• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem ganha dinheiro nesse negócio?

O que não dá é vir aqui e generalizar os livros de auto-ajuda, classificando TODOS como um PORCARIA. Independente de quantos livros a pessoa possa ter lido, ainda assim nunca será o suficiente para rotular todos os livros - mesmo os não lidos.

Outra coisa: tem muito livro "respeitado" que poderia ser vendido como auto-ajuda, só não o foi porque o termo é relativamente moderno. Se vocês pegarem "Cartas a um Jovem Poeta" do Rilke, por exemplo, ou ainda "Sobre a brevidade da vida" do Sêneca, para não falar do próprio "O Príncipe" do Maquiavel, todos seguem a fórmula básica dos livros de auto-ajuda modernos, mas só porque não foram vendidos como tal (e por não terem infográficos e afins), ninguém chama de porcaria.
Isso que quis dizer.

E Cad e Lucas, se continuarem de xingamento e afins aqui, vão tomar advertência. É perfeitamente possível argumentar sem ataques pessoais.
Minhas sinceras desculpas.
 
Foi isso que eu quis dizer quando disse que os livros da "grande literatura" também podem passar as mesmas mensagens. O grande demérito dos livros de auto-ajuda como vejo hoje é exatamente a presunção de que "apenas eles vão poder melhorar a sua vida"; como se a literatura como um todo nunca tivesse tido este mérito de inspirar e influenciar as pessoas.

idem
 
Eu nunca gostei de livros de auto-ajuda. Já li alguns mas sempre me sentia bastante desconfortável quando alguém dizia "Estou lendo um livro ótimo, diz isso e aquilo, blá, blá, blá, acho que vai mudar a minha vida".
Eu posso apenas imaginar por que essas pessoas gostam tanto de ler coisas que acham que vão mudar a vida delas. Talvez seja porque esses livros sejam fáceis de ler, ou por não terem nenhuma outra opção mais acessível.
Seja lá qual for o motivo, eu fico me perguntando quando é que elas vão perceber que, se houver necessidade de mudança, a iniciativa tem que vir essencialmente delas mesmas?

Esses livros nunca me mostraram um novo ponto de vista sofre certas situações, nem me motivaram a realizar alguma mudança concreta. Além disso, eu os acho tão fracos no modo como o texto é escrito e as idéias apresentadas que eu me sinto muito mais influenciado e marcado pela "grande literatura", como disse a Anna Cwen.

De qualquer modo, a única coisa certa é que os livros de auto-ajuda são uma ótima opção para presentes [para os outros].
 
De qualquer modo, a única coisa certa é que os livros de auto-ajuda são uma ótima opção para presentes [para os outros].

Eu não daria um livro de auto-ajuda nem para o menos chegado dos meus colegas :yep:

Talvez quando eu arranjar um grande inimigo eu quem sabe dê de presente :blah:
 
Nem precisa fazer muito esforço para ver quem ganha, basta conferir a lista de best-sellers do dia, na categoria de não-ficção e conferir as palestras sempre lotadas de celebridades.

Não é um tipo de leitura que me agrade, assim como as "receitas passo-a-passo" das revistas de moda quem "ensinam" 10 maneiras de encontrar sua alma gêmea, como seduzir, como enlouquecer alguém na cama, como ser marido atencioso e um amante espetacular e um pai de familia atencioso e metro-retro-trans-sexual... e por aí vai a fórmula.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo