• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que Monstro era aquele em Moria????

Ao começar a ler o tópico, eu achava que o guardião seria um ser análogo a Laracna. Contudo, Tolkien descreve aquele bicho muito superficialmente, ao passo que Laracna é muito mais detalhadamente descrita, inclusive com remissões ao seu antepassado (Ungoliant). Se o guardião fosse do mesmo calibre de Laracna, acho que Tolkien o teria descrito com mais cuidado.

No mais, também acho que ele era só um bicho que foi parar lá pela sua própria vontade (ou assim lhe parecia). Mas é claro que tinha o dedo de algum malvadão nessa história, ainda que o guardião tenha sido influenciado em um momento anterior ao da passagem da comitiva.
 
No livro "Animais Cruéis e Mágica Prodigiosa" (pra quem não sabe, é o terceiro volume do SdA RPG) nas pg 33 e 42/43, são descritos dois montros que se encaixam na descrição feita da criatura que a Sociedade enfrenta no portão de Moria: são elas o Kraken e o Kraken marinho. Só não descrevo tudo que está lá escrito pq tenho pouco tempo, mas asseguro que vale a pena dar uma olhadinha, se tiverem oportunidade...

:abraco:
 
É bem sinistro esse monstro ai que aparece no filme.

E por fim ele tem uma tremenda força, pois quebrou os portões de rocha sólida de Moria.
 
Com relação ao monstro guardião ser alguma cria de Ungoliant, acho pouco provável, pois não me lembro de nada que diga que ungoliant, uma aranha, ter tido descendentes aquáticos.
 
Hum...:think:
Eu li só os primeiros e os últimos posts, posso ter perdido alguma coisa, mas esse monstro que vcs estão falando seria um tipo de polvo gigante ou lula, certo? E ele estava num lago de água doce? Eu sei que não tem nada a ver, mas fiquei pensando nessa caracaterística do animal... ele pode ter sido tão corrompido que passou a viver em outro habitat... Bacana isso!
 
É uma possibilidade. Contudo, se o bicho tivesse sido corrompido, não acho que ele passaria a viver na água. No começo do Silmarillion há uma passagem que diz que a água é muito importante em Arda, pois ela é, se não me engano, a coisa mais próxima de Eru que existe, algo neste sentido. Se bem que aquela água também já devia estar absolutamente corrompida...
 
É uma possibilidade. Contudo, se o bicho tivesse sido corrompido, não acho que ele passaria a viver na água. No começo do Silmarillion há uma passagem que diz que a água é muito importante em Arda, pois ela é, se não me engano, a coisa mais próxima de Eru que existe, algo neste sentido. Se bem que aquela água também já devia estar absolutamente corrompida...
Eu quis chamar a atenção para o fato de que o polvo/lula é animal de água salgada e que o tal monstro "possivelmente corrompido" estava vivendo em água doce. Isso foi só uma observação de bióloga, que eu não poderia deixar de comentar.
 
Eu quis chamar a atenção para o fato de que o polvo/lula é animal de água salgada e que o tal monstro "possivelmente corrompido" estava vivendo em água doce. Isso foi só uma observação de bióloga, que eu não poderia deixar de comentar.

Era um polvo de água doce, ancestral dos polvos de água salgada...
 
E existiram mesmo tais polvos? (os de água salgada)
Os de água salgada existem até hoje... mas eu não conheço polvos de água doce.
Pelo tamanho do bicho que estava no lago, seria mais uma lula do que um polvo.
Wikipedia disse:
A lula-gigante (Architeuthis spp.) é um cefalópode da ordem Teuthida, conhecido por ser o segundo maior invertebrado existente na terra, perdendo apenas para a lula-colossal. As oito espécies do género habitam as profundezas dos oceanos e podem atingir comprimentos de 10 metros para os machos e 13 metros para as fêmeas, medido desde a barbatana caudal à ponta dos tentáculos. A lula-gigante tem ainda um dos maiores olhos de todas as criaturas vivas, apenas ultrapassado pelo da lula-colossal. As ventosas dos tentáculos podem atingir até 5 cm de diâmetro. Já foram encontrados diversos exemplos de marcas destas ventosas cravadas na zona da cabeça de cachalotes, que são predadores das lulas-gigantes
 
Pois é. É isso que eu costumo dizer em vários tópicos por aqui: ao tentarmos destrinchar alguma coisa escrita por Tolkien, chega uma hora em que não dá pra usar a razão científica que conhecemos. É preciso ser um pouco mais poético...
 
Não era um balrog, pq estes eram demônios de fogo. Então na água ia ser meio difícil de viver... :lol:

Tbm não acho que era um Maia. A explicação pode simplesmente ser de um monstro que vive nas profundezas do mundo, e foi dominado pelo poder de Sauron. Com isso, quando Frodo chega com a Comitiva, o monstro é intuitivamente "acionado" a buscar o tesouro que seu mestre tanto procurava.
 
Não era um balrog, pq estes eram demônios de fogo. Então na água ia ser meio difícil de viver... :lol:

Tbm não acho que era um Maia. A explicação pode simplesmente ser de um monstro que vive nas profundezas do mundo, e foi dominado pelo poder de Sauron. Com isso, quando Frodo chega com a Comitiva, o monstro é intuitivamente "acionado" a buscar o tesouro que seu mestre tanto procurava.
Intuitivamente significa dizer que o anel estava de alguma forma comandando o monstro?
Ou seria algo mais instintivo, ele fez porque foi treinado para tentar pegar qualquer um e qualquer coisa que tentasse por ali passar?
 
Então Peonia... pelo que eu penso, Sauron corrompeu todas as criaturas que já tinham propensão para o mal. A gente nem sabe se aquele monstro fugiu dos mares para viver naquele lago e era servo de Morgoth antes.
Então eu acredito que por mais intuitivo que tenha sido ele tentar parar os forasteiros, muito de Sauron tinha por trás, fazendo com que o monstrengo tivesse uma missão a mais, além de ser um guardião dos portões...
 
E se ele não estivesse sobre a sombra de Sauron?
Tudo que é MAL tem raizes em Morgoth, mas talvez aquela criatura chegará lá em busca de alimento, e por acaso encontrou enquanto Anões tentavam fugir de Moria! Se ele estivesse naquele local antes de Moria sucumbir, os anões tomariam providências para acabar com ele e evitar que ele virasse um problema, como deve ter ocorrido mais tarde...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo