• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana William Blake

Éomer

Usuário
William Blake (1757-1827)


blake.jpg

Nascido em Londres a 28 de novembro de 1757 e falecido em Londres a 12 de agosto de 1827 William Blake é uma das grandes vozes da poesia inglesa do século XVIII, sendo considerado um dos maiores poetas românticos. Além de escritor, foi também pintor, impressor e um dos mais importantes gravadores da história da Inglaterra, tendo feito gravuras para o Livro de Jó (Bíblia) e para A Divina Comédia , de Dante Alighieri, trabalho que foi interrompido com a sua morte. Místico e vidente, sua obra foi profundamente marcada pela religião.

Segundo Alberto Marsicano, como vidente Blake "vislumbrava diretamente o mundo espiritual. Seu conhecimento não advém de preceitos ou codificações religiosas, mas da observação direta. O profundo saber que Blake nos infunde através de seus poemas iluminados e pintura surge de espantosas visões e conversas com Anjos e Demônios. Em O Casamento do Céu e Inferno (sua principal obra), William Blake, com sua visões de iniciado Druída (sua obra é sem sombra de dúvida vinculada a tradição céltica) denuncia o engano das concepções religiosas correspondentes, que em seu redutor sistema binário, insistem em opor Céu & Inferno".

Blake viveu num período significativo da história, marcado pelo Iluminismo e pela Revolução Industrial na Inglaterra. A literatura estava no auge do que se pode chamar de clássico "augustano", uma espécie de paraíso para os conformados às convenções sociais, mas não para Blake que, nesse sentido era romântico, "enxergava o que muitos se negavam a ver: a pobreza, a injustiça social, a negatividade do poder da Igreja Anglicana e do Estado.

Segundo J.L. Borges, Blake era um dos "homens mais estranhos da literatura". Era com certeza um daqueles homens animados por aquilo que se chamou da "a chama santa da loucura" que muitas vezes se traduz em fanatismo, mas por vezes se traduz em genialidade.​


Biografia


Blake nasceu na "28ª Broad Street", no Soho, Londres (onde passou a maior parte da vida), numa família de classe média. Seu pai era um fabricante de roupas e sua mãe cuidava da educação de Blake e seus três irmãos.

Seu pai, adepto do visionário Swedenborg, poupou-o da pedagogia oficial, incentivando a seguir seu próprio caminho e desenvolver seus dotes artísticos.
Logo cedo a bíblia teve uma profunda influência sobre Blake, tornando-se uma de suas maiores fontes de inspiração.

Desde muito jovem Blake dizia ter visões. As primeiras manifestações de vidência surgiram no futuro poeta aos quatro anos, quando vislumbrou a face de Deus na janela e deu um grito. Aos nove anos declarou ter visto anjos pendurando lantejoulas nos galhos de uma árvore. Mais tarde, num dia em que observava preparadores de feno trabalhando, Blake teve a visão de figuras angelicais caminhando entre eles e num descampado avistou Ezequiel calmamente sentado. Ao relatar estes fatos à mãe, acabou por levar uma surra.

Alheio às escolas, leu Swedenborg, Jacob Boheme, Paracelso e livros de ocultismo, enquanto caminhava pelos campos e riachos de Bayswater e Surrey..
Com pouco mais de dez anos de idade, Blake começou a estampar cópias de desenhos de antigüidades Gregas comprados por seu pai, além de escrever e ilustrar suas próprias poesias. Resolveu tornar-se um pintor, mas os altos custos desta arte fizeram-no optar pela técnica da gravura. Seu pai então levou-o ao atelier de Rylands, um dos mais renomados artistas da época, porém, ao fitar-lhe atentamente, Blake segredou ao pai: “Não gosto da cara deste homem, tem todo o jeito de quem vai morrer na forca”. E doze anos depois cumpriu-se a sua profecia.

Passa a ler Spencer, os Elizabetanos, Locke, Bacon e Winnckelmann.

Em 4 de agosto de 1772, Blake tornou-se aprendiz do famoso estampador James Basire. Esse aprendizado, que estendeu-se até seus vinte e um anos, quando, mestre em sua arte, começa a viver como gravurista. Segundo seus biógrafos, sua relação era harmoniosa e tranqüila. Conhece Catherine Boucher, com quem se casa a 18 de agosto de 1782.

Em 1779, Blake começou seus estudos na The Royal Academy, uma respeitada instituição artística Londrina. Sua bolsa de estudos permitia que não pagasse pelas aulas, contudo, o material requerido nos seis anos de duração do curso deveria ser providenciado pelo aluno.
Este período foi marcado pelo desenvolvimento do caráter e das ideias artísticas de Blake, que iam de encontro às de seus professores e colegas.

Em 1782, após um relacionamento infeliz que terminou com uma recusa à sua proposta de casamento, Blake casou-se com Catherine Boucher. Blake ensinou-a a ler e escrever, além de tarefas de tipografia. Catherine retribuiu ajudando Blake devotamente em seus trabalhos, durante toda sua vida.

Em 1784, associa-se a James Parker e abre um atelier de impressão. Imprimia seus livros como fazia suas gravuras. Os textos vinham sempre acompanhados de ilustrações e o autor fazia questão de diferenciar uma cópia da outra, tomando cada uma um exemplar único.

Do Livro de Urizen, existem seis reproduções diferentes que, embora possuindo o mesmo texto, diferem quanto à coloração e ilustrações. Independente dos preconceituosos editores de sua época, gravava e imprimia livremente seu trabalho, através de minucioso domínio técnico da arte da gravura, da qual foi um revolucionário. Em 1787, desenvolve um método totalmente novo de prensagem que, além de outras inovações, permitia utilizar todos os matizes de cor possíveis. Este insólito processo, denominado “Impressão iluminada”, foi realizado inspirado numa visão do espectro de seu falecido irmão Robert, que revelou-lhe então o bizarro engenho.

Em 1800, deixa Londres e parte para Felphan, no condado de Sussex, lá desenvolve o poema “Milton” e inicia uma série de gravuras encomendadas por William Hayley, com quem acabará por se incompatibilizar.

A Inglaterra entra em guerra com a França, e uma onda de patriotismo varre o pais. O poeta envolve-se numa discussão com um soldado, e é levado à corte sob a acusação de agressão e de proferir injúrias, sendo absolvido em 1804. Após este desagradável incidente, retorna a Londres, onde decide entregar-se totalmente à arte, pois pensa ter aprendido com Hayley a maneira de enriquecer às custas do próprio trabalho. Porém, logo desilude-se e enfrenta uma de suas maiores crises financeiras.

A pedido do gravurista Gromek, ilustra “The Grave” que, sob seus protestos, será gravado por Schiavonetti. Por uma mísera quantia, o desonesto Gromek adquire os desenhos do poeta, feitos especialmente para os “Canterburry Pilgrims”, de Chaucer, e os descreve (ou provavelmente os mostra) a Stothard, que criará suas gravuras inspirado nestas informações. Os “Canterbury Pilgrims”, de Stothard, são expostos com grande sucesso de público e crítica. Gromek então envia uma carta insultuosa a Blake.

A 19 de malo de 1809, o poeta expõe seus “Canterbury Pilgrims”, originais. mostra que recebe um discreto número de pessoas e torna-se alvo de uma terrível crítica do periódico “The Examiner”. Blake, sentindo-se desprezado e injustiçado, continua a escrever “Jerusalém” e modifica o título do poema “Vala” para “Os Quatro Zoas”.

Em 1812, exibe seus trabalhos na Associação dos Aquarelistas e, entre graves problemas financeiros, sobrevive graças às ilustrações que faz para o catálogo das porcelanas Wedgwood. O poema “Jerusalém”, finalizado em 1812, é muito bem recebido nos meios culturais e, cercado pelos amigos e jovens artistas admiradores de sua obra, passa seus últimos anos, morrendo em 1827, quando iniciava a impressão de seu “Dante”.​


Trabalhos


Blake escreveu e ilustrou mais de vinte livros, incluindo "O livro de Jó" da Bíblia, "A Divina Comédia" de Dante Alighieri (trabalho interrompido pela sua morte), além de títulos de grandes artistas britânicos de sua época.​


blakejob_color3.jpg
BLAKE - Ilustração para o livro de Jó


200px-Blake01.jpg
BLAKE - Dante e Virgílio nos portões do Inferno




Muitos de seus trabalhos foram marcados pelos seus fortes ideais libertários, principalmente nos poemas do livro Songs of Innocence and Songs of Experience ("Canções da Inocência e da Experiência"), onde ele apontava a igreja e a alta sociedade como exploradores dos fracos.

230px-Blake_sie_cover.jpg
W. Blake - Songs of Innocence and Of Experience

No primeiro volume de poemas, Canções da Inocência (1789), aparecem traços de misticismo. Cinco anos depois, Blake retoma o tema com Canções da Experiência estabelecendo uma relação dialética com o volume anterior, acentuando a malignidade da sociedade. Inicialmente publicados em separado, os dois volumes são depois impressos em Canções da Inocência e da Experiência, revelando os dois estados opostos da alma humana. O que podemos ver nesses dois fragmentos selecionados, a alegria e inocência do jovem menino em contraposição a desilusão do velho bardo.​


Songs of Innocence - Introduction

Piping down the valleys wild,
Piping songs of pleasant glee,
On a cloud I saw a child,
And he laughing said to me:

``Pipe a song about a Lamb!''
So I piped with a merry chear.
``Piper, pipe that song again;''
So I piped: he wept to hear.

``Drop thy pipe, thy happy pipe;
Sing thy songs of happy chear:''
So I sung the same again,
While he wept with joy to hear.



Pelos vales entoando a sorrir
A suave e feliz melodia
Numa nuvem um menino vi surgir
que falando alegremente me pedia

Toca a canção do cordeiro!
A toquei com alegria e encanto
Toca outra vez, toca ligeiro!
Toquei e não conteve o pranto

"Deixa a tua gaita contente,
canções feliz irradia".
Toquei de novo pungente
ele chorou de alegria


Songs of Experience - The Voice of Ancient Bard

Youth of delight, come hither,
And see the opening morn,
Image of truth new-born.
Doubt is fled, and clouds of reason,
Dark disputes and artful teasing.
Folly is an endless maze,
Tangled roots perplex her ways.
How many have fallen there!
They stumble all night over bones of the dead,
And feel they know not what but care,
And wish to lead others, when they should be led.



Alegre Juventude, vem cá,
E contempla o amanhecer,
Imagem da verdade recém-criada,
Dissiparam-se as dúvidas e as névoas da razão,
As árduas disputas e os terríveis tormentos.
De emaranhadas raízes que embaraçam os caminhos.
Quantos ali já tombaram!
Eles tropeçam todas as noites nos ossos dos mortos,
E sabem que ignoram a tudo a não ser o medo,
E querem guiar, quando na verdade deveriam ser
[guiados.

Um de seus mais belos poemas e também um dos mais conhecidos, The Tyger, faz parte de Songs of Experience.

The Tyger

Tyger, Tyger, burning bright
In the forests of the night,
What immortal hand or eye
Could frame thy fearful symmetry?

In what distant deeps or skies
Burnt the fire of thine eyes?
On what wings dare he aspire?
What the hand dare seize the fire?

And what shoulder, & what art,
Could twist the sinews of thy heart?
And when thy heart began to beat,
What dread hand? & what dread feet?

What the hammer? what the chain?
In what furnace was thy brain?
What the anvil? what dread grasp
Dare its deadly terrors clasp?

When the stars threw down their spears
And water'd heaven with their tears,
Did he smile his work to see?
Did he who made the Lamb make thee?

Tyger, Tyger, burning bright
In the forests of the night,
What immortal hand or eye
Dare frame thy fearful symmetry?

Tigre! Tigre! Luz brilhante
nas florestas da noite,
Que olho ou mão imortal ousaria
Criar tua terrível simetria?

Em que céus ou abismos
Flamejou o fogo de teus olhos?
Sobre que asas ousou se alçar?
Que mão ousou esse fogo tomar?

E que ombro & que saber
Foram as fibras do teu coração torcer?
E o primeiro pulso de teu coração
Que pé ou terrível mão?

Que martelo, que corrente?
Que forno forjou tua mente?
Que bigorna? Que punho magistral
Captou teu terror mortal?

Quando os astros arrojam seus raios,
cobrindo de lágrimas os céus,
Sorriu ao sua obra contemplar?
Quem te criou o cordeiro foi criar?

Tigre! Tigre! Luz brilhante
Nas florestas da noite,
Que olho ou mão imortal ousaria
Criar tua rerrível simetria?



William Blake expressa sua recusa ao autoritarismo em Não há Religião Natural e Todas as Religiões São Uma Só, textos em prosa publicados em 1788.

Em 1790, publicou sua prosa mais conhecida, O matrimônio do Céu e do Inferno (The Marriage of Heaven And Hell), em que formula uma posição religiosa e política revolucionária na época: "a negação da realidade da matéria, da punição eterna e da autoridade". Nesse trabalho ele nos dá suas próprias concepções a respeito do que são o Bem e o Mal.​


Provérbios do Inferno

(excertos de o "Matrimônio do Céu e Inferno)


No tempo de semeadura, aprende; na colheita, ensina; no inverno, desfruta.


A Prudência é uma rica, feia e velha donzela cortejada pela Impotência.


O tolo não vê a mesma árvore que o sábio vê.


As horas de insensatez, mede-as o relógio; as de sabedoria, porém, não há relógio que as meça.


Se persistisse em sua tolice, o tolo sábio se tornaria.


A nudez da mulher é a obra de Deus.​



Em 1794 publica o Livro de Urizen. De acordo com Alberto Marsicano "Urizen simboliza o profundo engano que, segundo Blake, reside essencialmente no dualismo, na completa incompreensão da eterna unidade dos contrários. Este desconhecimento manifesta-se principalmente no desgarramento humano das forças vitais e na separação estabelecida pelo homem e o cosmos. O Livro de Urizen descreve esse antagonismo fundamental , surgido entre Urizen e Os Eternos, as forças cósmicas da natureza."

urid01.jpg

William Blake - Ilustração para "O livro de Urizen"​



O LIVRO DE URIZEN - CAP I

Olhe! Voraz a treva irrompe
Terrível sobre a Eternidade!
Estranha, estéril, escura e execrável;
Que Demônio teria engendrado este ermo
Este vácuo que arrepia as almas?
Alguns responderam:
"É Urizen", arredio e retirado
Secretamente tramando o tenebroso poder.

Os tempos dividiu dimensionando
Espaço por espaço em suas sombrias trevas;
Ocultas e invisíveis, surgiram as mutações
Qual montanhas furiosamente fustigadas
Pelas negras rajadas da perturbação.


Pois lutara em sangrentas batalhas
Sinistros conflitos com formas
Surgidas de seu desolado deserto
De animal, ave, peixe, serpente e elemento
Combustão, explosão, vapor e nuvem.

Rodopiava em silente atividade
Oculto nos tormentos das paixões;
Uma ação desconhecida e assustadora
Uma sombra que se autocomtempla
Empenhada em feérico esforço.

Os Eternos vislumbraram suas vastas florestas
Era após era permaneceu só e recolhido
Meditando no petréo e infindável abismo.

E o sinistro Urizen, seus pérfidos horroses engrendou.
Seus dez milhões de trovões dissemimam-se em assustadoras formações
Através do tenebroso mundo e o ruído das rodas
Como os furiosos mares, ressoa nas nuvens, nas alvas colinas e nas montanhas de granizo e gelo
Ecoantes vozes do terror
Reverberam como trovões de outono
Enquanto as nuvens se inflamam sobre a ceifa.

(Tradução de alberto Marsicano)​




Apesar de seu talento como ilustrador de grandes obras, o trabalho de gravador era muito concorrido em sua época, e os livros de Blake eram considerados estranhos pela maioria. Devido a isto, Blake nunca alcançou fama significativa, vivendo muito próximo à pobreza.


Bibliografia


Poetical Sketches (1783)
There is no Natural Religion (1788)
All Religions Are One (1788)
Songs of Innocence (1789)
Book of Thel (1789)
The French Revolution: A Poem in Seven Books (1791)
A Song of Liberty (1792)
The Marriage of Heaven and Hell (1793)
Visions of the Daughters of Albion (1793)
America, A Prophecy (1793)
Songs of Experience (1794)
Songs of Innocence and of Experience (1794)
Europe, a Prophecy (1794)
The Book of Urizen (1794)
The Song of Los (1794)
The Book of Ahania (1795)
The Book of Los (1795)
Night Thoughts (1797) (ilustrações)
Milton (1804)
Grave (1808)
Everlasting Gospel (1818)
Jerusalem (1820)
The Ghost of Abel (1822)
Dante's Divine Comedy (1825) (ilustrações)
O livro de Jó da Bíblia (1826) (ilustrações)
 
Última edição por um moderador:
Re: Autor da Semana: William Blake

Parabéns pelo tópico, aniversariante! Meu inglês não é uma coisa que se diga: "minha nossa como o inglês dele é bom", mas dar pra enganar, mas os poemas ficam melhor no original.
 
Já conhecia algumas ilustrações do Blake que achei legais, poesia estou vendo pela primeira vez... Da literatura dele não gostei, preferi seu tópico que ficou sensacional! :joinha:

- - - Updated - - -

640px-Blake_Dante_Inferno_I.jpg
 
Do William Blake, gosto particularmente deste poema

O for a voice like thunder, and a tongue
To drown the throat of war! - When the senses
Are shaken, and the soul is driven to madness,
Who can stand? When the souls of the oppressed
Fight in the troubled air that rages, who can stand?
When the whirlwind of fury comes from the
Throne of God, when the frowns of his countenance
Drive the nations together, who can stand?
When Sin claps his broad wings over the battle,
And sails rejoicing in the flood of Death;
When souls are torn to everlasting fire,
And fiends of Hell rejoice upon the slain,
O who can stand? O who hath caused this?
O who can answer at the throne of God?
The Kings and Nobles of the Land have done it!
Hear it not, Heaven, thy Ministers have done it!


Que foi musicado pela Loreena McKennitt e declamado por alguém cujo nome esqueci, mas tem uma voz bacana:
http://www.goear.com/listen/b9ff770/lullaby-loreena-mckennitt
 
Se alguém quiser traduzir o poema O Tygre de William Blake, iria abrilhantar ainda mais o tópico. Mas convenhamos uma coisa: se postarem mais poemas de Blake, postem em português, para maior alcance. Senão daria a alguém que tenha tendência à ser desconfiado contra tudo, a impressão de panelinhas cults como reação contra os mais imaginários do que verossímeis pseudo-cluts.
 
Última edição:
Se alguém quiser traduzir o poema O Tygre de William Blake, iria abrilhantar ainda mais o tópico. Mas convenhamos uma coisa: se postarem mais poemas de Blake, postem em português, para maior alcance. Senão daria a alguém que tenha tendência à ser desconfiado contra tudo, a impressão de panelinhas cults como reação contra os mais imaginários do que verossímeis pseudo-cluts.

Apesar de concordar com você sobre a necessidade de disseminar Blake... bem, a força dele está justamente no uso que ele faz da sua língua nativa. Não duvido que um tradutor incrível conseguiria fazer um ótimo trabalho, mas Blake era pro inglês o que Bilac foi para o português - e na tradução, algo sempre se perde, infelizmente.
 
Além da tradução dO Tygre já postada no primeiro post, eis aqui as traduções do Augusto de Campos e do José Paulo Paes. Aqui tem um artigo bem legal sobre a tradução do Campos; aqui também. E, por fim, aqui você encontra as três traduções já citadas mais a do Vasco Graça Moura, de Portugal.
 
Lá no escamandro, duas postagens que focam, além do poema do Tygre, o correlato dele no Canções da Inocência, que é o do Cordeiro:

Tigres e cordeiros de Blake, parte I;
Tigres e cordeiros de Blake, parte I.


Além das análises muito pertinentes, há uma ótima seleção de traduções alheias que ajudam a redimensionar a obra.

No blog do Ivo Barroso, existem postagens bem legais também sobre Blake: aqui. Destaco o texto Blake e a voz dos anjos, onde, no final, ele comenta uma tradução de um leitor do blog também para o poema do Tygre.

No blog do Claudio Willer, consolidado tradutor da geração Beat, também uma postagem sobre o tão célebre poema: O tigre de William Blake. (@Éomer , acho que você vai gostar dessa curta postagem aqui: Whitman e Blake para fanáticos religiosos).

E por fim, pois não tenho certeza se ela ainda foi citada, a tradução do Vizioli, no final do texto: Pesquisadores descobrem 350 gravuras de William Blake.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo