• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual seria a idade de Legolas?

Fior

Capitão de Gondor
Ao ler As Duas Torres, houve algumas passagens que me chamaram atençao sobre Legolas...

Capitulo V - O Cavaleiro Branco
(e´a versao portuguesa e talvez as expressoes defiram da brasileira)

Sobre os Ents
"No entanto, mesmo entre nos, sao apenas uma recordaçao. Se encontrasse um ainda a caminhar neste mundo, voltaria a sentir-me, realmente jovem!"-Legolas.

Sobre os reis de Rohan e a idade do reino
"Desde entao, cairam quinhentas vezes as folhas vermelhas na Floresta Tenebrosa, a minha terra.E isso parece-nos tao pouco tempo, a nos!"

Bem, ha mais, mas agora nao consigo encontra-las...Mas entao...qual seria, aproximadamente e´claro, a idade de Legolas? Quantos milhares de anos teria ele vivido(porque penso que foram realmente milhares!!!)?
 
Hum, isso já foi discutido algumas dezenas de veses...
Ele deve ter aproximadamente uns 1500, 2000 anos.
 
Eu já acho que ele tem pouco mais de 500 anos. Lendo o livro você percebe que Legolas tem um ar de Elfo jovem, que conhece pouca coisa fora do reino do pai, e tudo mais.

Gimli nasceu em 2879 da 3ª Era. Em 3019, época da Guerra do Anel, ele tinha 140 anos.
 
Fior... tem que garimpar mas existe um texto aqui emsmo na Valinor que fala sobre as idades. Por cima seria algo como:

Legolas: 1.000 a 2.000 anos (é bem variavel pq tem pouca coisa sobre ele!)
Gimli: 150 (ou algo próximo!)
Aragorn: 75 (por volta disso)
 
Eu não me lembro bem mais parece que em algum lugar dos Contos Inacabados Gimli fala que na epoca da aventura de Smaug ele foi considerado muito jovem para ir tendo 60 anos, a Guerra do Anel aconteceu por volta de 77 anos depois então eu chutaria uns 137 anos. Mas tenho que confirmar no livro para ter a certeza absoluta:oops: Agora Aragorn é 87 anos e Legolas não há muito sobre ele em livro nenhum.
 
Última edição:
Bom, eu acredito que Legolas é bem jovem como disse o Pandatur, não conhece quase nada fora do reino do pai e etc., mas não acho que seja 500 anos (OMG! Muito novo!). Acredito que seja por volta de uns 700 a 1500 anos.
 
Ramalokion disse:
Fior... tem que garimpar mas existe um texto aqui emsmo na Valinor que fala sobre as idades. Por cima seria algo como:

Legolas: 1.000 a 2.000 anos (é bem variavel pq tem pouca coisa sobre ele!)
Gimli: 150 (ou algo próximo!)
Aragorn: 75 (por volta disso)

Caramba! 75 anos? Aragorn?...So uma coisa...qual era a esperança de vida de um homem naquela epoca? Porque Aragorn nao me parece ser muito velho e os livros nunca o descrevem como tal, apesar de sempre sublinharem que era um caminhante muito experiente, mas eu nunca que lhe daria mais de 40 ou 45 anos, pois parece no livro ter bastante força e vitalidade, coisa que um homem de 75 anos nao tem:roll: :roll: ...Entao que idade teria Theoden...130?:lol: Porque ele e bem mais velho que Aragorn e se este tem 75 a 85 anos...hehehe nao me admira nada.
 
Fior disse:
Caramba! 75 anos? Aragorn?...So uma coisa...qual era a esperança de vida de um homem naquela epoca? Porque Aragorn nao me parece ser muito velho e os livros nunca o descrevem como tal, apesar de sempre sublinharem que era um caminhante muito experiente, mas eu nunca que lhe daria mais de 40 ou 45 anos, pois parece no livro ter bastante força e vitalidade, coisa que um homem de 75 anos nao tem:roll: :roll: ...Entao que idade teria Theoden...130?:lol: Porque ele e bem mais velho que Aragorn e se este tem 75 a 85 anos...hehehe nao me admira nada.
Aragorn descende dos Reis de Númenor, e os Numenoreanos eram homens com uma vida mais longa que os outros Humanos. Por isso Aragorn não aparenta ser tão velho, mas é. Fisicamente ele teria mais ou menos o jeito de um homen de uns 40 anos mesmo, mas sua idade real na época da Guerra do Anel, em 3019, era de 88 anos. E ele morreu com 210.
E Aragorn era 17 anos mais velho que Theoden, que não tinha sangue numenoreano.
 
Última edição:
E vale lembrar que a longevidade dos Numenorianos vem de Elros, irmão de Elrond e filho de Earendil, o rei Tar-Minyatur (Elros), que teve 300 e tantos anos, e como disse o Pandatur, Théoden era um Homem-Médio, e a perspectiva de vida dele era mais-ou-menos igual a nossa, de uns 70-80 anos, não passando de 130 anos, que é mais ou menos a idade do homem mais velho do nosso mundo, mas se um Homem-Médio tivesse 130 anos, seria realmente um grande ancião.
 
ShidoSan disse:
E vale lembrar que a longevidade dos Numenorianos vem de Elros, irmão de Elrond e filho de Earendil, o rei Tar-Minyatur (Elros), que teve 300 e tantos anos.
500, pra ser mais preciso. =]
 
Aragorn tinha exatamente 88 anos na guerra do anel
e Theoden tinha 71
eu fiz as contas(d acordo com o conto dos anos do apendice do SdA)
 
opa... jurava que era uns 364, 374, por aí, mas é que eu to sem o livro aqui, e to com preguiça pra subir e pegar entom, msm assim vlw a info pand.
 
ShidoSan disse:
não passando de 130 anos, que é mais ou menos a idade do homem mais velho do nosso mundo,
A pessoa mais velha do mundo foi Jeanne Calment, que morreu com 122 anos de idade. O homem mais velho vivo hoje é Moses Hardy, que tem 113 anos.

Eu pessoalmente duvido que um homem da Terceira Era, sem sangue Numenoriano, chegasse a mais de 100 anos.
 
Foi mais ou menos isso que eu falei ima, por isso que eu falei q 130 era Mais-ou-menos a idade, e tpw, eu não dise na terceira era, eu dise um homen-médio, e eu disse tb que ele seria um GRANDE ANCIÃO.
 
Oi, eu gostaria de voltar ao tópico de origem, se me permitirem...
Não sei se é do conhecimento de vocês (de fato eu creio que sim), mas já vi em mais de um lugar que, ao descrever os personagens coloca exatamente 2931 anos para Legolas... Não sei de onde tiraram essa informação, mas como disse, já vi em mias de um lugar.
Se fosse isso ainda assim eu o consideraria jovem, uma vez que Elrond, quando chama Isildur para atirar o Um anel no fogo da Montanha da Perdição, diz que depois disso passaram-se 3000 anos.
A resposta do Panda, no entanto, conta com minha concordância: Legolas mostra ser experiente no que se refere ao conhecimento que os elfos detém de acordo com sua sabedoria, mas não mostra muita experiência no que diz respeito e ter explorado muito além de seu próprio reino... Também o considero jovem, um dos poucos (ou único ) elfo jovem da história. Mas surpreendeu-me ver atribuído à ele o máximo de 2000 anos (tendo maior ênfase nos 500 a 1500 anos).
De qualquer acho que o assunto muitíssimo interessante e quanto mais pessoas participarem, maiores chances de chegarmos à algo próximo à verdade conseguiremos.
Pelos Valar, que o assunto renda!!!!!!
Abraços.
Carnillë.
 
Eu tenho uma tese um tanto polêmica sobre a idade do Legolas... mas ela tem algum fundamento. No conto dos anos, que consta no apêndice do Senhor dos Anéis, temos o ano do nascimento de todos os personagens que possuem certa relevância, mas limitando-se às segunda e terceira eras. Ali vemos o nascimento de todos os membros da Sociedade do Anel, menos o do Legolas. Na verdade ali vemos o nascimento de vários personagens muito menos relevantes, cujos nomes mal são mencionados nas histórias.

Diante disso, só posso concluir que o Legolas nasceu na primeira era. Talvez isso pareça incoerente numa primeira olhada, já que ele demonstra pouco conhecimento fora dos limites do seu reino, mas em outros pontos ele mostra-se muito velho, principalmente, na minha opinião, na floresta de Fangorn e em Moria, quando ele reconhece que a criatura que se aproxima é um balrog.
 
Pandatur disse:
Eu já acho que ele tem pouco mais de 500 anos. Lendo o livro você percebe que Legolas tem um ar de Elfo jovem, que conhece pouca coisa fora do reino do pai, e tudo mais.
Concordo. Dá pra sentir uma considerável diferença entre os modos de Legolas e Finrod, por exemplo, que à época de sua morte tinha realmente algumas dezenas de centenas de anos - senão milênios; tô meio sem noção. Coisas banais como contar número de orcs abatidos em batalha e determinada ignorância do território além de Mirkwood versus algumas passagens em que ele demonstra certa idade e sabedoria me fazem supor algo pouco maior do que propõe o Panda: pouco menos de um milênio de anos.

Skywalker disse:
só posso concluir que o Legolas nasceu na primeira era
Duvido muito. Se for assim, Legolas já tinha certa idade quando acompanhou o avô (ou pai? me corrijam!) de Thranduil ao leste da Terra-média; se for assim, Legolas era pouco mais novo que Elrond. Não... não vejo dedicarem tanto respeito a Legolas quanto demonstram a Elrond, ou qualquer senhor ancião élfico. Anakin, acho que foi esquecimento de Tolkien mesmo, não ter incluído a data de nascimento do elfo na cronologia; ou então achou desnecessário (não é quem considerava o membro mais inútil da comitiva?). :think:
 
Última edição:
Há a menção de um Legolas numa versão da "Queda de Gondolin", como membro da casa da Árvore, se não me falha a memória, como um dos capitães do Senhor daquela casa, um elfo de nome Galdor(dos portos?). Mas não é o mesmo Legolas da terceira era.

Bom Eriadan, essa questão de respeito é complicada, já que sabemos muito pouco a respeito de Legolas, ou mesmo do reino de Thandruil. Acho que comparar Elrond, com Legolas, mesmo que tivesse idades próximas é mutio dificil. Elrondd era um líder dentre os Altos elfos e os Sindar mais próximos dos Noldor, e Legolas era príncipe de um povo que regrediu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo