• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron e o Anel

Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
... e, se tivesse tido tempo, voltaria a ficar com sua força total sim. Mesmo longe do Anel.

... E gente, o Tolkien deixa bem explícito na Carta 131 que Sauron NÃO ficava mais fraco sem o Anel.

Ele não depositou parte de seu poder, mas sim parte de sua essência.

É isso que eu não entendo direito. Se ele não ficava mais fraco sem o Um Anel, porque ele ficou impossibilitado de assumir uma forma física e impotente após a destruição do mesmo?

É devido ao fato de ele ter depositado sua essência na fabricação do anel?

FendiOrc
 
FendiOrc disse:
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
... e, se tivesse tido tempo, voltaria a ficar com sua força total sim. Mesmo longe do Anel.

... E gente, o Tolkien deixa bem explícito na Carta 131 que Sauron NÃO ficava mais fraco sem o Anel.

Ele não depositou parte de seu poder, mas sim parte de sua essência.
É isso que eu não entendo direito. Se ele não ficava mais fraco sem o Um Anel, porque ele ficou impossibilitado de assumir uma forma física e impotente após a destruição do mesmo?

É devido ao fato de ele ter depositado sua essência na fabricação do anel?

FendiOrc
Ele não ficou impossibilitado de ter um forma física... ao contrario existe um grande possibilidade dele possuir sim uma forma física na TE
O fato de Sauron estar enfraquecido no inicio da TE, foi pela derrota q sofreu na Ultima Aliança.
 
Sim, morrer não era uma coisa muito agradável, mesmo para Sauron. Era um experiência bastante traumática, visto que muitos elfos que morrem não queriam voltar a encarnar, com medo de morrer de novo.
 
O que eu sei é que muito provavelmente Sauron possuía uma forma física na Terceira Era. O próprio Gollum diz que viu o Senhor do Escuro, com seus 4 dedos...

O que eu me referi foi a esse fato após a destruição do Anel.

FendiOrc
 
FendiOrc disse:
O que eu sei é que muito provavelmente Sauron possuía uma forma física na Terceira Era. O próprio Gollum diz que viu o Senhor do Escuro, com seus 4 dedos...

O que eu me referi foi a esse fato após a destruição do Anel.

FendiOrc
entendi, desculpe :oops:

Sim foi por ele ter depositado sua essência... Na verdade Sauron fez com q o anle fosse sua ligação com o mundo, ou seja, a existencia de Sauron estava ligada ao anel, embora seu poder fosse independente no sentido de q ele não precisava ESTAR com o anel em suas mãos...
 
É, isso também foi mencionado por tolkien em suas cartas, não é mesmo?

Em que ele diz que o poder de sauron não diminuía quando ele se encontrava sem o Anel, mas que esse mesmo Poder era amplificado quando Sauron estava em posse do mesmo...

FendiOrc
 
O Anel de Poder não pode ser visto como um receptáculo onde Sauron deposita seu poder ou sua magia. Deve ser visto como um tipo de porta ou portal por onde flui o Poder de Sauron, que emana de seu espírito, sua vontade e essência.
Sauron, sendo um Ainu que é, precisa ligar seu espírito a algum tipo de matéria física para poder interagir com o mundo físico de Arda. Todos os Ainur fazem isso, desde Manwë até os Balrogs. Todos eles devem adotar uma forma física para que através dela seus poderes e essências possam fluir para dentro do mundo físico. O que Sauron fez? Ao invés de adotar um único corpo físico ele ligou o seu espírito a dois. Nenhum dos dois corpos podem existir sem Sauron e Sauron não pode interagir com o mundo sem os dois corpos existindo.
 
Mas é ainda possível que alguém consiga superar a vontade de Sauron que está no Anel, e usá-lo para si, e nessa suposição Sauron tornaria-se importente, pois apesar de existindo, o Um teria lhe sido tomado para sempre. Seria o poder de Sauron no Um, sendo usado por outro, como o Gandalf.
 
Probleminha, não é exatamente o poder de Sauron que tem dentro do Um Anel, mas sim a sua vontade e força. A vontade e a força de alguém, características que o definem, não podem ser transferídas para outrém.
 
Bom, eu acho que nesse contexto "força" e "poder" são sinônimos. Mas eu não acho que seja exatamente um problema. Sauron colocou parte de si mesmo no Anel, e portanto o Anel tinha a vontade de Sauron. Caso algum outro possuidor do Um alcançasse uma vontade maior do que a de Sauron, este outro poderia utilizá-lo, enquanto para isso era o equivalente a perder a força contida naquele instrumento. É basicamente isso que está naquela suposição da carta 246.
 
Não sei, eu acho que o "força" ou "strength" está mais ligado à 'potência natural' do que ao 'poder acumulável'. Sauron não colocou poder (no sentido 'mágico' da palavra) dentro do Um Anel já que com ou sem Um Anel Sauron tinha o mesmo nível de Poder.

Se o 'Poder' contido dentro daquele instrumento, vontade e forças de Sauron, fosse aniquilado, o instrumento deveria ser ou aniquilado ou inutilizado. É a única explicação lógica e realmente coerente com a obra.
 
Se o 'Poder' contido dentro daquele instrumento, vontade e forças de Sauron, fosse aniquilado, o instrumento deveria ser ou aniquilado ou inutilizado. É a única explicação lógica e realmente coerente com a obra.

Mas sabemos com certeza que Sauron poderia se tornar impotente, e ainda assim o poder do Um existir. É a suposição da carta 246, Gandalf usaria o poder que Sauron transmitiu ao Anel, pois teria uma 'vontade' superior à de Sauron.
 
Não, não sabemos porque é uma suposição falha e conflitante com a própria obra nos pontos previamente mostrados. O que tinha dentro do Um Anel não era algo que poderia ser removido de Sauron porque era Sauron. Fato contado, corroborado e coerente.
Única conclusão lógica: Sauron impotente = Anel impotente. Anel potente = Sauron potente, logo Sauron retornaria.
 
Pode parecer besteira, mas se Gandalf realmente tivesse uma vontade maior do que a de Sauron, acho que ele não precisaria do Anel.

Ou eu estou errado? :o?:
 
Charlie Brown disse:
Pode parecer besteira, mas se Gandalf realmente tivesse uma vontade maior do que a de Sauron, acho que ele não precisaria do Anel.

Ou eu estou errado? :o?:
Não precisaria do Anel pra que? :o?: Pra derrotar Sauron cara a cara, eh isso q vc quer dizer? Talvez não... (desde que Sauron tb não tivesse o Anel... :mrgreen: ) Mas aí o Gandalf ia ter que ser MAL :twisted: , pq se não, de jeito nenhum ele ia querer fazer td sozinho...
 
Pra derrotar Sauron cara a cara só era necessário uma espada e saber manejá-la muito bem. Vide Elendil e Gil Galad :mrgreen:

Agora para derrotar Sauron e todo seu exército aí é diferente. O Anel era necessário pois com ele Gandalf teria controle dos 9 e acesso ao elemento morgoth dispersado no hröa da TM.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Não, não sabemos porque é uma suposição falha e conflitante com a própria obra nos pontos previamente mostrados. O que tinha dentro do Um Anel não era algo que poderia ser removido de Sauron porque era Sauron. Fato contado, corroborado e coerente.
Única conclusão lógica: Sauron impotente = Anel impotente. Anel potente = Sauron potente, logo Sauron retornaria.

Ah, eu acho bem coerente com todo o resto, faz sentido sim. Sauron transferiu parte da sua "força" para aquele pedaço de ouro, e caso alguém tomasse dele e tivesse uma vontade tão forte a ponto de igualar-se a de Sauron, poderia usar o anel para si.
O Anel era um pedaço de matéria que continha parte da essência de Sauron transferida a ele.
 
Bom, de um jeito ou de outro isso seria uma fraqueza, além da destruição completa, do Um Anel de Poder. Ele poderia ser tomado por outra pessoa (mais forte) e usado contra Sauron, isso é estabelecido ao menos em teoria. Entrentanto, na minha opinião, eu não acho que seria uma vitória definitiva, não contra o fëa de Sauron, como seria a destruição do Um Anel. Seria apenas uma solução temporária e imediatista, com o tempo, sendo o Um Anel a âncora do espírito de Sauron no mundo, uma própria amostra de Sauron, ele acabaria retornando. O Um Anel é o seu barco salva vidas.
 
Concordo com Elrond...

O Anel era uma extensão da essência de Sauron, de modo que, mesmo que Galadriel, Galdalf ou algum outros consseguissem subjugar a vontade do Mestre, utilizando os poderes concedidos, ainda assim os propósitos de Sauron para o Anel seriam alcançados (como o próprio Gandalf diz a Frodo, quando esse oferece o Anel para ele).

E, por trás de todo o poder oferecido pelo Anel, ainda está a essência de Sauron.

FendiOrc
 
Não é bem assim. O Anel realmente tinha uma ligação íntima com Sauron, afinal mesmo afastado dele, o maia pôde contar com aquela parte de si que lá estava, e mesmo perdida, ele refez seu corpo e se restabeleceu como uma ameaça aos povos-livres. Mas nós sabemos que o Anel poderia ser subjugado, mas isso no contexto em que o Anel foi forjado, era uma possibilidade remotíssima.

Na SE Sauron julgava-se imensamente mais poderoso que aqueles elfos e Homens e de fato ele o era. Então, se ele cogitou a possibilidade de o Anel lhe ser tomado, ele nunca imaginou que esse alguém poderia ter controle sobre ele. A suposição de Tolkien na carta 246 deixa claro que apenas e tão somente o Gandalf teria chances de conseguir sobrepujar a vontade de Sauron - ele teria chance de conseguir, não é nem certo. Mas era possível, e o Gandalf teria acesso a todo o poder de Sauron que havia sido transferido para aquele pedacinho de ouro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo