• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vikings

a mitologia nórdica é fascinante, com sua magia preservada, ao menos nos relatos que sobreviveram. A história da criação, o pluralismo psicológico de Loki, que era o 'demônio' da história mas não em todos os momentos, histórias como a de Balder e Hóder, e é claro, o Ragnarök.

já li um livro a respeito [Melhores Contos da Mitologia Nórdica, ou algo assim], mas era de um colega meu, e não lembro tão bem as passagens. Mesmo assim, é algo ainda maravilhoso.
 
A mitologia Viking a meu ver é um tanto estranha, mas fascinante, persebi que tem coisas de que Tolkien deve ter se espirado para escrever seus livros.

Na mitologia Viking, antes mesmo que os homens surgissemna face da terra, os gigantes e os anões ja povoavam o mundo. Nascidos dos gelosprimitivos, o primeiro ser vivofoi chamado de Ymir, ele deu origem a outros gigantes e depois a uma enorme vaca chamada Audumla (pode crer:lol:).Um dia, com muitovagar e paciencia, Andumlacomeçou a lamber um bloco de gelo, e dele foi aos poucos surgindo Buri, que se casou com uma giganta, e dessa união nasceram os primeiros deuses: Odin, Vili e Vê.
Este é o resumo do comesso de tudo, segundo a mitologia Viking.
 
Eu vi um filme esta semana, "Erik, o Viking" viajaram um pouco mais fala bastabte sobre a cultura deles, sobre o Valhala, os Deuses, bem interessante para poder entender mais sobre eles...
Estou lendo "Angus, o Primeiro Guerreiro", e acredito ter uma parte que diz que o a terra, Midgard como chamam, foi criado quando Odin e um outro deus mataram um gigante, da carne dele foi feita a terra, do sangue o mar, o crânio dele acredito que eram as montanhas... isso era verdade?

Cada livro conta a mesma istoria, só que muito diferente. Este gigante deve ter sido Ymir, o primeiro ser vivo de Midgard, apos a sua morte, de seu corpo se formaram altas montanhas, e sobre elas os cabelos do gigante criaram raizes e viraram florestas, depois os deuses fizeram os animais, e com dois troncos de árvore, o primeiro Homen e a primeira Mulher.
Ai o mundo tomou forma, um mundo onde gigantes e deuses prosperaram separados e entre discordia.
 
Eu vi um filme esta semana, "Erik, o Viking" viajaram um pouco mais fala bastabte sobre a cultura deles, sobre o Valhala, os Deuses, bem interessante para poder entender mais sobre eles...
Estou lendo "Angus, o Primeiro Guerreiro", e acredito ter uma parte que diz que o a terra, Midgard como chamam, foi criado quando Odin e um outro deus mataram um gigante, da carne dele foi feita a terra, do sangue o mar, o crânio dele acredito que eram as montanhas... isso era verdade?

Nossa, meu professor de História me indicou esse filme, queria muito assistir, é de um grupo de comédia estrangeiro, não?
Já li esse livro e gostei bastante, realmente te dá uma noção geral sobre a cultura e mitologia nórdica.
 
O Filme mais Viking que eu ja assisti foi A Maldição do Anél, fala sobre o anél de Advari, que foi roubado por Loki, um deus muito Falso, o anél foi amaldisoado por Advari, e Loki usou seu anél amaldiçoado para fins malignos.
 
Última edição:
Um termo mais correto é mitologia germânica, ao invés de mitologia viking.

O Kainof ta querendo erradicar a preguiça juvenil.:lol:

Se o guri tá querendo informações básicas, pode achar pelo Google mole-mole. Mas se tiver uma pergunta específica, não vou me negar a responder se souber.

A história da criação, o pluralismo psicológico de Loki, que era o 'demônio' da história mas não em todos os momentos

Pluralidade é bem comum em narrativas mitológicas, já que sofrem alterações de acordo com a região em que ocorreu o culto.

já li um livro a respeito [Melhores Contos da Mitologia Nórdica, ou algo assim]

É um bom livro,engraçado e tal. Não é muito fiel ao estilo narrativo original, mas é uma ótima introdução ao tema.

Eu vi um filme esta semana, "Erik, o Viking" viajaram um pouco mais fala bastabte sobre a cultura deles, sobre o Valhala, os Deuses, bem interessante para poder entender mais sobre eles...

Esse: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=11455 ?

Novo filme sobe vikings foi lançado esse ano: http://www.templodoconhecimento.com/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=225 . Ainda não encontrei em locadoras, mas meu colega da faculdade me recomendou. Se tiverem a oportunidade, assistam.
 
Acabei de ler esta semana Crônicas Saxônicas - O Ultimo Reino, de Bernard Cornwell, pra quem gosta dos vikings e os povos germânicos(e também muitas batalhas) é um otimo livro... na Nota Histórica feita pelo autor tem muitas informações exclarecedoras sobre alguns assuntos já abordados neste tópico, por isso vou colocar aqui....
Nota História de Bernard Cornwell, Crônicas Saxônicas – O Último Reino.

“... Alguns leitores podem ficar desapontados ao verem que no romance esses dinamarqueses são chamados de nórdicos ou pagãos, e raramente descritos como vikings. Nisso sigo os antigos escritores ingleses que sofreram na mão dos dinamarqueses e raramente usam a palavra viking, que de qualquer modo, descreve mais uma atividade do que um povo ou uma tribo. Sair “viking” significa sair fazendo ataques e pilhagens de surpresa, e os dinamarqueses que lutaram contra a Inglaterra no século IX, ainda que indubitavelmente fizessem ataques-surpresa e saques, eram principalmente invasores e ocupantes. Muitas imagens fantasiosas foram ligadas a eles, e dentre as principais estavam o elmo com chifres, o berseker e a execução chamada de “arreganhamento” (spread-eagle) em que as costelas da vitima eram rasgadas e separadas para expor os pulmões e o coração. Isso parece ter sido uma invenção posterior, assim como a existência do berseker, um guerreiro nu e enlouquecido que atacava num frenesi insano. Sem duvida havia guerreiros em frenesis insanos, mas não há evidência de que nudistas lunáticos aparecessem regularmente no campo de batalha. O mesmo é verdadeiro com relação ao elmo com chifres, para o qual não há absolutamente qualquer prova contemporânea. Os guerreiros vikings eram sensatos demais para colocar um par de protuberâncias nos elmos, posicionadas de modo ideal para permitir ao inimigo derrubá-lo da cabeça. É uma pena abandonar esse ícone dos elmos com chifres, mas infelizmente eles não existiram...”
 
o q mais me chamou atenção , era o espirito com q encaravam as dificuldades, alias nao havia dificuldades pra eles, srs, a forma com q encaravam a morte, a bebedeira, o companherismo, realmente um pouvo adimiravel, tinha seus erros como qualquer civilização.
 
Angus tá longe de ser uma das melhores coisas do gênero, mas é uma das poucas em português (escrita originalmente em português, então, é a única).

O material primário tu encontra basicamente nas línguas nórdicas (em especial sueco e islandês e, claro, nórdico antigo - o que não deve ajudar muita gente aqui) e em inglês. Em inglês é possível encontrar praticamente tudo de mais relevante, de poema eddicos a sagas islandesas.

De editoras que publicam essas traduções em inglês, tem a Penguin e a Dover. A Dover, inclusive, tem uma das melhores (se não a melhor) traduções do Poetic Edda para o inglês, o texto principal da mitologia nórdica. A tradução é de Henry Adams Bellows e foi publicada em dois volumes. Tem à venda na Livraria Cultura aqui (vol. 1) e aqui (vol. 2). Preço muito bom.

Livros de História viking há vários, mas o melhor livro único sobre o assunto sem dúvida é A History of the Vikings, de Gwyn Jones. Se for pra comprar algum livro, que seja esse. É incrível a quantidade de informações e detalhes sobre toda a história viking que ele consegue colocar em 522 páginas. Mais que recomendado.

No mais, fique longe das publicações em português. A maioria se presta a ser "manuais" de mitologia disso ou daquilo e são apenas um apanhado mastigado, geralmente entupido de erros factuais, isso quando não são coisas totalmente reescritas passando-se por originais. Traduções decentes e completas de obras nórdicas antigas originais ainda não temos nenhuma em português.
 
Última edição:
Algum dos livros menciona aquela velha histõria de que foram eles os primeiros navegantes europeus a chegarem na América?
 
O do Jones fala, na Parte III, "The Viking Movement Overseas", cap. 5, "The Movement West: Iceland, Greenland, America".

Há sagas também que relatam isso, como as Vinland Sagas, em particular a Erik the Red's Saga.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo