1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

tolkien, um gênio?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por menelmacar, 29 Abr 2004.

  1. menelmacar

    menelmacar Usuário

    eu não sei se já teve este tópico aqui, mas vou botar mesmo. passei quase tres horas discutindo com uma amiga minha ( que tem uma certa cultura ) eu dizendo que acho tolkien um gênio pelo fato de tudo que escreveu, e ela dizendo que ele não era, era só mais um cara com uma grande imaginação. eu discordo totalmente disso afinal pra escrever essas obras é preciso de muito mai que imaginação. o que voces acham?
     
  2. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Junte imaginação e talento! Acho que essa foi a mistura de Tolkien!

    Ele não esperava a repercussão que suas obras tiveram, então, não acho que dê para chama-lo de gênio, pois para qualificar alguém como gênio, tem que se analisar a intenção de seus atos (não qualifica-los, mas sim ver se deu resultado).

    O que me chamou a atenção nas obras foi a dimensão das coisas! Povos, línguas, etc. Não é fácil criar algo assim, mas não vejo que gênio seria a melhor qualificação para Tolkien.
     
  3. Lothiriel

    Lothiriel Usuário

    Concordo com o Edrahil, "Junte imaginação e talento".
    É uma definição mais aceitavel vamos dizer assim.
    Virao alguns aqui dizer que ele é um genio, e outros nem tanto. Pra mim GENIO nao seria a palavra correta.
     
  4. Smaug

    Smaug Cacho

    tambem penso assim, mas que ele é diferente de muitos autores,isso é. Ele criou um mundo fantástico com linguas, raças e blá, blá, blá... :roll:

    :wink:
     
  5. Lúthienlis

    Lúthienlis Usuário

    Ter uma imaginação mais fértil do que o comum...é ser gênio? então ele é. :grinlove: :grinlove: :grinlove:
     
  6. Edrahil

    Edrahil Usuário

    :nope:

    Pode ser desvio mental também! Ou seja, não é regra!

    De qualquer forma, mesmo isso não pode ser critério de avaliação. Crianças em geral tem muita imaginação, e algumas fora do normal, nem por isso são consideradas gênios. :obiggraz:
     
  7. Lúthienlis

    Lúthienlis Usuário

    É, talvez a falha de Tolkien teria sido, na minha opinião, mudado algumas teorias, como a do surgimento dos orcs, por exemplo.Sei lá...ficou uma coisa meio incoerente e indesisa. Uma coisa que passou que ele não "deu conta" do rumo que a história tomou, resolveu mudar coisas que já estavam definidas, sabe?
     
  8. Heruhyarmen

    Heruhyarmen Usuário

    Origem dos orcs... hum... na minha opinião a origem dos orcs está totalmente clara, foi Melkor que, tentando imitar a criação de Iluvatar, criou os orcs.
    Outra coisa que também não entendi quando você disse:
    Quais coisas ele não se deu conta? Não estou discordando com você mais realmente não sei sobre o que você está falando.
    Na boa, você já escreveu alguma história, poema ou até mesmo tentou criar uma lingua (assim como eu estou a fazer)?
    Bem vou dizer que realmente não é tão interessante algumas vezes, você simplesmente desiste, esqueçe, desanima. Pode ser a isso que você esteja se referindo, que ele desanimou em partes do livro. Mais ele não fazia a mínima idéia que sua obra seria tão "venerada" por tantas pessoas, qual seria então o seu objetivo a escrever uma obra tão complexa e maravilhosa como ele escreveu, se nessa epóca tudo era guerra, miséria. Ninguém queria saber sobre livros nesse então, acho que Tolkien foi o único "maluco" :lol: dessa época que decidiu escrever um livro de fantasias.
    Abraços e sem mais por enquanto.
     
  9. Decipher

    Decipher Usuário

    Acho q genio ele não era não, mas sim um homem de grande talento, imaginação, e q tem uma boa creatividade para inventer tantas coisas bem legais... mas acho q chama-lo de genio é um pouco de exagero... :wink: mas náo fãs acabamos chamando Tolkien de genio, para falar q ele é muito inteligente, imaginação fertil, e taus.. :wink:
     
  10. Helluin

    Helluin Usuário

    Por que é que o Senhor do Anéis arrasta multidões?

    As pessoas costumam chamar de gênios só aquelas que fazem grandes descobertas, são grandes mateméticos, físicos, etc e tal. Elas acabam esquecendo que existem vários tipos de inteligência tais como intelig. matemática, espacial, emocional, linguística, etc e, por isso, alguém que não seja muito capaz para fazer contas pode ser superinteligente para criar história, escrever, e desenvolver um jeito especial para envolver o leitor em seu conto.
    Olhando por esse ponto de vista, Tolkien é um gênio sim (pra mim ele é). Muitos escritores criaram seus próprios mundos literários, mas nenhum criou um cão envolvente e tão complexo, na minha opinião. Ele é um gênio.
     
  11. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Genio? Acho que não chega a esse ponto né? Ele era criativo e escrevia muito bem mais isso não tem nada a ver com genio, pelo menos não esse tipo de genero ao qual penso que o Eomer se referiu. Ele é um genio da literatura acho que podemos dizer assim mais não um genio tipo aqueles que tem inteligencia acima do normal e coisa do tipo, isso não, pelo que eu sei Tolkien era uma pessoa normal, só tinha a imaginação mais avantajada que a nossa. :wink:

    Posso ter entendido mal a ideia de Genio de vocês, se isso ocorrer me desculpem.

    Editando: so agora li o post da helluin, ela disse exatamente o que eu queria dizer, é isso mesmo eu concordo com ela.
     
  12. Eli Nerwen

    Eli Nerwen Usuário

    :clap: concordo!

    Ps: cão envolvente?? :o?:
     
  13. Nob

    Nob Usuário

    Acho que ele quis dizer "tão envolvente", Eli Nerwen.

    Tolkien não era um gênio. Claro que ele criou bastante, mas não revolucionou a literatura, por exemplo. Aqueles que revolucionam podem ser chamados de gênios por mim.
     
  14. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Não sei não sabe mais esse conceito de revolucionar a literatura também é um tanto quanto complicado, tipo, claro que os autores que "revolucionaram a literatura" escreveram otimos livros, mais talvez Tolkien nao entre nesse meio pelo estilo literario dele sabe? Rola um pouco de preconceito quanto a esse tipo de ficção, não as mitologias claro mais ao tipo de obra, sei lá nao to sabendo me expressar... :tsc:
     
  15. Lianon

    Lianon Usuário

    Concordo com você nesse aspecto acho que ele ( Tolkien ) é bom o suficiente para entrar como revolucionario ou qualquer outro mérito que se possa atribuir a algum escritor. Quanto a ao porque dele não entrar "nesse meio" eu não sei direito mais isto que você falou de rolar um pouco de preconceito faz sentido pois ele inovou bastante com seus livros.
     
  16. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Concordo... Tolkien revolucionou o RPG, deu origem a novos livros q foram baseados em suas obras... hj esse preconceito vem diminuindo... mas sempre rolou...

    Acho que ele pode ser chamado de "O cara", qtu a ser genio, sei lah eu ainda toh pensando sobre isso... pq se eu fosse dar minha opiniao nadinha tendenciosa eu diria q ele foi "UM GRANDE GENIO" :lol: !
     
  17. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Ainda bem que o Lianon e o Lordpas concordam comigo, fiquei com medo de ter me expressado muito mal e de me crucificarem!

    Pois é, não seria isso uma forma, mesmo que sutil, de revolucionar a literatura? Eu acho que sim.
     
  18. Fox

    Fox Visitante

    Não, gênio é exagero.

    Ele foi umj compilador muito competente de histórias e soube montar, de forma até sutil, uma fictícia "mitologia das mitologias".

    Ele tinha uma série de defeitos, demais pra ser chamaod de gênio. Mas sem dúvida era um bom contador de histórias.
     
  19. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    depende o seu conceito de genio... essas coisas nao se podem afirmar... vao da interpretaçao de cada um... nao sao verdades absolutas...

    pelo menos eu assim penso...

    mais q sutil... ele faz um classico q vai ser base para muitas obras do genero...
     
  20. Nob

    Nob Usuário

    Tolkien não revolucionou a literatura de ficção. Ele só juntou peças de várias mitologias, a grosso modo.

    Tolkien não revolucionou o RPG, pois todas as suas obras foram feitas antes de sua existência. E não me venha dizer que ele foi o que influenciou totalmente a existência do RPG, pois muitos elementos de sua mitologia já existiam anteriormente. Eu diria que tudo o que ele fez foi dar um "empurrãozinho" para sua criação.
     

Compartilhar