• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é o tamanho da Terra-média?

Descender dos povos da Terra-Média... não peguei o conceito muito bem. :ahn?:

Para a gente descender de Aragorn e Cia. eles tecnicamente teriam que existir, o que (infelizmente) não é verdade, isso se entendermos a obra de Tolkien como algo inteiramente ficcional. Se olharmos por outro lado, e virmos a semelhança entre passagens de sua obra e alguns de mitos existentes (Kalevala, Eddas germânicos etc.), e pararmos para pensar que o que o Professor criou foi uma "mitologia para a Inglaterra" (como ele mesmo gostava de dizer) recriando e dando coesão a algumas lendas, e também criando as suas, podemos ver certos personagens de seus livros fazendo ecos a homens que, ao menos nos mitos do nosso planeta, existiram de verdade.

Se a gente levar tudo isso em conta e tiver um pouco de paciência, podemos traçar linhagens tênues entre o herói Sigurd da mitologia germânica, p.e., e uma pessoa contemporânea nossa. E com mais paciência ainda, se relacionarmos Sigurd a, p.e. outra vez, Aragorn, podemos dizer que, sim, o fulano-de-tal descende do Rei de Gondor.

Meu Deus... só não me perguntem de onde eu tiro essas coisas. :lol:
 
Última edição:
é, faz sentido. quem sabe os pigmeus, um dia, não foram carinhosamente chamados de hobbits? ^^
Não, sério. Eu já vi uma reportagem, não sei se vocês já viram, sobre umas ossadas que acharam, de um povo de tamanho hobbitesco e com pés avantajados. Quer dizer, as raças, acredito eu, que não é impossível de terem existido. Elfos, ents.. fica mais pra mitologia. Mas, porquê não hobbits ou, forçando um pouco mais, anões? Levando em conta de MINHAS concepções, acho até plausível a existência de seres da natureza, como os ents, terem garantido seu lugar, em algum espaço por aqui. Ou até mesmo o povo dos ghan-buri-ghan.. meros homens das florestas :)
 
Então segundo esse mapa, mordor fikaria na turquia ou iraque. dessa vez naum há surpresa,considerando as guerras q estão explodindo lá.
 
Então segundo esse mapa, mordor fikaria na turquia ou iraque. dessa vez naum há surpresa,considerando as guerras q estão explodindo lá.
Foi exactamente o que eu pensei quando vi esse mapa :lol:

Bom, não confere com o que Tolkien disse, que o Condado ficaria mais ou menos na Inglaterra :think:
Pois, quanto a isso você tem razão...talvez esse mapa nao mostre o lugar exacto da T-M, mas sim o seu tamanho ao lado do mapa da Europa:think:
 
Bom a Terra-média fica mesmo em Arda e pronto já tá bom demais, eu pessoalmente não conheço muitos lugares cercados por 3 cadeias de montanhas mesmo na França ou nos Balcãs.
 
Bom, se você olhar os alpeninos, há três cadeias de montanhas... porém, ela são um pouco mais, hmmm... abertas que as de Mordor.... segundo a teoria da Deriva dos Continentes, em um passado distante, os Balcãs estavam juntos à Península Itálica, sendo cercada pelos Alpes Suíços e as montanhas helênicas... e a Península Ibérica era COMPLETAMENTE cercada por montanhas... um lugar que pouco mudou foi a Grã-Bretanha, que sempre acredita-se que foram campos verdes e belos, porém estavam ligados ao norte europeu.
 
De novo, não precisamos supor onde as coisas eram, Tolkien nos diz:

Carta #254 disse:
If Hobbiton and Rivendell are taken (as intended) to be at about the latitude of Oxford, then Minas Tirith, 600 miles south, is at about the latitude of Florence. The Mouths of Anduin and the ancient city of Pelargir are at about the latitude of ancient Troy


Achei que isso resolvia todos os problemas da localização... o mapa da Eruanna não confere mesmo com a descrição de Tolkien.
Agora, com o Condado ficando na região onde está Oxford hoje em dia, Tolkien teria morado onde viveram os hobbits de antigamente.
 
Eu acho que só quem poderia responder essa pergunta e Tolkien...

Discordo, afinal, Tolkien deixou, creio eu, esse mistério para que um dia alguem pudesse discutir sua idéia com as "pistas" ou respostas mastigadas que ele deixou.
Pelo menos é o que eu acho. Um exemplo é como o assunto que intriga muitos: Balrogs tinham ou não asas?
Tolkien deixou pistas de sua idéia, e algumas respostas contundentes... cabe a nós, através do diálogo que o grande filósofo Sócrates impôs à filosofia para alcançarmos a verdade. E é o que estamos tentando chegar aqui. Tolkien deu uma resposta clara sobre os seus mapas, porém podemos tirar várias outras interpretações. O que tentamos então? Buscar uma unidade ideológica sobre alguma teoria que também poderia ter fortíssima chance de também ser uma idéia de Tolkien a respeito da terra-Média ^^

Pelo menos eu, como user do Forum, penso assim ^^
 
Discordo, afinal, Tolkien deixou, creio eu, esse mistério para que um dia alguem pudesse discutir sua idéia com as "pistas" ou respostas mastigadas que ele deixou.
Pelo menos é o que eu acho. Um exemplo é como o assunto que intriga muitos: Balrogs tinham ou não asas?
Tolkien deixou pistas de sua idéia, e algumas respostas contundentes... cabe a nós, através do diálogo que o grande filósofo Sócrates impôs à filosofia para alcançarmos a verdade. E é o que estamos tentando chegar aqui. Tolkien deu uma resposta clara sobre os seus mapas, porém podemos tirar várias outras interpretações. O que tentamos então? Buscar uma unidade ideológica sobre alguma teoria que também poderia ter fortíssima chance de também ser uma idéia de Tolkien a respeito da terra-Média ^^

Pelo menos eu, como user do Forum, penso assim ^^

E também não podemos esquecer que Tolkien nãoteve tempo de revisar sua obra...
 
Exato, litle!
Tolkien pode ter deixado lacunas... podemos decifrar ocm muita aproximação, disso não tenho dúvida... basta perquisar muito, interpretar, procurar, estudar... requer tempo e dedicação, mas vale a penas descobrir os Mistérios de Tolkien...
Por exemplo, Tolkien nem teve tempo de revisar o Silma... pelo que eu soube, ele era um caderno de anotações aleatórias que Tolkien escrevia as idéias sobre os Dias Antigos. COube ao filho dele a árdua tarefa de organizar o "quebra-cabeça" que era o Silma... pelo menos foi o que eu soube :D
 
Eu acho que eu li em algum lugar o tamanho da T-M, mas não lembro, então é só pegarmos quantos dias A sociedade levou até Valfenda, descobrir a velocidade aplicar a formula de fisica, e multiplicar a distancia do condado a Valfenda por quantas vezes maior que isso ela é, então chegamos a solução alguma
 
Mas encontraríamos uma velocidade média do total ou uma aproximação vetorial desse tempo, portanto, variaria muito. Em proporção, veja bem... De Rohan a Gondor são três dias à cavalo, segundo gandalf, mas os Hobbits foram a pé todo o tempo. Enquanto o pasos de um hobbit é metade do de um humano, creio eu, portanto, acho que a física seria um tanto.... inútil para calcular isso. Lembre-se de que a Terra-Média num é apenas do Condado até Mordor, tem Rhûn, Harad, Far-Harad, Floresta das Trevas, o Reino de Arnor, Darklands, Sunlands... é muita coisa, o que coloca Arda em proporção mundo-terra, e como já foi dito inúúúúúúúmeras vezes... ARDA É A TERRA! Portanto, mesmas medidas, o que devemos achar é onde seria a posição atual de pontos importantes, pelo menos é esse meu objetivo, pois o tamanho da TM já sabemos.
 
Só uma coisa: a velocidade de marcha (e distânica percorrida) usada no SdA é igual a que o exército inglês impunha a sua infantaria no começo do Século XX (também conhecido como Século Passado).
 
Basta lembrar que o livro faz referência à distância percorrida por Aragorn, Legolas e Gimli desde o Argonath até o ponto onde encontraram Éomer, eram algumas léguas, certo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo