exemplo aliás a maioria dos Cavaleiros do Zodíacos... Será que o criador era católico também?

    Tente escrever uma grande fantasia hoje como Tolkien fez. Quando você ler não se espante ao achar que várias coisas que vc escreveu é copia exata de acontecimentos de sua vida ou afirmações de suas convecções.

    Enfim, não vejo nada de errado nas obras de Tolkien. Acho que fazem, católicas ou não, muito bem para quem ler. Mas ficar tentando achar nela algo escondido, comparações absurdas... é chato


    Ainda vou viver para ver o dia que algum esperto irá lançar: O Código J.R.R Tolkien (se você ler o SdA de cabeça pra baixo pulando 9 letras, depois 6, depois 3, depois uma, você encontrará a verdade. Jesus na verdade era o filho de Hitler que viajou no tempo e tentou mudar o mundo antes do pai nascer para evitar o holocausto) :blah:
     
    Última edição: 2 Mar 2007
  17. Vanagristiel

    Vanagristiel With God I'm Alive!

    :rofl: Cê tem problemas moço!!! :lol:

    Mas são pontos de vista... eu vou morrer achando que ele foi influenciado, as razões eu já expliquei antes...
     
  18. Drizzt do Urden

    Drizzt do Urden Kwizats Haderach


    holy cow :lol:
    nao sei o que é melhor
    o nivel satirico sarcastico agressivo e corrosivo
    ou a verdade dita :roll:


    é claro que todo autor que ja existiu botou 1 pouco de sua essencia pessoal nos seus livros... bom ao menos os bons autores, mas existe 1 diferença entre usar/se basear em conceitos e fazer analogias xulas e fanaticas
    oras
    nesse caso entao star wars seria 1 alegoria a vida de jesus e seus filhos
    aquele velho cliche de morte e arrependimento
    star gate seria 1 alegoria biblica por possuir como background 1 historia de guerra religiosa
    goku seria jesus
    seya seria jesus
    ate msmo o alf seria jesus
    vindo dos ceus para conviver com os humanos e espalhar alegria e felicidade :eek:

    existem relatos de pessoa que afirmam ver imagens de santos em panelas, janelas e ate em rosquinhas
    acredito que seja o seguinte: "as pessoas veem o que querem"
    SDA e o universo tolkeniano tbm poderiam ser 1 alegoria ao mal indestrutivel
    pos msmo que os senhores do escuro sejam destruidos ainda havera escuridao em arda e bla bla bla

    sinceramente acho uma jogada bem "suja" digamos assim
    desses "autores"
    fazer analogias entre 1 religiao e 1 estoria fantasiosa
    para mim nao passa de tentativas fanaticas de espalhar a palavra da sua religiao pessoal para os outros

    entao pq 1 alegoria crista?
    pq nao hinduista?
    ja que nao existe 1 morte eterna em arda
    e alguns podem ate renascer novamente
    pq nao asatru? levando em consideração que + da metade dos personagens tem influencia das divindades deste?
    pq nao celta? ou gaules?
    tolkien como 1 grande escritor soube fazer as coisas da forma certa
    pegou varios aspectos que lhe agradavam nas estorias do mundo e as assimilou em seus contos

    se vc parar para analisar com cuidado vera traços de quase todas as culturas possiveis no legendarium tolkeniano
    entao tolkien seria 1 alegoria epica de toda a evolucao humana?

    resumindo...
    falar tanto e nao dizer muita coisa...
    acontece quando se trata de religiao e politica
    desculpem ae pessoal
    mas acho que 1 obra como a historia da terra media merece 1 destino melhor do que ser plataforma de pregação religiosa

    e como o menegroth disse
    existem coisas que sao default em todas as religoes msmo
    todas tem o conceito de bem e mal, 2 forças iguais de polos opostos em confronto ate o fim dos tempos, valores culturais baseados em suas crenças,
    a existencia de 1 plano maior, figuras de semi-deuses, e por ai vai

    quando algo esta explicito como no caso de narnia ou angus
    tudo bem procurar santos em leoes ou em leitoes

    falei d + :blah:
     
  19. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    :D ..vc sabe a tempos que sim....:kiss:

    Relaxa...aqui é pra falar (escrever mesmo)

    É...acho como vc...
    Um autor oportunista pode encontrar até rostos na lua, quanto mais alguma ligação entre qualquer coisa nas obras de Tolkien
     
  20. Kryshnack

    Kryshnack I am more I



    Com certeza. Concordo. Que ele se influenciou eu acredito, só que pode ter sido "sem intenção". As comparações não são absurdas (eu não achei pelo menos:cool: ) eu achei elas plausíveis. Mas eu não quis dizer que a obra estava errada, ou que Tolkien estava errado. Mas ficou subintendido que foi isso que passei?:oops: :oops: :oops:
     

Compartilhar