• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que Monstro era aquele em Moria????

Ungoliant é mais poderosa convenhamois bem mais, todavia se levar em consideração o post da wikedia, realmente os anões não tinham escapatória, cercados pelos orcs, globlins balrog e o watcher, só eru os salvaria eheheheh, e vendo outros posts acho que aquela criatura era simplesmente uma criatura neutra que foi acordada pela pedra na água e pegou frodo simplesmente por pegar.
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Se ele pegasse o anel, ele o usaria ou levaria para quem o alertou sobre a comitiva?

Quem o alertou seria Sauron, certamente? Mas a criatura deve ter sido um simples guardião das águas que la se encontrava naquele importuno momento, sem conhecimento do anel e sem saber como usa-lo. Acho que podemos compara-lo mais aproximadamente com um animal, voltado aos seus estintos, que reagiu ao ser perturbado em suas águas. E pensando bem, como aquela criatura colocaria o anel, em seus tentaculos?
 
Última edição:
Não acho que ele seria um guardião ou coisa parecida. Será que, uma vez perdida, a obra de Tolkien não teria deixado algo ao acaso? Ele poderia simplesmente ter ficado preso ali.
 
Tambem acho isso, se não ele teria atacado a comitiva logo que eles tentasem ter acesso a porta de Moria e não apenas quando a água fora "perturbada".
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Quem o alertou seria Sauron, sertamente? Mas a criatura deve ter sido um simples guardião das aguas que la se encontrava naquele importuno momento, sem conhecimento do anel e sem saber como usalo. Acho que podemos comparalo mais aproximadamente com um animal, voltado aos seus estintos, que reagiu ao ser perturbado em suas aguas. E pensando bem, como aquela criatura colocaria o anel, em seus tentaculos?

Só uma correção migucho...
sertamente = Certamente
aguas = águas
comparalo = compará-lo
usalo = usá-lo
tentaculos = tentáculos

Abraço.
 
Bem, de certo podemos pensar no watcher como uma criatura neutra, simplesmente bestial, afinal, ela nem sequer emboscou a comitiva, e poderia tê-lo feito.
Porém, temos o fato dela de certa forma aprisionar a comitiva em Moria, trancando a saída com os azevins. De qualquer forma, parece-me mais provável que apenas desejasse "sôssego", e um bom local para habitar, afinal de contas fora desabitada com a degredação do grande lago que antes ali era presente.
 
Concordo com o último post,também creio que a criatura tenha se encomodado com os visitantes,já que o lugar não era ha muito frequentado,provavelmente foi uma reação da parte dela,que gerou tais consequências,ou seja a reação da comitiva.É uma possibilidade.
 
Última edição:
Foi uma leitura minha, porém embasada em idéias que se mantêm com o decorrer da obra, e talvez use de respaldo a questão de que, caso ele quisesse emboscá-los, teria feito com êxito, e recuperado, ou capturado o Anel para quem fosse seu Mestre, ou mesmo iria atraí-lo, caso fosse errante.

Abraços.
 
Concordo, com todos aqueles que acham que era uma criatura neutra, que reagiu por ser incomodadda e talvez por um pouquinho de fome também.
 
Tais seres são como os "vermes das profundezas" pouco se sabe sobre eles, mas são criaturas bestiais e corrompidas, a intenção do vigia não era das melhores, mas poderia com certeza não ter relação alguma com Sauron.
 
Sim, mas essas criaturas, são aquelas de antes do sol e da lua, quando Morgoth ainda habitava Utummo certo? Pois no Silma diz sobre as feras que perambulavam pela TM naqueles dias...
 
Sim, mas essas criaturas, são aquelas de antes do sol e da lua, quando Morgoth ainda habitava Utummo certo? Pois no Silma diz sobre as feras que perambulavam pela TM naqueles dias...

Será que esta criatura não é uma das que foram corrompidas por Melkor? Poderia ter escapado de Beleriand depois ou durante a Guerra da Ira, um ser destes não teria problemas com uma grande inundação. O poder deste Vigia não se compara ao de Ungoliant, que é muito maior.
 
Pode ser que fosse uma das corrompidas, pode ser que não, afinal, haviam as bests que habitavam antes da chegada do Sol e da Lua, porém não consigo pensá-las sem serem corrompções, afinal, Melkor já havia "revirado" toda Arda até aquele momento, o da criação do Sol e da Lua.

Abraços.
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Ahh achei um tópico sobre "O monstro do lago Moria" mas pelo visto essa criatura se encaixa na categoria do Tom Bombadill: ninguém sabe o que é ou de onde veio, apenas que ela existe, o que é uma pena pq eu fiquei muito curioso sobre o bicho, mas eu acho que a explicação do Istimo tá muito boa:





O Guardião das Água, ele tinha tentáculos verdes e luminosos, tinha também dedos no final dos tentáculos. Não se sabe de onde ele vieram, mas Gandalf diz que ele pode ter vindo das Águas embaixo das Hithaeglir. Ele passou a viver do lado do Portão Oeste de Moria com o lago que foi formado, graças a represa do Sirannon, um rio perto do Portão.

Quando os Anões vieram para Moria ele já estava lá, ele matou Óin, um dos anões que foram com Bilbo, no ano 2994 (acho que era o 40º ano da colônia).

EDIT: Na verdade, era o 50º ano da Colônia de Moria.

A Sociedade chegou no Portão em Janeiro de 3019, e descobriu o lago formado no Sirannon. Frodo sentiu desgosto quando seus pés tocaram a água, e ondas formaram-se no lago. Boromir tacou uma pedra (não Pippin), mais ondas apareceram.

EDIT: A Sociedade chegou lá em 13 de Janeiro de 3019.

Quando a Sociedade entrou os Portões, o Vigia agarrou o pé de Frodo. Sam cortou o tentáculo com a espada, mas 20 mais tentáculos surgiram da água. A Sociedade fugiu para Moria, que teve os Portões destruídos pelo Vigia. Vale lembrar, Bill, o pônei, escapou do Vigia, fugiu por 300 milhas, atravessou dois rios e chegou, magro, mas salvo, até Bri.

Não sabemos se ele os atacou por vontade própria ou se teve o dedo de Sauron, ou Saruman, mas Gandalf diz que o Vigia foi, possivelmente, atraído pelo Portador do Anel. O destino do Vigia não é conhecido. Ninguém sabe de onde veio, ou para onde foi... Espero ter ajudado, mesmo que com migalhas que caem da mesa.
 
Tópico velho ressucitado!
Me lembra o episódio "The Eye of Beholder" de A Caverna do Dragão.

Sim como Laracna, Ungoliant e outros...
 
Que é baseado no Kraken é um fato. E eu concordo que ele é neutro. Porém já li que foi Sauron que colocou o vigia lá, para garantir a guarda do portão. Por isso eu acho que seja espírito ou o que for, ele está sujeito à corrupção como um ser racional, de modo a começar com "maldade".
Ah´e eu já li que eles foram criaçõs de Ulmo para defender as águas, o que eu achei quase absurdo. 8-O
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Quem o alertou seria Sauron, certamente? Mas a criatura deve ter sido um simples guardião das águas que la se encontrava naquele importuno momento, sem conhecimento do anel e sem saber como usa-lo. Acho que podemos compara-lo mais aproximadamente com um animal, voltado aos seus estintos, que reagiu ao ser perturbado em suas águas. E pensando bem, como aquela criatura colocaria o anel, em seus tentaculos?
Concordo. Especialmente na parte de que o que a atraiu para o Um foi unicamente um instinto animal. Acredito eu que o anel iria se perder por mais um tempo se fosse pêgo por aquele monstro.
Agora, quanto a o que ele é, acho que Tolkien definitivamente não se interessou em dizer o que ele era, de fato. Ele é um elemento muito secudário na história pra ficar martelando o que ele é ou deixa de ser. Eu tenho curiosidade e o tópico é excelente, mas acredito que Tolkien não ficou pensando nessas coisas.
Mas que é inspirado no Kraken, é.
 
Também acho que o vigia é uma espécie de Kraken. Quanto a sua função, acho que ele é secundário para a Guerra do Anel, mas na época que os anões perderam Moria, acho que ele foi um personagem bem mais relevante. Também não acho que existia "vida inteligente" dentro do vigia, sendo este algo mais próximo de um animal do que um ser "pensante". No entanto, também não tenho dúvida que o vigia estava lá por acaso, ele pode até não saber, mas é muito provável que Sauron tenha algo a ver com o fato de sua presença neste local, neste momento da história.
O vigia também matou o Ori (ou seria o Oin?) na época em que Balin tentou reconquistar Moria.
Penso que o vigia era muito mais ativo na época que o Balrog despertou, depois que os orcs venceram os anões o vigia ficou "preguiçoso" (acho que li isso em algum lugar aqui na valinor). Sua função parece muito clara para mim: "Ninguém vai entrar e ninguém vai sair"
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Concordo. Especialmente na parte de que o que a atraiu para o Um foi unicamente um instinto animal. Acredito eu que o anel iria se perder por mais um tempo se fosse pêgo por aquele monstro.
Agora, quanto a o que ele é, acho que Tolkien definitivamente não se interessou em dizer o que ele era, de fato. Ele é um elemento muito secudário na história pra ficar martelando o que ele é ou deixa de ser. Eu tenho curiosidade e o tópico é excelente, mas acredito que Tolkien não ficou pensando nessas coisas.
Mas que é inspirado no Kraken, é.

Bastante coerente. Pode ser que Tolkien não tivesse interesse em explicar o que era aquilo. Mas é interessante que ele escreve aquela fala do Gandalf, de ter achado estranho que o bichão foi direto no Frodo. Será que ele queria que os outros ficassem pensando nisso, ou simplesmente não teve oportunidades pra criar um desfecho pra essa questão? Sei lá, nunca saberemos. A gente fica martelando em todas essas coisas porque somos meios doidos mesmo.

Eu particularmente acho que era criatura muito antiga e maldosa, talvez corrompida pelo poder de Melkor nos dias antigos. Ao sentir a presença de um objeto "maldoso", como o Um Anel, ela reagiu. Simplesmente isso. Mas não acho que houve nada deliberado, nem por Sauron nem por Saruman.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo