• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Próximo Embate da Nostalgia

Qual deve ser o tema do próximo Embate da Nostalgia?


  • Total de votantes
    30
Status
Fechado para novas mensagens.
Mas games entram como brinquedo na enquete do outro topico?

claro. Não é só a geração atual que joga videogame feito malucos. Apesar de termos jogado bem menos, videogames também são nostálgicos. Só acho que teria que especificar o console.

Mas se brinquedo ganhar poderia indicar pipa, ou tem que ser mais específico?

O que seria mais específico que pipa? Pipa com ou sem rabiola? :eh:

brinquedos é generico demais mesmo. A não ser q limitem a jogos de tabuleiro por ex pra não misturar Bonecas com War, com Dinavision e com Pipa

Eu acho que a graça está em justamente fazer essas misturas pra não ficar as coisas muito iguais.
 
Ou, sem rabiola ela não voa, só roda... nem vem. Não existe pipa sem rabiola!

Mas as raias não tem rabiola e também são chamadas de pipas em alguns lugares. Enfim, aqui nós usamos mais o termo pandorga. Capucheta, que é feita só com uma folha de papel sem varetas, também tem rabiola.

Que saudade. eu fazia as varetas da minha com taquara brava e usava embalagem de ovo de pascoa no lugar de papel. E sempre destruia um lençol velho da mãe para fazer a rabiola. E fazia também um roncador de papel.
 
Última edição:
Seria legal uma temática "Doces & Guloseimas Nostálgicas" também.

Aí teria lá uns que sumiram ou mudaram: bala Xaxá, chocolate Lolo, pirulito pirocóptero, chocolate Surpresa.
Uns que ainda existem, mas que perderam o "uaaaau, que foda, eu quero!": Kinder Ovo, sorvete-seco, barrinha Neugebauer.
 
O povo aí falando de pipa... AQUI a gente chama de pipa só o que é feito com seda. Quando é feito com plástico, a gente chama de papagaio. Sim, nada de falar "empinar pipa", aqui a gente fala é "soltar papagaio". XD
Como eu sei dessas coisas? Não tenho irmãs, tenho três irmãos, e dois deles já acordavam com papagaio nas mãos. Aí aprendi também. Que delícia! E que saudade! :tsc:

Ah! a minha pobreza... criança pode ser um bicho muito cruel, gente, MUITO CRUEL. Por mais que, HOJE (que sou adulta, trabalho, pago as minhas contas e as contas de água, luz e telefone da casa) a gente possa pensar: "ah! mas Kinder Ovo não era caro", a situação era um pouco diferente. Sabe quando você vê que a situação financeira dos seus pais é tão complicada que você nem tem coragem de pedir para eles comprarem qualquer coisa que não seja ESSENCIAL? Eu era assim, porque se eles não pudessem comprar, eles sofreriam com isso. Meu pai, não, mas minha mãe, sim. Aí eu não pedia. Mas o que isso tem a ver com o fato de criança ser cruel? Minhas primas, que tinham a mesma idade que eu, comiam na minha frente, e depois exibiam os brinquedinhos. Não sei, gente, não sei, mesmo qual parte era mais TEMÇA: ver o trequinho e não poder comer ou ver o brinquedinho e não poder brincar. Tá, admito, era pior não poder brincar. Mas não traumatizei com Kinder Ovo, traumatizei com Chandelle. NÃO COMPRO, MESMO. Compro Danette, mas não o Chandelle. :cry:
 
Um que se foi e era andreense que nem eu: bala Juquinha! *.*

O que me remete imediatamente ao programa do palhaço BOZO pra mim :lol:

Infância de comes e bebes é legal e tem seus regionalismos. Sinto nostalgia da Tubaina "Globo" de Arealva e a "Cachoeira" de sabor quase idêntico quando morei em Presidente Prudente. Tubaína de interior era tudo de bom!
 
Alguém conhece Bala Chita?
Conheço. E conheço até o famoso ditado "fulano tá se achando o gostosão da bala chita". :rofl:

E a bala é dura, mesmo, bem mais do que a de maçã verde (a diferença é que a bala de maçã verde é coisa linda de Deus :grinlove: ).
 
  • Haha
Reactions: Bel
O povo aí falando de pipa... AQUI a gente chama de pipa só o que é feito com seda. Quando é feito com plástico, a gente chama de papagaio. Sim, nada de falar "empinar pipa", aqui a gente fala é "soltar papagaio". XD
Como eu sei dessas coisas? Não tenho irmãs, tenho três irmãos, e dois deles já acordavam com papagaio nas mãos. Aí aprendi também. Que delícia! E que saudade! :tsc:

Melian, na função de menino e mineiro, acho que é um pouco diferente. A diferença entre pipa e papagaio em MG está no formato.

A pipa é um pentagono, como essa http://s0.flogao.com.br/photos/10/12/07/36/136189310.jpg

Enquanto o papagaio é um losango http://www.nenepipas.com.br/pipas/Pequena Raia Especial de Papel Silk Fibra - 34x34.jpg

Embora em outros estados, tudo seja Pipa

NORMALMENTE pipa é de papel de seda... papagaio de plástico. Mas tem muito papagaio de papel de seda tb embora eu não me lembre de ter visto nenhuma pipa de plástico.
 
Melian, na função de menino e mineiro, acho que é um pouco diferente. A diferença entre pipa e papagaio em MG está no formato.

A pipa é um pentagono, como essa http://s0.flogao.com.br/photos/10/12/07/36/136189310.jpg

Enquanto o papagaio é um losango http://www.nenepipas.com.br/pipas/Pequena Raia Especial de Papel Silk Fibra - 34x34.jpg

Embora em outros estados, tudo seja Pipa

NORMALMENTE pipa é de papel de seda... papagaio de plástico. Mas tem muito papagaio de papel de seda tb embora eu não me lembre de ter visto nenhuma pipa de plástico.

Então isso pode variar de região, o formato é diferente, sim, claro, mas AQUI, em Betim, se for de plástico, NÃO É PIPA. Mesmo se fizesse em forma de pentagono, não seria (embora não se faça, AQUI). Mas eu estou falando de um lugar em que se fazia papagaio com sacola de verdurão (e, de vez em quando, com sacola de lixo, escondido da mãe :lol:). Entenda. Aparecer pipa por aqui, NA ÉPOCA QUE EU ERA CRIANÇA, era coisa rara, mas, ainda assim, não era de plástico.

P.S.: os papagaios da foto não subiriam nem se Deus descesse na terra e soprasse. Material de boa qualidade, mas mal feitos. :lol:
 
Última edição por um moderador:
Eu conheço. Mas não gostava muito não, era dura, difícil de mastigar.

Essa não conheço, mas em matéria de dureza até hoje não provei nada que superasse a bala SOFT que maldosamente por alguns chamada de bala assassina, pois tinha um histórico de enroscar na traquéia e algumas crianças (não foram poucas) morreram engasgadas com ela.

E morder nem pensar, mas quem ousasse fazer isso era uma maneira fácil de perder mais rápido um dente de leite

E o pior é que fui viciado nela, mas sobrevivi, hehehe
 
Última edição:
Essa não conheço, mas em matéria de dureza até hoje não provei nada que superasse a bala SOFT que maldosamente por alguns chamada de bala assassina, pois tinha um histórico de enroscar na traquéia e algumas crianças (não foram poucas) morreram engasgadas com ela.

E morder nem pensar, mas quem ousasse fazer isso era uma maneira fácil de perder mais rápido um dente de leite

E o pior é que fui viciado nela, mas sobrevivi, hehehe
minha mãe me proibiu de comer essa bala durante anos, o que evidentemente me deixou com mais vontade, mas como ela explicou o motivo eu nunca achei que valeria o risco. depois de 'grande' fui provar e não achei a bala nada especial.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo