• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pra evitar acidentes...

É de conhecimento de quem trabalha com arte não digital, que há uma chance enorme de, completado o esboço de um desenho, se cometer algum erro durante o processo de arte-finalização. Vocês costumam tomar alguma medida de segurança antes de começar a dar vida ao esboço definitivo de desenho?

Eu costumo fazer duas coisas:

1 - escanear o desenho original apenas nas linhas com resolução razoável.

2 - Sempre fazer o desenho em uma folha a parte, decalcá-lo via vegetal e então aplicar as linhas do desenho sobre o papel do resultado final, o que assegura não só marcação fraca das linhas como a preservação do original.

E vocês?
 
Desde que me dou por gente, eu vou na marra. :?

Pode não ser a maneira mais inteligente de fazer isso, mas pelo menos eu aprendo a tomar um p*ta cuidado por causa do medo de ferrar o desenho todo. :mrgreen:
 
Depende da minha paciência no dia. Normalmente eu faço direto mesmo. Guache branca existe pra isso. :mrgreen:
 
Por isso que, além de técnicas de pintura, é importante conhecer um pouco de técnicas de restauração :mrgreen: .
 
Restauração... Isso é, mas eu prefiro prevenir do que remediar, por isso faço cópias do original :-)

A propósito, seu avatar, Glorwendel, é a Uma Thurman no filme As Aventuras do Barão de Münchhausen?
 
Eru disse:
A propósito, seu avatar, Glorwendel, é a Uma Thurman no filme As Aventuras do Barão de Münchhausen?

Sim, é. Icq, Eru, icq... :roll:

De volta ao tópico.

PS: Não precisa responder meu post, ouviu? :stop:
 
Que bom ver que outros aqui conhecem As Aventuras do Barão de Münchausen :mrgreen: .

Quanto a prevenir acidentes, acho melhor deixar que o desenho se estrague do que fazer uma cópia sem a mesma espontaneidade do primeiro.
 
Bem, eu sempre repassei o desenho mesmo antes de me recomendarem..
1 - eu desenho forte (com violencia mesmo XD) e é impossível finalizar na folha original toda borrada
2 - com o desenho limpo, a arte final fica bem mais fácil
3 - se eu fazer caca, tem sempre um original pronto, é só repassar de novo
4- se eu quiser usar o desenho em concurso, exposição, vender ou dar pra alguém,o original fica comigo de qualquer jeito
 
Todos meus desenhos ficam comigo...Não sou tão boa assim...Eu quase nunca arte-finalizo...E quando eu faço isso, ou eu escaneio ou faço em cima mesmo...Com o maior cuidado e com caneta fine pen...(sim sim eu sou amadoríssima)
 
Naum sou grandes coisas desenhendo( na verdade eu sou uma m****), mas os unicos desenho aceitaveis que eu já fiz foram feitos totalmente direto, todos os outros em que eu tentei ter um maior cuidado acabaram ficando bisonhos...
 
nçao tomo muitos cuidados deste tpo, de fazer uma copia e tal, eu tinha medo de colocar nanquin em meus desenhos e depois começei a colocar, não me arrepende de ter perdido nenhuma ilustração por borradas q dei...

Normalmente eu trabalho da seguinte forma, eu faço tdo o desenho, depois de pronto passo para a finalização, onde trabalho com um tipo de borracha chamada tira tipos, q tira o exesso de grafite...assim eu posso fazer as linhas mais limpas, vc pode passar sobre seu traço q ele vai tirar o exesso, junto com o exesso vai o traço mais fininho^^...

não tenho mais trabalhando com nanquin, tenho q comprar um pincel para isso, já q os q tenho são para tinta óleo^^
 
Não é a limpa tipos? :eek:
Por melhor que seja, borrachas sempre deixam o papel gorduroso e fazem caca. É melhor evitar sempre. :mrgreen:
 
^^"""...sempre trocos os nomes, na verdade minha professora de pintura chama de tiratipos, meu amigo chama de limpa tipos, nem sei direito oq é ^^""""... portanto falei oq achei q era...hehehehehe......sry...

Mas é isso mesmo...

Eu to aprendendo a artefinalizar com pincel, o traço fica com efeito e mais bunito^^... to querendo ver se consigo dar o mesmo efeito digitalmente no photoshop... bem, meus testes estão fluindo bem ^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo