1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Primeira frase de um livro

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Pips, 27 Mai 2011.

1. Pips

Pips Old School.

Pessoas,

Quero ver todo mundo colocando a primeira frase de um livro que goste ou esteja lendo aqui.

Tem que ser a primeira frase completa (pode ser parágrafo se ficar sem sentido).

Hoje, nesta ilha, aconteceu um milagre. O verão adiantou-se. Coloquei a cama perto da piscina e fiquei tomando banho até muito tarde. Era impossível dormir.

Adolfo Bioy Casares, A Invenção de Morel

2. E-102 Omega

E-102 Omega Usuário

"

"As antigas histórias contam-nos de muitos feitos maravilhosos, de gloriosos heróis, de grandes batalhas, de júbilo e de festas, de prantos e lamentos, e das lutas de bravos guerreiros. Sobre isso podeis agora ouvir maravilhas."

~Primeiro parágrafo de "A Canção dos Nibelungos" (autor anônimo).

Tudo bem que é uma versão adaptada em prosa, mas parece-me bastante fiel ao original.

3. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

riverrun, past Eve and Adam's, from swerve of shore to bend of bay, bring us back by a commodius vicus of recirculation back to Howth Castle and Environs.
    (Finnegans Wake)

Essa eu decorei =D

4. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

dá pra ver pelo trecho acima q o autor ñ é uma brastemp literária.

5. Calib

Calib Visitante

JLM, o autor até nem sei; o tradutor é que deixou a desejar bastante.

(Estou sem livro aqui no trabalho; depois contribuo :timido:)

6. Haleth

Haleth Call me Bolga #CdLXI

Eu murchava com um primeiro parágrafo desses, JLM.
    Vamos ao primeiro parágro do livro que está mais próximo a mim:

Alice começava a aborrecer-se imenso de estar sentada à beira-rio com a irmã, sem nada para fazer: espreitara uma ou duas vezes para o livro que a irmã lia, mas não tinha gravuras nem diálogos. <<E de que serve um livro>>, pensou Alice<<se não tem gravuras nem diálogos?>>

(Aliás, fui olhar as primeiras frases de uns livros que tenho por aqui... Coisa difícil é encontrar um primeiro parágrafo realmente sedutor, viu? Nem o Llosa, nem o Gabo, nem o Hemingway escaparam dessa vez... Hahahaha)

Taí, depois vou postar no meu blog alternativo as primeiras frases dos livros que eu tenho. Gostei da ideia, valeu, Pips. ;)

7. JLM

calib, ñ sei como uma tradução poderia melhorar ou piorar mto 1 conteúdo tão simplório e nada a ver.

ah, saudades de kafka e von kleist.

8. kika_FIL

kika_FIL Usuário

"Durante a maior parte de sua vida, Jorge Luis Borges trabalhou na obscuridade, ou ao menos na obscuridade relativa que viver em Buenos Aires impunha a um escritor tão afastado dos centros estabelecidos da cultura literária."

Borges, uma vida (Edwin Williamson)

9. Izze.

Izze. What? o.O

"Não sei por onde começar; embora, às vezes, de brincadeira, ponha tudo o que ocorreu na conta de Charley Furuseth"

O Lobo do Mar, Jack London

10. Pescaldo

Pescaldo Penso, logo hesito.

As armas e os barões assinalados
    Que, da Ocidental praia Lusitana,
    Por mares nunca de antes navegados,
    Passaram ainda além da Trapobana,
    Em perigos e guerras esforçados,
    Mais do que prometia a força humana,
    E entre gente remota edificaram
    Novo Reino, que tanto sublimaram;

Desnecessário dizer de qual livro é.

11. Liv

Liv Visitante

Fala muito sobre a minha personalidade: "Começava a escurecer, e meu mau humor humor era sinal de fome." Chico Mattoso, Nunca vai embora.

:dente:

12. Jacques Austerlitz

Jacques Austerlitz (Rodrigo)

"Nada pode ser tão banal, mas não é bem disso que estamos falando."

Michel Laub - Longe da água.

13. E-102 Omega

E-102 Omega Usuário

Isso acaba de me lembrar que eu decorei essa primeira estrofe d'Os Lusíadas. Definitivamente, um bom poema épico.

14. G.

G. Ai, que preguiça!

0 Christmas (Natal) de 1822... foi notável em Guernesey. Caiu
    neve naquele dia. Nas ilhas da Mancha, inverno em que há neve é
    memorável; a neve é um acontecimento. - Os trabalhadores do mar -Victor hugo

estou lendo esse livro e apesar de estar meio lento na leitura(por causa de provas) estou gostando muito!

15. Excluído046

Excluído046 Banned

- Acabei de enterrar uma estrela!

O outro pé da sereia - Mia Couto.

16. JLM

cara, este é 1 dos livros franceses q + me impressionaram. ñ desanime qdo chegar nas intermináveis páginas com descrições náuticas. o final do livro é 1 dos + o__O q já li...

17. Calib

Calib Visitante

"No século XVIII viveu na França um homem que pertenceu à galeria das mais geniais e detestáveis figuras daquele século nada pobre em figuras geniais e detestáveis. A sua história é contada aqui. Ele se chamava Jean-Baptiste Grenouille e se, ao contrário dos nomes de outros geniais monstros como, digamos, Sade, Saint-Just, Fouché, Bonaparte etc., o seu nome caiu hoje no esquecimento, isto certamente não ocorreu porque Grenouille tenha ficado atrás desses homens das trevas mais famosos em termos de arrogância, desprezo à raça humana, imoralidade, ou seja, em impiedade, mas porque seu gênio e a sua única ambição se concentravam numa área que não deixa rastros na história: o fugaz reino dos perfumes."

O Perfume, de Patrick Süskind.

Quem não leu, não sabe o que está perdendo!:happyt:

18. Francine Ramos

Francine Ramos Usuário

"Quando observamos a quantidade e a variedade dos estabelecimentos de ensino e de aprendizado, assim como o grande número de alunos e professores, é possível acreditar que a espécie humana dá muita importância à instrução e à verdade."

A arte de escrever, Schopenhauer.

19. _Paulinha

_Paulinha Usuário

"Há, em certas cidades de província, casas cuja vista inspira uma melancolia igual à que provocam os claustros mais sombrios, as charncas mais desoladas ou as ruínas mais tristes."
    Honoré de Balzac - Eugénie Grandet

20. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

"Os dois homens se materializaram inesperadamente, a poucos metros de distância, na estreita ruazinha iluminada pelo luar."

Harry Potter e as Relíquias da Morte - J.K.Rowling

Compartilhar