
Os Filmes de O Senhor dos Anéis Removeram esse Truque Inteligente de Gandalf dos Livros (e isso tornou a cena ainda melhor)
O filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, de Peter Jackson, começa com a festa de aniversário de 111 anos de Bilbo Bolseiro, que, na verdade, era sua última noite no Condado. Ele planejava p…


O filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, de Peter Jackson, começa com a festa de aniversário de 111 anos de Bilbo Bolseiro, que, na verdade, era sua última noite no Condado. Ele planejava passar o resto de seus dias no reino élfico de Valfenda, que havia visitado décadas antes, durante os eventos de O Hobbit, mas queria pregar uma última peça nos habitantes do Condado antes de partir. Após fazer um discurso ao mesmo tempo bem-humorado e comovente para os convidados da festa, Bilbo anunciou:
Em seguida, ele colocou o Um Anel no dedo e desapareceu, deixando os outros hobbits chocados e confusos. Essa cena foi adaptada diretamente do livro O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, mas Jackson alterou um aspecto dela.“Estou indo agora. Dou a todos vocês um afetuoso adeus. Adeus.”
No filme, Frodo Bolseiro e Gandalf ficaram tão surpresos com o desaparecimento de Bilbo quanto qualquer outro convidado da festa. Embora Gandalf soubesse das intenções de Bilbo de deixar o Condado, ele não tinha ideia de que o Um Anel estaria envolvido, e ficou preocupado ao ver seu velho amigo usar um artefato mágico de forma tão irresponsável. No livro, no entanto, Bilbo havia contado sobre a brincadeira para Frodo e Gandalf com antecedência. Gandalf não aprovava, mas não havia nada que ele pudesse fazer para mudar a decisão de Bilbo. Antes da festa, no capítulo Uma Festa Muito Esperada, Gandalf disse a Bilbo:
Sem que Bilbo soubesse, o mago também tinha sua própria artimanha em mente.“Não adianta dizer mais nada. Mantenha seu plano—todo o seu plano, veja bem—e espero que isso acabe sendo o melhor, para você e para todos nós.”
A Reação de Gandalf ao Desaparecimento de Bilbo Foi Muito Diferente no Livro

No livro, quando Bilbo colocou o Um Anel após seu discurso, ele não simplesmente desapareceu como de costume. Em vez disso, “houve um clarão ofuscante de luz, e os convidados piscaram os olhos“. A origem desse clarão foi explicada algumas páginas depois, quando Bilbo e Gandalf conversaram em Bolsão. Bilbo disse:
Gandalf respondeu:“Aquele clarão foi surpreendente: me assustou bastante, sem falar nos outros. Um pequeno acréscimo seu, suponho?”
Ou seja, Gandalf fez parecer que ele tinha lançado um feitiço para fazer Bilbo desaparecer, evitando que alguém suspeitasse que seu anel era mágico.“Foi. Você manteve sabiamente esse anel em segredo todos esses anos, e me pareceu necessário dar aos seus convidados outra explicação para seu súbito desaparecimento.”
Tolkien não indicou que Gandalf era realmente capaz de tornar alguém invisível, mas os hobbits não conheciam os detalhes de suas habilidades mágicas. A maioria deles já desconfiava de Gandalf, então não foi difícil para eles atribuírem o desaparecimento de Bilbo a ele. Gandalf estava disposto a assumir a culpa, já que já era visto como “um incômodo e um perturbador da paz”. Bilbo ficou inicialmente irritado com o truque de Gandalf, chamando-o de “um velho intrometido” e alegando que ele havia estragado a brincadeira. No entanto, ele logo riu e acrescentou: “Suponho que você saiba o que é melhor, como sempre.” Partes dessa conversa foram incluídas no filme de Jackson, mas, obviamente, todas as referências ao clarão de luz criado por Gandalf foram removidas.
Os Filmes de
Foi inteligente da parte de Gandalf esconder a verdadeira natureza do desaparecimento de Bilbo. Nenhum dos hobbits presentes na festa de Bilbo provavelmente saberia ou se importaria com o Um Anel, mas o Condado ocasionalmente recebia visitantes de lugares como Bri, e era melhor que os rumores não se espalhassem. O Senhor do Escuro, Sauron, e Saruman, o Branco, tinham espiões espalhados por toda a Terra-Média e estavam desesperados por qualquer pista sobre a localização do Um Anel. Quando os Nazgûl mais tarde chegaram ao Condado em busca do Anel, nenhum dos hobbits tinha informações para lhes dar sobre um anel de invisibilidade, o que teria facilitado a missão dos espectros.Ainda assim, Jackson tomou a decisão correta ao remover esse detalhe da trama do filme. Além do prólogo de A Sociedade do Anel, a festa de Bilbo foi a primeira vez que o Um Anel foi usado, então o público ainda não estava familiarizado com ele. Um clarão de luz no momento em que Bilbo colocasse o Anel poderia confundir os espectadores. Essa mudança também permitiu que Jackson cortasse parte do diálogo entre Gandalf e Bilbo, tornando suas conversas mais urgentes. Ao adaptar uma história tão extensa como O Senhor dos Anéis, era necessário acelerar certas cenas. Mesmo que o clarão criado por Gandalf tenha sido uma demonstração divertida de sua cautela e engenhosidade na versão de Tolkien, o filme funcionou melhor sem ele.