• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPGista: você tem religião?

E o Amor? Alguem aí já parou pra pensar no sentido do Amor?

Significa tantas coisas diferentes (e às vezes ao mesmo tempo ), que se pararmos pra pensar, a utilidade da palavra "Amor" é 0 (zero). Ouví dizer que isso é coisa do ocidente, que no oriente "Amor " não existe.

É tão dificil fazer um oriental entender o que é "Amor", quanto fazer um ocidental enteder o que é "Ki/Chi" (nem os próprios ocidentais sabem o que é Amor! E nem os orientais sabem o que é Ki/Chi! :lol: )



ps: FLUSÃO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL!!!!
 
Última edição:
Eu tenho um pé no espiritismo, o outro no paganismo, a cabeça nos miticismos egipcios , e por aí vai hahahaha
Não sou simpatizante da Igreja, mas o espiritismo prega coisas belas, que me dão conforto. No final das contas, talvez a religião sirva apenas para dar às pessoas algo em que acreditar mesmo. Uma vida sem crenças não faz sentido, só se a pessoa conseguir viver bem em suas condições de máquina humana caótica total niilista.
 
No final das contas, talvez a religião sirva apenas para dar às pessoas algo em que acreditar mesmo. Uma vida sem crenças não faz sentido, só se a pessoa conseguir viver bem em suas condições de máquina humana caótica total niilista.

Exatamente! A religião foi inventada pelo homem pra isso, pra dar conforto, incentivo, motivação. É a velha história de ter algo por que lutar. Mas aí se aproveitam disso pra fazer coisas babacas... toda invenção humana acaba com esse propósito, né.

Acho que é importante ter , o que algumas pessoas confundem com religião. São coisas completamente diferentes! Toda religião tem fé, mas nem toda fé é religiosa. Eu tenho fé em mim, por exemplo, e não sou nenhuma deusa (Bem, os pedreiros da construção aqui do lado até dizem que sou... :hihihi:).
 
Pascal tem um texto célebre onde coloca a pergunta: "Deus existe ou não?" Mas lendo o texto percebemos que não se trata disso por que ele levanta outra questão. A questão de Pascal não é se Deus existe ou não, que também não seria uma questão muito interessante, mas sim qual é o melhor modo de existência; o modo de existência de quem acredita que Deus existe ou o modo de existência de quem não acredita? Pelas razões desenvolvidas por Pascal, ele acha que quem acredita que Deus existe tem uma existência melhor do que quem não acredita.

Não concordo com ele.

Nada pode ser justificado pela ignorância. Viver no como se existisse só porque é confortável é totalmente contra uma espécie que se denomina de animal racional ou homo sapiens sapiens....

Deus existindo ou não, isso em nada me ajuda. Crer que vou viver depois da morte? Pra que? Já me basta uma vida. Isso me parece coisa de quem vive sofrendo e por não se divertir o bastante quer mais tempo...

Paraíso no céu? Impossível. Nem mesmo os melhores amigos e os mais apaixonados dos seres vivem sempre feliz, sempre há brigas, reconciliações, dúvida... Paraíso é ilusão. E ter problemas é condição necessária para ser feliz.

A verdade sempre é boa, mesmo que cause dor e nos deixe desconfortáveis. Alías as três maiores descobertas de todos os tempos são conhecidas como as três facadas que o homem recebeu:

i) A primeira foi Copérnico quem deu, tirou o lar do homem do centro do universo e pôs o sol, somos parte de uma galáxia qualquer aparentemente insignificante perto da imensidão do universo.

ii) A segunda foi de Darwin, que nos tirou da idéia confortável de ser filhos de um Deus todo poderoso que olha por nós e nos colocou como frutos de um processo seletivo, tornando os macacos nossos ancestrais mais próximos...

iii) Pelo menos somos o ápice da evolução e somos livres poderiamos dizer, mas veio Freud e mostrou que nossas ações são praticamente todas determinadas pelo inconsciente e pela nossa história de vida. Como podemos ser livres frente a uma decisão importante se já temos um carater formado?
Nossa liberdade é pequenina perto do enorme número de causas e influências que há sobre nós.
 
Acho que a religião é um méro costume humano, não preciso dela para ser uma boa pessoa, tenho um lado espiritual independente de qualquer conseito de qualquer religião.
 
Ótimas essas 3 "facadas" Saiff. hehe Por isso a dificuldade da Igreja na época em aceitar as propostas de Cop~ernico e Galileu - imagine, vai de encontro a tudo que eles acreditavam ! Eu continuo concordando com o que disse Feanor lá atrás: "Conforto através de mentira é inaceitável."


Curiosidade: "Se você fala com Deus, você é religioso; Se Deus fala com você, você é esquizofrênico. " :D
 
Última edição:
Pô eu nunca comemorei um título nacional do meu time! Foi a prmieira vez! (me tremí todo no dia, pensei que ia ter um ataque cardíaco...)
 
Ótimas essas 3 "facadas" Saiff. hehe Por isso a dificuldade da Igreja na época em aceitar as propostas de Cop~ernico e Galileu - imagine, vai de encontro a tudo que eles acreditavam ! Eu continuo concordando com o que disse Feanor lá atrás: "Conforto através de mentira é inaceitável."


Curiosidade: "Se você fala com Deus, você é religioso; Se Deus fala com você, você é esquizofrênico. " :D

Se o conforto realmente traz uma paz interna/spititual para a pessoa então sim é valida. Até porque atingiu a sua finalidade que é fazer o bem.
:cerva:
DA-LHE COLORADO

obs:inter 1 x 0 santos.
 
Se o conforto realmente traz uma paz interna/spititual para a pessoa então sim é valida. Até porque atingiu a sua finalidade que é fazer o bem.
:cerva:

Usando este mesmo princípio poderiamos não transmitir notícias ruins e nem noticias sobre corrupcão na mídia para não perturbar a sociedade.

E mais ainda se adotassemos esse tipo de visão não teriamos ciência, pois é justamente a busca pela verdade que levou a ciência ao que ela é hoje.
 
esses flooders são um bando de losers. Sky ou alguem, apague esse monte de baboseira, por favor.

Da próxima vez, utilize o Reportar Post (
report.gif
).
 
Usando este mesmo princípio poderiamos não transmitir notícias ruins e nem noticias sobre corrupcão na mídia para não perturbar a sociedade.

E mais ainda se adotassemos esse tipo de visão não teriamos ciência, pois é justamente a busca pela verdade que levou a ciência ao que ela é hoje.

Tudo bem Saiffyros não discordo totalmente de ti, mas em parte. Acho que as noticias sempre são tendenciosas até porque são seres humanos por de trás das interpretações. Mentiras e verdades fazem parte de nosso cotidiano e isso distorce a realidade de certo modo(a mentira é tão real quanto a verdade para aquele que acredita, mas afinal como ter a certeza absoluta de uma verdade ou de uma mentira??Não seria grande parte simples produto de interpretações tanto por parte de quem transmite algo quanto de quem acredita ou não??).

Enfim, apenas acredito que para algumas coisas o conforto em cima de uma "mentira"(uma mentira que é uma verdade para aquela pessoa, para "o eu e sua circustância" é sim válido). A finalidade é o conforto e a felicidade, o resto é secundário. Mas claro é minha opnião e não uma verdade absoluta.:cerva:
 
E tudo isso pressupondo que Deus não exista. Mesmo assim fé não remete necessariamente ao conformismo. Einstein tinha motivações religiosas e isso não o impedia de quebrar barreiras e contribuir para a Física. Aliás suas teorias foram muito contestadas na época por pessoas que teoricamente não possuiam conformismo algum ao não acreditar em Deus.

O problema nessa discussão toda é que todo mundo aqui lida com extremos ao argumentar: o cristão submisso e o ateu obstinado, as pessoas não são assim.
 
Bem... aki está um tema k realmente é interessante de se discutir!
Eu sou Católico, sou Catequista inclusivé, e su fanático por RPGs!
Aliás, uma das maneiras que arranjei para conseguir cativar os meus míudos foi usar o RPG como o nosso jogo oficial!
Para além de lhes transmitir os valores Católicos ainda os ensinei a jogar RPG!
(alguns deles vão ser os RPGistas do futuro!!)
Eles passam a vida a pedir que eu diga a frase que eles mais gostam...
"Hoje é dia de RPG!"
 
Me permitem um brainstorm? :mrgreen:

Como podem co-existir: um ser onisciente, ao lado de seres com livre-arbítrio ? Não são conceitos antagônicos - onisciência e livre-arbítrio? Digo, se um deus é onisciente (como o judaico-cristão por ex.) , ou seja, sabe de tudo que acontece, aconteceu e acontecerá, então como nós podemos ter livre-arbítrio? Não estaria tudo pré-programado para acontecer?

Extrapolando ainda mais: sendo onisciente, o próprio deus já saberia de tudo que ele próprio fará, então como poderia ele mesmo ter vontade, livre-arbítrio para decidir sobre alguma coisa? Ele mesmo não estaria "preso" à essa "programação" universal?

Afinal de contas, para haver livre-arbítrio é necessário haver incerteza. Ou não? :think:

Sobre esse assunto concordo cmo o Skywalker... Onisciência não se refera ao futuro, mas sim a saber tudo o que acontece...

Não duvido que Deus tenha poder e capacidade pra saber o futuro... afinal na bíblia está escrito que ele "é aquele que desde o princípio conta o fim", mas isso não significa que ele fique bisbilhotando as nossas vidas, é ae que entra o Livre Arbítrio.

A própósito, sou de uma religão considerada evangélica, em meu grupo temos mais dois evangélicos, e uns 4 católicos dois praticantes e dois não praticantes.

Muitos do meu grupo já tiveram as coisas de RPG literalmente queimadas pelas suas inquisidoras, digo mães, que foram facilmente ludibriadas por pastores e pastoras com a mente fechada.
 
Uma perguntinha pros religiosos mais engajados:

>>> Vocês discriminam religiões e crenças diferentes das suas?

Por exemplo, o que um cristão protestante/evangélico pensa de um Umbandista, ou de um adepto de Candomblé?
 
Eu respeito todos igualmente, inclusive gosto de aprender com as outras religiões, são boas fontes de filosofia.
 
Oficialmente não tenho religião, e atualmente não tenho me preocupado muito com o assunto.


Acredito mesmo que cada tem o direito... de acreditar no que quiser.


Fico incomodado somente quando questionam a minha fé (seja ela qual for), ou quando tentam me converter.
 
Sobre esse assunto concordo cmo o Skywalker... Onisciência não se refera ao futuro, mas sim a saber tudo o que acontece...

Não duvido que Deus tenha poder e capacidade pra saber o futuro... afinal na bíblia está escrito que ele "é aquele que desde o princípio conta o fim", mas isso não significa que ele fique bisbilhotando as nossas vidas, é ae que entra o Livre Arbítrio.

Isso me lembra o demônio de Laplace. O Demônio de Laplace é um experimento mental: Imagine que alguem estivesse de posse de todas as variáveis que determinam o estado do universo em um instante t (localização das particulas, força, regras de interação...) e tivesse uma mente poderosa o bastente para computar sobre esse enorme número de informações (fazer os calculos), assim seria possível prever o estado do universo no instante t2 e de posse das informações de t2, prever t3 e assim por diante.

Se Deus tem acesso ao estado físico do universo e se ele é todo poderoso (capaz de elaborar todos os calculos necessários), ele sabe o estado do universo em qualquer instante de tempo futuro. Logo ele sabe de tudo, é oniciente e pra ele é como se nem existisse futuro ou passado, apenas presente.

Isso se o universo for determinado, como queria Newton, Laplace e Einstein...
Mas se for mesmo assim, adeus livre arbitrio, adeus liberdade e adeus responsabilidade...

Baron Power você disse que acredita que Deus pode prever o futuro com base na bíblia, mas nega que ele interfira em nossa vida, mas a biblia diz que ele faz isso...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo