1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Pra evitar acidentes...

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Eru- o Ilúvatar, 18 Mai 2003.

1. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

É de conhecimento de quem trabalha com arte não digital, que há uma chance enorme de, completado o esboço de um desenho, se cometer algum erro durante o processo de arte-finalização. Vocês costumam tomar alguma medida de segurança antes de começar a dar vida ao esboço definitivo de desenho?

Eu costumo fazer duas coisas:

1 - escanear o desenho original apenas nas linhas com resolução razoável.

2 - Sempre fazer o desenho em uma folha a parte, decalcá-lo via vegetal e então aplicar as linhas do desenho sobre o papel do resultado final, o que assegura não só marcação fraca das linhas como a preservação do original.

E vocês?

2. Fox

Fox Visitante

Desde que me dou por gente, eu vou na marra. :?

Pode não ser a maneira mais inteligente de fazer isso, mas pelo menos eu aprendo a tomar um p*ta cuidado por causa do medo de ferrar o desenho todo. :mrgreen:

3. V

V Saloon Keeper

Depende da minha paciência no dia. Normalmente eu faço direto mesmo. Guache branca existe pra isso. :mrgreen:

4. Glorwendel

Glorwendel Usuário

Por isso que, além de técnicas de pintura, é importante conhecer um pouco de técnicas de restauração :mrgreen: .

5. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

Restauração... Isso é, mas eu prefiro prevenir do que remediar, por isso faço cópias do original :-)

A propósito, seu avatar, Glorwendel, é a Uma Thurman no filme As Aventuras do Barão de Münchhausen?

6. Fox

Fox Visitante

Sim, é. Icq, Eru, icq... :roll:

De volta ao tópico.

PS: Não precisa responder meu post, ouviu? :stop:

7. Glorwendel

Glorwendel Usuário

Que bom ver que outros aqui conhecem As Aventuras do Barão de Münchausen :mrgreen: .

Quanto a prevenir acidentes, acho melhor deixar que o desenho se estrague do que fazer uma cópia sem a mesma espontaneidade do primeiro.

8. Washu_Hakubi

Washu_Hakubi Usuário

Bem, eu sempre repassei o desenho mesmo antes de me recomendarem..
    1 - eu desenho forte (com violencia mesmo XD) e é impossível finalizar na folha original toda borrada
    2 - com o desenho limpo, a arte final fica bem mais fácil
    3 - se eu fazer caca, tem sempre um original pronto, é só repassar de novo
    4- se eu quiser usar o desenho em concurso, exposição, vender ou dar pra alguém,o original fica comigo de qualquer jeito

9. Todos meus desenhos ficam comigo...Não sou tão boa assim...Eu quase nunca arte-finalizo...E quando eu faço isso, ou eu escaneio ou faço em cima mesmo...Com o maior cuidado e com caneta fine pen...(sim sim eu sou amadoríssima)

10. Conan

Conan Cavaleiro Pendragon

Naum sou grandes coisas desenhendo( na verdade eu sou uma m****), mas os unicos desenho aceitaveis que eu já fiz foram feitos totalmente direto, todos os outros em que eu tentei ter um maior cuidado acabaram ficando bisonhos...

11. Ilpalazzo-sama

Ilpalazzo-sama Usuário

nçao tomo muitos cuidados deste tpo, de fazer uma copia e tal, eu tinha medo de colocar nanquin em meus desenhos e depois começei a colocar, não me arrepende de ter perdido nenhuma ilustração por borradas q dei...

Normalmente eu trabalho da seguinte forma, eu faço tdo o desenho, depois de pronto passo para a finalização, onde trabalho com um tipo de borracha chamada tira tipos, q tira o exesso de grafite...assim eu posso fazer as linhas mais limpas, vc pode passar sobre seu traço q ele vai tirar o exesso, junto com o exesso vai o traço mais fininho^^...

não tenho mais trabalhando com nanquin, tenho q comprar um pincel para isso, já q os q tenho são para tinta óleo^^

12. Glorwendel

Glorwendel Usuário

Não é a limpa tipos? :eek:
    Por melhor que seja, borrachas sempre deixam o papel gorduroso e fazem caca. É melhor evitar sempre. :mrgreen:

13. Ilpalazzo-sama

Ilpalazzo-sama Usuário

^^"""...sempre trocos os nomes, na verdade minha professora de pintura chama de tiratipos, meu amigo chama de limpa tipos, nem sei direito oq é ^^""""... portanto falei oq achei q era...hehehehehe......sry...

Mas é isso mesmo...

Eu to aprendendo a artefinalizar com pincel, o traço fica com efeito e mais bunito^^... to querendo ver se consigo dar o mesmo efeito digitalmente no photoshop... bem, meus testes estão fluindo bem ^^

Compartilhar