• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Site lista 30 livros que devem ser lidos antes dos 30 anos

Status
Fechado para novas mensagens.
Poderia se escolher 20 ou 30 usuários e restringir por categorias, por exemplo às Nossi ou por data de inclusão na Valinor,
Com isso eu não concordo. Até porque não faço parte de Nossë alguma.

gee, parem de complicar.

listem aí os 30 para ler antes do 30 na opinião de vocês, coloquem em ordem - tipo, 1. é o que deveria ser lido sem falta e 30. o que dá para deixar para os 29 anos.

postem suas listas até 20 de setembro e eu faço a contagem e a lista final.
Com isso eu concordo! Até porque já tinha falado a mesma coisa, mas ningúem dá a mínima.

Enfim, vou fazer minha lista!


Edit.: Um adendo: não haverá restrições de escolha? Porque acho "os 30 livros para ser ler antes dos 30 anos" algo muito abrangente. Ainda acho que deveria ser uma lista voltada ao público brasileiro. Numa lista sem restrições, eu deixaria de fora Incidente em Antares. Mas se fosse uma lista voltada ao pública nacional, colocaria Incidente entre os 5 primeiros.

Só sugeri uma regra, mas ainda acho que mais regras seria algo interessante antes de se formular a lista!
 
Última edição:
Se ficar restringindo muito perde a graça.
Se for pra colocar só livro nacional muita coisa boa vai ficar de fora... E eu confesso que leio poucos livros nacionais. Tenho alguns nas listas de futuras leituras, mas eu gosto de ler de tudo um pouco. Meus preferidos são autores ingleses, mas leio livros de qualquer nacionalidade.
Não entendo porque da necessidade de uma 'xenofobia literária'.

A meu ver, 'os 30 livros para se ler antes dos 30 anos' são livros importantes para a formação do caráter e, principalmente, para expandir a nossa visão sobre a vida e sobre o mundo. Logo, teria que ser uma lista bem eclética.
 
Se ficar restringindo muito perde a graça.
Se for pra colocar só livro nacional muita coisa boa vai ficar de fora...
É você quem tá dizendo isso. Porque eu não disse nada de falar só sobre livros nacionais. Falei pra especificar.

Mas beleza, faremos por gosto pessoal.
 
Minha lista (em ordem!):

Gene Egoísta
1984
Demian
Noites na Taverna
Revolução dos Bichos
Fahrenheit 451
Eu
Hamlet
Bíblia
Matadouro 5
Dom Casmurro
Os Sofrimentos do Jovem Werther
O Hobbit
Crime e Castigo
Laranja Mecânica
A Origem das Espécies
O Jogo do Exterminador
A Arte da Guerra
O Príncipe
A Divina Comédia
Ilíada
Odisséia
Metamorfose
Maus
Guia do Mochileiro para a Galáxia
Admirável Mundo Novo
O Senhor dos Anéis
O Morro dos Ventos Uivantes
Duna
Trilogia Fundação
 
Última edição:
1. 1984
2. Demian
3. O Jogo da Amarelinha
4. Cem anos de solidão
5. Grande Sertão: Veredas
6. A Hora da Estrela
7. O retrato do artista quando jovem
8. Crime e Castigo
9. O Velho e o Mar
10. A Metamorfose
11. Memórias Póstumas de Brás Cubas
12. O Pêndulo de Focault
13. A Divina Comédia
14. O Senhor dos Anéis
15. A Invenção de Morel
16. O Sol é para Todos
17. O Aleph (por favor, é do Borges e não do Paulo Coelho)
18. Inominável
19. O guia do mochileiro das galáxias
20. Laranja Mecânica
21. Admirável Mundo Novo
22. O Apanhador no campo de centeio
23. A insustentável leveza do ser
24. Germinal
25. Misto quente
26. O retrato de Dorian Gray
27. A Estrada
28. Dom Quixote de La Mancha
29. On the Road
30. O principe
 
Com isso eu não concordo. Até porque não faço parte de Nossë alguma.

Quando eu falei em Nossi, a ideia era dentro das Nossi(?) os próprios membros se organizarem, mas era no caso de se mandar MPs para alguém para esse fazer a contagem, mas como vai ser com posts normais mesmo, esquece.

Então quer dizer que não há critérios pré-definidos?, cada um cria o seu próprio critério e faz a sua iista? Vou fazer a minha e logo posto aqui.

Pessoal coloquem os autores, evita mal-entendidos.
 
Tá, vou deixar uma lista pronta aqui pq se deixo para depois eu esqueço. Qualquer coisa dou uma editada básica. :dente:


1 Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa
2 1984 - George Orwell
3 Budapeste - Chico Buarque
4 Esperando Godot - Samuel Beckett
5 Dom Casmurro - Machado de Assis
6 Hamlet - Shakespeare
7 A Estrada - Cormac McCarthy
8 Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago
9 Ubik - Philip K. Dick
10 Alta Fidelidade - Nick Hornby
11 Alguma coletânea de contos de Edgar Allan Poe
12 A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera
13 Demian - Herman Hesse
14 O Apanhador no campo de centeio - J. D. Salinger
15 São Bernardo - Graciliano Ramos
16 A menina que roubava livros - Markus Zusak
17 Cândido - Voltaire
18 Laranja Mecânica - Anthony Burgess
19 O Senhor dos Anéis - Tolkien
20 Alguma antologia poética de Fernando Pessoa
21 Os Sofrimentos do Jovem Werther - Goethe
22 O Estranho Caso do Cachorro Morto - Mark Haddon
23 O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde
24 Alguma antologia poética de Vinicius de Moraes
25 Mrs. Dalloway - Virginia Woolf
26 O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams
27 Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll
28 Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas
29 Orgulho e Preconceito - Jane Austen
30 O Tempo e o Vento - Erico Verissimo
 
Última edição:
Com três listas já deu para cruzar algumas informações: 1984, Demian, O Senhor dos Anéis, O guia do mochileiro...
 
Com três listas já deu para cruzar algumas informações: 1984, Demian, O Senhor dos Anéis, O guia do mochileiro...

1984, SdA e Guia eu irei citar também.

Do H. Hesse ainda não li nada, e faz tempo que estou adiando.
 
Uma coisa, deveriam ter criado as regras antes, como em caso de empate quais são os critérios de desempate? Se deixar para criar depois pode parecer que está privilegiando alguém em detrimento de um outro.

Minha sugestão em caso de empate é o livro mais antigo passar a frente.
 
Uma coisa, deveriam ter criado as regras antes, como em caso de empate quais são os critérios de desempate? Se deixar para criar depois pode parecer que está privilegiando alguém em detrimento de um outro.

Minha sugestão em caso de empate é o livro mais antigo passar a frente.

Só depois de uma lista geral é que dá para criar regras, por enquanto o critério de indicação é pessoal.
 
Só depois de uma lista geral é que dá para criar regras, por enquanto o critério de indicação é pessoal.

Não, eu disse regras sobre a formação da lista, como por exemplo sobre desempate, quais são as regras de desempate? E como eu sugeri usar a data de publicação, o mais antigo passa na frente, precisa-se definir antes de terminar para não favorecer ninguém.
 
Não, eu disse regras sobre a formação da lista, como por exemplo sobre desempate, quais são as regras de desempate? E como eu sugeri usar a data de publicação, o mais antigo passa na frente, precisa-se definir antes de terminar para não favorecer ninguém.

Se tiver empate, o que foi citado primeiro ganha.
 
para começar: se tiver só minha lista, do deriel e do pips não tem nem o que ficar pirando. mas fora isso, não vai ter regra nova. em caso de empate dois livros ocuparão a mesma posição e é isso aí, simples e óbvio assim. agora por favor, postem suas listas pq o prazo é dia 20.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo