1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quem controla os Nazgûl?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Myamoto Musashi, 11 Mar 2003.

  1. Myamoto Musashi

    Myamoto Musashi Usuário

    Muitos textos dão a entender que quem controla os nazgul é Sauron, mas eu me pergunto: quem controla os nazgul? Sauron ou o anel?
    Vejamos:

    No contos inacabados, os nazgul perguntam p/ saruman se ele tem o anel, e ele responde que se o tivesse, eles estariam se ajoelhando na frente dele, mas eles não fazem isso para Frodo. Será que precisa de uma pessoa mais poderosa para fazer isso?

    O um anel é necessaro para controlar os nazgul. Porque então Saurom pode controlar ele sem o anel?
    Respondam à minha duvida.
     
  2. Glaurung

    Glaurung Usuário

    Sauron possuia os nove anéis. Ele comanda os Nazgul.

    O Um Anel era basicamente parte da própria essência de Sauron.

    No final, a resposta será sempre a mesma:
    Quem é o senhor dos anéis? Sauron
    Quem queria dominar os povos com os anéis? Sauron
    Quem "inventou" os anéis de poder e ensinou os elfos a fazê-los? Sauron
     
  3. Legolas the elf

    Legolas the elf Usuário

    Comcordo com Glaurung.
    O que controla os Nazgul são seus anéis que estavam em posse de Saurom.
    O anel governante iria comandar os outros sem fosse da vontade de seu senhor com os aneis.
     
  4. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Ou seja, quem controla os nazgûl é o possuidor dos Nove, ou então do Um (q controlas todos os outros 19 Anéis). Isso se conseguir controlar os aneis propriamente ditos, senão ele tb vira nazgûl.
     
  5. Mulder

    Mulder Usuário

    Bem, na minha opnião, os 9 eram subjugados ao um. Sauron ajudou Celebrimbor à forjar os aneis do poder para depois dominalos pelo Um. O anel dos 9 simplesmente os prendiam à vontade de Sauron atraves do Um.

    É que frodo só estava portando o Anel. Não o tinha pego para si e usado como instrumento de poder e dominação. Quando Saruman disse isso, está implicito que ele estaria não só usando o anel, mas tb usando suas forças para subjugar os outros, inclusive os 9.
     
  6. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Aí que está, o Um Anel não era tão necessário assim pra se controlar os Nazgûl. O Um Anel tinha como intenção maior amplificar as habilidades de Sauron de controle mental, principalmente; o Um Anel foi na verdade um arma criada para combater diretamente os elfos, mais que qualquer outro povo. Sauron controlava os nazgûl pois esses haviam sucumbido ao poder dos anéis que lhes foram dados; Sauron, tendo posse desses anéis, tinha comando dos espectros, e eles estavam sujeitos à vontade de Sauron como um rato imundo é sujeito à doença.

    O Um Anel apenas amplificava algumas habilidades de Sauron, e nunca, de maneira nenhuma, o deixava mais poderoso do que ele é. Sem o Anel, Sauron não era diminuído. Ainda assim, o Um Anel podia ser forte, mas nada em comparação à vontade do próprio Sauron. Saruman ter dito algo assim mostra que ele sabia menos do que pensava. Ou se achava mais forte do que era. Pouquíssimos seriam aqueles que poderiam enfrentar diretamente o poder da mente de Sauron. Destronar o Senhor dos Anéis seria um trabalho praticamente impossível. Vejam bem, eu disse destronar, não destruir.

    Todos os 19 anéis (3 dos elfos, 7 dos anões e 9 dos homens) estavam subjugados ao Um, mas contra a vontade de Sauron, apenas alguém de mente tão forte como a dele E de posse do Um Anel para arrancar os nazgûl de seu domínio de Sauron, que era pleno sobre os espectros. O que o Anel fazia, Sauron sabia fazer muito bem, mesmo sem o Anel; o Anel só o ajudava a "canalizar" essa força.
     
  7. Link

    Link The Hero of Time

    Acho que Sauron controlava os Nazgûl, pois ele foi quem deu os nove a eles...
     
  8. Riff

    Riff Usuário

    É, mas os nazgûl só deram seus aneis a Sauron em meados da terceira era, se fosse os nóve anéis q controlavam os nazgûl Sauron naum iria controlar eles qndo eles tinham os aneis, mas Sauron, com o Um poderia dominar os outros, acontece q se fosse assim qndo Sauron perdeu o Um ele perderia o controle sobre suas criaturas, o q naum acontesse visto q Sauron pediu os anéis pros nazgûl e eles deram, msmo sauron sem ter o Um.
     
  9. Bom Musashi, coloquemos as coisas desse jeito:

    Sauron ensinou os a arte da forjadura de anéis mágicos, sendo assim ele colocou muito da sua maldade neles. Além disso todos os outros anéis estavam subjulgados ao um anel, Sauron colocou uma parte de espirito , poder e maldade no um anel , o um anel fazia parte de sauron, sendo assim o anel seguia a vontade de sauron mesmo longe dele. Os Nazghul viraram o q viraram pq usaram o anel desmedidamente e acabaram escravos deles, Sauron estava de posse dos nove aneis antes usados pelos reis humanos, sendo assim ele tinha poder sobre eles mesmo sem o um anel.

    ps:espero naum ter dado muitas voltas pra responder :mrgreen:
     
  10. Eönwë

    Eönwë Usuário

    Acho que os Nove controlam os Nazgûl, o Um controla os Nove, e Sauron controla o Um. Assim, em última instancia, acho que os Nazgûl são controlados por Sauron. O SdA deixa mto claro que os Nazgûl são completamente obcecados pelo Um e que eles são meros servos da "vontade" do Um. E a vontade do Um é a vontade de Sauron.
     
  11. Link

    Link The Hero of Time


    E é por isso que Sauron controla os Nargûl...
     
  12. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    De fato, quem controla os Nazgûl e é totalmente soberano sobre a vontade deles é Sauron, porque ele retém os Nove. Entretanto, eu dei uma olhadela no FAQ da Valinor pra relembrar umas coisas, e confirmei o que estava meio esquecido e com poeira aqui: alguém de posse do Um e com força-de-vontade poderia ter um controle limitado sobre Nazgûl, desde que não interferisse diretamente nas ordens e vontades de Sauron.

    Por isso que, talvez, Saruman não estivesse tão errado. Não seria senhor dos Espectros, mas eles não o atacariam se ele tivesse o Um, já que a sua vontade seria suficiente para ao menos rivalizar por um tempo com a de Sauron.
     
  13. Green Arrow

    Green Arrow Usuário

    Saruman não estava errado. afinal, como os próprios sábios disseram, apenas pessoas com poder mental suficiente poderiam usar o poder do anel. Saruman, Gandalf, Elrond e Galadriel talvez. Saruman era um Maia, assim como Sauron. Poderia usar o anel para destroná-lo, destruí-lo e destroçá-lo. E tb comandar os nazgûl.
     
  14. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Mas esse comando era limitado, não poderia interferir do forma nenhuma na vontade superior de Sauron sobre eles, que estava com os Nove.
    Eu ainda não entendi bem o "fingido". Primeiro parece claro que Frodo teria algum poder sobre eles, e o "fingido" põe a própria teoria de Tolkien, levantada por ele mesmo, em questão.
    Interessante como o autor especula tanto quanto nós sobre a obra dele.
     
  15. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Os nazgûl fingiriam, pois, de acordo com um trecho já citado aqui, eles estavam totalmente instruídos sobre quem era o verdadeiro senhor do Anel. Mesmo que Frodo tentasse comandá-los, eles obedeceriam dentro de certos limites (isto é, obedeceriam ordens menores, que não entrassem em conflito com a vontade de Sauron), mas com consciência de que ele não era o seu verdadeiro senhor.
     
  16. Link

    Link The Hero of Time



    Mas, mesmo assim Frodo nem ninguém pensou nisso... se bem que nem adiantaria...
     
  17. Link

    Link The Hero of Time



    Mas, mesmo assim Frodo nem ninguém pensou nisso... se bem que nem adiantaria...
     
  18. Eönwë

    Eönwë Usuário


    Acho estranho que Gandalf ou Elrond não tenham levantado essa questão no SdA. Eles deviam pelo menos comentar sobre isso, no Conselho de Elrond, talvez.
     
  19. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Depois de Valfenda os Nazgul nao seguiram mais a Sociedade; eles voltaram para Mordor, receberam suas montarias, e foram mandados para patrulhar o curso do Anduin (e talvez os Pantanos tambem). Eu acho que depois que eles nao conseguiram pegar Frodo antes de ele chegar a Valfenda, Sauron decidiu reservar os Nazgul para a guerra. Se eu nao me engano Grishnakh ate fala alguma coisa a respeito no livro III.

    Acho que nao havia necessidade de se debater os Nazgul no Conselho. Eles foram procurados ao longo do curso do Bruinen depois da cheia do rio, e depois por toda a regiao de Valfenda, e nao foram encontrados. A unica preocupacao dos membros do Conselho era que os Nazgul seguissem a Sociedade a partir de Valfenda. Nao havia muito o que se debater em cima disso, eu acho. Todos sabiam o que ia acontecer se os Nazgul localizassem a Sociedade, a unica coisa a se fazer era tentar evitar que isso acontecesse.

    Aquele trecho que o Maglor postou, que menciona o fingimento, eu acho que esta nas Cartas.
     
  20. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Sim, Swanhild, eu olhei na Valinor porque ainda não tenho as Cartas, mas é o trechinho de uma sim.

    Olha bem esse trecho aqui: "Eles poderiam ser imunes ao seu poder se ele reclamasse o Anel como um instrumento de comando e dominação? Não inteiramente. Não acredito que eles poderiam tê-lo atacado com violência, nem derrubá-lo ou levá-lo cativo;"

    Por esse trecho eu concluí que alguém portando o Anel, e com Força suficiente para reivindicá-lo como seu Senhor poderia ter algum controle sobre os Espectros, eles reconheceriam alguma autoridade nessa pessoa. Como se tivessem consciência de tudo, mas não conseguissem ser contra a vontade de quem tem o Um, mesmo que ainda escravizados permanentemente à vontade de quem tem os Nove.
     

Compartilhar