• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

tolkien, um gênio?

lordpas disse:
E assim é com as outras coisas. Um gênio sempre tem uma grande aptidão no que ele é gênio. Mas nem todos os que têm grande aptidão são gênios, e Tolkien se encaixa nesse último.

Tah mas isso na sua visao... o que vc usa para fazer a distinçao de Tolkien?

Distinção?

Eu uso as criações dele como critério para ser gênio ou não.

Gênio da matemática" é um termo incorreto que empregam, a meu ver. Os grandes gênios da matemática foram os que realmente estudaram a fundo, não é qualquer um que se torna gênio assim. Mas uma pessoa pode saber tudo de matemática, e não criar nada.

sim...
e?
supondo q eu estudei a fundo... eu nao falei q eh facil ser um genio da matematica, eu sou um genio nao?

Não, a menos que você tenha criado algo importante na matemática.

Tokien estudou a fundo, tinha criatividade, um grau de inteligencia, pq nao conceituar ele como genio? Eu nao vejo muita diferença dos sinonimos q eu postei antes:
lordpas escreveu:

q tal fazer uma definiçao basica do que eh ser genio?

1. Um alto grau de inteligencia, caracterizado pela força criadora e originalidade...
2. carater, indole, temperamento
3. Irascibilidade
4. Inteligencia Excepcional

Segundo o Aurelio... agora tirem suas propria conclusoes...

A definição do Aurélio está incorreta. Um gênio geralmente possui esses requisitos, mas nem todos os que os possuem são gênios.
 
ninguem nunca vai conseguir convencer o outro quem é genio ou quem não é isso é muito relativo, acho que esse tópico deu uma boa discussao, mas venhamos e convenhamos segundo os conceitos do aurélio tolkien oderia ser chamado genio não acham?
 
Esta discussão está perfeita, parabéns _Éomer_, mais como diz na assinatura do Fox:“Misologistas são pessoas que querem vencer uma discussão, não chegar à verdade através da discussão.” Ou seja aqui ninguém está querendo convencer o outro de que Tolkien era ou não um gênio, e sim compartilhar as opiniões e adquirir conhecimento.
Continuando o assunto de gênio: Teus pontos "lordpas" são muito bons, mais não impecáveis. Não ousaria dizer que o Aurélio tem uma definição incorreta.
Na própria definição do Aurélio diz:
1. Um alto grau de inteligencia, caracterizado pela força criadora e originalidade...
Ou seja, você não pode ser considerado um gênio da matemática sem ter criado algo exclusivamente teu e único.
 
Citação:
1. Um alto grau de inteligencia, caracterizado pela força criadora e originalidade...

Ou seja, você não pode ser considerado um gênio da matemática sem ter criado algo exclusivamente teu e único.

mas eh isso q digo, para mim a questao de:ser genio ou nao, depende do que cada um ve como força criativa, criaçao unica, ou ainda Inteligencia excepcional.

A afirmaçao de q se precisa criar algo eh apenas um conceito... o proprio Aurelio traz quatro... por isso eu digo o q disse antes "tirem suas conclusoes" eu to discutindo, mas na verdade eu ainda nem tenho opiniao formada sobre o assunto... soh acho q eh uma questao q vai de cada um...

Ou seja, você não pode ser considerado um gênio da matemática sem ter criado algo exclusivamente teu e único.

sim se tiver uma inteligencia excepcional...
 
Uma pessoa pode ser caracterizada pela força criadora e originalidade, mas não ter criado nada. Embora geralmente criem algo, não é sempre que isso é feito.

No entanto, eu considero essa afirmação, e não as outras para definir se é gênio ou não.
 
A afirmaçao de q se precisa criar algo eh apenas um conceito... o proprio Aurelio traz quatro... por isso eu digo o q disse antes "tirem suas conclusoes" eu to discutindo, mas na verdade eu ainda nem tenho opiniao formada sobre o assunto... soh acho q eh uma questao q vai de cada um...
Ou seja você consideraria um gênio alguém que tem:
2. carater, indole, temperamento
?
Eu realmente não o faria, poderia considerar-lo equilibrado, mais nunca um gênio.
Acho que se fossemos tomar a definição do Aurélio como correta e definitiva para esta discussão, teríamos de usar os 4 termos como um só, e não apenas um por um.
 
Hyarmen-Heru disse:
Ou seja aqui ninguém está querendo convencer o outro de que Tolkien era ou não um gênio, e sim compartilhar as opiniões e adquirir conhecimento.

Na verdade, isso seria o comportamento ideal num forum.

Mas não é bem o caso, senão eu não teria colocado essa assinatura.

lordpas disse:
Ou seja, você não pode ser considerado um gênio da matemática sem ter criado algo exclusivamente teu e único.

sim se tiver uma inteligencia excepcional...

E como alguém vai ter consciência dessa inteligência se a pessoa não fez nada pra prová-la?

Telepatia?

Hyarmen-Heru disse:
Ou seja você consideraria um gênio alguém que tem:
2. carater, indole, temperamento
?
Eu realmente não o faria, poderia considerar-lo equilibrado, mais nunca um gênio.
Acho que se fossemos tomar a definição do Aurélio como correta e definitiva para esta discussão, teríamos de usar os 4 termos como um só, e não apenas um por um.

:doh:

Você entendeu errado, esse significado se refere apenas ao termo "gênio" no sentido "esse cara tem um gênio...".
 
Eu realmente não o faria, poderia considerar-lo equilibrado, mais nunca um gênio.
Acho que se fossemos tomar a definição do Aurélio como correta e definitiva para esta discussão, teríamos de usar os 4 termos como um só, e não apenas um por um.

sim entao tdo genio eh irascivel? cada um tem um significado q eh usado no portugues, vc pode ser da opiniao de que o primeiro eh mais adequado, mas nao pode dizer q os outros estao errados, pois existem quem os usam...

E nao, o Aurelio nao eh a definiçao para esta discussao, coloquei ali para que pudessemos ver qual os conceitos mais aceitos para a palavra "genio" no portugues...
 
Você entendeu errado, esse significado se refere apenas ao termo "gênio" no sentido "esse cara tem um gênio...".
Nossa... pissei na bola feio... :lol: :lol: :lol: , brigadão Fox.
Na verdade, isso seria o comportamento ideal num forum.

Mas não é bem o caso, senão eu não teria colocado essa assinatura.
Realmente aqui na Valinor alguns sempre tentão convencer os outros que estão certos. Mais acredito que aqui, precisamente em este tópico, não é isso que está ocorrendo, ao menos não de minha parte, se assim você pensa.
 
E como alguém vai ter consciência dessa inteligência se a pessoa não fez nada pra prová-la?

Telepatia?

nem tdos os genios sao conhecidos... se uma pessoa tem uma inteligencia excepcional ela eh um genio, eh isso q eu quiz dizer.
Agora provar q eu tenho tal inteligencia eh outra coisa.... mas provar para tdos q eu a tenho soh vai fazer com que os outros conheçam me como um genio...
 
lordpas disse:
E como alguém vai ter consciência dessa inteligência se a pessoa não fez nada pra prová-la?

Telepatia?

nem tdos os genios sao conhecidos... se uma pessoa tem uma inteligencia excepcional ela eh um genio, eh isso q eu quiz dizer.
Agora provar q eu tenho tal inteligencia eh outra coisa.... mas provar para tdos q eu a tenho soh vai fazer com que os outros conheçam me como um genio...

Como provar? Criando coisas novas, etc. (inclua no lugar de "etc." as definições já discutidas no tópico) E Tolkien não fez isso. Ele compilou as mitologias, criou línguas, um mundo, dentre outras menores coisas. Mas ele não criou o suficiente para se tornar um gênio, e portanto não pôde provar que era.

Se ele era gênio não sabemos, mas ele não conseguiu provar isso.
 
Se ele foi um gênio ou não, pra mim não importa...só sei que o cara teve a manha...criar linguagens diferentes, com gramaticas espetaculares, uma lógica sem igual...
Criar um cenário tão esplendoroso, com tantos detalhes, com tanto cuidado, estando doente! Ow...não tem explicação...aliás, tem sim: ele foi O TOLKIEN...não é preciso falar mais nada. :mrgreen:
 
Eu acredito que "gênio", como tudo, ou quase tudo, é muito relativo. Na minha concepção de gênio, Tolkien é um gênio, mas isso não é absoluto. Por isso acho saudável essa discussão, compartilhamos diferentes versões do mesmo conceito.

Conceituo ele como gênio, pois ao longo de sua vida ele foi capaz de, em sua Obra, compilar mitologias, criar línguas, história verossímel, etc(cmo disse Nob, entenda-se "etc" como tudo que já foi citado aqui) com uma complexibilidade e inter relação delicadas, sem deixar de despertar sentimentos e emoções nos leitores; dificílimo de se criar.
Ele foi capaz de criar um "mundo paralelo", com tamanha perfeição que deu no que deu.
Sem falar nas milhões de pessoas e dólares que ele acabou movimentando indiretamente anos após sua morte.

Para mim um homem assim pode ser considerado gênio. :wink:
 
a visão de gênio q geralmente se tem é d alguem q eh superdotado, e q jah nasce assim. Mas para mim, o verdadeiro gênio eh akele q se constrói por mérito de seu próprio esforço e dedicação. E nesse kesito d genio Tolkien se encaixaria perfeitamente.
 
a visão de gênio q geralmente se tem é d alguem q eh superdotado, e q jah nasce assim. Mas para mim, o verdadeiro gênio eh akele q se constrói por mérito de seu próprio esforço e dedicação. E nesse kesito d genio Tolkien se encaixaria perfeitamente

eu concordo com o feanor, não acho que genio é aquele superdotado, mas sim o que faz aquilo que gosta de fazer e de maneira sensacional como tolkien fez com a sua obra.
 
Gênio não pode ser uma característica meramente matemática. Como muitos já disseram aí, a idéia que se tem de gênio é a de uma pessoa superdotada.
Super + dotada = dotes(ou qualidades) acima do normal. Acho que Tolkien sem dúvida possuia qualidades bem acima do padrão para contruir tamanha Obra.

Todos aqui são fãs do professor; acho que na verdade essa discussão só ocorre pela heterogenidade da definição do que é "ser um gênio".
 
Eu o considero um genio, por todo o trabalho que teve, que deve ser reconhecido.
Apresente os livros para sua amiga. :D
 
Anakruss disse:
se ele nao é um genio entao nao sei o q ele é....

Alguém com uma boa capacidade criativa e inteligência superior à média.

Phairanum disse:
Eu o considero um genio, por todo o trabalho que teve, que deve ser reconhecido.

Esse sempre deve ser o parâmetro para definir se alguém é gênio ou não. O único problema desse parâmetro é que ele é muito individual, sem muita capacidade de análise :|
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo