• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG O Senhor dos Anéis em D20 ou CODA?

Na verdade, até hoje, só foram lançados dois suplementos do CODA que valem a pena: o Animais Cruéis e Mágica Prodigiosa, e o Paths of the Wise. Esse último é realmente fantástico, e o outro é muito bom também, mas todos os outros são ridículos. Mapas da Terra Média traz todos os mapas presentes nos livros; os livros de referência para a Sociedade do Anel, as Duas Torres e o Retorno do Rei só servem para uma campanha, e uma que todo mundo sabe a história; tem o do Abismo de Helm e o do Saruman, que são horríveis; o dos anões contradiz alguns textos de Tolkien, e os demais são dispensáveis.
Agora, esse realmente é o melhor site em português, o que não é grande mérito mas ajuda para quem não quer fazer muito esforço.


Os poucos complementos que saiu eu até agora achei bons, tirando os livros de referencias sobre a Sociedade do Anel, as Duas Torres e o Retorno do Rei, até tem alguma coisa aproveitavel, como a transcrição das armas no sistema e uma base pra encantamentos de armas.

Agora sobre esforço, achar algo decente ou aproveitavel na internet sem ter que adpatar o sistema para o CODA já passou de esforço e sim disperdicio de tempo. Prefiro usar as minhas House rules, obrigado.

Eu pessoalmente não troco por nada nem pelo d20, pois achei mais dificil de adpatar algo. Então prefiro o 2d6
 
Na verdade o CODA e o d20 são sistemas bem parecidos em sua mecânica, então o que tu falou não faz muito sentido, Sarcasmo.

Os dois sistemas usam classes, feats, skills e com a mecânica aleatória + bonus = dificuldade. A diferença é que o d20 é um sistema mais bem acabado, mais equilibrado e mais completo que o CODA.
 
Oi gente! Sou nova aqui no fórum e, conseqüentemente, no tópico.

Não sei se aqui é o lugar apropriado (me corrijam se estiver errada) mas estou com uma dúvidas com relação ao sistema CODA do SdA.

Eu jogo D&D há um pouco mais de um ano agora, e meu amigo comprou o livro do SdS CODA pra mestrar uma mesa pra gente. Gostaria de saber como funciona a criação das raças/classes... se no CODA é muito diferente do D20... não tenho acesso ao livro que meu amigo comprou ainda pra eu mesma poder comparar.

Eu comecei a ler um pouco o começo do tópico (a primeira página... hehe) e não encontrei nada comparando o básico, de uma maneira mais simplificada.

Se alguém pudesse me ajudar, agradeço desde já!

=)
 
Realmente, quando eu li o LdJ eu percebi que tinha muita, muita coisa em comum. O CODA é o irmão menor do d20, que andou um pouquinho com o Storyteller. O que muda é: 1) o d20 em geral é melhor, o que não diminui o CODA, já que o d20 é melhor que quase qualquer outro (o quase vem para levar em conta a chance de um sistema que eu não conheço ser muito bom) 2) a criação de personagens do CODA é mais legal um pouquinho, o CODA tem classes (ordens) mais flexíveis, um sistema de evolução mais customizável, e uma magia mais sutil 3) o CODA só serve para a TM.

Tem, na seção de Jogos Tolkenianos, um baita tópico sobre o CODA... Mas de qualquer forma acho que já respondi mais ou menos suas dúvidas.
 
Opa! Valeu Elda, já deu pra dar uma esclarecida legal... vou dar uma pesquisada nesse tópico que você falou, pois fiquei interessada em descobrir um pouco mais sobre o sistema.

Abraços
 
Oi gente! Sou nova aqui no fórum e, conseqüentemente, no tópico.

Não sei se aqui é o lugar apropriado (me corrijam se estiver errada) mas estou com uma dúvidas com relação ao sistema CODA do SdA.

Eu jogo D&D há um pouco mais de um ano agora, e meu amigo comprou o livro do SdS CODA pra mestrar uma mesa pra gente. Gostaria de saber como funciona a criação das raças/classes... se no CODA é muito diferente do D20... não tenho acesso ao livro que meu amigo comprou ainda pra eu mesma poder comparar.

Eu comecei a ler um pouco o começo do tópico (a primeira página... hehe) e não encontrei nada comparando o básico, de uma maneira mais simplificada.

Se alguém pudesse me ajudar, agradeço desde já!

=)

Lady, por acaso você já jogou GURPS? CODA tem mais ou menos o mesmo sistema de GURPS, com a diferença, nesse caso, que o sistema CODA é específico (tratando-se deste livro) para o SdA.

Ou seja, em GURPS você compra perícias específicas a depender do livro. Perícias marciais em GURPS - Artes Marciais, perícias futuristas em GURPS - Cyberpunk e em CODA - SdA você compra perícias relativas ao cenário, compreende?

A diferença entre CODA e d20, é que no caso do CODA o sistema, como foi dito, permite À você customizar muito melhor o seu personagem. As classes não vem prontas, você recebe determinados pontos de perícias para gastar na customização da classe. E a depender da perícia, ela tem um custo maior ou menor. O duro de falar de perícias para quem só jogou D&D é que ele logo pensa naquelas perícias específicas de classe como Sentir Motivação ou Cavalgar.

Em CODA você pode comprar perícias semelhantes também, mas nada semelhante ao D&D. As perícias em GURPS são TUDO, praticamente. Em D&D você tem divisões e recebe em partes a cada level tantos pontos de perícias, de BBA, de Saving Throws, etc.

Agora em CODA, assim como em GURPS, você não recebe desse modo. Em verdade, você recebe perícias definidas para gastar tanto em BBA (não é exatamente BBA, mas vou falar na sua linguagem para me fazer entendido), como no que chamamos de perícias em D&D, como Blefar (Lábia, em GURPS) e Sentir Motivação (Manha, em GURPS).

Claro que tem muito mais coisa. Bom, espero ter ajudado em algo.
 
Caro Knight, eu creio que você esclareceu muito bem minhas dúvidas. O negócio é que eu não consigo imaginar muito bem (uma jogadora de rpg sem imaginação?!) visto que estou muito acostumada com o D&D mesmo... mas eu verei como é assim que o senhor do livro começar a mestrar!

Obrigada pela gentileza e pela paciência, cavaleiro! ;)
 
Na verdade o CODA e o d20 são sistemas bem parecidos em sua mecânica, então o que tu falou não faz muito sentido, Sarcasmo.

Os dois sistemas usam classes, feats, skills e com a mecânica aleatória + bonus = dificuldade. A diferença é que o d20 é um sistema mais bem acabado, mais equilibrado e mais completo que o CODA.

Na verdade não Sky, por exmplo que maneira vc teria em adcionar uma mira localizada?
No que faço é só aumentar a dificuldade em +X dependendo da localização, mas existe interferencias, como por exemplo, se for pego pelas costas, não adciona a defesa do escudo e da espada, no D20 system que vi não tem nada disso.

Outra bem simples, sistema de vida. Ela pode ser modificada a vontade no CODA, como por exemplo gastando 5 pontos, no D20 tem isso?
 
Na verdade não Sky, por exmplo que maneira vc teria em adcionar uma mira localizada?
No que faço é só aumentar a dificuldade em +X dependendo da localização, mas existe interferencias, como por exemplo, se for pego pelas costas, não adciona a defesa do escudo e da espada, no D20 system que vi não tem nada disso.

Regras pra called shot? Tem no book of iron might.

Outra bem simples, sistema de vida. Ela pode ser modificada a vontade no CODA, como por exemplo gastando 5 pontos, no D20 tem isso?

Não entendi o lance de gastar 5 pontos, mas o d20 tem várias formas de marcar a vida do PC. A do SdA d20 é diferente da do D&D, por exemplo.
 
Realmente, quando eu li o LdJ eu percebi que tinha muita, muita coisa em comum. O CODA é o irmão menor do d20, que andou um pouquinho com o Storyteller. O que muda é: 1) o d20 em geral é melhor, o que não diminui o CODA, já que o d20 é melhor que quase qualquer outro (o quase vem para levar em conta a chance de um sistema que eu não conheço ser muito bom) 2) a criação de personagens do CODA é mais legal um pouquinho, o CODA tem classes (ordens) mais flexíveis, um sistema de evolução mais customizável, e uma magia mais sutil 3) o CODA só serve para a TM.

Tem, na seção de Jogos Tolkenianos, um baita tópico sobre o CODA... Mas de qualquer forma acho que já respondi mais ou menos suas dúvidas.

Eu noto que o CODA tem uma mecânica mais SdA tb. Eu n joguei ele muito e não sei bem como o sistema de dano funciona, mas me pareceu menos abstrato que os PVs. O sistema de magia está muito mais perto de SdA do que o sistema vindo de Dying Earth que D&D usa.
Lutar com armas tb é só mais uma pericia entre a grande lista do jogo, mas da forma que o jogo é feito isso é muito ruim.

O sistema usa d6, portanto a sorte é menos importante do que em D&D. 3d6 tem uma chance maior de cair nos "valores do meio" do que d20.

CODA não é um sistema com uma base ruim, seu maior problema são as falhas do desenvolvimento, tanto que ele fica um sistema bom para campanhas de SdA usando house rules q vc encontra na internet (Acho que d20 n tem tanto a cara d SdA, e ele é um bom substituto).

Ele tb é bem mais flexivel, eu diria que em termos de flexibilidade ele está entre o d20 e o True20.
 
Regras pra called shot? Tem no book of iron might.



Não entendi o lance de gastar 5 pontos, mas o d20 tem várias formas de marcar a vida do PC. A do SdA d20 é diferente da do D&D, por exemplo.


Não conheço o livro direito, me exemplifique para q alimente a minha ignorancia.

Aí é que está, o D20 system já surge com os pontos pré determinados e são dificeis de ser mudados
 
Regras pra called shot? Tem no book of iron might.
Não entendi o lance de gastar 5 pontos, mas o d20 tem várias formas de marcar a vida do PC. A do SdA d20 é diferente da do D&D, por exemplo.

"Tio Sky", a história dos 5 pontos é a seguinte: Quando você consegue uma Evolução, você consegue 5 pontos para investir no que quiser, e 5 pontos compram +1 de saúde, que aumenta a saúde em 1 para todos os níveis de ferimento, e outras coisas. Dessa forma, os Magos podem ter Bônus de Ataque alto, guerreiros podem ter Vontade alta, e ladinos podem usar espadas grandonas. Em D&D é tudo muito fixo, do tipo "todos os guerreiros do mesmo nível têm o mesmo BBA, magos não podem aprender a usar espadas tão bem quanto os primeiros e tudo isso.
 
É, o sistema de evolução é mais flexível... Você não olha numa tabela o que vai ganhar, mas escolhe em que gastar seus pontos: em perícias (com o mestre regulando para não aumentar Combate com Armas em 5 pontos a cada evolução...), vantagens (talentos), pontos de atributos, habilidades de ordem, pontos de vida, etc.
E eu discordo da semelhança do CODA com o GURPS. Há alguma semelhança, com certeza, mas eu acho que o CODA é quase idêntico ao d20 em muitos aspectos (embora as diferenças sejam em aspectos fundamentais do sistema): cada atributo do CODA tem uma equivalência com um do D&D (Porte=Carisma, Agilidade=Destreza, Vitalidade=Constituição, etc.), as reações equivalem aos testes de resistência (Vigor=Fortitude, Presteza=Reflexos, etc). Cada classe tem uma lista de perícias de classe: na criação do personagem, você só pode colocar graduações nelas (embora você tenha uma quantidade limitada de pontos para colocar em perícias raciais, que permitem por exemplo que um mago pegue combate com armas), e para evoluir perícias que não são de classe você gasta 2 pontos ao invés de 1. O sistema de perícias é muito semelhante, com as diferenças de que há mais perícias e elas são usadas mais vezes, o limite de graduações é maior, e gastando um ponto de perícia você pode pegar uma especialização - como se fôsse foco em perícia, mas para um único uso daquela perícia (por exemplo, a perícia Metalurgia pode ter as especializações Armeiro, Ourives, Joalheiro, etc). As ordens são semelhantes às classes de D&D, com a única diferença de que você pode escolher a habilidade que quer ao invés de ganhá-la em um nível específico (embora algumas tenham pre-requisitos), e há até as ordens de elite - que são o mesmo que Classes de Prestígio.
 
Vai ver você não teve um mestre muito bom... É só colocar umas house rules e o CODA se mostra o melhor sistema para jogarna TM. A magia sutil, a flexibilidade, tudo isso se encaixa muito bem na Obra do Professor.
 
Concordo com o Dáin.
CODA pode ser um sistema ruim, mas ainda é bem melhor que D&D para jogar na terra média.

E só um detalhe, o CODA é anterior ao d20 então se alguem copiou alugme foi o d20 que copiou o CODA.
 
O CODA sofreu diversas modificações e só depois do Senhor dos Anéis é que ele passou a copiar o d20. Antes ele copiava o GURPS.

E eu não entendo porque acham que o CODA é mais "terra média" que o d20.
 
Por causa de algumas características menores do sistema. Como o sistema de magia, os pontos de coragem, a criação e evolução d personagens mais flexível e que se prende melhor ao cenário...

E na minha opinião o sistema está mais para RuneQuest ou Hero System do que GURPS ou D&D
 
É, era o que eu tava pensando. Vocês estão confundindo d20 com D&D. O d20 não tem sistema de magias, tu pode criar qualquer um. Assim como colocar pontos de coragem (como no Arcana Evolved) e criação de personagem mais "aberta", como no Mutants & Masterminds. A diferença é que o d20 é BEM mais equilibrado que o CODA.
 
Concordo com o Dáin.
CODA pode ser um sistema ruim, mas ainda é bem melhor que D&D para jogar na terra média.

E só um detalhe, o CODA é anterior ao d20 então se alguem copiou alugme foi o d20 que copiou o CODA.

Eu nunca disse que CODA era ruim... Sempre achei o CODA bom... Só precisa de uma adaptação e um bom mestre. (além, é claro, de uma mente aberta)

O CODA sofreu diversas modificações e só depois do Senhor dos Anéis é que ele passou a copiar o d20. Antes ele copiava o GURPS.

E eu não entendo porque acham que o CODA é mais "terra média" que o d20.

Pelos motivos já ditos, além do fato de que a adaptação que você fez é o exemplo que eu conheço de TM d20 e, sem ofensa, o CODA dá de 10 a 0 (ou melhor)...

É, era o que eu tava pensando. Vocês estão confundindo d20 com D&D. O d20 não tem sistema de magias, tu pode criar qualquer um. Assim como colocar pontos de coragem (como no Arcana Evolved) e criação de personagem mais "aberta", como no Mutants & Masterminds. A diferença é que o d20 é BEM mais equilibrado que o CODA.

É que o d20 está identificado com o D&D... e, se for para pegar o que o CODA tem de bom para jogar na TM (MUITA coisa) e colocar em um novo "sistema" d20, eu acho melhor modificar o CODA mesmo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo