• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG O Senhor dos Anéis em D20 ou CODA?

Pra mim sistema importa sim. Eu odiava AD&D e hoje D&D é disparado o meu sistema favorito. Pra mim um sistema capenga e ruim prejudica o jogo.
 
Existem três tipos de sistemas: ruins, jogáveis e muito bons. Sistemas ruins são como 3d&t, melhor jogar cara ou corôa. Sistemas bons são como D&D e Storyteller, merecem ser jogados. E sistemas jogáveis são como CODA, dá para jogar muito bem com eles, mas não merecem destaque.
 
Sem nenhuma house-rule eu consideraria o Storyteller como jogável. O sistema de combate dele é péssimo.

Mas enfim, CODA é jogável se tu não for muito exigente. Ele tem umas aberrações bem chatas.
 
Sem nenhuma house-rule, até o d20 tem falhas... Só para se ter um exemplo, por que diabo uma proteção mágica como Armadura Arcana não se somaria à armadura de um guerreiro?
 
Sim, é jogável, e melhor do que muitos (para não dizer do que todos). Mas a existência de livros como o Unearthed Arcana já provam que house-rules são "necessárias". Eu acho que, em qualquer sistema que eu jogue, eu utilizaria house-rules; por melhor que seja o sistema, a menos que você o crie pessoalmente ele nunca vai se adequar perfeitamente ao seu jeito de jogar.
 
Qq sistema com house-rule transforma de péssimo pra jogavel e de jogavel pra bom.

Eu modifiquei 100% o CODA junto com os meus colegas e pra falar a verdade agora o bicho está pegando, coisa que se tomar +20 de dano a chance de morrer é mto alta
 
Então a 4ª Edição de D&D prova que a edição atual é falha? O CODA é um sistema muito bom, embora o livro tenha algumas falhas. O sistema de armas dele é inutilizável, mas o sistema de manobras de combate é muito mais interessante que as do D20, ele tem um sistema de Defeitos que é muito interessante, o sistema de Evolução é muito mais customizável (embora precise de uma House Rule para impedir abusos), os níveis de ferimento fazem muito mais sentido (e deixam o jogo divertido, além de permitir uma maior letalidade - quase nunca um golpe não acerta, mas você não precisa ficar se preocupando com arranhões), e o sistema de magia é excelente (a magia é difícil, rara e extenuante, e embora "fraca" - nada de bolas de fogo - ela é muito, muito útil para qualquer grupo).
 
A 4E do D&D é um jogo totalmente novo, nem dá pra dizer que ela é uma correção das falhas da 3E, assim como não dá pra dizer que a 3E corrigiu as falhas do AD&D.

Tu falou que o sistema de combate em massa é melhor que o do d20. Mas melhor que qual deles? Do War? Do Quintessential Fighter? Do Cry Havoc? Do Heroes of Battle?
 
Se eu falei de sistema de combate em massa, então foi um erro momentâneo. D&D não tem regras para isso nos livros básicos, e as regras do CODA para isso são inutilizáveis. As regras do Heroes of Battle são boas, mas eu pessoalmente também não classifico elas como combate em massa, só como regras para mestrar em campos de batalha. Os outros eu nunca li.
O que eu disse no post acima foi que as manobras de combate do CODA são legais, deixam a batalha mais estratégica.
 
O simples fato das regras de combate do CODA não envolverem movimentação, alcance de armas e coisas do tipo tira boa parte do aspecto tático do combate.
 
D20 sem dúvida, e não falo só por ter feito a adptação junto ao Sky. Na verdade, o grosso sempre esteve pronto, não só em termos de sistema como de alguns elementos da embientação da Terra-Média, como orcs, aranhas gigantes, dragões, etc. Nosso trabalho foi adaptar e não criar. Na verdade, a única parte onde foi realmente preciso criar foi no sistema de magias, que não tinha como ser igual. Confesso que foi trabalhoso, mas o resultado foi perfeitamente compatível com a ambientação da terra-média, inclusive podendo ser usado também em outros mundos de D&D, por que não...
 
A adaptação de vocês foi excelente, o sistema de magias, as classes novas, e tal. Melhor que muitos cenários vendidos por aí. Mas eu ainda acho que, para a TM, o CODA é melhor. O sistema de magias dele é excelente, um dos melhores que eu já vi (ironicamente, o da adaptação de vocês também é um desses), o sistema de "ordens" (classes) é bem mais flexível, (dá para você criar um guerreiro e ele não necessariamente vai ser um bundão em situações sociais, assim como um mágico pode fazer outras coisas além de usar magias), o esquema das perícias (as perícias de combate com cada arma, por exemplo) ajuda nisso, o sistema de fadiga e níveis de ferimento é legal, e tudo. É claro que você tem de adaptar algumas coisas, como alcance e dano de armas (a espada longa é a única arma que vale a pena usar com as regras padrão) e limitar a evolução de perícias, mas não deixa de ser bom. Ao menos para jogar na TM, já que ele dificilmente serviria para algum outro mundo de fantasia medieval.
 
Acho que ficar descutindo qual sistema é melhor que o outro é besteira, gosto não se descute. Eu odeio D20, mas nem por isso deixo de jogar, eu acho as regras dele bem legais e tal, mas não gosto, é a minha opinião, eu gosto do CODA, e jogo ele sem modificar as regras e me divirto bastante, não importa se tem defeitos ou não, a diversão do RPG é que tem que valer a pena. Acho que o SDA fica melhor em CODA simplesmente pelo fato que o sistema foi colocado no mundo de SDA, e D20 não, você adaptar algo que não fizeram é totalmente plausivel para fãs de SDA, mas se fossem para fazer SDA em D20 já teriam feito isso a muito tempo, e não seria um adaptação, seria algo feito e pensado para vender mais um suplemento de RPG para d20. Eu acho muito 10 a idéia de vocês terem criado um SUPLEMENTO de SDA para D20, mas ainda sim depois de ler tudo, não consigo colocar em jogo, é apenas meu gosto, nada mais.
Para mim SDA só em CODA, mesmo não sendo meu sistema favorito, só em CODA. Eu até poderia tantar fazer uma adaptação em GURPS que é o sistema que mais jogo e gosto, mas não quero, o GURPS já tem vários jogos, e isso só me traria cansaço e dor de cabeça.
Acho que discutir qual sistema é melhor que o outro é besteira, gosto é gosto e não se discute. É igual torcer para um time ou ter uma religião.
 
Não é a questão de provar qual sistema é o melhor. Mas, ao menos na minha opinião, se você não quer discutir para que entrar em um fórum?
E só um detalhe: o CODA não foi feito para o SdA, mas para Jornada nas Estrelas. O que não muda o fato de que, com as (grandes) adaptações, ficou ótimo.
 
Quanto ao ponto do tópico não tenho o que falar, mas quanto ao papo de sistema:

Existem 2 tipos de sistemas: aquele que você gosta, e aquele que você não gosta. MAS...

Podemos destacar alguns fatores mais objetivos que podem entrar nessa equação, e que valem uma discussão. Por exemplo:

- o sistema suporta bem o setting?

- o sistema é coeso dentro do que pretende abordar? (ou quebra fácil? )

:D
 
Acho que todos os sistemas são bons - adoro jogar o Velho e bom D&D usar meus lindos dados de D20 que paguei caroooo, mas também gosto do sistema CODA para jogar SDA - venhamos e convenhamos jogar RPG é bom pra caramba não importa o sistema não importam os erros o que importa é a diversão e principalmente a reunião.

Abraços galera!!!!

Para mim sinceramente não importa o sistema e sim a climatização da mesa, a colaboração dos jogadores e a narrativa do mestre, ai sim a terra media de Tolkien fica legal!!
Sistema é apenas uma ferramenta, pelo menos pra mim o que importa é a HISTÓRIA a ser contada!
Realmente! Eu joguei com o CODA várias vezes, sim o sistema de batalha é muito falho, sim precisa refazer na hora (ou antes:lol:), mas na hora em que eu bati os olhos no sistema de magia, classes e corrupção do SdA d20 eu pensei: "isso é uma degeneração do D&D malfeita que eu nunca vou usar" e meti Shift+del (nada contra o criadore). Mas, como dito acima, o que importa é ser legal, sem fanatismo que só torna o fórum uma enorme discussão inflamada entre pessoas que não querem ceder e compreender que o outro também é bom...(:ahhh:) Não gosta? Não joga... Só não precisa ficar apelando e fazendo posts inflamados toda hora(:ahhh:)
 
Primeiro de tudo gostaria de dar FELIZA ANO NOVO a todos do fórum.:obiggraz:

Eu não ia entra nessa discussão por acha-la sem nexo ou propósito. Mas entrei por um motivo. Tenho visto aqui no fórum duas coisas que me deixam extremamente preocupados: FANATÍSMO e PRECONCEITO. Já é hora de o jogador de RPG brasileiro superar essa bobagem e amadurecer. Até pouco tempo atrás não entendia porque eu era visto com maus olhos por pessoas leigas no assunto. Mas vendo esse monte de bobagem é fácil entender.

E não é só nesse tópico (que por sinal era pra ser discutido, pelo que vi, em qual sistema você prefere o cenário e não, "qual é o melhor sistema"). Eu estava vendo um tópico que tinha o objetivo de explicar o que era o RPG para leigos. E o que vi? Dezenas de mensagem dizendo que GURPS é "coisa do demônio"(modo de dizer), que 3D&T não é sistema e outras bobagem que corta o coração de quem realmente AMA esse passatempo.

É o mesmo que dois amantes de filmes ficarem discutindo qual o melhor gênero:

- Claro que não, comédia é coisa de retardado!
- Sai fora... você fica assistindo esses romances de maricas.

Imagina?

Pessoal, para com isso! Respeito e gosto de D&D, mas o pessoal que curte esse ótimo sistema está pegando pesado... AMOR SIM, FANATÍSMO NUNCA!
 
Blasfêmia! Skywalker, traga a Tocha Sagrada!

Agora sério, eu não acho as discussões aqui preconceituosas. Eu realmente falo mal dos sistemas que eu não gosto, como 3D&T e GURPS. Mas eu pelo menos conheço o bastante para dizer isso. Nós só expressamos nossa opinião, muitas vezes de forma irônica, e se não formos discutir as coisas de que gostamos, para quê um fórum?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo