• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

tolkien, um gênio?

Nob disse:
Anakruss disse:
se ele nao é um genio entao nao sei o q ele é....

Alguém com uma boa capacidade criativa e inteligência superior à média.

Phairanum disse:
Eu o considero um genio, por todo o trabalho que teve, que deve ser reconhecido.

Esse sempre deve ser o parâmetro para definir se alguém é gênio ou não. O único problema desse parâmetro é que ele é muito individual, sem muita capacidade de análise :|


modestia a parte... eu sou criativo e inteligente e nao é por isso q escrevi um livro dessa magnitude!!!

o cara é um genio e pronto!!!
 
Anakruss disse:
modestia a parte... eu sou criativo e inteligente e nao é por isso q escrevi um livro dessa magnitude!!!

Não existe a criatividade e ainteligência.

Existe muita criatividade, pouca criatividade e assim por diante. A mesma coisa com a inteligência.

Tolkien criou uma excelente mitologia, compilando várias outras. Nada mais que isso. Gênios foram os que criaram as mitologias em que ele se influenciou.

vinialoe6 disse:
O que é ser gênio pra você, Nob??

Leia os outros posts do tópico e chegará a uma conclusão sobre isso.
 
Os outros que criaram as mitologias que ele se influenciou com certeza foram influenciados por outras mitologias, ou histórias ou seja lá o quer for.

A criatividade nada mais é do que uma capacidade cerebral de associar milhões de informações de tal forma que você seja capaz de criar algo "novo". Ninguém cria nada a partir do zero, tudo e todos são influenciados.
 
Ninguém cria nada a partir do zero, tudo e todos são influenciados.

Mas pelo menos os gênios criam. Tolkien criou, mas não foi algo tão relevante para caracterizá-lo como gênio. Qualquer um pode ser gênio. Qualquer um pode criar (mesmo sendo algo influenciado e baseado em algo já criado antes), mas um gênio simplesmente cria mais. É difícil de explicar. Somente a consciência pode responder.
 
Discordo Nob. Tolkien foi um grande gênio que não apenas criou, mas deu vida à sua criação.
 
Tidus-Gandalf disse:
Concordo Nob. Tolkien foi um grande gênio que não apenas criou, mas deu vida à sua criação.

Então não concordou, ora. :eek:

Gostaria que vocês, que acham que ele foi um gênio, citassem elementos criados por Tolkien e que caracterizassem sua genialidade.
 
como eu jah disse: um genio caracteriza-se por seu esforço e dedicação, além de sua perseverança. E essas são caracteristicas q podem definir Tolkien como um genio!
 
Fëanor ¥ disse:
como eu jah disse: um genio caracteriza-se por seu esforço e dedicação, além de sua perseverança. E essas são caracteristicas q podem definir Tolkien como um genio!

Não, nunca por isso. Senão, teríamos gênios em todo lugar do mundo (apesar do hedonismo dominante).

Pessoas perseverantes não são, necessariamente, muito criativas, a ponto de serem gênios. Na verdade, a perseverança é uma conseqüencia da criatividade, e não o fator que faz esta última.

E mais uma coisa: talvez uma das únicas coisas que diferenciou Tolkien dos demais e deixou-o mais próximo dos gênios (se não tivesse acontecido isso, não estaríamos discutindo aqui :gotinha:) é sua devoção a fazer sua mitologia. Ele não criou tudo o que queria, e talvez isso tenha tirado escritos importantes que poderiam até ter denunciado sua genialidade.
 
vc citou a devoção como um dos fatores. E essa devoção naum poderia ser considerada esforço?? nesse sentido q vc kis trasmitir sim! e é claro q não basta ser esforçado, como vc disse, mas tem q se ter tb muita sabedoria e inteligencia também. Mas d nd adianta se ter o conhecimento e a sabedoria, se não se tiver dedicação!
 
com certeza, Nob... ela sozinha não pode mesmo. Mas axo q ela deve fazer parte do conjunto!!
 
Não, não faz. Ela é só uma conseqüência. Geralmente, um gênio tem de ter devoção e perseverança para conseguir atravessar os obstáculos de publicação e aceitação de seu trabalho.
 
Nob disse:
Anakruss disse:
modestia a parte... eu sou criativo e inteligente e nao é por isso q escrevi um livro dessa magnitude!!!

Não existe a criatividade e ainteligência.

Existe muita criatividade, pouca criatividade e assim por diante. A mesma coisa com a inteligência.

Tolkien criou uma excelente mitologia, compilando várias outras. Nada mais que isso. Gênios foram os que criaram as mitologias em que ele se influenciou.
nao precisa ser genio pra criar uma historia, qualquer retardado pode criar uma.

tolkien criou seus personagens, suas mitologias e as q ja existiam ele soube reaproveita-las muito bem.
 
nao precisa ser genio pra criar uma historia, qualquer retardado pode criar uma.

E daí? As mitologias em que Tolkien se baseou não eram histórias baratas.

tolkien criou seus personagens, suas mitologias e as q ja existiam ele soube reaproveita-las muito bem.

Isso não o torna um gênio. Como você afirmou, não precisa ser gênio pra criar uma história.
 
Você quis que citássemos características que me fazem crer que ele foi um gênio. Lá vão apenas algumas.
-A inter-relaçao entre todas as suas Obras, de forma extremamente complexa e quase perfeita.
-A grandeza de sua Obra, abrangendo desde a criação do mundo até "tempos modernos", sem perder uma linha verossímil.
-A capacidade de compilação de outras mitologias, como você diz, sem perder a originalidade na suas Obras.
-A capacidade de transmitir emoções e ideais.
E por aí vai...
Possivelmente muitas das características de seu trabalho não sejam suficientes, sozinhas, para caracaterizá-lo um gênio, mas todas juntas sem dúvida o fazem um. Um gênio nada mais é do que uma pessoa que faz feitos intelectualmente que não são normais para as outras. Na minha opinião ele fez uma coisa "anormal" sem sombra de dúvida...
 
-A inter-relaçao entre todas as suas Obras, de forma extremamente complexa e quase perfeita.

Isso é bem fácil de fazer. O fato de ser uma história e não um simples relato de como era o lugar chega até a facilitar.

-A grandeza de sua Obra, abrangendo desde a criação do mundo até "tempos modernos", sem perder uma linha verossímil.

Isso também não é difícil, desde que o autor tenha um planejamento de algumas coisas. Da forma que é relatada sua vida, esse planejamento foi feito por Tolkien.

-A capacidade de compilação de outras mitologias, como você diz, sem perder a originalidade na suas Obras.

Originalidade? Baseada em algo. Não há a criação completa. Sempre há "cópias". E, se você considera originalidade um fator determinante para a qualidade de um autor, e a considera explorar um tema não muito utilizado, milhares de autores seriam melhores que Tolkien.

-A capacidade de transmitir emoções e ideais.

De todas as citadas, essa é a mais fácil. O difícil é ter capacidade de "invadir" o sentimento do leitor com emoções e ideais, coisa que é feita por diversos bons autores que nem são gênios (por não criarem, mesmo que não fosse a partir do zero).

Não é a capacidade de algo que caracteriza um gênio. Se fosse pra colocar numericamente uma capacidade, somente os de maior número seriam gênios. Tolkien tem capacidades de gênio, mas não quantidade.

Os gênios criam. Tolkien não cria como gênios. É simples.

Um gênio nada mais é do que uma pessoa que faz feitos intelectualmente que não são normais para as outras.

Exatamente. Lembrando que é algo fora do comum, mas não ruim.

Na minha opinião ele fez uma coisa "anormal" sem sombra de dúvida...

Isso vai de cada um. Pra mim, ele fez algo diferente, mas não fora do comum. Normal demais para um gênio.
 
Tudo bem... Entendi seu ponto de vista, mas não concordo.

Será que você poderia me citar alguns exemplos de gênios, só pra ter uma noção quantitativa da genialidade pra você?
 
Newton foi um gênio. Mozart foi um gênio. Einstein foi um gênio. Shakespeare foi um gênio. Se uma só pessoa tivesse escrito Ilíada e Odisséia, este seria um gênio.

Talvez uma obra que influencia claramente outras seja determinante para decidir se o autor daquela obra é gênio. Há outros fatores, logicamente.
 
Entendo perfeitamente o ponto de vista do Nob... jah discuti isso aqui com ele... e tive de dar o braço a torcer... Eh normal nos deslumbrarmos com a obra de Tolkien e sairmos achando que ele eh O Cara! Mas se ponderarmos veremos q o que o Nob disse faz sentido...

Mas tdu bem esse eh um topico do fa pra fa... entao nao sejamos tao rigidos... afinal o meu lado menos racional tbem acha o Professor um genio de primeira :mrgreen: .
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo