Maglor disse:Não é bem assim. O Anel realmente tinha uma ligação íntima com Sauron, afinal mesmo afastado dele, o maia pôde contar com aquela parte de si que lá estava, e mesmo perdida, ele refez seu corpo e se restabeleceu como uma ameaça aos povos-livres. Mas nós sabemos que o Anel poderia ser subjugado, mas isso no contexto em que o Anel foi forjado, era uma possibilidade remotíssima.
Na SE Sauron julgava-se imensamente mais poderoso que aqueles elfos e Homens e de fato ele o era. Então, se ele cogitou a possibilidade de o Anel lhe ser tomado, ele nunca imaginou que esse alguém poderia ter controle sobre ele. A suposição de Tolkien na carta 246 deixa claro que apenas e tão somente o Gandalf teria chances de conseguir sobrepujar a vontade de Sauron - ele teria chance de conseguir, não é nem certo. Mas era possível, e o Gandalf teria acesso a todo o poder de Sauron que havia sido transferido para aquele pedacinho de ouro.
Então por que o prórpio Gandalf recusa o Anel quando este lhe é ofertado, e ainda responde com um "Não me tente, Frodo!"?
Ele tinha receio de não subjugar a vontade de Sauron, ou tinha receio de começar a fazer mal uso dos poderes adquiridos com a conquista do Anel?
É aí que eu me perco um pouco, teria como explicar um pouco melhor, talvez com mais clareza?
Valeu!
FendiOrc