• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é o tamanho da Terra-média?

É a medida usada pelos ingleses, e aliás, a favorita deles. Mas sobre o ritmo da marcha, acredito que eles seguiram mais o ritmo da Marcha Romana. Velocidade média, sem parar, comendo enquanto andam, sem parada nem para mijar. Durante a joite, um breve descanço porque ninguém é de ferro... foi uma marcha usada como exemplo, inclusive pelos Soviéticos, por napoleão e até mesmo, Hitler no seu famoso Blietzkrieg Boop (ataque relâmpago). Mas dizer o tamanho levando em conta velocidade da marcha, varia muito. Eles se hospedaram em Rohan, Gondor, Condado... sem fala que aceleraram a marcha quando estavam perseguindo os Uruk-Hai... é muito variável usar o tempo que levaram para chegar a Mordor porquê num foi uma velocidade uniforme... foi muito quebrado, com muitas palavras e, é claro, as longas guerras...
 
É a medida usada pelos ingleses, e aliás, a favorita deles. Mas sobre o ritmo da marcha, acredito que eles seguiram mais o ritmo da Marcha Romana. Velocidade média, sem parar, comendo enquanto andam, sem parada nem para mijar. Durante a joite, um breve descanço porque ninguém é de ferro... foi uma marcha usada como exemplo, inclusive pelos Soviéticos, por napoleão e até mesmo, Hitler no seu famoso Blietzkrieg Boop (ataque relâmpago). Mas dizer o tamanho levando em conta velocidade da marcha, varia muito. Eles se hospedaram em Rohan, Gondor, Condado... sem fala que aceleraram a marcha quando estavam perseguindo os Uruk-Hai... é muito variável usar o tempo que levaram para chegar a Mordor porquê num foi uma velocidade uniforme... foi muito quebrado, com muitas palavras e, é claro, as longas guerras...

Tolkien diz que foi a marcha do exército inglês. E sobre as pausas que vc mencionou estão erradas: eles param em Moriam, em Lothlórien e ai acabou-se... a caça aos Uruk-hai não foi em direção a Mordor, o mesmo sobre as "estadias" em Rohan e Gondor. Mas vc pode ter uma idéia de quanto Aragorn, Gimli e Legolas correram usando o que o livro fala (e foi MUITA coisa!).
 
Mas como saber as medidas exatas se muitas vezes eles falam "fica a distancia do vôo de um pássaro" ou " 3 dias no vôo de um nazgul"?
 
Re: Qual é o tamanho da Terra média?

Acredito que as dimensões da T-M seria algo equivalente à europa, e talvez o norte da África, já que Tokien falava que a história deveria ser comparada com "algum passado antigo da europa"...e o formato das penínsulas, e o tipo de local :mrgreen:

Creio que este colega de fórum está com uma boa e certa opinião.
Por isso, faço minhas as palavras dele, com a sua licença.
 
*laninha* disse:
Mas como saber as medidas exatas se muitas vezes eles falam "fica a distancia do vôo de um pássaro" ou " 3 dias no vôo de um nazgul"?
São tradicionais metáforas sobre medidas que na prática não existem, mas que são semelhantes às criações de medidas com base nas marchas.
 
Mas como eu disse, o exército inglês tinha uma marcha baseada na marcha romana, que foi o tipo de "marcha forçada" mais rápida já inventada. Foi adotada pelos ingleses quando os bretões aliados aos romanos estavam sofrendo invasões dos anglo-saxões (acredita-se que nessa mesma época tenha existido o verdadeiro "Rei" Arthur, que era um general romano). Mas o que foi dito acima, que a perseguição aos Uruk-Gai não foi em direção a Mordor, isso deixa ainda mais variável o tamanho real, pois eles não foram em uma direção uniforme, mas sim fazendo muitos desvios, e as paradinhas em alguns lugares. Os cercos, segundo Tolkien conta, duravam dias. Pode ver ue no Abismo de Helm, se não me engano, gandalf apareceu apenas no raiar do 3º dia, ou seja, o povo de Rohan junto com Gimli e Aragorn e Legolas "perderam" mais de 3 dias só na batalha do abismo de Helm. Lembrem-se também de quando Frodo foi ferido, e teve de passar um tempinho curto em Valfenda, e também lembrem-se de que na passagem das montanhas, eles tiveram que dar uma grande volta: primeiro foram por cima da montanha, mas Saruman estraogu os planos e forçou=os a dar meia-volta e passar por baixo da montanha, passando por Moria. Creio que a travessia de Moria durou um dia, quando Gandalf faz referência de que Gollum os está seguindo a alguns dias.
Todas essas "pausas, trancos e barrancos, meias-voltas, desvios e paradinhas" faem pouco viável a idéia de usar como medida da TM o tempo que a Sociedade levou para chegar a Mordor.
Quanto ao tamanho da Terra-Média ser apenas a Europa e norte africano, concordo... a Terra-Média, isso é, as partes que aparecem no mapa do final do livro, realmente, aquilo é apenas a Europa e o Norte Africano, porém, se você pegar toda Arda, isso enovlve (já cansei de falar) Rhûn, Harad, Far Harad, Sunlands... enfim, tudo, você terá uma proporção mundo, que é o que, creio eu, Tolkien planejava: a história de nosso planeta em tempos imemoráveis.
 
Em algum lugar tem a definição de "dia de marcha" e "dia de marcha forçada" utilizada pelos numenorianos e portanto herdadas pelos reinos da Terra-média :think: Preciso procurar :think:
 
deve ser lembrado também que boromir domorou algo em torno de 15 dias pra ir de gondor até valfenda (provavelmente se perdeu) e gandalf em dois dias de cavalgada fez o mesmo percurso partindo de Rohan.
 
A marcha romana, Deriel, era SEMPRE uma marcha forçada. Geralmente, começavam a marcha às 7h da manhã, e só paravam quando o sol se punha. Paradas de no máximo 10 minutos para dar água aos cavalos (que precisavam ir caminhando junto a todos), para uma refeição rápida e fazer o que quizer fazer em 10 minutos. Mas o interessante é que se em exatos 10 minutos, quando o general estivesse em formação, faltasse alguem, esse alguém tem a cabeça arrancada para servir de exemplo. Quase a mesma coisa com os retardatalhos, que se sentem cansados e ficam com preguiça de andar em velocidade normal, que é mais ou menos como de alguém fazendo cooper, esse imfeliz tinha sua coxa cortada, e quando estivesse no chão, era pisoteado pelos cavalos. Isso fazia com que todos aderissem à marcha forçada. Lembrem-se de que a expressão "pôr-do-sol" na Europa quer dizer bem tarde... regiõs como a Alemanha, o sol, em uma época do ano, se põe apenas às 9h da noite, e nasce bem cedo. Era uma marcha cruel, eficiente. O mais interessante é que se todos seguicem as ordens do general (que reduzia um pouquinho o ritmo da marcha caso estivessem indo bem e perto do destino) praticamente ninguém chegava cansado em batalha. Por isso a marcha romana se tornou tão usada.
Quanto a marcha forçada dos numenorianos, creio que é exatamente como a marcha forçada romana, enquanto a marcha inglesa era um pouquinho mais lenta que a romana e menos cruel.
E um pqeueno detalhe: gandalf tinha o seu senhor dos cavalos, Scadufax, tem que levar isso em conta. Quando ele não tinha o apoio de Scadufax, ele demorava semanas pra voltar até o Condado rever Frodo.
 
Esse tipo de disciplina que parece exagerada é ainda mais exacerbada quando se trata dos chineses, quem quiser saber mais compre o livro "A arte da guerra de Sun Tzu" ou alguma coisa parecida.
 
Esse tipo de disciplina que parece exagerada é ainda mais exacerbada quando se trata dos chineses, quem quiser saber mais compre o livro "A arte da guerra de Sun Tzu" ou alguma coisa parecida.


É exatamente o que eu estou lendo agora...:lol:


Não é que eles eram tão exagerados, o que Sun Tzu quer dizer é..."obedeca e seja feliz, desobedeça e morra".....

Era só seguir o que ele mandava....

Tá eles eram mais exagerados sim....:lol:
 
É um excelente livro, fala de várias vitórias de comandantes chineses e de suas "técnicas disciplinares" no mais puro estilo "FAZ ISSO E CALA A BOCA!".
 
Chineses e Japoneses são bravíssimos guerreiros, porém sua disciplina forçada não adiantou muito, afinal, os hunos sob o comando de Átila fizeram um verdadeiro massacre na China! O imperador chinês da época precisou pagar um pesado tributo aos hunos para que eles fossem embora da China. Os hunos conseguiram passar pelas muralhas da China sem muito esforço. Os chineses praticamente não conseguiram combater os hunos, porém, os romanos com seus exércitos organizados e disciplinados duramente, mas humanamente, conseguiram deter os hunos durante alguns anos... e teriam resistido eternamente, se não fossem também os ataques germânicos, árabes e dos vikings... o Império Romano estava sendo atacado de todos os lados, fora a crise interna. Alguns historiadores, os quais eu apoio a idéia plenamente, afirmam que o exército romano foi o exército mais bem organizado e eficiente que jamais existiu em toda a História!
Não estou desconsiderando so chineses, eles tinham guerreiros bravos, porém eram poucos. Os romanos tinham guerreiros bravos, em maior quantidade devido ao treinamento humano que receberam. Os chineses não pensaram que os seus homens eram humanos, mas sim máquinas de guerra, e esse foi o erro deles. Creio que certamente eles teriam forjado um imenso império, mior mesmo que o romano, se eles tivessem dado uma disciplina um pouco mais humana a seus homens, como os romanos fizera.
Emfim, romanos foram o "bam bam bam", a verdade é essa. Uma verdade imutável.
 
Alguns imperadores chineses foram muito indolentes e perderam muito em suas guerras internas; os japoneses, eles não foram invadidos pelos hunos;
O povo de Átila já era leal a ela e não precisava de demonstrações de disciplina embora elas ocorrecem, pois os líderes hunos se faziam líderes e não simplesmente herdavam o título tal qual acontecia com os mongóis;
Na minha opinião o exército mais eficiente foi o de Esparta, devido ao episódio de Termópilas, os Bizantinos também tinham uma considerável organização, sem falar que a única explicação para o fato de que 50 mil bárbaros dominaram mais de 2 milhões de habitantes romanos é a de que ninguém tinha mais fé no sistema e que nem se deram ao trabalho de se defender.
 
Alguns imperadores chineses foram muito indolentes e perderam muito em suas guerras internas; os japoneses, eles não foram invadidos pelos hunos;
QUOTE]

Eu disse chineses, não? Pelo que eu saiba, os hunos, que vem da atual mongólia, começaram sua rota de carnificina pela China até chegarem a Roma e irem embora de volta para a Mongólia.
 
Alguns imperadores chineses foram muito indolentes e perderam muito em suas guerras internas; os japoneses, eles não foram invadidos pelos hunos;
O povo de Átila já era leal a ela e não precisava de demonstrações de disciplina embora elas ocorrecem, pois os líderes hunos se faziam líderes e não simplesmente herdavam o título tal qual acontecia com os mongóis;
Na minha opinião o exército mais eficiente foi o de Esparta, devido ao episódio de Termópilas, os Bizantinos também tinham uma considerável organização, sem falar que a única explicação para o fato de que 50 mil bárbaros dominaram mais de 2 milhões de habitantes romanos é a de que ninguém tinha mais fé no sistema e que nem se deram ao trabalho de se defender.


Eu disse chineses, não? Pelo que eu saiba, os hunos, que vem da atual mongólia, começaram sua rota de carnificina pela China até chegarem a Roma e irem embora de volta para a Mongólia.
Mas quanto aos Espartanos, eles eram os soldados perfeitos, era diferente... mas do mesmo jeito, Roma conseguiu conquistar os Espartanos sem muitos problemas. Com o tempo, o sistema espartano foi se defasando, coisa que não aconteceu com o sistema militar romano, que é usado de exemplo até hoje...
 
Os Hunos, mongóis, Otomanos, Húngaros, petchenegs, danishmends, e outros povos das estepes fazem parte da "etnia" Tártaro-mongol.

De fato você não falou que os japoneses foram invadidos, falha minha.
 
E quanto aos bizâncios, me fala: quem os dominou? E durante a queda do império romano, o que era Constantinopla? Bom, vou dizer: Constantinopla era a capital do IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE!!! Ou seja, a herança militar omana ficou com os bizantinos na época do império bizantino. Quanto a parte ocidental do império romano, sucumbiu aos inúmeros ataques bárbaros, e assim se institucionalizou-se o feudalismo europeu, onde os guerreiros eram um misto de soldados romanos com guerreiros bárbaros, fazendo assim as Leis da Cavalaria.
 
Os bizantinos foram por fim derrotados em 1453 pelos turcos otomanos que usaram pólvora contra eles, os bizantinos já estavam em decadência desde a quarta cruzada quando o duque de Veneza pilhou Constantinopla(ou bizâncio) e Zara, Os bizantinos eram os romanos orientais, muitíssimo influenciados pela cultura graga, e esse era o idioma que utilizavam, era militarmente poderosa na marinha e na cavalaria, embora não falhasse com a infantaria.
No mar, as Dromundas(ou dromons) tinha tubos que jogavam fogo grego nos navios inimigos, o que era uma arma exclusiva dos bizantinos e seu segredo para as vitórias no mar, já em terra os catafrácios constituíam sua principal unidade de cavalaria, era pesadamente armada o que os protegia contra as flechas que eram a principal arma dos muçulmanos e persas, também havia a elite dos klibanophoros uma cavalaria superpesada que só foi vencida pelo clima que os impedia de avançar muito longe no deserto.
Se quiser mais informações, jogue "Age of empires 2" e/ou me mande uma MP mais tarde.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo