• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Top 10 Trilhas Sonoras

Níra

Usuário
A trilha sonora é parte importante de uma obra cinematográfica, seja ela filme, série, desenho animado, etc. Quem nunca se sentiu arrepiado ao ouvir a conciliação entre uma cena emotiva e uma trilha de fundo que combina perfeitamente com o momento?

Bom, é pra isto que foi criado este tópico! Basta eleger as 10 melhores trilhas sonoras, com uma pequena análise pessoal, e, se preferir, uma música integrante da trilha para ilustrar a posição.

Como não se irá debater a trilha de Senhor dos Anéis, apenas citá-la, ela pode figurar entre as dez. Sagas com mais de um filme pode ser contado com um só, uma vez que é uma análise mais emotiva do que necessariamente técnica.


Star Wars [John Williams]


Talvez um dos fatores para a space-opera de George Lucas transcender as barreiras do tempo, a estupenda trilha de John Williams para Star Wars merece lugar de destaque. Com elementos pop, como a Marcha Imperial, é, na minha opinião, o único atrativo da trilogia prequel, com músicas memoráveis, como Duel of The fates e Across The stars.

2º - Senhor dos Anéis [Howard Shore]


A escolha de Peter Jackson para a trilha de Senhor dos Anéis surpreendeu muitos na época. Aliás, Shore só tinha um trabalho notável (mesmo assim, não em questão musical) em O silêncio dos inocentes. O resultado? Dois Oscars (Sociedade do Anel e Retorno do Rei) e músicas que perduram até hoje no imaginário dos fãs de Tolkien, como Concerning Hobbits e The Lighting of The Beacons.

3º - Harry Potter [John Williams, Patrick Doyle, Alexandre Desplat,...]


A heterogeneidade dos compositores de Harry Potter talvez estragou o que poderia ser ainda mais bom.

4º - La La Land [Justin Hurwitz]


Mais uma vez, a dobradinha Chazelle-Hurwitz deu certo...músicas muito memoráveis, como City of Stars e Someone in The Crowd. O que é interessante é que as músicas foram compostas exclusivamente para o longa, diferentemente de Moulin Rouge e Cantando na Chuva, por exemplo.

5º - Três Homens em Conflito (Ennio Morricone)


Una trilha que só agiganta ainda mais o longa de Sérgio Leone.

6º - E.T. - O Extraterrestre [John Williams]


A maior prova de que uma boa trilha altera a percepção de um filme. A música, no caso de E.T., ajudou a moldar o pedestal em que o filme é colocado, junto com a direção do Spielberg, cuja imagem se solidificou a partir deste.

7º - Psicose [Bernard Herrmann]


Talvez o ápice das notas associado ao enredo: quase se vê a psycho de Norman Bates, o grito de suas vítimas, e claro, se visualiza quase que perfeitamente a cena do banheiro

8º - Kill Bill - vol. 1 [Vários autores]


Vários elementos musicais ajudam no filme de Quentin Tarantino. Destaque para Twisted Nerve, de Bernard Herrmann, que aparece originalmente em A Morte tem cara de anjo.

9º - A Noviça Rebelde [Richard Rodgers]


Simples e cativante, além de chiclete, abrilhantado ainda mais pelo fator Julie Andrews.

10º - 2001: Uma odisseia no espaço [vários autores]


O clássico da música se une à modernidade dos efeitos visuais na obra prima do maior dos diretores, Stanley Kubrick.



 
Última edição:
@Nírasolmo uma sugestão: quando forem vídeos demais, coloque dentro do spoiler pra não ficar muito pesada a página.
** Posts duplicados combinados **
Sinceramente eu nem sei se lembro de 10 trilhas sonoras. Depois eu faço uma lista aqui, mas não sei se vai dar 10, ok?
** Posts duplicados combinados **
Pode colocar trilha sonora de games, também? É que uma das minhas favoritas é a de Medal of Honor: Underground.
 
O Senhor dos Anéis
Medal of Honor: Underground (pra mim empata com O Senhor dos Anéis)
Star Wars
O Pianista
A Vida é Bela
Taxi Driver (não gosto do filme, mas a trilha sonora é boa)
Três Homens em Conflito
Cinema Paradiso (não vi o filme mas conheço a trilha e acho linda)
Cruzada (não lembro nada do filme, mas gosto da trilha)

Com exceção de O Senhor dos Anéis e Medal of Honor eu não saberia direito em que ordem colocar as outras. Coloquei nove. Se eu lembrar de alguma outra eu coloco aí, senão fica nove, mesmo. :g:

Eu jogava Medal of Honor no PS1 quando eu era garoto e até hoje é uma das minhas trilhas favoritas, ela foi composta por Michael Giacchino. É uma das mais incríveis que eu já conheci, tanto é que fica empatada pra mim ao lado de SdA. Eis uma amostra da obra:
 
Taxi Driver (não gosto do filme, mas a trilha sonora é boa)
Esse é um filme que quero assistir justamente por conta da trilha, composta pelo Bernard Herrmann, acho que foi inclusive um dos últimos trabalhos dele, mais lembrado por Psicose (dele só assisti a Cidadão Kane e Marnie, Confissões de Uma Ladra).

Três Homens em Conflito
Sem duvida nenhuma estaria na minha lista se eu já tivesse assistido.

não vi o filme mas conheço a trilha e acho linda
Na minha estaria a de Psicose, 2001, Três homens em conflito
 
Esse é um filme que quero assistir justamente por conta da trilha, composta pelo Bernard Herrmann, acho que foi inclusive um dos últimos trabalhos dele, mais lembrado por Psicose (dele só assisti a Cidadão Kane e Marnie, Confissões de Uma Ladra).
Todo mundo fala bem desse filme (Taxi Driver), mas sinceramente eu não gosto. Mas a trilha realmente é muito boa.

Quando você tiver um tempinho dê play no vídeo que eu coloquei do Medal of Honor. Você não vai se arrepender.
 
Todo mundo fala bem desse filme (Taxi Driver), mas sinceramente eu não gosto.
Do diretor de Taxi Driver, Martin Scorsese, eu só assisti a Invenção de Hugo Cabret e Goodfellas (esse também é um que falam muito bem, mas não achei muita coisa, não, o mais interessante no longa é o De Niro)

Quando você tiver um tempinho dê play no vídeo que eu coloquei do Medal of Honor. Você não vai se arrepender.
Inclusive já vi, e é realmente boa. O Giacchino é um dos meus favoritos.
 
Vou demorar um pouco, mas vou montar uma lista que será talvez a mais abrangente possível em mídias pegando filmes, jogos, séries de TV, teatro e programas de rádio. Não sei de cabeça o que vai dar, mas a única certeza que tenho é que será bem eclética.
 
Minha lista seria em torno de:

1-Zelda Ocarina of Time
2-Senhor dos Anéis
3-Matrix
4-Mario
5-Read Dead Revolver
6-Piratas do Caribe
7-Crash (em si)
8-Batman Lego
9-Zelda
10-Zelda Breath Of The Wild
** Posts duplicados combinados **
Vendo agr é nítido que diferente dos outros os jogos me marcaram bem mais em trilha sonora...
 
AHHH que tópico lindo! Já faz um tempo que eu gostaria de eleger o meu top10 e vou criar a lista com a música que eu mais gosto de cada trilha.

1)

Eu amo 01 saga e essa saga é Piratas do Caribe. Eu amo toda as trilhas, de todos os filmes (menos do 4º filme, porque esse a gente finge que não existiu). Mas essa música é especial, porque une os elementos da antiga trilogia com os novos arranjos, sem contar que, quando eu percebi isso no cinema, junto com a cena SUPER LINDA E MARAVILHOSA 10/10, eu chorei que nem bezerro desmamado, solucei, me encharquei toda. É simplesmente perfeita e quem viu o filme sabe do que eu tô falando!

2)

Claro que em segundo lugar tinha que estar alguma coisa do universo de SdA! Eu amo demais essa música pela simplicidade e suavidade que traz. Fora que, como no caso anterior, eu choro de me descabelar quando começam os primeiros acordes. Um final perfeito com uma música perfeita.

3)

Pra fechar o top3, um dos meus filmes favoritos de todos os tempos (vocês vão perceber que eu amo filmes épicos). E essa música, essa cena, FREEEEEEEDOM! Tudo nela é épico e me arrepia até os pentelhos do ass.

4)

Me dói muito o coração deixar Tróia de fora do top3, mas Coração Valente tem aquela coisa da gaita de fole (eu amo gaita de fole). Mas Tróia tem meu coração porque reune meus três mozões: Josh Groban, cantando a música dos créditos (que eu só não coloquei aqui porque ele é hors concours), Eric Bana e Orlindo Bloom. E a trilha do James Horner está IMPECÁVEL. Realmente te leva pra dentro do filme, como se você estivesse lá. Escolhi essa música, que é mais longuinha, porque a cena dela é impactante e todos os elementos estão super alinhados com o que se passa na tela. Alterna entre momentos de medo, de fúria, de tristeza e, principalmente, passa um sentimento de "isto sim é um épico digno". Fora que a cena final é de ARREPIAR.

5)

Eu sou muito apaixonada por essa animação, tá no top3 de preferidas de todos os tempos e no top10 de filmes preferidos. Eu não sei por quê, mas me dá uma coisa quando se fala de Moisés e do Êxodo. Essa história é muito bonita, mas ao mesmo tempo muito triste e trágica. E eu acho que a trilha aqui é perfeita em todos os sentidos, muito sensível e discreta quanto aos símbolos religiosos, embora eles estejam presentes.

6)

Pode trilha de novela, né? Bom, eu sou muito doida por Chiquititas, essa novela marcou demais a minha infância e um dos meus momentos mais felizes na vida foi quando colocaram a discografia em português no Spotify. Pois bem, foi dificílimo escolher só uma, mas vou pela letra que me faz chorar sem precisar de clipe (porque daí seria Mentirinhas). Eu tento ao máximo viver o que essa letra fala. "se encontrar sua chiquitita não a deixe ir (não a deixe ir!), é sua melhor partezinha para entender como se deve viver, porque essa chiquitita que você foi, estará sempre um anjo que guarda a luz, só espero que sinta dentro do seu coração, se a perder é como apagar seu sol!".

7)

Tá aí uma das minhas animações preferidas. Essa trilha muito me ajudou no meu período mais dark e solitário da vida, e eu sou muito grata por isso. Escolhi essa música porque a letra (que é um detalhe que eu não costumo ligar muito), nessa caso, me chamou mais atenção do que a parte instrumental e fez um casamento incrível com todo o resto: filme, instrumentos e letra.

8)

Mais uma animação INJUSTAMENTE underrated: Irmão Urso é tão mágico que quase me falta o ar. Eu já escrevi sobre esse filme do ponto de vista de sua importância para o paganismo, mas nunca falei do quanto eu AMO essa trilha. Aqui, também existe um casamento mais do que harmonioso entre a atmosfera mágica que o filme passa, sua mensagem e moral, com a trilha, que sustenta todo o misticismo e magia. Se eu fosse escolher por esse aspecto, a música seria outra, mas eu resolvi que meu critério vai ser mais pessoal e a Look Through My Eyes tem uma mensagem motivadora e inspiracional que também me sustentou quando eu tava na pior bad da vida.

9)

O Corcunda de Notre Dame está empatado com Pocahontas como meu filme preferido da Disney e eu lembro que uma das músicas da trilha tinha vencido naquele batalha de músicas da Disney que circulou há um tempo atrás no Facebook e no Insta. Mas eu escolhi essa música porque ela é muito forte e eu me identifico bastante com ela.

10)

Coração de dragão mora no meu coração! Ícone da sessão da tarde, mas é um dos filmes mais underrated que existem. E a trilha é icônica!
 
Todo mundo tá fazendo certinho e bonitinho então tá aí:

1- Zelda Ocarina of Time

Dando um apelo especial na Saria's Song,que trilha sonora maravilhosa.Fechei o jogo ano passado e que jogo incrível,melhor que já joguei e só de ouvir a trilha sonora ou pensar na evolução do game me emociono...sem palavras...E diferente dos outros não engloba a saga inteira pois esse é especial


2- Red Dead Revolver

Que jogo e que continuação,joguei esse no PS2 mesmo e essa trilha sonora principal é de matar,assim como a de sua continuação que acho que devem considerar nessa colocação também...


3- Senhor dos Anéis

Em especial a Concerning Hobbits e a Fundations of Stone acho maravilhosas...Esse número engloba toda a saga e né acho que nem é preciso dizer algo mais,todos aqui conhecem...


4- Mario

Considere esse como a série toda,mas escolhi o 3d Land para representar pq joguei mais porem a saga toda é sem palavras, até o Odissey achei sensacional...
Em posição de honra o Mário World


5- Piratas do Caribe

Essa saga é demais,muito boa mesmo com o 4 para ser o patinho feio mas meu deus a trilha sonora é demais...marcante para caramba fora que os filmes são super divertidos...


6- Crash

Essa é uma saga que até os últimos jogos (mais ruinzinhos) eu amo e a anos que jogo e todas elas(até a do crash twinsanity acho perfeita...).De jogo marcante para mim só perde para Zelda...

7-Batman Lego 1

Sempre fui fã de Batman e muito por esse jogo,que maravilha de trilha sonora e jogo super divertido 1000x melhor do que os novos...Joguei muito esse jogo...


8- Zelda

Esse sim engloba a franquia toda e meu deus que franquia,fechei dia 10 o Zelda Breath of the Wild e que maravilha,meu segundo jogo favorito...perfeito perfeito e até o de Atari estou jogando e caramba...que franquia...

9- Matrix

Em especial essa música mas o filme inteiro é bem feito e a trilha sonora sempre presente e marcante

10- Pokémon

Peguei a do Ruby pois eu considero o melhor Pokémon mas também tem o red e o X que joguei...Amo Pokémon mas não a porcaria de Go e sim os antigos mesmo,com trilha sonora 8bits...


Então é isso gente,tive que ouvir todas então alguns lugares mudaram e recomendo a vocês que ouçam todas (especial as de jogos)
 
@Nírasolmo , promessa é dívida. Demoro, mas sempre cumpro!

Nessa lista tem trilha sonora que me acompanhou no teatro, cinema desenho, programa de rádio e desenho animado, misturando aventura, erudito, suspense, terror, romance, etc. Vamos ver quem consegue ser tão ou mais eclético que eu :lol:

@Giuseppe não esqueci do seu tópico. O próximo será justamente o seu, mas antes tinha que cumprir esse por ter sido criado um pouco antes.

1° Heitor Villa-Lobos: Mandú Çárárá

Trilha do espetáculo épico de 5 horas de duração entitulado "Macumba Antropófaga" Clássico do dramaturgo José Celso Martinez, sucesso absoluto de bilheteria do Teatro Oficina em São Paulo-SP em 2011, 2012 e 2017 e encabeçando a lista a minha preferida é justamente uma composição do grande mestre Villa-Lobos!



2° Indiana Jones - Raiders March [John Williams]

Trilha sonora de um dos meus filmes favoritos do grande mestre John Williams que por sinal vai aparecer mais vezes nessa lista.



3° Robocop/Dr. Pimpolho


Inicialmente essa trilha sonora já foi marcante pelo clássico filme de 1987 do Paul Verhoeven. Mais tarde quando o grande humorista Felipe Xavier (Ex-Sobrinhos do Ataíde) decidiu escolhe-la como tema de abertura de Doutor Pimpolho, o quadro humorístico de maior sucesso das FM´s brasileiras de todos os tempos, ficou ainda mais impactante já que combinou muito bem a esse personagem.



4° Missão Impossível

Talvez uma das trilhas mais mixadas e remixadas que já ouvi e que pra mim transmite com muita emoção o que essa franquia é no cinema.


5° Tubarão [John Williams]

Essa é a famosa trilha sonora que na minha opinião é maior que o próprio filme, capaz de engolir o próprio tubarão :lol:. Detalhe a parte, é uma baita trilha!


6° Stars Wars [John Williams]

Mais uma trilha histórica de John Williams que só comprova o quanto ele é mestre!


7° Programa Gil Gomes - Hawaii - Enoch light Filn on Film

O programa Gil Gomes, o maior repórter policial do Brasil de todos os tempos, tem várias trilhas fantásticas e históricas, mas escolhi aquela que fecha com chave de ouro o programa.


8° Programa Dijalma Jorge Show/Em algum lugar do Passado - John Barry - Somewhere in Time


Trilha sonora que durante duas décadas nos anos 80 e 90 permeou o histórico programa Dijalma Jorge Show, da Rádio Jovem Pan FM e que também é do filme Em algum lugar do passado, mas que me marcou muito mais pelo programa de rádio do que pelo filme.



9° Johny Quest


Tema do clássico desenho animado da dupla William Hanna e Joseph Barbera, que por sinal é um dos meus desenhos preferidos.



10° Sexta Feira 13

Não podia deixar de fora na lista pelo menos um representante do gênero Terror e o meu escolhido foi de uma franquia clássica, cuja trilha sonora é simplesmente inconfundível e inesquecível. Essa trilha vale mais que todos os filmes do Jason Voorhees juntos e não a toa foi também muito requisitada como trilha de fundo para programas de rádio de narração de histórias em situações de elevado drama e suspense como no próprio programa do Gil Gomes.

 
Mesmo sabendo que o tema do tópico é ''Top 10 Trilhas Sonoras'' irei burlar um pouco as regras e citarei as trilas que tive contato recente (sou meio paranoico para formular essas listas. Tenho medo de deixar alguma de fora então sempre pesquiso antes de criar).

Diablo


Lembro de ter ganho do meu tio o primeiro Diablo na época do Playstation 1. um dos poucos jogos que me prenderam durante todos os 8 anos que aquele console durou.

9047840-2.jpg

Para quem continua fiel a franquia todo o mês de Janeiro tem o evento de aniversário "Escurecer de Tristam" em Diablo III. Basicamente um evento nostálgico onde eles resgatam os gráficos antigos da franquia e claro a trilha sonora. Fiquei realmente feliz de relembrar o passado da franquia.

Skyrim


Como comentei a alguns dias no animado grupo do Telegram, eu voltei a jogar Skyrim. Principalmente por conta da lore da franquia Elder Scrolls que é boa e identifico certas inspirações dos desenvolvedores nos contos de Tolkien. Isso me fez querer jogar com mais atenção. Ou o termo correto seria com mais "exploração", já que o jogo é enorme em todos os aspectos. :lol:
Uma das coisas que obviamente eu reparei foi a trilha sonora. A Bethesda fez um excelente trabalho, uma trilha sonora épica que não deixa nada a desejar e se enquadra muito bem no jogo.

The Witcher 3


The Witcher tem uma trilha sonora extensa e muito boa. Quando os desenvolvedores pegam uma trilha sonora de qualidade e contextualizam, se torna algo fantástico. The Witcher fez o que Skyrim e outros jogos fizeram, transições na trilha sonora dependendo do local e estado do personagem. No caso de The Wither a transição de uma trilha tranquila para uma mais agitada quando um inimigo te surpreende e ocorre combate por exemplo, é feita com muita fineza. Ótimo trabalho da CD Projekt Red tanto pelo desenvolvimento, quanto pela utilização da trilha sonora.

Obviamente preferi citar trilhas de games por acreditar ser mais fácil. Se eu tentasse formular uma lista com trilhas de filmes, simplesmente não conseguiria.

** Posts duplicados combinados **
Ah e se tratando de trilhas que ouvi recentemente não poderia deixar de anexar a trilha sonora de...

Fallout 4







O costume da Bethesda para com a franquia é anexar musicas de época em sua ambientação "retrofuturista". Então basicamente essa é uma "menção honrosa". Porem a função de uma trilha sonora neste caso é acrescentar na experiência. E trocar tiros contra mutantes, zumbis e fauna radioativos escutando essa trilha sonora em um "futuro retro pós-apocalíptico nuclear" é uma experiência e tanto. Até porque eles encontraram musicas que se encaixam perfeitamente neste cenário. 8O
 
Última edição:
Algumas trilhas de filme (originais) que eu curto muito,
sem ordem específica:

01- Blade Runner (Vangelis)
02- A Single Man (Abel Korzeniowski)
03- Star Wars 4-6 (John Williams)
04- The Fountain (Clint Mansell)
05- Conan (Basil Poledouris)
06- The Lord of the Rings (Howard Shore)
07- Once upon a Time in the West (Ennio Morricone)
08- Bone Tomahawk (Jeff Herriott & S. Craig Zahler)
09- Nosferatu (Hans Erdmann)
10- Bram Stoker's Dracula (Wojciech Kilar)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo