• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“Senhor dos Anéis: Inimigos da Terra-Média” um Board Game Cooperativo Incrível

• Criador do tópico Criador do tópico Deriel
  • Data de Criação Data de Criação

Deriel

Administrador
https://www.valinor.com.br/71172

20250422-capa_idtm_baixa_11zon.webp

Senhor dos Anéis: Inimigos da Terra-média é um board game cooperativo desenvolvido pela D20 Culture, trazendo uma experiência imersiva inspirada no universo de J.R.R. Tolkien. O jogo coloca os jogadores em uma jornada épica pela Terra-média, enfrentando vilões icônicos e explorando cenários dinâmicos. A O Vício fez uma excelente matéria exclusiva sobre o assunto, segue um resumo:

🔥 Destaques do Jogo

• Vilões icônicos: O jogo começa com um embate contra o Balrog, mas expansões futuras incluirão Saruman, o Rei Bruxo de Angmar, Shelob, Azog, Smaug e Sauron.
  • Tabuleiro modular: Com 16 regiões e peças intercambiáveis, cada partida será única, garantindo alta rejogabilidade.
  • Mecânica soulslike: O combate contra o Balrog exige estratégia, esquiva e observação, tornando a batalha desafiadora e envolvente.
  • Exploração livre: Os jogadores podem escolher diferentes caminhos, sem precisar seguir exatamente a jornada de Frodo.
  • Miniaturas detalhadas: O jogo inclui miniaturas colecionáveis, com destaque para a estatueta de 20 cm do Balrog.
20250422-new_balrog-1_11zon-scaled-1.webp

🎲 Como funciona?

Os jogadores começam explorando a Terra-média, coletando recursos e fortalecendo seus personagens. A cada avanço, o Olho de Sauron marca o tempo, levando os jogadores a desafios dentro de Moria, onde podem se preparar para o confronto final. O jogo é 100% cooperativo, exigindo que os personagens trabalhem juntos para vencer.

📅 Lançamento e Campanha

A pré-campanha no Catarse começa em maio, e o lançamento físico está previsto para 2026. Quem participar da pré-campanha terá acesso a descontos exclusivos e poderá influenciar melhorias no projeto.

Bacana!! Desejo sucesso ao empreendimento.
E é ótimo ver uma empresa brasileira se arriscando em um projeto tão ousado. :clap:

Pela informação disponível, fiquei com a impressão inicial de que a proposta do jogo não oferecia muito além do que um jogo como o Jornadas da Terra Média já entrega: é um cooperativo; com tabuleiro modular, que te permite explorar as regiões e ir equipando e fazendo o seu personagem progredir; tem lá os eventos e "chefões" pra você derrotar; tem miniaturas (embora as do Jornadas não sejam pintadas) e, no Jornadas, as expansões trazem inclusive uma miniatura do Balrog (embora não de 20 cm).

O ponto pra mim mais interessante na proposta do "Inimigos da Terra Média" é a ideia de que você terá mais liberdade para montar o seu itinerário pela Terra-Média. Isso o Jornadas não te oferece e, em princípio, parece um puta ponto positivo.

Inimigos da Terra-Média: valor do Early Bird revelado!​

unnamed.jpg

Senhor dos Anéis: Inimigos da Terra-média é um board game cooperativo desenvolvido pela D20 Culture, trazendo uma experiência imersiva inspirada no universo de J.R.R. Tolkien. O jogo coloca os jogadores em uma jornada épica pela Terra-média, enfrentando vilões icônicos e explorando cenários dinâmicos, como já noticiamos aqui na Valinor

Hoje a D20 revelou o valor promocional para os primeiros apoiadores e mais detalhes da caixa. Sabe quanto? E para apoiar fica aqui o endereço do catarse do projeto: https://www.catarse.me/terramedia

image-2.png

Mais detalhes da caixa na imagem de divulgação abaixo:

unnamed-2.png

"Capítulo I: O Balrog" significa que vão lançar outros jogos semelhantes, com capítulo 2, 3, etc.? Se sim, será em forma de expansão apenas, ou a galera vai ter de marchar com mais uma salário mínimo pra cada capítulo? :dente:

Pensa num jogo caro, bicho.
Deve ser tudo muito lindo e tal, mas caramba.

1200!!!!
Jogos de tabuleiro ja são nichados e eles colocam nesse preço, se tinham como alvo jogadores avulsos como eu perderam esse investimento.

Mas este é o preço "normal" desses tabuleiros hoje com essas mini estátuas. O Jovem Nerd lançou a pouco um de cyberpunk na mesma linha que custa por volta deste mesmo preço.

Eu fiquei curioso para ver as miniaturas. No site mostra a do Balrog que está bem linda!

Mas este é o preço "normal" desses tabuleiros hoje com essas mini estátuas. O Jovem Nerd lançou a pouco um de cyberpunk na mesma linha que custa por volta deste mesmo preço.

Eu fiquei curioso para ver as miniaturas. No site mostra a do Balrog que está bem linda!

No e-mail de divulgação tem essas duas imagens aqui das miniaturas:

Anexos

• unnamed (1).webp
    unnamed (1).webp
    437,2 KB · Visualizações: 9
  • unnamed.webp
    unnamed.webp
    359,4 KB · Visualizações: 9
Alguém aqui tem habilidade de pintar?

Eu já vi uns trabalhos de pintura muito lindos nessas miniaturas. Tem um pessoal consegue deixar até marca de tempo ou sujeira nas miniaturas. Fazem uns trabalhos belíssimos.

Gente, rolou uma gameplay ontem, organizada pela D20.

Disponível aqui:

Sinceramente, eu não curti. Acho que o jogo, como está, tem alguns problemas sérios. Vejam os comentários ao vídeo, no YouTube.
Visualmente, o jogo está lindo. Não discuto isso. Mas espero que a empresa leve em conta os feedbacks negativos e faça alguns ajustes pesados nas mecânicas do jogo.

Refaço aqui as considerações sobre as minhas impressões a partir da GamePlay que foi mostrada. Mas deixo desde já a ressalva:

Depois da gameplay, eu vi um dos sócios da D20 dizer que eles iriam considerar os feedbacks recebidos e pensar em adequações da mecânica do jogo. Eu espero, de verdade, que ele tenha falado a sério e torço para que consigam fazer esse ajuste. Acho que eles deviam recrutar jogadores mais experientes para ajudar nesse processo e testar exaustivamente o jogo, até ter certeza de que não restou nenhuma dinâmica quebrada no jogo.

Minhas impressões sobre o que foi mostrado na GamePlay:

O primeiro problema que eu vejo no jogo, como está, é o de que ele é extremamente dependente de sorte. O jogo todo está baseado em rolagem de dados e, em determinadas situações, cara ou coroa.

Tem problema haver sorte no jogo? Não. Vários jogos que eu adoro têm mecânicas associadas a sorte em alguma medida. O problema é o jogo ser apenas sorte. Isso ficou ultrapassado, em matéria de jogos de tabuleiro. Não tem espaço pra estratégia em Inimigos da Terra Média, a despeito do que dizem os desenvolvedores.

Outros jogos adotam estratégias de mitigação da sorte. No próprio Jornadas da Terra-Média, que é um jogo excelente pautado no universo de O Senhor dos Anéis, sempre que você vai combater um inimigo, você compra cartas, torcendo para que venham cartas com o símbolo de sucesso, que vão determinar quantos golpes você consegue dar. Ou seja, há um elemento aleatório aqui. Só que... no início de cada rodada, você pode examinar 2 cartas do topo do seu baralho e te é permitido deixar uma dessas cartas preparada, supondo que ela tenha o ícone de sucesso. Além disso, o Jornadas da Terra Média permite que você gaste 1 ficha de inspiração pra transformar qualquer carta que tenha o símbolo de folhinha em um sucesso adicional. Isso mitiga muito a questão da sorte. E essas fichas de inspiração são fáceis de obter no jogo. Além disso, supondo que você não mate o monstro nesse ataque, ele vai revidar. Neste caso, você ainda tem a possibilidade de bloquear o golpe do inimigo, utilizando o mesmo processo de compra de cartas (pra contabilizar sucessos), para evitar tomar um dano ou um medo.

O Inimigos da Terra-Média, de certa forma, adotou uma estratégia de mitigação de sorte. Mas ela é bastante ruim e punitiva, a meu ver. Você pode, basicamente, gastar 3 pontos de experiência para rerrolar os dados, se eles te forem desfavoráveis. Só que... pode acontecer de você gastar os pontos e os dados saírem ruins novamente. E em um jogo todo pautado em rolagem de dados, você vai consumindo pontos de experiência, que seriam necessários para você upar o seu personagem e se fortalecer, antes de enfrentar o balrog.

Há jogos de tabuleiro baseados em mecânicas de dados, que trazem estratégias que me parecem mais inteligentes. Por exemplo, permitindo que você se valha de algum recurso para manipular o valor do dado a seu favor.

Outro ponto a destacar é que o jogo, me parece, está extremamente desbalanceado. Na gameplay que fizeram, a menina que jogou de Legolas morreu no primeiro turno dela na partida, ao enfrentar um Goblin. Os pontos de vida dela já tinham zerado e o designer do jogo já tinha até dito que ela morreu. Então ele se lembra que ela não teria morrido, porque ela poderia consumir um lembas (mas a rigor, ela consumiu o Lembas depois que os pontos de vida tinham zerado. Pode isso, Arnaldo? :dente:) . Enfim... de qualquer forma, precisa de ajustes nessa parte. A ideia do combate por fases que eles adotaram, em si, é interessante. Mas seria preciso repensar o balanceamento do jogo como um todo.

Outro ponto esquisito. Na gameplay, a moça que jogava de Legolas se deparou com um Troll. Então o jogador que jogava de Frodo se propôs a utilizar o Anel para ajudá-la a derrotar o Troll. Um detalhe: Frodo estava no Condado, há muitas milhas de onde Legolas se encontrava no mapa. Ele usa o Anel e ela vence o Troll. Por que? Boa pergunta. Esse é um lance que suscitou muitas críticas. Não faz sentido nem do ponto de vista da mecânica, nem do ponto de vista do tema do jogo. É dito que os jogadores precisam estar no mesmo tile para trocarem itens. Mas curiosamente, eles podem usar os seus itens, mesmo estando muitas milhas distantes, para ajudar os colegas a vencerem seus oponentes. É um tipo de interação que ficou bem estranho, acho eu.

No Jornadas da Terra-Médias, para citar novamente o jogo que comentei acima, você também consegue ajudar o coleguinha. Mas você precisa ao menos estar em um espaço adjacente. Acho que faz bem mais sentido.

Visualmente, o Inimigos da Terra-Média é lindo, como comentei. Mas pensando estritamente no jogo, acho que tem muito a ser corrigido ali. E friso... torço para que essas correções sejam feitas e para que, na próxima exibição que fizerem, o projeto já tenha sido bastante melhorado.

Sobre O Inimigos da Terra-Média: a D20 Culture anunciou reforços na equipe de Game design.

Acho louvável que a D20 tenha acolhido os feedbacks negativos da comunidade e esteja buscando promover readequações no projeto. Isso vai gerar ruído, com certeza, uma vez que o financiamento coletivo está em andamento. Mas entendo que é muito melhor corrigir problemas identificados nessa fase do que se abster de fazê-lo.

Por enquanto, palmas para a D20. Ansioso pela próxima demonstração que farão.

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$330,00
Termina em:
Back