• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG na vida adulta... frustração

Após alguns anos jogando com bastante frequência, meu grupo começou a se desmantelar ano passado. Éramos um grupo constanto de 4 pessoas, mas na maioria das vezes jogavam um ou outro a mais.

Então o pessoal começou a se mudar de cidade por causa dos estudos.
Hoje só ficaram eu e mais um na mesma cidade, e, felizmente, conseguimos encontrar um pessoal novo para jogar.

Porém perdemos a frequência, já que os horários são difíceis de bater pois a maioria dos jogadores tem um cotidiano bastante atarefado, mesmo em finais de semana.

Acho que é normal grupos se desmantelarem após algum tempo, mas acredito que sempre é possível reunir um pessoal novo. Além disso, quando todos gostam realmente da coisa, sempre há de se fazer uma forcinha para arrumar um jogo, nem que seja uma vez ao mês. RPG é diversão acima de tudo, e uma ótima oportunidade para reunir amigos, e é assim que deve ser encarado. Se todos entendessem isso, certamente seria tão fácil marcar um jogo de RPG quanto um futebol ou um churrasco.
 
Final de semana + RPG normalmente é problema. O ideal é vc dar um jeito de colocar ele na sua rotina semanal, quinzenal ou mensal, mas que seja de preferencia dia de semana. Assim vc nao rouba tempo da namorada, pais, família, cachorro, etc. Minha semana é montada: 2ª e 4ª academia, 3ª RPG, 5ª futebol e 6ª fica livre pra sair ou morgar...isso to falando do período da noite claro.
 
Se todos entendessem isso, certamente seria tão fácil marcar um jogo de RPG quanto um futebol ou um churrasco.
Isso mesmo! E é assim que a coisa deve ser encarada mesmo. Já ouvi muita gente não querer jogar RPG pq dá muito trabalho. Quando fui ver descobri que o mestre passava HORAS planejando a aventuras nos minimos detalhes. Tudo bem, mas pra quem reclama da falta de tempo, uma aventura com um planejamento menos detalhado não seria tão ruim...

Como eu sempre digo: depois dos 18, querer jogar como jogava na época de ginásio ou colegial é impossivel, precisa ser com menos "firula". E isso não torno o jogo mais pobre, nas mãos de um Mestre mediano, isso eu garanto.
 
Estou passando por um processo de desestruturação de grupo, uma vez que tá ficando cada vez mais dificil reunir o pessoal pra jogar, com cada um indo para um canto...

Mas uma coisa que me desanima não é isso, é a falta de novidades no rpgs. Tipo, eu gosto de D20, mas com a falta de novidades e inovações, as coisas começam a cansar. Gurps é quase a mesma situação, depois de um tempo vc cansa.

Em meu caso, eu adoro conhecer novos sistemas, mas não vejo mtos por ai.... eu estava a procura de um RPG diferente, mas só encontro as mesmas coisas... putz....
 
o problema maior de jogar RPG na vida adulta, na minha opinião, além da falta de tempo é a idéia que alguns jogadores passam a ter do "jogar RPG". Alguns pensam, como nosso amigo disse no começo, que não passa de coisa de nerd adolescente, que isso passa. Eu não acho que passe. É uma diversão sadia, que reune pessoas em prol de vivenciarem algo mais que um esquema tático 4-4-2 ou alguns litros de etanol + carne assada na brasa. Deve sim ser algo flexível, deve sim ter consideração com o mestre e ser algo prático - como um D-20 - com um grupo fixo, pois fica difícil mudar a formação do grupo o tempo todo e manter o fluxo do jogo.
 
Sky de certo modo tem razão, se vc gosta de uma coisa mesmo como o RPG corre atrás e JOGA a vida é cruel sim como a sociedade tbm, mas nós é que controlamos nossas vidas e é necessário ter as rédias das escolhas as quais vamos tomar. Mas cada caso é um caso certo!!?

Ps: Não desanima não que um dia dá certo BLZ!!!!!!
 
Felizmente ainda não passo por esses problemas. Aidna não cheguei na "vida adulta". Estou no chamado "RPG da minha época", pra vocês.

Comentava isso mesmo com o Ka Bral e o Sky em outro tópico. Que são poucos os adultos que conheço que jogam RPG, video-games, etc. (claro, esse fórum tem sido uma excessão)

E eu não quereria parar! :lol:
Mas parece que sempre tem um bilhão de compromissos, responsabilidades, etc. Principalmente quando se mora sozinho.
E há sempre o preconceito quanto ao jogo de nerds adolescentes né.
 
O problema é sempre aquela história de que se um não pode jogar, adia o jogo. Isso complica muito. Se você joga bola toda semana e alguém falta, joga sem ele, poe alguém no lugar, mas RPG parece que não pode.

Isso tem duas soluções: ou o cara autoriza a jogar sem ele (mesmo porque sempre dá pra arranjar uma desculpa pro personagem dele voltar na seção seguinte) ou então quando alguém falta, o resto joga um one-shot de alguma outra coisa (combina de sempre alguém levar algo preparado, é até uma boa oportunidade de variar o narrador).
 
Para isso é sempre bom ter uma "campanha" reserva (e mais descontraida talvez), com o resto do grupo. Isso evita a situação chata do personagem ausente "puffar" repentinamente...

E como já devem ter falado, desanima mto tb a falta de incentivo ao RPG no país... tem alguns sim, mas tipo, temos falta de opções... existe trocentos rpgs lá fora, vários até interessantes, e temos que engolir sempre os mais famosos/vendidos... poderiam ter uma alternativa de cenários/sistemas, essa coisas, principalmente sistemas. Poderiamos ter uma maior liberdade de escolha... ter que sempre recorrer a material importado é um saco.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo