• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPGista: você tem religião?

Acho que comecei a viver melhor quando parei de me preocupar com questões do tipo "De onde vim", "Quem é o Criador" e " Qual a minha missão nesta Terra"... :think:


Em vez disso, esforço-me todos os dias para cumprir a "missão" que escolhi para mim mesmo.
 
Eu fiz a pergunta anterior porque vejo que tem uma grande parcela de religiosos que apontam outras crenças como absolutamente malignas.

Ex: "candomblé e umbandistas são o produto do demônio" segundo grande parte dos cristãos protestantes/evangélicos.

É essa mentalidade que mais me incomoda nas religiões, e um dos principais motivos de eu achá-las tão retrógadas e paradoxais com o tempo moderno, e o grau de sabedoria que a ciência nos trouxe.
 
Lembrei de outra crença retrógada: uma vertente espirita kardecista que acredita que "a tonalidade da pele representa o grau de evolução de cada etnia, por isso os negros são os menos evoluídos, e está explicada a sua inferioridade diante das demais raças..."

ABSURDO! 8-O


Aí voltamos à questão: Religião tem como utilidade sugerir regras do bem viver? Então temos que discriminar negros, espiritas, umbandistas, e qualquer coisa que sua religião diga que é "do mal" ou "inferior"? Absurdo. É preferível nos apoiarmos nas "regras do bem viver" dos filósofos sociais - sócrates, confúncio, descartes, etc.

Ou à outra questão: Religião trás conforto, mesmo que você esteja se auto-enganando. Se é pra se se confortar através de ilusão unida a discriminação, então convenhamos - é preferível dar preferencia aos alucinógenos, drogas, álcool, etc. cujo usuário não interfere na vida nem na liberdade de ninguém, e não discrimina nem pré-conceitua terceiros por causa de crenças infundadas.
 
Última edição:
Lembrei de outra crença retrógada: uma vertente espirita kardecista que acredita que "a tonalidade da pele representa o grau de evolução de cada etnia, por isso os negros são os menos evoluídos, e está explicada a sua inferioridade diante das demais raças..."

Deve ter se originado no período fascista da Alemanha.
 
Para mim. "Religião" = um produto da "Cultura".

E entendo que "Cultura" = "Conjunto de crenças, costumes, imaginários criados por humanos e aspectos de Natureza retirados e modificados pelos humanos".


Por isso, se a Religião é criação humana, não me surpreende que certas crenças religiosas incentivem a segregação e a suposta inferioridade de crenças alheias.

A visão antropocêntrica do homem não é suficiente para compreender totalmente a Natureza. Nem mesmo a Ciência - também aspecto duma cultura, uma vez que a Santa Ciência também é criação humana.
 
...mas qual caminho você prefere tomar na busca de entender o mundo e a si mesmo: o da ciência, ou o da religião?

A resposta é óbvia né. :roll:



ps: obviamente a santa ciência é tão propensa a falsos-pressupostos quanto as religiões. Eu me refiro aqui à ciência em seu significado moderno atual: entender para tirar proveito, sem se preocupar em achar a "grande verdade absoluta".
 
A resposta é óbvia né.
Nao eh tao óbvia assim, pelo menos para a comunidade em geral, isso em pleno sec. XXI. Quer dizer, a ciência dá respostas para fenômenos, coisas que acontecem no dia a dia, etc. Mas em temros de problemas pessoais a ciência nao explica nada. É tudo uma questão de fé seja em Deus, Alá, Buda ou em você mesmo. O que move a religião nos dias de hj é justamente isso. A ciência é tida como fria, calculista e de certa forma distante, enquanto que a fé é algo intropectivo, pessoal e bem próximo.

Mesmo assim como já disseram cedo ou tarde vc esbarra em algo que a ciencia nao ajuda em nada a superar. A questão psicologica tem uma influencia mto forte e nada melhor que um pouco de fé.

Em termos de religião, ela como instituição raramente acrescenta algo de util, em qualqeur momento da história. Já dizia Sir Valgnstein: "Alguem me livre desse sacerdote incoveniente!"
 
...Mas em temros de problemas pessoais a ciência nao explica nada

Mas ajuda - através da filosofia, psicologia e sociologia.

Se religião fosse solução pra problemas pessoais e sociais, o Brasil seria o país perfeito - a quantidade de igrejas e cultos é *absurda* hoje em dia; e de madrugada na TV o que mais tem são "plantões espirituais". E olha o resultado aí ao nosso redor. :roll:
 
Armitage disse:
Se religião fosse solução pra problemas pessoais e sociais, o Brasil seria o país perfeito - a quantidade de igrejas e cultos é *absurda* hoje em dia
E desde quando igreja tem a ver com fé?XD

Esse é o ponto, religião como instituição não é algo que funciona mto bem, como a história provou ao longo do tempo. Mas isso não isenta os benefícios da fé, tão pouco que a toperice humana (como dogmas contraditórios, sacerdotes corruptos e ovelhas que matam em nome de algo que crêem ser a verdade absoluta) exclua a possibilidade da existência de Deus.

Já dizia-se: a religião e fé é uma questão de pontos e linhas, mas o problema são os pontos, os malditas pontos!
 
Última edição:
Se religião fosse solução pra problemas pessoais e sociais, o Brasil seria o país perfeito - a quantidade de igrejas e cultos é *absurda* hoje em dia

E desde quando igreja tem a ver com fé?

Mas não dá no mesmo, em se tratando do contexto abordado? Se um individuo tem uma fé que ensina a ele a discriminar o próximo por causa de cor, crença, etc. independente de instituição, não dá no mesmo? :think:
 
não se pode generalizar, a fé de uma pessoa nem sempre está presa a todos os dogmas de uma religião que por algum motivo ele se identifique. É o mesmo que dizer q todo mulçumano é a favor da Jihad e por isso apóia ataques terroristas... fanáticos estragam tudo, invariavelmente, mas por enquanto eles são exceções, mesmo assim esses extremistas (e suas ideologias destoantes) são as mais lembradas pelo críticos de plantão.

A realidade não é preto no branco... simplificar as coisas assim é complicado manter uma discussão.
 
Última edição:
As próprias escrituras "sagradas" é que são as fontes das discriminações, valores inumanos, pré-conceitos, etc. Nenhum fiél criou isso do nada - eles aprenderam esses "valores" de suas Bíblias.

E aí? :roll:

Se fosse uma questão de valores no campo da ciência (como a filosofia), ou no campo legislativo, como nossas leis, bastava modifica-las a medida que se descobrem novos paradigmas naturais-humanos-sociais. Mas as religiões *não* se alteram (já que se portam como verdades absolutas), e por isso seus pré-conceitos e discriminações são perpetuados nos crentes, e consequentemente, na sociedade. Por esse ponto de vista, enquanto as ciências sociais tentam nos levantar, a religião atravanca e nos puxa pra baixo.
 
Última edição:
Não creio nessa dualidade Religião e Ciência... Uma das teorias científicas mais importantes do século passado foi criada por um homem que queria compreender como Deus criou o mundo... (Eisntein e sua Teoria da Relatividade). De algum modo elas estão ligadas então...

Vocês também se esquecem que a filosofia forma um terceiro ramo exatamente entre essas duas. Além de que ambas, ciência e religião, têm pressupostos filosóficos. E a filosofia, devido aos seus vários métodos, consegue explorar um terrtório mais amplo que as duas...

Não é pelo fato de não termos uma explicação adequada ainda que vamos acreditar em Deus. Nem é muito virtuosa uma crença assim...
Volto a repetir: da ignorância não brota justificação para nada.

Procuro sempre ser moderado em meu discurso (principalmente sobre religião), mas, me perdoem aqueles que crêem, no fundo não consigo deixar de crer que Deus é o amigo imaginário dos adultos e que guerra religiosa é um bando de doido brigando pra ver quem tem o amigo imaginário mais bacana.
 
O vaticano hoje decretou que somente a igreja católica é a única de cristo. 8-O

Quero ver a reação dos protestantes.
 
Não sei pq, os evangélicos tbm dizem o mesmo... então é TUDO PÊLO DO MESMO SACO!

Pior é se todos eles forem pro céu, aquilo vai virar um inferno!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo