• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG O Senhor dos Anéis em D20 ou CODA?

ELdar, é claro que você deve discutir sobre o que você gosta. Mas não ofender. Você pode não gostar de 3D&T, mas é obrigado a dar crédito pelo que ele fez ao RPG Nacional.

E é dificil discutir qual sistema é melhor do que o outro, afinal o melhor sistema é quele que mais te diverte, concorda?

Para dar minha opinião por exemplo: Eu não gostei do CODA, não consegui me divertir com ele. Acredito que D20 é o melhor sistema para mundos MEDIEVAIS, inclusive para SdA, mas se arrumar um mestre que narre uma partida de CODA mais divertida, com certeza vou passar a preferir o CODA.

E acredito plenamente que cada jogo deveria ter seu próprio mundo de regras. Isso faz com que o clima seja quase sempre de acordo com o cenário.

E eu tb conheço bastante RPG. Jogo a 7 anos :obiggraz:
Pow e a parada das tochas ofenderam. Eu já pareço com Shurek vc ainda faz isso!
 
Ah, o pessoal aqui se pega mas se ama. :g:

E GURPS é uma porcaria sim e 3D&T não é sistema. E d20 é o melhor sistema pra SdA.
 
O simples fato das regras de combate do CODA não envolverem movimentação, alcance de armas e coisas do tipo tira boa parte do aspecto tático do combate.

Essa discução é antiga Sky, mas só pra constar, tbm já tive q modificar e mto o d20 system. Como qq sistema é imperfeito pro que eu quero, então eu modifico, basta estar contente com o que tem e ter um grupo que tbm está.

A verdade é que o sistema CODA é simplista sim, mas pode ficar mto bom se aperfeiçoado decentemente assim como qq outro sistema..
 
Eu não entendo... Primeiro pede para eu não ofender, e depois pede para reconhecer o que 3D&T fez pelo RPG nacional. É contraditório. Além do fato de que eu realmente li o "livro" de 3D&T, de cabo a rabo, e joguei, e achei mais do que tosco.

E, como eu tentei explicar, ninguém aqui tenta ofender ninguém. É tudo no clima de brincadeira, e até hoje ninguém morreu.

Voltando ao assunto do tópico, d20 é O melhor sistema, disso não há dúvida. Mas nem sempre vale a pena usá-lo para tudo. O SdA d20 é excelente, mas pelo sistema - não pela adaptação - o CODA ainda tem algumas coisas que o tornam mais atraente para esse caso específico, como as classes flexíveis, o foco em perícias ao invés de habilidades, a fadiga, os níveis de ferimento, o sistema de medo. O CODA seria sofrível para se jogar em Greyhawk, FR, Dragonlance, Warhammer Fantasy, Star Wars, entre muitos, muitos outros - mesmo o Star Trek RPG não dá certo, a meu ver. Até para jogar em mundos low-magic (até no mundo real) d20 é melhor.
 
Exatamante pelas vantagens que o Elda King falou é q me atraiu o CODA, o resto agente adapta, mas tentar introduzir tais elementos no d20 fica quase impossivel por ser um sistema mto inflexivel.
 
Sou novo no fórum, mas gostaria de marcar minha presença aqui.
O Sistema Coda me pareceu um aperfeiçoamento de certos paradigmas de alguns sistemas, em alguns pontos o Coda parece uma miscelânia de story teller, d20 e outros sistemas ( fora algumas inovações ).
Acho que o sistema não deve ser encarado em relação à popularidade adquirida ou não.
O sistema reune alguns fatores que aparecem isolados em alguns sistemas, mas acho que é um fator a se levar em conta.
Eu li alguns tópicos do livro, achei que haviam alguns erros gritantes, mas nãpo nego que nesses quatro anos de rpg ( eu acho ), eu não pude deixar de notar erros nos sistemas que eu tive a oportunidade de jogar!
 
O livro do CODA é bem ruim. A tradução da Devir faz sua parte, como traduções ridículas (a ordem de elite - equivalente a uma CdP - Knight se tornou Paladino, as vantagens tem nomes absurdos. Siegecraft foi traduzido de forma correta, mas... Poliorcética não é muito intuitivo) e manter a ordem alfabética da edição original, tornando quase impossível se localizar uma magia ou perícia, deixar trechos sem tradução... Mas mesmo no original, a errata era bem grande. Mas não é nada que não dê para se ignorar, os textos são bons, as magias são bem elaboradas, e o sistema é bem coerente. O sistema de perícias do CODA também é muito bom, apelos à parte, e permite personagens com habilidades mais diversas.
 
Mudando o foco da discução, eu tenho um site que é totalmente voltado pra tradução de complementos e erratas de SDA, tbm tem coisas novas, como encantos, equipamentos, ordens novas, ordem de elite e até um sistema de construção, armamento, manejar barcos e embarcações. Pra quem quiser...

http://minasmorgul.v10.com.br/

É mto util, este site...
 
Eu já vi esse site, entre muitos outros. Se bem me lembro, esse não era dos melhores... Mas ainda ajuda.
 
Eu acho ele muito bom, pois tem complementos que ajudam e muito. A criação de poções e armadilhas deles estão excelentes....
 
Os melhores sites que tinha eram em inglês, e tinha alguns incríveis. Cheios de aventuras prontas legais, personagens interessantes, monstros, adaptações...
 
bom, lí a discussão e de verdade fico com os caras que disseram que o que importa é diversão...

eu mestrava gurps sem ter lido o livro inteiro, sentado no show do corredor da casa de um colega, e meu, era muito divertido...

acabei de comprar o CODA pra jogar, se eu ficar pela maioria nem vou chegar a ler o livro...

a mulecada de hoje so quer saber de playstation... acho que agente deveria concentrar os esforços pra arrumar um jeito legal de jogar pela internet... se depender da minha vila, vou ler 1000 o CODA e não mestrar pra ninguém.
 
Os melhores sites que tinha eram em inglês, e tinha alguns incríveis. Cheios de aventuras prontas legais, personagens interessantes, monstros, adaptações...


Mas é claro que sim, visto que uma boa parcela dos livros complementares ainda não chegou no Brasil, então em Inglês fica muito mais facil, mas em portugues foi o melhor q achei...
 
Na verdade, até hoje, só foram lançados dois suplementos do CODA que valem a pena: o Animais Cruéis e Mágica Prodigiosa, e o Paths of the Wise. Esse último é realmente fantástico, e o outro é muito bom também, mas todos os outros são ridículos. Mapas da Terra Média traz todos os mapas presentes nos livros; os livros de referência para a Sociedade do Anel, as Duas Torres e o Retorno do Rei só servem para uma campanha, e uma que todo mundo sabe a história; tem o do Abismo de Helm e o do Saruman, que são horríveis; o dos anões contradiz alguns textos de Tolkien, e os demais são dispensáveis.
Agora, esse realmente é o melhor site em português, o que não é grande mérito mas ajuda para quem não quer fazer muito esforço.
 
Primeiro de tudo gostaria de dar FELIZA ANO NOVO a todos do fórum.:obiggraz:

Eu não ia entra nessa discussão por acha-la sem nexo ou propósito. Mas entrei por um motivo. Tenho visto aqui no fórum duas coisas que me deixam extremamente preocupados: FANATÍSMO e PRECONCEITO. Já é hora de o jogador de RPG brasileiro superar essa bobagem e amadurecer. Até pouco tempo atrás não entendia porque eu era visto com maus olhos por pessoas leigas no assunto. Mas vendo esse monte de bobagem é fácil entender.

E não é só nesse tópico (que por sinal era pra ser discutido, pelo que vi, em qual sistema você prefere o cenário e não, "qual é o melhor sistema"). Eu estava vendo um tópico que tinha o objetivo de explicar o que era o RPG para leigos. E o que vi? Dezenas de mensagem dizendo que GURPS é "coisa do demônio"(modo de dizer), que 3D&T não é sistema e outras bobagem que corta o coração de quem realmente AMA esse passatempo.

É o mesmo que dois amantes de filmes ficarem discutindo qual o melhor gênero:

- Claro que não, comédia é coisa de retardado!
- Sai fora... você fica assistindo esses romances de maricas.

Imagina?

Pessoal, para com isso! Respeito e gosto de D&D, mas o pessoal que curte esse ótimo sistema está pegando pesado... AMOR SIM, FANATÍSMO NUNCA!

Concordo totalmente.
Não eu, como muitos outros RPGistas que não entram no fórum de RPG da Valinor apenas por causa disso, pq não temos preconceitos e não aguentamos pessoas que se consideram donas da verdade.
 
Eu não me considero dono da verdade, porque eu sou modesto demais para admitir que eu sou superior a todo o resto das pessoas.:mrgreen:

Última vez que eu explico: não-é-preconceito. A gente zoa quem gosta de outros jogos, e não ligaria se nos zoassem também, mas é tudo uma questão de gosto.
 
Eu não me considero dono da verdade, porque eu sou modesto demais para admitir que eu sou superior a todo o resto das pessoas.:mrgreen:

Última vez que eu explico: não-é-preconceito. A gente zoa quem gosta de outros jogos, e não ligaria se nos zoassem também, mas é tudo uma questão de gosto.

Sei lá... Eu sempre vi dessa forma, ultimamente tem melhorado, mas as vezes parece q alguns usuários não querem provar sua opinião. Eles querem provar que são melhores que os outros.
 
Vamos voltar ao assunto do tópico, mmkay?

Mas não adianta. Eu fui playtester do CODA por mais de um ano e afirmo, categoricamente: o sistema é quebrado e não funciona. A parte de combate em massa até dá pra engolir, mas o resto...
 
A parte de combate em massa foi justamente a que eu achei que tava quebrada e sem conserto... Aquele esquema de unidades leva demais em conta alguns aspectos (como o tamanho - uma unidade em desvantagem numérica tem pouquíssimas chances, ao contrário do que se vê nos livros), e as batalhas são previsíveis demais, já que não tem nenhuma opção além de andar e atacar e não tem rolagem de dados no ataque. Quanto ao sistema mais abstrato de batalhas, não tem a mínima utilidade, já que é quase completamente aleatório e os jogadores não fazem praticamente nada para mudar a batalha. O sistema é o seguinte, para quem não sabe: há uma "escada" de condições para cada facção, da derrota à vitória, e cada condição tem um modificador (negativo para quem está perdendo e positivo para quem está ganhando). A cada hora de batalha, rola-se 2d6 para cada lado, soma-se o modificador, e o que tiver maior resultado melhora em um degrau, até atingir o último nível (Vitória) e ganhar a luta.
 
Eu jogo CODA desde 2005 e não vejo muitos problemas... Só precisa de house-rules e modificações nas armas... Eu conheço o CODA e, sem ofensa, o sistema de magias me fez usar Shift+Del rapidamente... Talvez colocando algo parecido com o sistema de magias do CODA, mais o sistema de combate em massa, os níveis de ferimento e Fadiga, até que o SdA d20 ficaria aceitável...
EDIT:
A parte de combate em massa foi justamente a que eu achei que tava quebrada e sem conserto... Aquele esquema de unidades leva demais em conta alguns aspectos (como o tamanho - uma unidade em desvantagem numérica tem pouquíssimas chances, ao contrário do que se vê nos livros), e as batalhas são previsíveis demais, já que não tem nenhuma opção além de andar e atacar e não tem rolagem de dados no ataque. Quanto ao sistema mais abstrato de batalhas, não tem a mínima utilidade, já que é quase completamente aleatório e os jogadores não fazem praticamente nada para mudar a batalha. O sistema é o seguinte, para quem não sabe: há uma "escada" de condições para cada facção, da derrota à vitória, e cada condição tem um modificador (negativo para quem está perdendo e positivo para quem está ganhando). A cada hora de batalha, rola-se 2d6 para cada lado, soma-se o modificador, e o que tiver maior resultado melhora em um degrau, até atingir o último nível (Vitória) e ganhar a luta.
Tem razão... depois de abrir meus livros do CODA e estudá-los, decidi que também não se salva o sistema de combate em massa...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo