• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Primeira frase de um livro

Pips

Old School.
Pessoas,

Quero ver todo mundo colocando a primeira frase de um livro que goste ou esteja lendo aqui.

Tem que ser a primeira frase completa (pode ser parágrafo se ficar sem sentido).


Hoje, nesta ilha, aconteceu um milagre. O verão adiantou-se. Coloquei a cama perto da piscina e fiquei tomando banho até muito tarde. Era impossível dormir.

Adolfo Bioy Casares, A Invenção de Morel
 
"

"As antigas histórias contam-nos de muitos feitos maravilhosos, de gloriosos heróis, de grandes batalhas, de júbilo e de festas, de prantos e lamentos, e das lutas de bravos guerreiros. Sobre isso podeis agora ouvir maravilhas."

~Primeiro parágrafo de "A Canção dos Nibelungos" (autor anônimo).

Tudo bem que é uma versão adaptada em prosa, mas parece-me bastante fiel ao original.
 
riverrun, past Eve and Adam's, from swerve of shore to bend of bay, bring us back by a commodius vicus of recirculation back to Howth Castle and Environs.
(Finnegans Wake)

Essa eu decorei =D
 
foi provavelmente o terceiro coquetel. era difícil para eduardo ter certeza, porque os três drinks se sucederam com tal velocidade - copos plásticos vazios agora se empilhavam como uma sanfona no parapeito da janela atrás dele - que ele não pudera ser preciso quanto ao momento da mudança.

bilionários por acaso - a criação do facebook (ben mazrich)

dá pra ver pelo trecho acima q o autor ñ é uma brastemp literária.
 
JLM, o autor até nem sei; o tradutor é que deixou a desejar bastante.

(Estou sem livro aqui no trabalho; depois contribuo :timido:)
 
Eu murchava com um primeiro parágrafo desses, JLM.
Vamos ao primeiro parágro do livro que está mais próximo a mim:

Alice começava a aborrecer-se imenso de estar sentada à beira-rio com a irmã, sem nada para fazer: espreitara uma ou duas vezes para o livro que a irmã lia, mas não tinha gravuras nem diálogos. <<E de que serve um livro>>, pensou Alice<<se não tem gravuras nem diálogos?>>

(Aliás, fui olhar as primeiras frases de uns livros que tenho por aqui... Coisa difícil é encontrar um primeiro parágrafo realmente sedutor, viu? Nem o Llosa, nem o Gabo, nem o Hemingway escaparam dessa vez... Hahahaha)

Taí, depois vou postar no meu blog alternativo as primeiras frases dos livros que eu tenho. Gostei da ideia, valeu, Pips. ;)
 
calib, ñ sei como uma tradução poderia melhorar ou piorar mto 1 conteúdo tão simplório e nada a ver.

ah, saudades de kafka e von kleist.
 
"Durante a maior parte de sua vida, Jorge Luis Borges trabalhou na obscuridade, ou ao menos na obscuridade relativa que viver em Buenos Aires impunha a um escritor tão afastado dos centros estabelecidos da cultura literária."

Borges, uma vida (Edwin Williamson)
 
"Não sei por onde começar; embora, às vezes, de brincadeira, ponha tudo o que ocorreu na conta de Charley Furuseth"

O Lobo do Mar, Jack London
 
As armas e os barões assinalados
Que, da Ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Trapobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;


Desnecessário dizer de qual livro é.
 
Fala muito sobre a minha personalidade: "Começava a escurecer, e meu mau humor humor era sinal de fome." Chico Mattoso, Nunca vai embora.

:dente:
 
Pescaldo disse:
As armas e os barões assinalados
Que, da Ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Trapobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;


Desnecessário dizer de qual livro é.

Isso acaba de me lembrar que eu decorei essa primeira estrofe d'Os Lusíadas. Definitivamente, um bom poema épico.
 
0 Christmas (Natal) de 1822... foi notável em Guernesey. Caiu
neve naquele dia. Nas ilhas da Mancha, inverno em que há neve é
memorável; a neve é um acontecimento. - Os trabalhadores do mar -Victor hugo


estou lendo esse livro e apesar de estar meio lento na leitura(por causa de provas) estou gostando muito!
 
- Acabei de enterrar uma estrela!

O outro pé da sereia - Mia Couto.
 
Gabriel Cezar disse:
Os trabalhadores do mar -Victor hugo

estou lendo esse livro e apesar de estar meio lento na leitura(por causa de provas) estou gostando muito!

cara, este é 1 dos livros franceses q + me impressionaram. ñ desanime qdo chegar nas intermináveis páginas com descrições náuticas. o final do livro é 1 dos + o__O q já li...
 
"No século XVIII viveu na França um homem que pertenceu à galeria das mais geniais e detestáveis figuras daquele século nada pobre em figuras geniais e detestáveis. A sua história é contada aqui. Ele se chamava Jean-Baptiste Grenouille e se, ao contrário dos nomes de outros geniais monstros como, digamos, Sade, Saint-Just, Fouché, Bonaparte etc., o seu nome caiu hoje no esquecimento, isto certamente não ocorreu porque Grenouille tenha ficado atrás desses homens das trevas mais famosos em termos de arrogância, desprezo à raça humana, imoralidade, ou seja, em impiedade, mas porque seu gênio e a sua única ambição se concentravam numa área que não deixa rastros na história: o fugaz reino dos perfumes."

O Perfume, de Patrick Süskind.

Quem não leu, não sabe o que está perdendo!:happyt:
 
"Quando observamos a quantidade e a variedade dos estabelecimentos de ensino e de aprendizado, assim como o grande número de alunos e professores, é possível acreditar que a espécie humana dá muita importância à instrução e à verdade."

A arte de escrever, Schopenhauer.
 
"Há, em certas cidades de província, casas cuja vista inspira uma melancolia igual à que provocam os claustros mais sombrios, as charncas mais desoladas ou as ruínas mais tristes."
Honoré de Balzac - Eugénie Grandet
 
"Os dois homens se materializaram inesperadamente, a poucos metros de distância, na estreita ruazinha iluminada pelo luar."

Harry Potter e as Relíquias da Morte - J.K.Rowling
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo