• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

vida de pobre nos EUA é boa?

A questão devia ser: Por que? Desde quando isso acontece?

São dois tipos de questões diferentes, ambas importantes. Antes de se perguntar por que um local tem maior qualidade de vida ou maior renda que outro, é preciso identificar essa diferença, e saber a magnitude dela também é bem importante. Sim, todo mundo (ou quase) sabe que nos EUA o padrão de vida é superior. Mas isso não invalida a mensuração dessa diferença, que é um primeiro passo para compreendê-la melhor (Quão superior? Muito? Pouco? Essa magnitude permanece igual, ou varia?) e a partir daí partir para o segundo tipo de questionamento: por quê?

Porque EUA e Brasil são países com evoluções e colonizações bem diferentes. Não tem como comparar colocando-os no mesmo cesto. É muito simplismo e um pouco de vira-latismo sair falando da maravilha que são os EUA em comparação ao "lixo sem futuro do Brasil".

Sim, as trajetórias históricas dos EUA e do Brasil são bastante diferentes, então é fundamental tentar entender essas diferenças, como elas atuaram, por que ocorreram, etc. E são tantas causas concorrentes e complementares que ainda é difícil ter um entendimento fácil da coisa, o que também dá margem para muitas discordâncias.

Mas, de qualquer maneira, o estudo das sociedades depende em grande parte de comparações: a partir do momento que sabemos que EUA e Brasil são diferentes, já estamos fazendo uma comparação, que se torna a fagulha para investigar o que pode estar por trás disso. Então o negócio é sempre ter ponderação: comparar é preciso, é interessante e deve ser feito. Mas ao se fazer comparações, é preciso ter uma série de cuidados, como usar medidas iguais (coisa que eu mencionei em post anterior), reconhecer as idiossincrasias de cada objeto e até, em certos casos, tentar entender o objeto (quando humano) de seu próprio ponto de vista, isto é, considerando-o em sua dimensão subjetiva (o que o Weber chama de Verstehen).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo