• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron e o Anel

Maglor disse:
Não é bem assim. O Anel realmente tinha uma ligação íntima com Sauron, afinal mesmo afastado dele, o maia pôde contar com aquela parte de si que lá estava, e mesmo perdida, ele refez seu corpo e se restabeleceu como uma ameaça aos povos-livres. Mas nós sabemos que o Anel poderia ser subjugado, mas isso no contexto em que o Anel foi forjado, era uma possibilidade remotíssima.

Na SE Sauron julgava-se imensamente mais poderoso que aqueles elfos e Homens e de fato ele o era. Então, se ele cogitou a possibilidade de o Anel lhe ser tomado, ele nunca imaginou que esse alguém poderia ter controle sobre ele. A suposição de Tolkien na carta 246 deixa claro que apenas e tão somente o Gandalf teria chances de conseguir sobrepujar a vontade de Sauron - ele teria chance de conseguir, não é nem certo. Mas era possível, e o Gandalf teria acesso a todo o poder de Sauron que havia sido transferido para aquele pedacinho de ouro.

Então por que o prórpio Gandalf recusa o Anel quando este lhe é ofertado, e ainda responde com um "Não me tente, Frodo!"?

Ele tinha receio de não subjugar a vontade de Sauron, ou tinha receio de começar a fazer mal uso dos poderes adquiridos com a conquista do Anel?

É aí que eu me perco um pouco, teria como explicar um pouco melhor, talvez com mais clareza?

Valeu!
FendiOrc

FendiOrc disse:
Então por que o prórpio Gandalf recusa o Anel quando este lhe é ofertado, e ainda responde com um "Não me tente, Frodo!"?

Ele tinha receio de não subjugar a vontade de Sauron, ou tinha receio de começar a fazer mal uso dos poderes adquiridos com a conquista do Anel?

É aí que eu me perco um pouco, teria como explicar um pouco melhor, talvez com mais clareza?

Eu posso tentar explicar sim, porque é meio complicado. :)
Aquela suposição de Tolkien na Carta 246 não parou no instante em que Gandalf se tornaria o "Senhor do Anel". Tolkien falou um pouco sobre como seria esse Gandalf com o Um:

Gandalf como o Senhor do Anel teria sido muito pior que Sauron. Ele teria permanecido “correto”, mas correto em seu ponto de vista. Ele teria continuado a governar e ordenar coisas para o “bem”, e o benefício de seus assuntos de acordo com sua sabedoria (que era e teria permanecido grande).

[O rascunho termina aqui. Na margem Tolkien escreveu: “Assim enquanto Sauron multiplicava [palavra ilegível] mal, ele deixou o “bem” claramente distinguível dele. Gandalf teria feito o bem detestável e teria parecido com o mau.”]

Ainda que o Gandalf tomasse o Anel de Sauron e este tivesse sido tornado tão impotente quanto com a sua destruição, a essência e a vontade no anel ainda seria a de Sauron. Portanto, um outro poderia tentar usá-lo com boa intenção de verdade, mas enquanto acreditava que fazia o bem para todos, tornaria-se um tirano terrível.
Na cabeça das pessoas Sauron era visto apenas como Mal, e um mal a ser derrotado. Agora, caso o tirano fosse o Gandalf, que proclamava o bem e a justiça através de uma tirania entremeada de dominação, esse limite entre o "bom" e o "mal" seria cada vez mais confuso. A justiça do Gandalf seria totalmente subjetiva e ele iria agir despoticamente e coibindo as liberdades individuais para que fosse tudo como ele desejava que fosse.

Por isso o Anel não poderia ser usado nunca, nem com boas intenções. Era um instrumento ruim, de dominação.

Era mais ou menos isso que eu tinha entendido.

Menos as partes sobre como seria a dominação por Gandalf.

Vou ler a Carta 246, e qualquer coisa volto a postar, OK? Valeu Maglor!

FendiOrc

Valinor 2025

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
Back