1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Que Monstro era aquele em Moria????

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Saphyra Horyon, 10 Jun 2007.

  1. Saphyra Horyon

    Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

    Sabe quando a sociedade tá em frente dos Portões de Moria, dai o Gandalf finalmente consegue abri-lo, os hobbits ficam na entrada e o Frodo é puxado pelo pé por um mostro que esta no lago em frente a Porta???
    Pois é... que mostro era aquele????
    Eu sei que ele é um mostro antigo mais só pode ter chegado lá no lago depois que os anões foram atacados pelos orcs.... não consegui encontrar nenhuma referência sobre que tipo de mostro ele era.... alguem sabe que criatura era aquela?????
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Cad

    Cad The punishment is loneliness.

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Hmm. Acho que no BFME II menciona algo sobre ele vou procurar...
     
  3. Istui Gil-Eredh

    Istui Gil-Eredh Elder Elda

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    O Guardião das Água, ele tinha tentáculos verdes e luminosos, tinha também dedos no final dos tentáculos. Não se sabe de onde ele vieram, mas Gandalf diz que ele pode ter vindo das Águas embaixo das Hithaeglir. Ele passou a viver do lado do Portão Oeste de Moria com o lago que foi formado, graças a represa do Sirannon, um rio perto do Portão.

    Quando os Anões vieram para Moria ele já estava lá, ele matou Óin, um dos anões que foram com Bilbo, no ano 2994 (acho que era o 40º ano da colônia).

    EDIT: Na verdade, era o 50º ano da Colônia de Moria.

    A Sociedade chegou no Portão em Janeiro de 3019, e descobriu o lago formado no Sirannon. Frodo sentiu desgosto quando seus pés tocaram a água, e ondas formaram-se no lago. Boromir tacou uma pedra (não Pippin), mais ondas apareceram.

    EDIT: A Sociedade chegou lá em 13 de Janeiro de 3019.

    Quando a Sociedade entrou os Portões, o Vigia agarrou o pé de Frodo. Sam cortou o tentáculo com a espada, mas 20 mais tentáculos surgiram da água. A Sociedade fugiu para Moria, que teve os Portões destruídos pelo Vigia. Vale lembrar, Bill, o pônei, escapou do Vigia, fugiu por 300 milhas, atravessou dois rios e chegou, magro, mas salvo, até Bri.

    Não sabemos se ele os atacou por vontade própria ou se teve o dedo de Sauron, ou Saruman, mas Gandalf diz que o Vigia foi, possivelmente, atraído pelo Portador do Anel. O destino do Vigia não é conhecido. Ninguém sabe de onde veio, ou para onde foi... Espero ter ajudado, mesmo que com migalhas que caem da mesa.
     
  4. Saphyra Horyon

    Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Ele é como um Balrog ou é um monstro do mundo antigo????
     
  5. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Eu acho que ele nao era como o balrog...
    O balrog nao era afectado por armas humanas ao contrario dessa criatura(na minha opiniao claro)
    Esse monstro era apenas um guardiao, que talvez guardasse moria ou simlesmente as aguas que cercavam moria...

    Mas mesmo assim, esse monstro nao era nem de longe poderoso como o balrog ou qualquer outra criatura do mundo antigo...
     
  6. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Provavelmente um monstro antigo. Não seria como o Balrog, um ainu caído.
    Tem uma propaganda de carro cujo monstro parece inspirado no vigia do lado que aparece no filme. O link é este:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  7. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Eu penso que deve ter sido uma maia encarnado em corpo de monstro, com a missão de atrapalhar comk a Comitiva do Anel. existem muitos seres servos de Sauron na TM!!

    Talvez um tipo de Kraken:think:
     
  8. Saphyra Horyon

    Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Também acho possivel ele ser um maia encarnado... todas as opiniões são aceitas... mais eu queria saber se tem algum livro com uma referência a esse Guardião das Águas, de que espécie ele é...
    Talvez ele nem seja um servo de Sauron, propriamente dito, mais uma criatura que foi despertada pelo poder do Um, depois de jogarem pedras na água, talvez por isso tenha atacado o Frodo....
     
  9. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Não creio ser um Maia. O que diabos um Maia faria na forma daquele bicho, e justo naquele local? E se fosse um Maia, creio que usaria um fána, assim como o balrog, e as armas dos membros da comitiva não o atingiriam.

    Minha idéia é a de que seja uma criatura dos tempos antigos, assim como aquelas que Gandalf diz viverem no fundo de Moria, nos precipícios da ponte. Por algum motivo, quando a água foi represada à entrada de Moria, o bichão conseguiu parar lá de algum jeito.
     
  10. grlopez

    grlopez Usuário

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Eu realmente acho que ele foi atraído pelo poder do Um. O Gandalf cita que é estranho, dentre nove andantes, ele ter ido direto no Frodo.

    Sobre mais informações acho que o post do istimo tá mais que completo, acho difícil encontrar mais que isto. As vezes Tolkien simplesmente deixava em aberto, nem tudo (infelizmente) nas obras dele tem aprofundamento e informações completas.

    Valeu =]
     
  11. Danee

    Danee Demônio angelical

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Nossa.. realmente muito bom isso aqui.. Nunca tem tinha parado pra pensar sobre, mas realmente acho que nao tenha nada a ver com um balrog.
    Eu acho mais que seja um guardião da água sim, como haviam vários guardiões na TM, e creio que o poder do anel o tenha atraido justamente para Frodo sim.. XD
     
  12. Saphyra Horyon

    Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Como eu já falei nos posts anteriores todas as opiniões valem..... eu não estava afirmando que aquele monstro é um maiar... era só uma hipótese... afinal criei o tópico para tentar chegar a uma conclusão sobre esse assunto que vem me perseguindo.... é uma pena que Tolkien não tenha feito mais menções sobre as criaturas do mundo antigo... eu gostaria era saber de que espécie aquele Guardião da Água era... um kraken ou um parente dele... se realmente existe em algum livro alguma coisa sobre ele.... o post do Istimo Ainencaitor, i manaquenta ajuda muito... mais almenta mais a minha curiosidade.... alguem sabe se tem algum livro ou carta do Tolkien que fale sobre as criaturas do mundo antigo????
     
  13. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Ele poderia ser algum daqueles mosntros que habiavam a TM antes do despertar dos Elfos, na época que Morgoth ainda habitava Utummo.
     
  14. Syd Barrett

    Syd Barrett Shine on you,

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Pensar sobre esses fatos é lembrar que as representações extraordinárias ecoam no reprimido cultural e propiciam a irrupção aterradora da irracionalidade que faz parte do mundo cotidiano. Nesse contexto é que se pretende refletir sobre as personagens monstruosas que aparecem em A sociedade do anel, pois as leis da natureza, como estabelecidas pela ciência, são aí violadas. A narrativa, com seus lugares e seres fantásticos, convida a explorar novas maneiras de perceber o mundo, recusar a ordem classificatória das coisas e penetrar no terreno povoado pelo medo, pelo desejo e pela fantasia. Assim, A sociedade do anel exibe o hibridismo de seres cujas formas ameaçam apagar as distinções, ocupando a limiaridade ontológica, questionando o pensamento binário do "isto ou aquilo", exigindo a organização polifônica e a repulsa na atração. Está em jogo a estabilidade das fronteiras entre o humano e o não-humano, entre o sublime e o terror: "o terror é, em todo e qualquer caso, ou mais aberta ou mais lentamente, o princípio orientador do sublime (BURKE,1985, p. 58).

    Depois desta leitura, este monstro pode ser uma espécie de criatura das águas, uma espécie de polvo, lula ou kraken um guardião do mal plantado lá na frente de Minas Moria para não permitir a sua reabitação pela porta da frente, ou ainda uma simples criatura neutra acordada pelo simples fato de uma pedra ser atirada na água...
     
  15. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Bem, coloco aqui algumas das suposições que eu faço, embora alguns amigos as compartilhem comigo...Antes, o vale do portão não era inundado, logo, o vigia (realmente inspirado no Kraken da mitologia nordica) nao se encontrava naquele local. Com o represamento do rio e inundação do vale do portão, o monstro saiu das profundezas das Hithaeglir, talvez atraido pelas ordens de alguem que nao queria que a comitiva passasse por Moria...Tenho alguns motivos para crer que foi Saruman o responsavel pela presença do monstro no local, ja que el parecia ser o unico a conhecer o itinerario da Comitiva até aquele momento. Porem, Sauron pode ter colocado o Vigia la para evitar uma possivel invasao de anões, ou qualquer coisa do tipo...Mas todas essas teorias sao suposiçoes minhas e nao devem ser encaradas como verdade absoluta, embora algumas partes estejam de acordo com a realidade...

    Espero ter ajudado

    Abraços
     
  16. Syd Barrett

    Syd Barrett Shine on you,

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Concordo...:abraco:
     
  17. Saphyra Horyon

    Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Voltamos a estaca zero.... tem tantas hipoteses diferentes e nenhuma conclusão... maldita hora que o Tolkien foi morrer... bem que ele podia ter escrito um pouco mais sobre o monstro de Moria...
     
  18. Syd Barrett

    Syd Barrett Shine on you,

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , o Watcher na água é uma besta misteriosa e horrific com tentacles. Aparece no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , o primeiro volume da novela o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    como impressa originalmente.
    Lurked em um lago causado represar do rio de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , abaixo das paredes ocidentais de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . A criatura teve pelo menos 21 tentáculos, com que atacou a Comitiva.
    O Watcher atacou a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    porque estavam a ponto de entrar nas minas de Moria através das
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Tolkien escreve muito pouco sobre a criatura. Mesmo
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    não soube o que o Watcher era, ou se havia muitos de seu tipo. Agarrou Frodo com um tentáculo longo, possivelmente com uma extremidade com dedos, que fosse verde e luminosos pálidos. Muitos outros tentáculos emergiram da água depois que essa que agarrou Frodo foi dirigido afastado, mas não é totalmente desobstruído se estas eram toda a parte da mesma besta multi-armada, ou um número de monstros que agem junto. Em todo o caso, a criatura ou as criaturas possuíram a força grande; após o escape da Comitiva em Moria, os braços retorceram as portas de pedra enormes fechadas e desarraigaram as árvores que vieram a um ou outro lado, exceto as portas.
    Mais tarde, quando a Comitiva encontra o jornal documentar a perdição da expedição de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    para recuperar Moria, relaciona-se: “… o funcionamento o poço é até a parede do Portão oeste. Nós não podemos sair.” Este é o único Tolkien conhecido deu sempre à criatura. Gandalf ele mesmo assim como outro anotou que o Watcher tinha agarrado Frodo primeiramente fora de todo.



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , em um bestiário de Tolkien, chama o Watcher um
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e implica que há algumas diferenças entre kraken da legenda dos Nórdicos e do Kraken da mitologia de Tolkien. Entretanto, Tolkien nunca consultou ao Watcher como a kraken ou descreveu a presença dos krakens na TM. No companheiro de Tolkien por
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , sob o “Dragão” diz, “Dragões gelados… estes dragões confiam em suas força e velocidade sozinho (a criatura que atacou o Anel-Portador perto do lago de Moria pode ter sido uma destes).”
     
  19. Décimo

    Décimo The Swanson Code

  20. Syd Barrett

    Syd Barrett Shine on you,

    Re: Que Mostro era aquele em Moria????

    Adivinho...Ei você se baseou pelo BfM II?:think:
     

Compartilhar