• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron e o Anel

Eönwë Ð

Arauto de Manwë
Existem certas coisas que não entendo em relação a Sauron.
São elas: Como ele poderia ter voltado de Númenor, após sua destruição, na forma de um espírito e trazendo o Anel?
Se o Anel não lhe dava maior poder, porque então era tão importante? Porque Sauron o queria tanto? Até mesmo então porque ele o fez, já que não obtinha maiores poderes com isso?
Sauron continuava com todo seu poder na T.E? Mesmo longe do Anel?
Sauron tinha qual altura?
le possuia um hröa ou uma fána?
 
Bem , vamos por partes:

Eönwë Æ disse:
Existem certas coisas que não entendo em relação a
Sauron.
São elas: Como ele poderia ter voltado de Númenor, após sua destruição, na forma de um espírito e trazendo o Anel?

No fim do Akallabêth conta-se que Sauron voltou a Mordor como um espirito e somente lá ele pegou de volta o Um Anel ( ou seja , ele não levou o Anel para Númeror )

Se o Anel não lhe dava maior poder, porque então era tão importante? Porque Sauron o queria tanto? Até mesmo então porque ele o fez, já que não obtinha maiores poderes com isso?

Sauron fez o Um Anel para dominar todos os outros anéis do poder feitos pelos elfos. A intenção dele era essa: controlar todos aqueles que usassem os anéis produzidos anteriormente pelos elfos. Sauron o queria tanto de volta na Guerra do Anel pois grande parte de seu poder estava no Anel ( pois ao faze-lo , Sauron transmitiu grande parte de seu poder e de sua vontade para o Anel , como é relatado no conto Dos anéis do poder e da Terceira Era ) , e Sauron após ser "destruido" em Númeror precisava do Anel para voltar a ter todo o seu antigo poder.

Sauron continuava com todo seu poder na T.E? Mesmo longe do Anel?
Sauron tinha qual altura?
le possuia um hröa ou uma fána?

Bem , como eu disse acima , Sauron perdeu boa parte de seu poder na destruição de Númeror e precisava do Um Anel para te-lo de volta.
Bem , acho que é isso. Se eu estiver errado , por favor me corrijam. :mrgreen:
 
Como ele poderia ter voltado de Númenor, após sua destruição, na forma de um espírito e trazendo o Anel?

Ele ainda não tinha feito o Um Anel nessa época.

Se o Anel não lhe dava maior poder, porque então era tão importante?


Porque Sauron depositou a maior parte de seu poder no Um Anel.

Porque Sauron o queria tanto? Até mesmo então porque ele o fez, já que não obtinha maiores poderes com isso?

Sauron fez o Um Anel, para dominar todas as raças livres da Terra Média. o Um Anel tinha "controle" sobre os outros 19.
 
No fim do Akallabêth conta-se que Sauron voltou a Mordor como um espirito e somente lá ele pegou de volta o Um Anel ( ou seja , ele não levou o Anel para Númeror )

Peraí... Sauron fez o Um Anel quando? Eu não lembrava que nessa época ele já o tinha feito... :|
 
Peraí... Sauron fez o Um Anel quando? Eu não lembrava que nessa época ele já o tinha feito...

Sauron fez o Um Anel antes de ser desafiado por Númeror. A queda de Eregion , o fechamento dos portões de Moria , tudo isso ocorreu antes de Sauron ir para Númeror.
Eu sei que isso consta do conto Dos anéis do poder e da Terceira Era.
 
Felipe Took disse:
Sauron fez o Um Anel antes de ser desafiado por Númeror. A queda de Eregion , o fechamento dos portões de Moria , tudo isso ocorreu antes de Sauron ir para Númeror.
Eu sei que isso consta do conto Dos anéis do poder e da Terceira Era.

Aaahhh, é mesmoo!!! Foi mal aí, então! :roll:
 
Eönwë Æ disse:
Existem certas coisas que não entendo em relação a Sauron.
São elas: Como ele poderia ter voltado de Númenor, após sua destruição, na forma de um espírito e trazendo o Anel?

Tolkien escreveu o Akallabêth e a Carta 211, onde ele diz que Sauron carregou o Anel na mesma época, por volta de 1958; eu não sei se ele se confundiu ou pretendia mudar alguma coisa, mas não mudou. Vai de cada um crer no que quiser. Eu prefiro crer que o Anel ficou em Barad-dûr mesmo, mesmo com o Tolkien dizendo na Carta 211 que Sauron "naturalmente viajava mantendo o Um Anel consigo". Simplesmente faz mais sentido que o Anel tenha ficado em Mordor.

Ele voltou como espírito pois perdeu a sua forma na Fenda; se ele estava com o Um Anel lá e como o carregou de volta é outro problema; se ele carregou mesmo, então é bastante provável que tenha alguma relação com o fato do Anel e Sauron serem um só.

Eönwë Æ disse:
Se o Anel não lhe dava maior poder, porque então era tão importante? Porque Sauron o queria tanto? Até mesmo então porque ele o fez, já que não obtinha maiores poderes com isso?

O Anel servia como uma espécie de canalizador; amplificava (não aumentava) algumas habilidades de Sauron; em especial, o domínio mental.
Ele queria muito o Anel porque ele mesmo se apegou demais à própria obra, sendo que Tolkien diz numa das Cartas que nem mesmo Sauron seria capaz de desfazer o Anel.

Eönwë Æ disse:
Sauron continuava com todo seu poder na T.E? Mesmo longe do Anel?

Ele tinha que se recuperar, e, se tivesse tido tempo, voltaria a ficar com sua força total sim. Mesmo longe do Anel.

Eönwë Æ disse:
Sauron tinha qual altura?
le possuia um hröa ou uma fána?

Isso é muito relativo; depende da época; se refere-se ao final da Segunda Era e Terceira Era, quando Sauron não pôde mais assumir forma bela, então ele era alto, porém não gigantesco.

Na Carta 246 disse:
"Sauron deveria ser considerado como sendo extremamente terrível. A forma que ele tomou era aquela de um homem de mais do que a estatura humana, mas não gigantesca. Na sua encarnação anterior ele era capaz de ocultar o seu poder (como Gandalf fazia) e poderia aparecer como uma figura dominante de grande força de corpo e comportamento e semblante supremamente reais".

Nessa época, ele provavelmente estava habitando um hröa, pois, se fosse um fána, ele não levaria tanto tempo para se recuperar. Um fána pode comer, beber, dormir, e de fato sente prazer com isso, mas não precisa disso. O hröa já precisa.

Se levarmos em conta tempos anteriores, a altura de Sauron só pode ser aproximadamente estipulada quando assumiu a forma de Annatar, Senhor dos Presentes; não me lembro de referência alguma, mas provavelmente era uma forma de aparência élfica, assim sendo, teria, em média, a altura dos Noldor, que nessa época rodava em torno dos 1,90m (ou um pouco menos, já que Galadriel era alta para o padrão feminino, tendo a altura da média masculina noldorin de Aman: 1,93m). Nessa época, como antes, é provável que Sauron ainda estivesse "vestindo" um fána, já que ele era conhecido, também, por sua habilidade de mudar de forma várias vezes e rapidamente; isso só é possível quando habitando um fána. Creio eu que ele só veio a assumir um hröa mesmo após a Queda de Númenor. Essa idéia, da Carta 246, de "ocultar o poder", eu creio que possa estar intimamente ligada ao uso de um fána.


A propósito, Sauron forjou o Um Anel em 1600 da Segunda Era.

E gente, o Tolkien deixa bem explícito na Carta 131 que Sauron NÃO ficava mais fraco sem o Anel.

Na Carta 131 disse:
"Enquanto o usava, seu poder na terra era de fato amplificado. Mas mesmo quando não o usava esse poder existia e estava em "concordância" com ele: ele não era "diminuído". "

Ele não depositou parte de seu poder, mas sim parte de sua essência.
 
Ele tinha que se recuperar, e, se tivesse tido tempo, voltaria a ficar com sua força total sim. Mesmo longe do Anel.

Então o Anel era inútil para ele, não?

Nessa época, ele provavelmente estava habitando um hröa, pois, se fosse um fána, ele não levaria tanto tempo para se recuperar. Um fána pode comer, beber, dormir, e de fato sente prazer com isso, mas não precisa disso. O hröa já precisa.

Então porque ele não habitava uma fána? Ele não podia?

O Anel servia como uma espécie de canalizador; amplificava (não aumentava) algumas habilidades de Sauron; em especial, o domínio mental.

O Anel só ampliava a habilidade de domínio mental? Então porque Gandalf ou Saruman caso usassem o anel conseguiriam vencer Sauron (sendo que o Anel só aumentariam a habilidade de domínio mental) e se tornariam um outro Senhor do Escuro?

O que realmente Sauron colocou no Anel?
 
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
Nessa época, ele provavelmente estava habitando um hröa, pois, se fosse um fána, ele não levaria tanto tempo para se recuperar. Um fána pode comer, beber, dormir, e de fato sente prazer com isso, mas não precisa disso. O hröa já precisa.

Sabe, Fearuin, tou voltando com a minha idéia antiga de que Sauron tinha um fána mesmo (talvez por estar esquecido dos argumentos de vocês para o contrário, hehe). Você acredita que Sauron estava em fána em Númenor, e só depois tomou um hroa. Mas se é assim, qual o motivo para ele ter perdido sua capacidade de criar fánar? Se você me disser que ele perdeu na feitura do Um, eu aceito, mas depois? Estou pensativo...

Eönwë Æ disse:
Então o Anel era inútil para ele, não?

Não, porque ele poderia dominar os anéis com o Um.

O Anel só ampliava a habilidade de domínio mental? Então porque Gandalf ou Saruman caso usassem o anel conseguiriam vencer Sauron (sendo que o Anel só aumentariam a habilidade de domínio mental) e se tornariam um outro Senhor do Escuro?

Porque o usuário "arrancava" poder de Sauron pelo Anel, de acordo com sua estatura. Saruman ou Gandalf poderiam vencer Sauron pelo domínio do Anel, e assim tomar todo o poder. Sauron se tornaria tão impotente quanto como quando seu Anel foi destruído.
 
Eönwë Æ disse:
O Anel só ampliava a habilidade de domínio mental? Então porque Gandalf ou Saruman caso usassem o anel conseguiriam vencer Sauron (sendo que o Anel só aumentariam a habilidade de domínio mental) e se tornariam um outro Senhor do Escuro?

Essa é a questão, algumas pessoas acham que o Um Anel não aumentava os poderes de Sauron mas aumentava os poderes dos outros. Eu já discordo. O Um Anel não é um receptáculo de poder mas sim uma ligação direta ao poder de Sauron. É por isso que quando Sauron o usava ele não ficava mais forte porque o poder já era dele já estava com ele. Agora quando outra pessoa como tipo o Frodo ou mesmo o Gandalf usasse o Um Anel ele não poderia "acessar" o poder de Sauron e fazer o download de suas habilidades, porque esse poder é Sauron, define ele e é intransferível. Mas é claro que isso é perfeitamente debatível e no final a opinião é de cada um.
O Um Anel não daria nenhum poder extra a Gandalf, ele não se tornaria um Ainu Maia duplo pois "absorveu" os poderes de outro Ainu Maia. O que o Um Anel faria é corromper Gandalf, tornando ele assim mais terrível.
 
Fána

Ringil, onde posso encontrar informações sobre a fána? Já havia perguntado a Fëaruin Alcarintur ¥, porém ele disse que não se lembra onde leu. Você se lembra?
 
Elrond Meio-Elfo disse:
O Um Anel não daria nenhum poder extra a Gandalf, ele não se tornaria um Ainu Maia duplo pois "absorveu" os poderes de outro Ainu Maia. O que o Um Anel faria é corromper Gandalf, tornando ele assim mais terrível.

Então porque Gandalf diz que o uso do Anel era a única forma certa da vitória contra Sauron?
 
Tllkien diz em uma de suas cartas que se Frodo tivesse falhado e Sauron recuperado o poder, talvez Gandalf o desafiasse num último ato de desespero, e TALVEZ ele o vencesse. Não dá pra saber, não dá pra medir o poder de dois Ainu.

Agora, se Gandalf estivesse de posse do Anel, Sauron não estaria completo, faltaria parte de sua essência, assim ele poderia ser destruído pela força.
 
Eönwë Æ disse:
O uso do Anel? Não, acho que ele quis dizer a destruição do Anel, né não?
Não. Numa parte do livro o Retorno do Rei Gandalf diz:
Sem o Anel, não podemos pela força destruir a força de Sauron. Mas...

Certo, em que página?

Charlie Brown disse:
Agora, se Gandalf estivesse de posse do Anel, Sauron não estaria completo, faltaria parte de sua essência, assim ele poderia ser destruído pela força.

Não porque Sauron não ficava incompleto sem o Um Anel concorda? O próprio Tolkien diz que o Um Anel não aumentava o poder do Maia.
Mas de fato, Sauron poderia ter sido destruído pela força, entretanto seu espírito permaneceria ligado ao mundo físico enquanto o Um Anel existisse. Então Gandalf até poderia montar um exército para arrasar os orcs e destruir o corpo de Sauron, mas o espírito dele ainda permaneceria na Terra-Média, ligado ao Um Anel e poderia retornar com o tempo como o fez.
 
Ringil disse:
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
Nessa época, ele provavelmente estava habitando um hröa, pois, se fosse um fána, ele não levaria tanto tempo para se recuperar. Um fána pode comer, beber, dormir, e de fato sente prazer com isso, mas não precisa disso. O hröa já precisa.

Sabe, Fearuin, tou voltando com a minha idéia antiga de que Sauron tinha um fána mesmo (talvez por estar esquecido dos argumentos de vocês para o contrário, hehe). Você acredita que Sauron estava em fána em Númenor, e só depois tomou um hroa. Mas se é assim, qual o motivo para ele ter perdido sua capacidade de criar fánar? Se você me disser que ele perdeu na feitura do Um, eu aceito, mas depois?

Ringil, eu não tenho certeza se Sauron, à época de Númenor, ainda estava de posse de um fána ou um hröa. Ele perdeu sua habilidade "metamórfica" depois de escapar da fenda; sendo assim, se antes disso ele ainda podia mudar de forma pela sua vontade, então eu presumo que ele "vestisse" um fána, já que a própria natureza do hröa impede que o Ainu, no caso, Sauron, ficasse mudando de forma. Simplesmente demanda em tempo e exaustão.

Quanto ao motivo de ter perdido a capacidade de habitar fánar, creio que esteja intimamente ligado à idéia de "não poder mais assumir forma bela". A Queda de Númenor, o escape da Fenda, foi tudo muito traumatizante para Sauron; o próprio Tolkien, na Carta 246 ou 211 (uma das duas) diz que Sauron foi morto lá por um milagre; ou seja, a Fenda feita por Ilúvatar. No mais, acho que esse trauma prejudicou muito Sauron.

Outra coisa, lembrando, Sauron fugiu da fenda e não se demorou a se recompor em Mordor; se ele tivesse, de fato, em posse de um hröa em Númenor, acho que demandaria um tempo maior para que ele se recuperasse.

É claro, essa sua idéia do Um Anel pode ser também considerada; talvez, após a forja do Um, quando Sauron iniciou sua guerra, ele começou a "cair", ligando-se demais à matéria de Arda. Mas àquela época Sauron ainda era muito soberano; acho difícil; creio que realmente a Queda de Númenor traumatizou-o de tal forma que ele não conseguia mais "fabricar" fánar; dessa forma também perdendo sua habilidade de assumir belas formas. O desgaste foi grande demais.

Agora, temos um outro ponto a considerar: que a queda de Sauron na perda de habilidade de vestir fánar pode ter sido (e provavelmente foi) gradativo; não instantâneo, assim, quando ele retornou de Númenor, ele pode até ter reassumido um fána, mas com o espírito traumatizado e o grande desgaste, sem falar na disseminação de sua guerra, Sauron caiu no sentido de ligar-se à matéria, marcando o início de sua derrocada final; assim como aconteceu com Melkor.

A vontade de exercer domínio sobre os Povos Livres causou essa queda, e a feitura dos Anéis de Poder estão fortemente ligados a essa queda, mas creio eu que o trauma maior da Queda de Númenor marcou muito, acelerando um processo que eu vejo como virtualmente inevitável.

Acabei me demorando mais que pensei... :D

Ringil disse:
Estou pensativo...

Aí que mora o perigo! :mrgreen:
 
Eönwë Æ escreveu:
O uso do Anel? Não, acho que ele quis dizer a destruição do Anel, né não?

Não. Numa parte do livro o Retorno do Rei Gandalf diz:

Sem o Anel, não podemos pela força destruir a força de Sauron. Mas...

Certo, em que página?
Na página 149 do livro O Retorno do Rei. Eu tenho os 3 livros separados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo