• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Site lista 30 livros que devem ser lidos antes dos 30 anos

Status
Fechado para novas mensagens.
Essa é a minha lista:

01 - O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)
02 - Alice no Pais das Maravilhas (Lewis Carroll)
03 - Fábulas (Esopo)
04 - O Principe (Maquiavel)
05 - A Arte da Guerra (Sun Tzu)
06 - Fernão Capelo Gaivota (Richard Bach)
07 - Frankenstein (Mary Shelley)
08 - O Mundo de Sofia (Jostein Gaarder)
09 - 1984 (George Orwell)
10 - Sidarta (Hermann Hesse)
11 - A Arte da Prudência (Baltasar Gracián)
12 - Tao Te Ching (Lao Tse)
13 - Odisséia (Homero)
14 - Dom Quixote (Cervantes)
15 - O Anticristo (Nietzsche)
16 - Dos Delitos e das Penas (Cesare Beccaria)
17 - A Revolucao dos Bichos (George Orwell)
18 - Fahrenheit 451 (Ray Bradbury)
19 - Espelhos (Eduardo Galeano)
20 - Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens (Jean-Jacques Rousseau)
21 - Enterrem Meu Coração na Curva do Rio (Dee Alexandre Brown)
22 - A Legiao dos Condenados (Sven Hassel)
23 - Os Sete Minutos (Irving Wallace)
24 - O Primeiro Círculo (Alexander Soljenitsin)
25 - O Gene Egoista (Richard Dawkins)
26 - O Senhor dos Anéis (J R R Tolkien)
27 - A Origem das Especies (Charles Darwin)
28 - Ensaio Sobre a Cegueira (José Saramago)
29 - Do Contrato Social (Jean-Jacques Rousseau)
30 - Eu e o Inconsciente (Carl Jung)
 
Última edição:
Olha, na lista do site tem senhor dos anéis! (estou feliz! :joy:) Se tivesse o Silmarillion e o Hobbit também seria uma boa, mas acho que aí a lista seria de um fã e quiseram que outras obras tenham espaço. O apanhador no campo de centeio meio que já sabia que ia dar, dizem que é um livro que todo jovem deve ler porque retrata bem a adolescência e etc. ( mas não, eu não li! Aliás a maior parte da lista, ainda tô longe...)

Bem que poderia ter alguns nacionais, fez falta (nem sei se a tal lista é traduzida, mas enfim) Dom Casmurro, por exemplo, acho que também vale muito a pena ler! :D
 
Última edição:
Minha lista está em construção, e me comprometo a ler todos (ou quase) da lista final criada pelos usuários da Valinor. :D
 
1 - Sidarta, de Hermann Hesse
2 - 1984, de George Orwell
3 - O Sol é Para Todos, de Harper Lee
4 - Laranja Mecânica, de Anthony Burgess
5 - Por Quem os Sinos Dobram, de Ernest Hemingway
6 - Guerra e Paz, de Leon Tolstoi
7 - Os Direitos do Homem, de Tom Paine
8 - O Contrato Social, de Jean-Jacques Rousseau
9 - Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez
10 - A Origem das Espécies, de Charles Darwin
11 - The Wisdom of the Desert, de Thomas Merton
12 - O Ponto da Virada, de Malcolm Gladwell
13 - O Vento nos Salgueiros, de Kenneth Grahame
14 - A Arte da Guerra, de Sun Tzu
15 - O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien
16 - David Copperfield, de Charles Dickens
17 - Four Quartets, de T.S. Eliot
18 - Ardil-22, de Joseph Heller
19 - O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald
20 - O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger
21 - Crime e Castigo, de Fiodor Dostoievski
22 - O Príncipe, de Nicolau Maquiavel
23 - Walden, de Henry David Thoreau
24 - A República, de Platão
25 - Lolita, de Vladimir Nabokov
26 - A Arte de Fazer Acontecer, de David Allen
27 - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie
28 - O Senhor das Moscas, de William Golding
29 - As Vinhas da Ira, de John Steinbeck
30 - O Mestre e Margarida, de Mikhail Bulgak



Falta livro pra caramba. :rofl:
 
EDIT:

Minha antiga lista era mó chata e ninguém iria ler um único livro sequer de lá, então aí vai outra, com 30 livros que eu já li, que contribuiram para o meu crescimento literário, cultural, intelectual (será?), para problemas de visão, sedentarismo e curvatura lombar. Recomendo que leias também.

Ei-la até o momento (em ordem de imperdibilidade):

1- Dom Quixote (Miguel de Cervantes)
2- Hamlet (William Shakespeare)
3- O Mito de Sísifo (Albert Camus)
4- Assim Falou Zaratustra ( Friedrich Nietzsche)
5- Crime e Castigo (Fiodor Dostoiévski)
6- O Rinoceronte (Eugène Ionesco)
7- A Peste (Albert Camus)
8- A Náusea (Jean-Paul Sartre)
9- Esperando Godot (Samuel Beckett)
10- Breviário de Decomposição (Emil Cioran)
11- Flores do Mal (Charles Baudelaire)
12- Antologia Poética (Fernando Pessoa)
13- A Metamorfose (Franz Kafka)
14- As Viagens de Gulliver (Jonathan Swift)
15- A Morte de Ivan Ilitch (Leon Tolstoi)
16- 1984 (George Orwell)
17- O Dicionário do Diabo (Ambrose Bierce)
18- Cândido, ou o Otimismo (Voltaire)
19- O Burguês Fidalgo (Molière)
20- As Nuvens (Aristófanes)
21- O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)
22- O Médico e o Monstro (Robert Louis Stevenson)
23- Odisseia (Homero)
24- Ilíada (Homero)
25- O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)
26- Os Sofrimentos do Jovem Werther (Goethe)
27- Eu (Augusto dos Anjos)
28- On The Road (Jack Kerouac)
29- O Senhor dos Anéis (JRR Tolkien)
30- O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)

A lista antiga:
1- Ilíada (Homero)
2- Odisseia (Homero)
3- A República (Platão)
4- Bíblia
5- A Cidade de Deus (Santo Agostinho)
6- Suma Teológica (Tomás de Aquino)
7- A Divina Comédia (Dante Alighieri)
8- Discurso Sobre o Método (René Descartes)
9- Dom Quixote (Miguel de Cervantes)
10- Hamlet (William Shakespeare)
11- O Príncipe (Nicolau Maquiavel)
12- Contrato Social (Jean-Jacques Rousseau)
13- Cândido, ou o Otimismo (Voltaire)
14- Fausto (Goethe)
15- Fenomenologia do Espírito (Hegel)
16- A Metamorfose (Franz Kafka)
17- O Capital (Karl Marx)
18- A Origem das Espécies (Charles Darwin)
19- O Mal-Estar na Civilização (Sigmund Freud)
20- Guerra e Paz (Leon Tolstoi)
21- Crime e Castigo (Fiodor Dostoiévski)
22- Assim Falava Zaratustra (Friedrich Nietzsche)
23- Antologia Poética (Fernando Pessoa)
24- Finnegans Wake (James Joyce)
25- O Ser e o Nada (Jean-Paul Sartre)
26- O Mito de Sísifo (Albert Camus)
27- Microfísica do Poder (Michel Foucault)
28- 1984 (George Orwell)
29- Esperando Godot (Samuel Beckett)
30-

Agradecimentos aos colegas pelas belas lembranças de suas listas.
 
Última edição:
Achei essa lista meio estranha. Tem uns livros que estão longe de serem considerados essenciais e bom, que que auto-ajuda está fazendo ali?

Mas, dos clássicos presentes, só li 2, que vergonha. Acho que vou deixar um pouco a literatura "pop" de lado... ou não.
 
Antes, esclarecimentos: minha lista reúne algumas obras importantes para o entendimento da cultura e da história do Ocidente, com todas as imprecisões e marcas que esses termos acarretam. Não li quase nenhuma das obras citadas por mim, mas eu ainda tenho uns 6 anos para arrumar isso, né?

Um minuto. As listas indicadas pelos usuários devem ser de experiência pessoal, pelo que eu entendi. Os livros que VOCE leu e que são essenciais para ler antes dos 30, independente se já completou ou não essa idade.

Se for apenas uma lista pomposa e histórica esse consenso não tem sentido algum.
 
Um minuto. As listas indicadas pelos usuários devem ser de experiência pessoal, pelo que eu entendi. Os livros que VOCE leu e que são essenciais para ler antes dos 30, independente se já completou ou não essa idade.

Se for apenas uma lista pomposa e histórica esse consenso não tem sentido algum.
É por isso que eu parei no vigésimo. Listei 20 livros e não consegui passar disso. Minha experiência literária não permite que eu coloque mais (ou pelo menos eu não consigo lembrar de mais nenhum).

E aí, posso colocar só 20 mesmo?
 
Por que eles devem ser lidos só até os 30 anos? Pretendo ler até o último dia da minha vida! E os livros de Tolkien tem prioridade, rsrs. Acho que a lista está incompleta, qual o critério utilizado? Onde fica livros como Pollyana, O Menino do Dedo Verde, O Elogio da Loucura, Humano, demasiadamente humano, Dibs em busca de si mesmo?
 
Última edição:
Por que eles devem ser lidos só até os 30 anos?

A meu ver, 'os 30 livros para se ler antes dos 30 anos' são livros importantes para a formação do caráter e, principalmente, para expandir a nossa visão sobre a vida e sobre o mundo. Logo, teria que ser uma lista bem eclética.

Pretendo ler até o último dia da minha vida!

Mas a lista não diz que você deve parar de ler depois que completar 30 anos.
É apenas uma lista sobre quais livros são importantes / interessantes ler até completar essa idade.
________________

Estou chegando à conclusão que não tenho 30 livros para completar a minha lista.
 
Um minuto. As listas indicadas pelos usuários devem ser de experiência pessoal, pelo que eu entendi. Os livros que VOCE leu e que são essenciais para ler antes dos 30, independente se já completou ou não essa idade.

Se for apenas uma lista pomposa e histórica esse consenso não tem sentido algum.

né? algo assim "eu li isso, achei foda e acho que vc deveria ler tb". algo como indicações pessoais mesmo.

É por isso que eu parei no vigésimo. Listei 20 livros e não consegui passar disso. Minha experiência literária não permite que eu coloque mais (ou pelo menos eu não consigo lembrar de mais nenhum).

E aí, posso colocar só 20 mesmo?

pode sim. não esquece de ordenar do que vc considera mais imperdível para o menos imperdível


Por que eles devem ser lidos só até os 30 anos? Pretendo ler até o último dia da minha vida! E os livros de Tolkien tem prioridade, rsrs. Acho que a lista está incompleta, qual o critério utilizado? Onde fica livros como Pollyana, O Menino do Dedo Verde, O Elogio da Loucura, Humano, demasiadamente humano, Dibs em busca de si mesmo?

é o que disse Elriowiel:

Mas a lista não diz que você deve parar de ler depois que completar 30 anos.
É apenas uma lista sobre quais livros são importantes / interessantes ler até completar essa idade.
 
Minha lista, em ordem:

O estrangeiro - Albert Camus
A menina que roubava livros - Markus Zusak
O apanhador no campo de centeio - J.D. Salinger
O Senhor dos Aneis - Tolkien
Mate-me por favor - Legs McNeil
Guia do mochileiro das galáxias - Douglas Adams
Cem anos de solidão - Gabriel García Márquez
Drácula - Bram Stoker
Caim - José Saramago
O anticristo - Nietzsche
Metamorfose - Kafka
O médico e o monstro - Robert Louis Stevenson
Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
A estrada - Cormac McCarthy
Eu sou a lenda - Richard Matheson
O Hobbit - Tolkien
O heroi de mil faces - Joseph Campbell
Clube da luta - Chuck Palahniuk
A revolução dos bichos - George Orwell
Crime e castigo - Dostoiévski
A arte da guerra - Sun Tzu
Watchmen - Alan Moore
O retrato de Dorian Grey - Oscar Wilde
A hora do vampiro - Stephen King
As minas do Rei Salomão - H. Rider Haggard
Os três mosqueteiros - Dumas
O sítio do pica-pau amarelo - Monteiro Lobato
Alguma coisa do Allan Poe
Alguma coisa do Lovecraft
Os contos do Solomon Kane, escritos pelo Robert E. Howard
 
Um minuto. As listas indicadas pelos usuários devem ser de experiência pessoal, pelo que eu entendi. Os livros que VOCE leu e que são essenciais para ler antes dos 30, independente se já completou ou não essa idade.

Se for apenas uma lista pomposa e histórica esse consenso não tem sentido algum.

Em nenhum momento foi dito que a lista teria que ser pessoal e de sugestões. Por isso insisti na demarcação de um conceito a ser seguido. Que foi desconsiderado e colocado como uma lista livre.

Mas tu tem razão, minha lista está sim inadequada, só que não pelo motivo citado, mas por conter livros complexos e herméticos demais para se ler antes dos 30 anos. Já que essa idade é jovem demais e de contituição do sujeito, uma etapa em que ele deve aprender a reaprender. E neste sentido, existem livros mais relevantes para essa idade.

E o adjetivo "pomposa" fica por tua conta...

Vou refazer a minha lista. E construi-la com experiências pessoais de leitura se este é o objetivo da brincadeira, que eu, por puro descuido, não havia entendido até então.
 
Vamos à minha lista:

1º - O Código Da Vinci
2º - Crepúsculo
3º - O Alquimista
4º - Harry Potter
5º - ...




Brincadeirinha... :dente:

Falando sério agora, como eu disse mais acima, não consegui listar 30 livros, então coloquei apenas 22. E como as regras eram livres, adotei as minhas próprias.
Se a lista é para ser lida até os 30 anos, ou seja, são livros para formação do carater dos jovens, mas também para uma boa iniciação dos adolescentes, acrescentei também alguns livros de aventura bem infantis e alguns de mistério, que despertam a curiosidade pela leitura.

Colquei a lista em ordem de preferência pessoal, ou seja, o primeiro sendo o meu livro favorito.

Mas pensando que o leitor que pegar a lista deverá começar a ler ainda jovem, então lista faria mais sentido de trás para frente, mas e daí, né?


01º - O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien)
02º - O Silmarillion (J. R. R. Tolkien)
03º - O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)
04º - O Médico e o Monstro (Robert Louis Stevenson)
05º - Frankenstein (Mary Shlley)
06º - Nada de Novo no Front (Erich Maria Remarque)
07º - O Morro dos Ventos Uivantes (Emilie Brontë)
08º - Incidente em Antares (Érico Veríssimo)
09º - Dom Casmurro (Machado de Assis)
10º - Pais e Filhos (Ivan Turgueniév)
11º - Memórias Póstumas de Bras Cubas (Machado de Assis)
12º - O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)
13º - Os Três Mosqueteiros (Alexandre Dummas, Pai)
14º - Nós Robôs (Isaac Asimov)
15º - Dom Quixote (Miguel de Cervantes)
16º - A Arte da Guerra (Sun Tzu)
17º - O Hobbit (J. R. R. Tolkien)
18º - Um Estudo em Vermelho (Arthur Conan Doyle)
19º - Assassinato no Expresso do Oriente (Agatha Christie)
20º - O Estranho Caso do Cachorro Morto (Mark Haddon)
21º - Vidas Secas (Graciliano Ramos)
22º – Spharion (Lúcia Machado de Almeida)
 
Em nenhum momento foi dito que a lista teria que ser pessoal e de sugestões. Por isso insisti na demarcação de um conceito a ser seguido. Que foi desconsiderado e colocado como uma lista livre.

Geralmente quando se faz um consenso, não se deve indicar coisas na qual não se tem um minimo de conhecimento. Afinal, se for para indicar o que os outros já indicaram era mais fácil ficar com a lista inicial.

E antes de sugerir o conceito, poderia ter perguntado antes, campeão.

Mas tu tem razão, minha lista está sim inadequada, só que não pelo motivo citado, mas por conter livros complexos e herméticos demais para se ler antes dos 30 anos. Já que essa idade é jovem demais e de contituição do sujeito, uma etapa em que ele deve aprender a reaprender. E neste sentido, existem livros mais relevantes para essa idade.

A questão não é a idade. Pessoas podem ler Grande Sertão: Veredas com 14 anos e acharem um máximo. Independe da releitura, se marcou estará na lista. Não é preciso desprezar livros infanto-juvenis, muitas vezes eles são bem-vindos por realmente terem algo mais como O Apanhador no Campo de Centeio.

E o adjetivo "pomposa" fica por tua conta...

Ué, indicar Finnegans Wake, um livro que nem tradução "oficial" existe parece bem pomposo, ainda mais para, com o que você diz, é complexo e hermético.

Vou refazer a minha lista. E construi-la com experiências pessoais de leitura se este é o objetivo da brincadeira, que eu, por puro descuido, não havia entendido até então.
 
Geralmente quando se faz um consenso, não se deve indicar coisas na qual não se tem um minimo de conhecimento. Afinal, se for para indicar o que os outros já indicaram era mais fácil ficar com a lista inicial.

E antes de sugerir o conceito, poderia ter perguntado antes, campeão.

né?

me parece meio óbvio que se você acha que o fulano deveria ler tal livro antes dos 30 é pq vc sabe do que está falando e, por consequência, sabe pq ele deveria ler antes dos 30. não complica o que não precisa ser complicado, kainof.
 
Quanta discussão para definir apenas umas simples lista, mas realmente Kainof, espera-se que indique livros que VOCÊ tenha lido e achado foda, por algum motivo, mesmo que o livro não acarrete herança histórica.

E de fato esses livros são um tanto quanto pomposos para serem lidos enquanto se está na "flor da idade".
Tenho 15 anos, me interesso em ler alguns desses livros, mas não acredito que eles sejam essenciais para se chegar nos 30.

Ah, btw, não é da minha conta. VOu fazer minha lista e parar de dar pitaco.:taco:

Ah, não consegui fazer uma lista decente ainda. Dificil selecionar 30 livros /huuum
Parei no 15, assim que conseguir outros 15, posto aqui!
 
Geralmente quando se faz um consenso, não se deve indicar coisas na qual não se tem um minimo de conhecimento.

Eu não havia entendido o tópico como um consenso, mas como um compêndio de obras essenciais. Mas se é um consenso, talvez o nome do tópico devesse mudar para "Os 30 livros que eu li, achei mais supimpa e recomendo", que seria mais fiel ao objetivo da lista. =]

Ué, indicar Finnegans Wake, um livro que nem tradução "oficial" existe parece bem pomposo, ainda mais para, com o que você diz, é complexo e hermético.

Nhá, mas era só esse e mais uma meia dúzia de outras obras que ostentam esse adjetivo chato. Não precisava ter ofendido toda a minha listinha. [/mimimi]

E esse é um dos grandes obejtivos literários da minha vida mesmo.

não complica o que não precisa ser complicado, kainof.

Não é isso, é que ficou vago, eu postei uma lista e ela foi considerada inadequada segundo critérios que não haviam sido estabelecidos antes.

Mas enfim, basta de mimimi, aí vai minha nova lista então:

1- Dom Quixote (Miguel de Cervantes)
2- Hamlet (William Shakespeare)
3- O Mito de Sísifo (Albert Camus)
4- Assim Falou Zaratustra ( Friedrich Nietzsche)
5- Crime e Castigo (Fiodor Dostoiévski)
6- O Rinoceronte (Eugène Ionesco)
7- A Peste (Albert Camus)
8- A Náusea (Jean-Paul Sartre)
9- Esperando Godot (Samuel Beckett)
10- Breviário de Decomposição (Emil Cioran)
11- Flores do Mal (Charles Baudelaire)
12- Antologia Poética (Fernando Pessoa)
13- A Metamorfose (Franz Kafka)
14- As Viagens de Gulliver (Jonathan Swift)
15- A Morte de Ivan Ilitch (Leon Tolstoi)
16- 1984 (George Orwell)
17- O Dicionário do Diabo (Ambrose Bierce)
18- Cândido, ou o Otimismo (Voltaire)
19- O Burguês Fidalgo (Molière)
20- As Nuvens (Aristófanes)
21- O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)
22- O Médico e o Monstro (Robert Louis Stevenson)
23- Odisseia (Homero)
24- Ilíada (Homero)
25- O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)
26- Os Sofrimentos do Jovem Werther (Goethe)
27- Eu (Augusto dos Anjos)
28- On The Road (Jack Kerouac)
29- O Senhor dos Anéis (JRR Tolkien)
30- O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)

Editei o meu primeiro post também.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo