• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG O Senhor dos Anéis em D20 ou CODA?

Ryoro

Usuário
Olha não sei bem a opinião de vocês, mas já ví discussões sobre qual ficaria melhor para LotR RPG e sinceramente minha opinião é que o CODA realmente é melhor!
Mas e para vocÊs que jogam esse RPG qual vocês acham melhor ou mais ACEITÁVEL ou compatível? Exponham sua idéias!
 
O coda é um sistema formidavél e deixa o clima tolkieniano na mesa de jogo, mas o D20 é uma boa se adptado ao clima e visando o combate contra trocentos orcs e as forças do senhor do escuro.
 
E o cara ainda pergunta isso. Acho que ele não sabia que o Sky tava aqui.

CODA é extremamente incompleto. Furado, como disse o Sky.
d20 rules!

E vida longa ao Skywalker, Defensor do Dado de Vinte Lados!
 
Ok Ok, sei que sou minoria na minha opinião, mas em relação aos sistemas acredito que TODOS possuem erros, todos possuem pontos positivos e negativos.
 
Sabe, eu penso, penso, penso num ponto negativo do d20 system. Às vezes eu consigo encontrar um, mas na maioria das vezes eu acabo encontrando um suplemento que conserte esse defeito.

Tipo, tem aquele lance do cara cair na porrada e ir tomando dano, dano, dano e "ooooooooooh", morre, sem conseqüências para os ferimentos anteriores. O que acontece? Lançam o Star Wars Saga Edition consertando isso. :g:

Diferente do CODA, que é uma colcha de retalhos atacada por um exército de traças.
 
O CODA não é totalmente horrível.

Ele mistura algumas coisas interessantes de diversos sistemas, como usar classes como no D&D e níveis de vitalidade do Storyteller. E a jogabilidade não é ruim, na verdade é bem simples.

Só que ficou muito confusa, na minha opinião, a criação de personagens e a parte de experiência.

E o fato de rolar só 2d6 pros testes, faz com que tenhas algumas coisas que você faz muito facilmente e outras que sejam extremamentes impossíveis. Tipo, você chega num bônus tão alto que o resultado do dado fica irrelevante. E ainda assim existem coisas que deveriam ser possíveis que nem tirando 12 você consegue.

Não sei se ficou claro, mas no geral me pareceu um trabalho grande demais aprender o sistema por completo quando o D20 é tão parecido.
 
E o fato de rolar só 2d6 pros testes, faz com que tenhas algumas coisas que você faz muito facilmente e outras que sejam extremamentes impossíveis. Tipo, você chega num bônus tão alto que o resultado do dado fica irrelevante. E ainda assim existem coisas que deveriam ser possíveis que nem tirando 12 você consegue.

Não sei se ficou claro, mas no geral me pareceu um trabalho grande demais aprender o sistema por completo quando o D20 é tão parecido.

Eu às vezes acho que esse é um "mal" do D20, também. Se fosse um D100 seria mais preciso. Mas ia ser meio confuso.
 
Eu às vezes acho que esse é um "mal" do D20, também. Se fosse um D100 seria mais preciso. Mas ia ser meio confuso.

Aí ficaria como o percentil, não? É o sistema que mais gosto, pois dá logo de cara as probabilidades de acerto. :D
 
O D20 pode até ser mais completo, mas para mim D20 é D&D e ponto final.
Todo o resto é derivação de D&D.

E o D&D se inspirou (em boa parte) no Senhor dos Aneis, logo, seria incoerente fazer o Senhor dos Aneis se inspirar em D&D.

Senhor dos Aneis tem que ter um sistema próprio, e como o Star Wars CODA não vingou, o CODA é um sistema aceitavel para Senhor dos Aneis. É aceitavel porque a simplicidade dele permite que quem quer jogar com outros sistemas pode facilmente adaptar as regras de forma a cobrir as falhas e quem é mais ortodoxo pode simplesmente criar regras para o próprio CODA e evitar as armadilhas...
 
O D20 pode até ser mais completo, mas para mim D20 é D&D e ponto final.
Todo o resto é derivação de D&D.

Bom, tu está errado. É só tu olhar toda a gama de jogos que utilizam o d20 e o OGL e tu vai perceber que o D&D é só a ponta do iceberg do d20.

E o D&D se inspirou (em boa parte) no Senhor dos Aneis, logo, seria incoerente fazer o Senhor dos Aneis se inspirar em D&D.

Se o D&D foi feito a partir do Senhor dos Anéis, nada mais coerente do que usá-lo pra mestrar SdA, já que foi criado pensando no mesmo.

É aceitavel porque a simplicidade dele permite que quem quer jogar com outros sistemas pode facilmente adaptar as regras de forma a cobrir as falhas e quem é mais ortodoxo pode simplesmente criar regras para o próprio CODA e evitar as armadilhas...

O problema é que o próprio CODA cria suas armadilhas. As regras de combate são péssimas, os níveis de desafio são mal calculados, eles inventam coisas demais nas fichas dos personagens e por aí vai.
 
:think:
É fato todos os sistemas possuem defeitos, mesmo que mínimos...
Ok Ok D20 é corrigido a cada edição os defeitos, o que demonstra que o D20 tem sim seus defeitos!!!!

Lembrando que o CODA não teve tanto foco e nem milhões de correções sobre o sistemas através de suplementos ou coisas assim, já o D20 o que mais acha é suplementos ou coisas assim corrigindo regras e mais regras nele, assim aos poucos ele vai melhorando! Mas "D&D é apenas a ponta do iceberg do D20" o destaque simplesmente é o D&D, o resto vem bem mais escondido com muito menos brilho.

Critiquem o CODA o que for, ele é um sistema que não teve milhões de correções igual o D20 e por isso merece créditos sim, porque D20 no início o que MAIS existia era erro, se alguém aqui acompanhou desde o começo essa idéia de D20 sabe disso.


Lancem milhões de correções sobre o CODA igual rolou no D20, aí sim venham dizer que o D20 é melhor ou não.

Não fugindo ao assunto do tópico o CODA fica melhor no Senhor dos Anéis RPG do que o D20 sim, na minha opinião.
 
Última edição:
:think:
É fato todos os sistemas possuem defeitos, mesmo que mínimos...
Ok Ok D20 é corrigido a cada edição os defeitos, o que demonstra que o D20 tem sim seus defeitos!!!!

Sim mas, como tu disse, são corrigidos.

Lembrando que o CODA não teve tanto foco e nem milhões de correções sobre o sistemas através de suplementos ou coisas assim, já o D20 o que mais acha é suplementos ou coisas assim corrigindo regras e mais regras nele, assim aos poucos ele vai melhorando! Mas "D&D é apenas a ponta do iceberg do D20" o destaque simplesmente é o D&D, o resto vem bem mais escondido com muito menos brilho.

O CODA não teve o mesmo brilho por causa da péssima campanha de marketing deles. E sobre o destaque do d20 ser o D&D é verdade, mas aqui não estamos falando em destaques, mas sim em possibilidades que o sistema oferece. :wink:

Critiquem o CODA o que for, ele é um sistema que não teve milhões de correções igual o D20 e por isso merece créditos sim, porque D20 no início o que MAIS existia era erro, se alguém aqui acompanhou desde o começo essa idéia de D20 sabe disso.

O SdA CODA atrasou quase 1 ano por causa de correções no sistema e saiu essa porcaria, diferente do D&D. Eu até hoje uso as regras da 3E sem problema algum.

Não fugindo ao assunto do tópico o CODA fica melhor no Senhor dos Anéis RPG do que o D20 sim, na minha opinião.

A adaptação que eu e o Kadu fizemos do SdA pro D&D é, no mínimo, um bilhão de vezes melhor que a do CODA. :cool:
 
O SDA-CODA não é grandes coisas, foi lançados as pressas e cheio de defeito, que não foram corrigidos e fora que a decipher tá praticamente morta em relação ao rpg. As vendas não foram grandes cosias e só duraram no periodo de histeria dos filmes. Eu diria que o CODA morreu, embora algumas pessoas tentem bancar necromantes e tentar traze-lo de volta... em vão.
 
O negócio é pegar o que tem de bom nos dois e usar para mestrar...
Ficar chovendo no molhado não adianta nada...

Eu por exemplo vou usar algumas regras do D20 mesmo mestrando SdA CODA, pelo simples fato de meus jogadores e eu mesmo estarmos acostumados com as rolagens do D20.
Só vou usar as rolagens do CODA quando precisar de alguma tabela que esteja com os valores muito 'trancados'...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo