• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

tolkien, um gênio?

Eu num sei... Num concordo com esse ponto de vista... Por que o suposto autor único de Iliada e Odisseia seria um gênio e Tolkien não?? Por que ele inventou a mitologia e não a compilou de lugar nenhum?? Quem garante?

Newton foi um gênio?? Eu concordo, mas vou fazer o papel de advogado do diabo. Posso argumentar que as teorias que ele formulou são superficiais.. Que ele simplesmente se baseou em experimentos primitivos pra deduzir algo que hoje já se sabe que não é válido sempre. Shakespeare: posso dizer que não temos nem certeza de que foi ele próprio quem escreveu as suas obras... E por aí vai...

Sério mesmo, eu estou totalmente aberto a ser convencido de que estou errado, mas eu continuo acreditando que ele é um gênio da literatura, pois como eu disse, fez algo muito fora do padrão. Eu não conheço nenhum autor que tenha concretizado uma Obra com tamanha inter-relação como a dele. Acho que esse é o ponto mais fundamental pr'eu julgá-lo assim, o fato dele ter criado realmente um "mundo paralelo" com total coerência...
 
vinialoe6 disse:
Por que o suposto autor único de Iliada e Odisseia seria um gênio e Tolkien não?? Por que ele inventou a mitologia e não a compilou de lugar nenhum?? Quem garante?

Nada, mas certamente não compilaram de algo que fez sucesso no passado. Caso algo tenha sido lançado antes da Ilíada e Odisséia, o autor dessa(s) obra(s) merece um título de gênio dado por mim.

Newton foi um gênio?? Eu concordo, mas vou fazer o papel de advogado do diabo. Posso argumentar que as teorias que ele formulou são superficiais.. Que ele simplesmente se baseou em experimentos primitivos pra deduzir algo que hoje já se sabe que não é válido sempre.

Claro que você pode argumentar, mas eu não acho. Portanto, é gênio. Você poderia não achar, mas isso não muda o fato de eu achar.

Shakespeare: posso dizer que não temos nem certeza de que foi ele próprio quem escreveu as suas obras... E por aí vai...

Não importa o autor; importa a obra. Neste caso, seja lá quem escreveu as obras é um gênio.

Sério mesmo, eu estou totalmente aberto a ser convencido de que estou errado, mas eu continuo acreditando que ele é um gênio da literatura, pois como eu disse, fez algo muito fora do padrão.

Tirando o "muito", concordo com a parte que tomei liberdade para colocar em negrito. E por isso não considero gênio.

não conheço nenhum autor que tenha concretizado uma Obra com tamanha inter-relação como a dele.

Mas isso não caracteriza um gênio, a meu ver. Isso é bem fácil de fazer, como eu já disse; só com uma obra complexa ficaria um pouco mais difícil. Mas, mesmo assim, qualquer pessoa "dentro do comum" poderia fazer uma obra com grandes relações entre a história.
 
Bom, sei lá... acho que não vamos entrar numa concenso nunca.. hahaha Os argumentos que você usa, na minha opinião, também pode ser usado pra outros.
Por exemplo, eu posso dizer que qualquer um poderia ter percebido que a maçã cai, e que, logo, tudo é atraído para a terra. Mas e daí?! Quem fez isso foi Newton e pronto. Ele é o gênio.
Assim como Tolkien: você diz que "qualquer pessoa poderia ter feito uma Obra assim", primeiro que eu não concordo, e segundo que não temos nenhum exemplo que isso seja verdade, pois ninguém nunca fez. (se alguém souber de algum autor que tenha feito uma Obra com tamanha veracidade, criatividade e inter-relação, por favor nos ajude indicando, para acalourar nossa discussão, huhuhu)
Pra mim isso continua sendo uma capacidade muito fora do comum.

ps: acho que a única diferença entre nossas crenças está nesse "muito"
 
vinialoe6 disse:
Bom, sei lá... acho que não vamos entrar numa concenso nunca..

De fato. :|

Por exemplo, eu posso dizer que qualquer um poderia ter percebido que a maçã cai, e que, logo, tudo é atraído para a terra. Mas e daí?! Quem fez isso foi Newton e pronto. Ele é o gênio.

Podemos fazer qualquer coisa que outro teria feito. Só que não descobrimos antes. Portanto, não somos gênios.

Neste caso (e em alguns outros, quando se trata de descobertas), quem percebe e formula algo "melhor" (impossível de colocar em palavras, mas é algo que define se é gênio ou não) vira gênio. É uma questão de oportunidade, também.

Assim como Tolkien: você diz que "qualquer pessoa poderia ter feito uma Obra assim"

Eu não disse isso. Disse que qualquer um, sendo gênio ou não, poderia criar relações entre suas histórias como Tolkien fez. Se isso foi dito por mim antes, retiro o que disse.

ps: acho que a única diferença entre nossas crenças está nesse "muito"

Exatamente. E é isso o que caracteriza um gênio.
 
Haha então paramos por aqui. Você não vai me convencer, nem eu a você. A diferença fica no muito. Acredito que a Obra de Tolkien como um todo seja algo MUITO fora do comum (tanto é que em mais de 4000 anos de história não fui capaz de me lembrar de nenhum autor que tenha feito algo semelhante. Talvez as mitologias tenham sido algo comparável, mas não foram criadas por uma pessoa só), e você acredita que isso não se passa de uma Obra bem feita. Respeito sua opinião, apesar de não concordar. De qualquer forma, obrigado pela discussão saudável, que me permitiu momentos de prazer... :lol:
Abraços...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo