• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Se Tolkien fosse brasileiro...

Tem razão, tá certo que o Brasil não é o melhor país do mundo(nem o segundo melhor)mas não sei porque todos têm tanto preconceito contra o Brasil. Ninguém do Brasil faz muito sucesso lá fora, pelo que sei
 
É que no Brasil a cultura é para poucos... Veja o preço das coisas gringas que são distribuidas por aquí. Um Livro do Tolkien, por exemplo, encontrei um por R$80,00. SAcanagem!! Deveria ser mais em conta.

Um defeito de nós brasileiros: Deixar de valorizar coisas da nossa cultura. Muitas vezes, até desprezamos os nossos talentos, coisa que não deveria acontecer. Talvez seja a mentalidade de "colonia" que o Brasil aceita desde o "achamento" por Portugal.
 
É que no Brasil a cultura é para poucos... Veja o preço das coisas gringas que são distribuidas por aquí. Um Livro do Tolkien, por exemplo, encontrei um por R$80,00. SAcanagem!! Deveria ser mais em conta.

Um defeito de nós brasileiros: Deixar de valorizar coisas da nossa cultura. Muitas vezes, até desprezamos os nossos talentos, coisa que não deveria acontecer. Talvez seja a mentalidade de "colonia" que o Brasil aceita desde o "achamento" por Portugal.

Serio???? aonde????? Que horror!!!!:osigh:
 
Tem razão, tá certo que o Brasil não é o melhor país do mundo(nem o segundo melhor)mas não sei porque todos têm tanto preconceito contra o Brasil. Ninguém do Brasil faz muito sucesso lá fora, pelo que sei

O Paulo Coelho faz. Embora eu nunca tenha lido nada e não tenha a menor vontade:razz:

Já percebi que se eu lançar um livro e quiser fazer sucesso internacional vou ter que lançar ele lá fora:osigh:
 
Se Tolkien tivesse nascido mesmo no Brasil, o que o Legendarium teria de diferente, ou será que seria a mesma coisa?

Então, qual a opinião de vocês?
Com certeza muita coisa seria diferente.
Mas nem tudo, com disse o Gabriel aí embaixo...
Ele tirou muitas coisas do cotidiano da Inglaterra, de seu contexto político-social...

Respondendo à pergunta inicial, se Tolkien tivesse nascido aqui as chances de ele criar algo como descrito no primeiro post seriam realmente grandes, independente do tom cômico.

Ele simplesmente não escreveria o que escreveu, pois toda as influências que ele teve na Inglaterra - as culturais, principalmente - não existiriam, seriam substituídas por outras mais próximas. Ele não teria lido os Eddas, Beowulf e o Kalevala, obras que o influenciaram de maneira definitiva.

Ele seria completamente outro autor, assim como sua obra.
Concordo, seria outra pessoa, vivendo outra cultura.
Mas ainda assim poderia ter acesso aos escritos da cultura nórdica.
Se ele tovesse se interessado por letras e viesse a ser um linguísta, ficaria menos difícil. Sem falar que ele vinha de uma família com uma certa condição sócio-econômica favorável e poderia ir à inglaterra e suas biblioteca... E visitar países nórdico e celtas...

é como se alguém aqui no Brasil tivesse escrito uma história como a de Harry Potter... nunca faria o mesmo sucesso que a Rowling fez.
Preconceito :chibata:

:lol:
 
Última edição:
Se Tolkien tivesse nascido aqui, ou o RPG não existiria ou teria profundas influências de lendas indígenas/animistas. Pouco provável, mas interessante de se pensar...
 
acredito que se Tolkien fosse brasileiro não teria escrito o que escreveu ou escreveria algo totalmente diferente.

não é possivel compreendermos as alterações que uma mudança de cultura e valores influiria nas obras , além disso elas possivelmente nem existiriam.

agora a parte que considero realmente séria :

é um absurdo a baixa auto-estima dos brasileiros , dão risadas da sua própria cultura e valores. é patético.
 
Mas ainda assim poderia ter acesso aos escritos da cultura nórdica.
Se ele tovesse se interessado por letras e viesse a ser um linguísta, ficaria menos difícil. Sem falar que ele vinha de uma família com uma certa condição sócio-econômica favorável e poderia ir à inglaterra e suas biblioteca... E visitar países nórdico e celtas...

A questão não é nem tanto o acesso, embora aqui nem se compare com a facilidade com que tais coisas estão ao alcance das pessoas por lá - ainda mais porque há influência nórdica na própria cultura da Inglaterra, que teve grande parte de sua extensão territorial dominada por vikings por um bom tempo.

A questão é que, se ele fosse um brasileiro, ele não ia nem se interessar em ler tais obras. Poderia acabar conhecendo eventualmente por esse ou aquele motivo, mas não seria influenciado. Quantos escritores brasileiros tu conhece que foram influenciados pela cultura nórdica e que isso esteja evidente em suas obras?

Pois é.
 
Além do que na época dele não existia internet. O acesso a esse tipo de obra e até o conhecimento da existência dessas obras seriam bem restritos.

Além do que, se ele escrevesse os livros dele em português já seria bem diferente do original.
 
Paguei 45 em cada um dos meus três e tinha na livraria por uns 100 a trilogia toda junta num só
Não vi o preço do resto dos livros da Obra...
 
Eu adorei isso :lol: muito bom, acho que se Tolkien fosse brasileiro seria assim mesmo. ai, meu Eru, o Coronel dos Anéis é ótimo:)
Se ele fosse brasileiro não haveria fóruns de discussão sobre ele...
Escritor brasileiro não faz muito sucesso.
é como se alguém aqui no Brasil tivesse escrito uma história como a de Harry Potter... nunca faria o mesmo sucesso que a Rowling fez.

verdade... apesar de o Paulo Coelho ser mundialmente famoso tambem (apesar de eu nao gpstar dos livros dele) beem, nunca chegara as pés da J.K.
 
Acho que seria impossível ele ter escrito a sua obra.

Nós, os europeus, somos um pouco mais dados à solidão, à procura do conforto das noites de Inverno, enquanto a neve e o frio andam à solta lá fora. Seria tudo muito diferente.
Só mesmo o ambiente europeu, cheio de misticismo, inúmeras guerras ao longo dos séculos e uma longa história de barbaridades, poderia dar a Tolkien o "sentido" do enredo necessário para uma obra tão influenciada por mitologias nórdicas, espaços campestres e montanhas cobertas de neve.

Vocês, são um povo mais alegre por natureza. E ainda bem. Dá até uma certa inveja. :yep: :D

Só mesmo europeu para "sentir" o clima de que fala Tolkien.
Se querem mesmo sentir o odor de Gondor, ou o esplendor de Minas Tirith, têm que visitar os castelos da Europa e os muitos monumentos que falam de milénios de história. Aí perceberão melhor o mundo de Tolkien.
 
Acho que seria impossível ele ter escrito a sua obra.

Nós, os europeus, somos um pouco mais dados à solidão, à procura do conforto das noites de Inverno, enquanto a neve e o frio andam à solta lá fora. Seria tudo muito diferente.
Só mesmo o ambiente europeu, cheio de misticismo, inúmeras guerras ao longo dos séculos e uma longa história de barbaridades, poderia dar a Tolkien o "sentido" do enredo necessário para uma obra tão influenciada por mitologias nórdicas, espaços campestres e montanhas cobertas de neve.

Tá explicado o porque de eu ser diferente ...meu sangue europeu fala mais alto.:roll:
 
Se Tolkien tivesse nascido no Brasil, tivesse uma situação financeira muito boa, pra conseguir comprar livros sobre literatura nórdica (livro desse tipo, aqui no Brasil, as vezes são um verdadeiro assalto a mão armada) e tivesse feito faculdade de Inglês, talvez não mudasse muita coisa de sua obra. :think:
Mas não dá pra negar que a cultura indígena e da região onde ele crescesse iria influênciar muito nos livros, gerando diferenças... Especialmente nos costumes, vestuário, etc... Ah, mas sem dúvida, de uma coisa eu tenho certeza: os rohirrim seriam gaúchos!! :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo