• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rei Arthur? Com "H"?

Peregrino

Estrela de Valinor
Éééé, estão lançando mais um filme sobre o Rei Arthur, e eu vi o Making Off dele, e posso te dizer que ninguém merece!!!
Primeiro o nome já está errado. O Artur é sem o famigerado "h", que o roteirista colocou ou por ter faltado na aula de história, ou por invencioníce mesmo, mas o mais bizarro é a princesa Gwinevere. Mal pude acreditar quando vi a atriz que a representa vestida igualzinha uma amazona com o rosto pintado de azul e com um arco e flecha nas costas e lança na mão, sim, igualzinho a mítica figura das amazonas gregas. Affe!!!! Fala sério, queria ver uma princesa bretã do século IV usando micro saia e guerreando do lado do marido e do amante. Ótimo, sim, os caras fugiram da escola. Bons tempos de Excalibur.
 
Em outras línguas a escrita de nomes antigos e principalmente famosos costumam mudar.

Não sei se esse é o caso, mas não custa lembrar desse detalhe.

De resto, Guinevere como guerreira celta é até um lance "históricamente" aceitável.

No geral, ainda falta um filme que explore as boas qualidades da lenda do Rei Artur, sem as firulas que sempre colocam. O pior é que essa versão atual tem jeitão de ser a melhor de todas até agora, o que deixa claro que uma versão realmente boa da lenda tá em séria falta. :P
 
Peregrino disse:
Éééé, estão lançando mais um filme sobre o Rei Arthur, e eu vi o Making Off dele, e posso te dizer que ninguém merece!!!
Primeiro o nome já está errado. O Artur é sem o famigerado "h", que o roteirista colocou ou por ter faltado na aula de história, ou por invencioníce mesmo, mas o mais bizarro é a princesa Gwinevere. Mal pude acreditar quando vi a atriz que a representa vestida igualzinha uma amazona com o rosto pintado de azul e com um arco e flecha nas costas e lança na mão, sim, igualzinho a mítica figura das amazonas gregas. Affe!!!! Fala sério, queria ver uma princesa bretã do século IV usando micro saia e guerreando do lado do marido e do amante. Ótimo, sim, os caras fugiram da escola. Bons tempos de Excalibur.
msmo com esse erro o filme é sem duvida mto bom e vc ñ pode esquecer q é uma lenda ñ um fato entaum haver mulheres com roupas e maquiagens de amazonas ode ser normal
 
Creio que os produtores adorariam se um dos maiores problemas desse filme fosse apenas um "h" a mais... :roll:
 
Quanto ao nome de Artur, há controvérsia. O nome dele normalmente é associado a algumas origens:

1) Arthós (urso)+ viros(homem) = Homem Urso

Arthós, Arxtós, arkstós (não há uma definição quanto a isso), que derivam de arkticós (ártico). Essa imagem do ártico, do Polo norte, se associa à constelação de Ursa Maior. Os nórdicos sempre viram no Urso um simbolismo de poder, por isso o Thor era chamado de Bjorn, que é urso.

2) Art (arte)+ Husa (silencio, segredo) = Segredo da Arte

3) Art (arte) + UR (fogo) = Arte do fogo, ou seja, Artur teria poder sobre a arte do fogo divino

4) latim Arturus = Ar, are (arca) + Turus, de Taurus (touro) ou talvez Turris (torre) = Touro da Arca (Artur é o germinador) ou Torre da Arca (Artur possui o conhecimento superior da humanidade)

Como você pode ver, o nome dele sempre tá ligado a religião, de modo que ele representa a busca do Graal e da ascenção da humanidade, o que é totalmente mítico e nada histórico. É como o nome da mãe de Jesus, Maria, que vem de marina, mar... ou seja, a vida (jesus) vem da água.
 
Ahn... mistura suas convicções religiosas no balde não.

É razoável consenso histórico que em algum momento entre os séculos IV (saída dos romanos da Inglaterra) e VI, ou seja, o caos institucional, surgiram vários "Senhores da Guerra" dos quais um (ou o amálgama de vários) deu origem á lenda de Arthur
 
Sim, a figura existiu,claro, e depois de um tempo eles jogaram nesse zé mané toda essa carga mítica que existe hoje, propagado pela nossa amiga criadora de fanfic Marion Bradley.
 
The Transcendent One disse:
Sim, a figura existiu,claro, e depois de um tempo eles jogaram nesse zé mané toda essa carga mítica que existe hoje, propagado pela nossa amiga criadora de fanfic Marion Bradley.


E pelos wiccas, druidas, Nova Era e etc, surgidos a partir do final do século XVIII
 
A Gwinevere guerreira não condiz, eu acho; as mulheres guerreiras celtas existiram sim, mas antes da conquista dos romanos e conseqüente imposição de sua cultura. Veja bem, estamos falando de bretões, ou seja, o povo originado da mistura entre celtas e romanos. Os romanos, quando dominavam algum povo, tratavam de impor sua cultura sobre eles, com os celtas não foi diferente. E mulheres romanas não saíam para guerrear. Creio, então, que coloca a bretã Gwinevere como uma Boudicéia é no minímo, um equívoco.
 
Deixando a lenda de lado, parece ser um filme mto bonito.
E se a Gwenevere (ou seja lá como se escreva esse diacho de nome) parece uma amazona, melhor pra mim, q num sei nada sobre elas mas tenho mta vontade de conhecer!

Já sobre o nome desse rei... tem essa matéria na escola?
Sem contar q esse nome, em inglês, geralmente tem H sim, em português é q não. Na lenda inglesa, sei lá, nunca li nada sobre isso em inglês, e sem contar q é lenda, né? Tem várias versões pro fato...
 
Mó roubada querer dizer o que é certo ou errado na lenda de Arthur. Principalmente se partir do princípio que era uma lenda celta e o povo celta não tinha desenvolvido a escrita. Até a lenda ter sido registrada na forma escrita, ela já tinha passado por tantas mudanças que hoje em dia o que se tem é sempre o "há teorias sobre...", "acredito que...",etc.

No mais, fico com o Engethor:

Creio que os produtores adorariam se um dos maiores problemas desse filme fosse apenas um "h" a mais...
 
Só para lembrar: as guerreiras celtas, tanto qnto sua cultura já estavam praticamente instintas na época de Artur, e entre os celtas não existiam princesas guerreiras, as castas mais altas da realeza não entravam em combate direto (novidade, não?), e outra coisa a Gwinevere, não era Celta, era Bretã e católica.

Quanto ao nome de Artur a teoria mais aceita pelos estudiosos do período é a seguinte:
latim Arturus = Ar, are (arca) + Turus, de Taurus (touro) ou talvez Turris (torre) = Touro da Arca (Artur é o germinador) ou Torre da Arca (Artur possui o conhecimento superior da humanidade)

Pq Artur não seria o nome real e sim um título dado à um nobre do Cymru (País de Gales) de descendência Celta, que teria assimilado a cultura romana da época da colonização, e que lutou contra as primeiras invasões Saxonicas e Jutas a Ilha da Bretanha, que daí deu origem ao Ciclo do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda e toda a lenda. O que isso tem de relevante para o filme? Nada !!! Mas é que os caras mudaram até a lenda, pô!!! E que o nome dele não tinha "h", isso não tinha. :lol:
 
E daí que mudaram a lenda? É uma versão dela, a da cabeça do diretor, assim como a MZB criou a sua versão e, do mesmo modo, tantos outros escritores.

Exatamente pelo fato de ser uma lenda, cuja origem é oral, há a liberdade de modificação ao bel prazer da pessoa interessada. Não há uma versão "canônica" para a lenda em si: no máximo um cânone literário, o Le Morte d'Arthur, de Thomas Malory, do qual o filme Excalibur é a adaptação mais fiel.

Se tu não gostou da adaptação é uma coisa, mas dizer que o diretor "errou" por não seguir a tua visão da história é outra completamente diferente, e um tanto arrogante, mas ainda assim é teu direito de espernear. :)
 
Tilion disse:
Se tu não gostou da adaptação é uma coisa, mas dizer que o diretor "errou" por não seguir a tua visão da história é outra completamente diferente, e um tanto arrogante, mas ainda assim é teu direito de espernear. :)

Por mais que isso seja um porre.

Quando eu escrevi "histórico", esquecerem de notar as aspas. Acho que eu vou começar a botar elas em negrito agora.

Peregrino disse:
E que o nome dele não tinha "h", isso não tinha.

Eu disse:
Em outras línguas a escrita de nomes antigos e principalmente famosos costumam mudar.

Não sei se esse é o caso, mas não custa lembrar desse detalhe.

Sério, tenta. :)
 
Ei eu não quis parecer arrogante de maneira alguma, e eu não disse que havia erro no fato do cara adaptar do jeito que ele quis fazer, eu disse que eu não gostei, e dei minha opinião, foi só isso. Só que mesmo uma lenda tem uma maneira específica de ser contada, pegue Edipo rei, hércules ou qq outra, ela é contada daquela forma, e se vc a muda vc muda a essencia da lenda tb. Se vc falar que Artur era indio e usava tanguinha e havaianas, vc está mudando a essencia e o contexto "histórico" onde a lenda se encontra. :wink: . E me desculpem se pareci arroganre não fui isso que quis passar. :(
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo