• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem controla os Nazgûl?

Muitos textos dão a entender que quem controla os nazgul é Sauron, mas eu me pergunto: quem controla os nazgul? Sauron ou o anel?
Vejamos:

No contos inacabados, os nazgul perguntam p/ saruman se ele tem o anel, e ele responde que se o tivesse, eles estariam se ajoelhando na frente dele, mas eles não fazem isso para Frodo. Será que precisa de uma pessoa mais poderosa para fazer isso?

O um anel é necessaro para controlar os nazgul. Porque então Saurom pode controlar ele sem o anel?
Respondam à minha duvida.
 
Sauron possuia os nove anéis. Ele comanda os Nazgul.

O Um Anel era basicamente parte da própria essência de Sauron.

No final, a resposta será sempre a mesma:
Quem é o senhor dos anéis? Sauron
Quem queria dominar os povos com os anéis? Sauron
Quem "inventou" os anéis de poder e ensinou os elfos a fazê-los? Sauron
 
Comcordo com Glaurung.
O que controla os Nazgul são seus anéis que estavam em posse de Saurom.
O anel governante iria comandar os outros sem fosse da vontade de seu senhor com os aneis.
 
Ou seja, quem controla os nazgûl é o possuidor dos Nove, ou então do Um (q controlas todos os outros 19 Anéis). Isso se conseguir controlar os aneis propriamente ditos, senão ele tb vira nazgûl.
 
Bem, na minha opnião, os 9 eram subjugados ao um. Sauron ajudou Celebrimbor à forjar os aneis do poder para depois dominalos pelo Um. O anel dos 9 simplesmente os prendiam à vontade de Sauron atraves do Um.

No contos inacabados, os nazgul perguntam p/ saruman se ele tem o anel, e ele responde que se o tivesse, eles estariam se ajoelhando na frente dele, mas eles não fazem isso para Frodo. Será que precisa de uma pessoa mais poderosa para fazer isso?

É que frodo só estava portando o Anel. Não o tinha pego para si e usado como instrumento de poder e dominação. Quando Saruman disse isso, está implicito que ele estaria não só usando o anel, mas tb usando suas forças para subjugar os outros, inclusive os 9.
 
Aí que está, o Um Anel não era tão necessário assim pra se controlar os Nazgûl. O Um Anel tinha como intenção maior amplificar as habilidades de Sauron de controle mental, principalmente; o Um Anel foi na verdade um arma criada para combater diretamente os elfos, mais que qualquer outro povo. Sauron controlava os nazgûl pois esses haviam sucumbido ao poder dos anéis que lhes foram dados; Sauron, tendo posse desses anéis, tinha comando dos espectros, e eles estavam sujeitos à vontade de Sauron como um rato imundo é sujeito à doença.

O Um Anel apenas amplificava algumas habilidades de Sauron, e nunca, de maneira nenhuma, o deixava mais poderoso do que ele é. Sem o Anel, Sauron não era diminuído. Ainda assim, o Um Anel podia ser forte, mas nada em comparação à vontade do próprio Sauron. Saruman ter dito algo assim mostra que ele sabia menos do que pensava. Ou se achava mais forte do que era. Pouquíssimos seriam aqueles que poderiam enfrentar diretamente o poder da mente de Sauron. Destronar o Senhor dos Anéis seria um trabalho praticamente impossível. Vejam bem, eu disse destronar, não destruir.

Todos os 19 anéis (3 dos elfos, 7 dos anões e 9 dos homens) estavam subjugados ao Um, mas contra a vontade de Sauron, apenas alguém de mente tão forte como a dele E de posse do Um Anel para arrancar os nazgûl de seu domínio de Sauron, que era pleno sobre os espectros. O que o Anel fazia, Sauron sabia fazer muito bem, mesmo sem o Anel; o Anel só o ajudava a "canalizar" essa força.
 
Acho que Sauron controlava os Nazgûl, pois ele foi quem deu os nove a eles...
 
É, mas os nazgûl só deram seus aneis a Sauron em meados da terceira era, se fosse os nóve anéis q controlavam os nazgûl Sauron naum iria controlar eles qndo eles tinham os aneis, mas Sauron, com o Um poderia dominar os outros, acontece q se fosse assim qndo Sauron perdeu o Um ele perderia o controle sobre suas criaturas, o q naum acontesse visto q Sauron pediu os anéis pros nazgûl e eles deram, msmo sauron sem ter o Um.
 
Bom Musashi, coloquemos as coisas desse jeito:

Sauron ensinou os a arte da forjadura de anéis mágicos, sendo assim ele colocou muito da sua maldade neles. Além disso todos os outros anéis estavam subjulgados ao um anel, Sauron colocou uma parte de espirito , poder e maldade no um anel , o um anel fazia parte de sauron, sendo assim o anel seguia a vontade de sauron mesmo longe dele. Os Nazghul viraram o q viraram pq usaram o anel desmedidamente e acabaram escravos deles, Sauron estava de posse dos nove aneis antes usados pelos reis humanos, sendo assim ele tinha poder sobre eles mesmo sem o um anel.

ps:espero naum ter dado muitas voltas pra responder :mrgreen:
 
Acho que os Nove controlam os Nazgûl, o Um controla os Nove, e Sauron controla o Um. Assim, em última instancia, acho que os Nazgûl são controlados por Sauron. O SdA deixa mto claro que os Nazgûl são completamente obcecados pelo Um e que eles são meros servos da "vontade" do Um. E a vontade do Um é a vontade de Sauron.
 
Eönwë disse:
Acho que os Nove controlam os Nazgûl, o Um controla os Nove, e Sauron controla o Um. Assim, em última instancia, acho que os Nazgûl são controlados por Sauron. O SdA deixa mto claro que os Nazgûl são completamente obcecados pelo Um e que eles são meros servos da "vontade" do Um. E a vontade do Um é a vontade de Sauron.


E é por isso que Sauron controla os Nargûl...
 
De fato, quem controla os Nazgûl e é totalmente soberano sobre a vontade deles é Sauron, porque ele retém os Nove. Entretanto, eu dei uma olhadela no FAQ da Valinor pra relembrar umas coisas, e confirmei o que estava meio esquecido e com poeira aqui: alguém de posse do Um e com força-de-vontade poderia ter um controle limitado sobre Nazgûl, desde que não interferisse diretamente nas ordens e vontades de Sauron.

"Sauron enviou imediatamente os Espectros do Anel. Eles eram naturalmente completamente instruídos, e de forma alguma enganariam o senhor do Anel... Mas a situação agora era diferente daquele do Topo do Vento, onde Frodo agiu simplesmente por medo e desejou apenas usar (em vão) o poder secundário do Anel de conferir invisibilidade. Ele cresceu desde então. Eles poderiam ser imunes ao seu poder se ele reclamasse o Anel como um instrumento de comando e dominação? Não inteiramente. Não acredito que eles poderiam tê-lo atacado com violência, nem derrubá-lo ou levá-lo cativo; eles teriam obedecido ou fingido obedecer qualquer pequeno comando dele que não interferisse com suas missões - dadas a eles por Sauron, que continuava, através dos nove anéis (que ele mantinha), a ter o controle principal de suas vontades..." [21]

Do trecho acima entende-se que Sauron primeiramente reinvidicou os Nove e depois os deu aos Homens Mortais que usaram o poder dos anéis para dominação e controle. Ao final, eles desapareceram e se tornaram Espectros - e nesse ponto Sauron tomou deles os anéis para mantê-los e controlar seus mais temidos servos.

Por isso que, talvez, Saruman não estivesse tão errado. Não seria senhor dos Espectros, mas eles não o atacariam se ele tivesse o Um, já que a sua vontade seria suficiente para ao menos rivalizar por um tempo com a de Sauron.
 
Saruman não estava errado. afinal, como os próprios sábios disseram, apenas pessoas com poder mental suficiente poderiam usar o poder do anel. Saruman, Gandalf, Elrond e Galadriel talvez. Saruman era um Maia, assim como Sauron. Poderia usar o anel para destroná-lo, destruí-lo e destroçá-lo. E tb comandar os nazgûl.
 
Mas esse comando era limitado, não poderia interferir do forma nenhuma na vontade superior de Sauron sobre eles, que estava com os Nove.
eles teriam obedecido ou fingido obedecer qualquer pequeno comando dele que não interferisse com suas missões - dadas a eles por Sauron, que continuava, através dos nove anéis (que ele mantinha), a ter o controle principal de suas vontades

Eu ainda não entendi bem o "fingido". Primeiro parece claro que Frodo teria algum poder sobre eles, e o "fingido" põe a própria teoria de Tolkien, levantada por ele mesmo, em questão.
Interessante como o autor especula tanto quanto nós sobre a obra dele.
 
Os nazgûl fingiriam, pois, de acordo com um trecho já citado aqui, eles estavam totalmente instruídos sobre quem era o verdadeiro senhor do Anel. Mesmo que Frodo tentasse comandá-los, eles obedeceriam dentro de certos limites (isto é, obedeceriam ordens menores, que não entrassem em conflito com a vontade de Sauron), mas com consciência de que ele não era o seu verdadeiro senhor.
 
Swanhild disse:
Os nazgûl fingiriam, pois, de acordo com um trecho já citado aqui, eles estavam totalmente instruídos sobre quem era o verdadeiro senhor do Anel. Mesmo que Frodo tentasse comandá-los, eles obedeceriam dentro de certos limites (isto é, obedeceriam ordens menores, que não entrassem em conflito com a vontade de Sauron), mas com consciência de que ele não era o seu verdadeiro senhor.



Mas, mesmo assim Frodo nem ninguém pensou nisso... se bem que nem adiantaria...
 
Swanhild disse:
Os nazgûl fingiriam, pois, de acordo com um trecho já citado aqui, eles estavam totalmente instruídos sobre quem era o verdadeiro senhor do Anel. Mesmo que Frodo tentasse comandá-los, eles obedeceriam dentro de certos limites (isto é, obedeceriam ordens menores, que não entrassem em conflito com a vontade de Sauron), mas com consciência de que ele não era o seu verdadeiro senhor.



Mas, mesmo assim Frodo nem ninguém pensou nisso... se bem que nem adiantaria...
 
Swanhild disse:
Os nazgûl fingiriam, pois, de acordo com um trecho já citado aqui, eles estavam totalmente instruídos sobre quem era o verdadeiro senhor do Anel. Mesmo que Frodo tentasse comandá-los, eles obedeceriam dentro de certos limites (isto é, obedeceriam ordens menores, que não entrassem em conflito com a vontade de Sauron), mas com consciência de que ele não era o seu verdadeiro senhor.


Acho estranho que Gandalf ou Elrond não tenham levantado essa questão no SdA. Eles deviam pelo menos comentar sobre isso, no Conselho de Elrond, talvez.
 
Depois de Valfenda os Nazgul nao seguiram mais a Sociedade; eles voltaram para Mordor, receberam suas montarias, e foram mandados para patrulhar o curso do Anduin (e talvez os Pantanos tambem). Eu acho que depois que eles nao conseguiram pegar Frodo antes de ele chegar a Valfenda, Sauron decidiu reservar os Nazgul para a guerra. Se eu nao me engano Grishnakh ate fala alguma coisa a respeito no livro III.

Acho que nao havia necessidade de se debater os Nazgul no Conselho. Eles foram procurados ao longo do curso do Bruinen depois da cheia do rio, e depois por toda a regiao de Valfenda, e nao foram encontrados. A unica preocupacao dos membros do Conselho era que os Nazgul seguissem a Sociedade a partir de Valfenda. Nao havia muito o que se debater em cima disso, eu acho. Todos sabiam o que ia acontecer se os Nazgul localizassem a Sociedade, a unica coisa a se fazer era tentar evitar que isso acontecesse.

Aquele trecho que o Maglor postou, que menciona o fingimento, eu acho que esta nas Cartas.
 
Sim, Swanhild, eu olhei na Valinor porque ainda não tenho as Cartas, mas é o trechinho de uma sim.

Olha bem esse trecho aqui: "Eles poderiam ser imunes ao seu poder se ele reclamasse o Anel como um instrumento de comando e dominação? Não inteiramente. Não acredito que eles poderiam tê-lo atacado com violência, nem derrubá-lo ou levá-lo cativo;"

Por esse trecho eu concluí que alguém portando o Anel, e com Força suficiente para reivindicá-lo como seu Senhor poderia ter algum controle sobre os Espectros, eles reconheceriam alguma autoridade nessa pessoa. Como se tivessem consciência de tudo, mas não conseguissem ser contra a vontade de quem tem o Um, mesmo que ainda escravizados permanentemente à vontade de quem tem os Nove.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo