Níra
Usuário
A trilha sonora é parte importante de uma obra cinematográfica, seja ela filme, série, desenho animado, etc. Quem nunca se sentiu arrepiado ao ouvir a conciliação entre uma cena emotiva e uma trilha de fundo que combina perfeitamente com o momento?
Bom, é pra isto que foi criado este tópico! Basta eleger as 10 melhores trilhas sonoras, com uma pequena análise pessoal, e, se preferir, uma música integrante da trilha para ilustrar a posição.
Como não se irá debater a trilha de Senhor dos Anéis, apenas citá-la, ela pode figurar entre as dez. Sagas com mais de um filme pode ser contado com um só, uma vez que é uma análise mais emotiva do que necessariamente técnica.
Bom, é pra isto que foi criado este tópico! Basta eleger as 10 melhores trilhas sonoras, com uma pequena análise pessoal, e, se preferir, uma música integrante da trilha para ilustrar a posição.
Como não se irá debater a trilha de Senhor dos Anéis, apenas citá-la, ela pode figurar entre as dez. Sagas com mais de um filme pode ser contado com um só, uma vez que é uma análise mais emotiva do que necessariamente técnica.
Star Wars [John Williams]
Talvez um dos fatores para a space-opera de George Lucas transcender as barreiras do tempo, a estupenda trilha de John Williams para Star Wars merece lugar de destaque. Com elementos pop, como a Marcha Imperial, é, na minha opinião, o único atrativo da trilogia prequel, com músicas memoráveis, como Duel of The fates e Across The stars.
2º - Senhor dos Anéis [Howard Shore]
A escolha de Peter Jackson para a trilha de Senhor dos Anéis surpreendeu muitos na época. Aliás, Shore só tinha um trabalho notável (mesmo assim, não em questão musical) em O silêncio dos inocentes. O resultado? Dois Oscars (Sociedade do Anel e Retorno do Rei) e músicas que perduram até hoje no imaginário dos fãs de Tolkien, como Concerning Hobbits e The Lighting of The Beacons.
3º - Harry Potter [John Williams, Patrick Doyle, Alexandre Desplat,...]
A heterogeneidade dos compositores de Harry Potter talvez estragou o que poderia ser ainda mais bom.
4º - La La Land [Justin Hurwitz]
Mais uma vez, a dobradinha Chazelle-Hurwitz deu certo...músicas muito memoráveis, como City of Stars e Someone in The Crowd. O que é interessante é que as músicas foram compostas exclusivamente para o longa, diferentemente de Moulin Rouge e Cantando na Chuva, por exemplo.
5º - Três Homens em Conflito (Ennio Morricone)
Una trilha que só agiganta ainda mais o longa de Sérgio Leone.
6º - E.T. - O Extraterrestre [John Williams]
A maior prova de que uma boa trilha altera a percepção de um filme. A música, no caso de E.T., ajudou a moldar o pedestal em que o filme é colocado, junto com a direção do Spielberg, cuja imagem se solidificou a partir deste.
7º - Psicose [Bernard Herrmann]
Talvez o ápice das notas associado ao enredo: quase se vê a psycho de Norman Bates, o grito de suas vítimas, e claro, se visualiza quase que perfeitamente a cena do banheiro
8º - Kill Bill - vol. 1 [Vários autores]
Vários elementos musicais ajudam no filme de Quentin Tarantino. Destaque para Twisted Nerve, de Bernard Herrmann, que aparece originalmente em A Morte tem cara de anjo.
9º - A Noviça Rebelde [Richard Rodgers]
Simples e cativante, além de chiclete, abrilhantado ainda mais pelo fator Julie Andrews.
10º - 2001: Uma odisseia no espaço [vários autores]
O clássico da música se une à modernidade dos efeitos visuais na obra prima do maior dos diretores, Stanley Kubrick.
Talvez um dos fatores para a space-opera de George Lucas transcender as barreiras do tempo, a estupenda trilha de John Williams para Star Wars merece lugar de destaque. Com elementos pop, como a Marcha Imperial, é, na minha opinião, o único atrativo da trilogia prequel, com músicas memoráveis, como Duel of The fates e Across The stars.
2º - Senhor dos Anéis [Howard Shore]
A escolha de Peter Jackson para a trilha de Senhor dos Anéis surpreendeu muitos na época. Aliás, Shore só tinha um trabalho notável (mesmo assim, não em questão musical) em O silêncio dos inocentes. O resultado? Dois Oscars (Sociedade do Anel e Retorno do Rei) e músicas que perduram até hoje no imaginário dos fãs de Tolkien, como Concerning Hobbits e The Lighting of The Beacons.
3º - Harry Potter [John Williams, Patrick Doyle, Alexandre Desplat,...]
A heterogeneidade dos compositores de Harry Potter talvez estragou o que poderia ser ainda mais bom.
4º - La La Land [Justin Hurwitz]
Mais uma vez, a dobradinha Chazelle-Hurwitz deu certo...músicas muito memoráveis, como City of Stars e Someone in The Crowd. O que é interessante é que as músicas foram compostas exclusivamente para o longa, diferentemente de Moulin Rouge e Cantando na Chuva, por exemplo.
5º - Três Homens em Conflito (Ennio Morricone)
Una trilha que só agiganta ainda mais o longa de Sérgio Leone.
6º - E.T. - O Extraterrestre [John Williams]
A maior prova de que uma boa trilha altera a percepção de um filme. A música, no caso de E.T., ajudou a moldar o pedestal em que o filme é colocado, junto com a direção do Spielberg, cuja imagem se solidificou a partir deste.
7º - Psicose [Bernard Herrmann]
Talvez o ápice das notas associado ao enredo: quase se vê a psycho de Norman Bates, o grito de suas vítimas, e claro, se visualiza quase que perfeitamente a cena do banheiro
8º - Kill Bill - vol. 1 [Vários autores]
Vários elementos musicais ajudam no filme de Quentin Tarantino. Destaque para Twisted Nerve, de Bernard Herrmann, que aparece originalmente em A Morte tem cara de anjo.
9º - A Noviça Rebelde [Richard Rodgers]
Simples e cativante, além de chiclete, abrilhantado ainda mais pelo fator Julie Andrews.
10º - 2001: Uma odisseia no espaço [vários autores]
O clássico da música se une à modernidade dos efeitos visuais na obra prima do maior dos diretores, Stanley Kubrick.
Última edição: