• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que filmes brasileiros são ruins?

Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

O Ano que meu Pais Saíram de Férias é bem legal.
Surpreendeu porque nunca vi um filme nacional levinho, nesse estilo.

Mas tem muito tempo que não vejo filme nacional, acho que o último que vi foi Olga que me deixou com medo de ir pro cinema outra vez. Sempre que via Globo Filmes eu começava a quebrar tudo em volta.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

É. O Ano é bom, melhor que A Máquina. Achei A Máquina joinha, é só. Meigo e tal. Mas sei lá. Não é o_charme, e nem tem muito a acrescentar. Aquele Pablo Villaça do Cinema em Cena saiu da seção e foi postar no blog que seria o primeiro nacional a levar Oscar de filme estrangeiro. Tá.

Tem outro filme de 2006 e nacional que eu vi, Se Eu Fosse Você. Ahn. Vi esse faz tempo, talvez esteja sendo um pouco injusto. O pior é que a desculpa de se tratar de pessoas trocando de corpos não é pretexto pra ruindade da coisa, porque Sexta-Feira Muito Louca é tão legal :tsc:

Vou agradecer o trocadilho com a Zazá. Esses dias eu tava vendo aberturas de novelas e não lembrei essa. Deleitem-se. É provavelmente o melhor vídeo dos que eu citei nesse post. (Eu lembro que eu adorava a parte com setes, e ficava pensando em outras coisas com sete tipo arco-íris e anões. E notem que o avião é 14-BIS, 7+7 ahn, genial, garanto que foi tudo pensando. Inclusive hoje é dia 7.)
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

attachment.php

Vôo 94.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Acho que pra se chegar a um acordo sobre se um cinema (ex.: brasileiro) é bom ou ruim, primeiro deve-se chegar a um acordo sobre o que é um filme bom e o que é um filme ruim, concordam sim ou concordam não:
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

sim.

Minha definição: o exato oposto de Contra Todos os Critérios de Qualidade, de Roberto Moreira (aka, o filme brasileiro mais aclamado de 2004).
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Eu estava discutindo isso ontem.

Acho que uma questão relevante é a temática do filme. Quer dizer, a não ser que ele saia completamente fora da temática a que se propõe.. sem nenhum objetivo ou explicação plausível então ele será bom. Entretanto, existem muitos filmes que de desenrolam dentro do assunto/temática proposta e são ridículos.

Ex: Todo Mundo em Pânico tem a intenção de fazer paródia sobre filmes de terror/suspense. Ele segue essa linha. O negócio é que o filme é um lixo, repleto de piadas sem graça. Forçado.

De acordo com esse raciocínio, então, não basta só seguir a proposta. Pro filme ser realmente bom tem que atender a outras exigências básicas, como por exemplo, apresentar uma trama inteligente, bom roteiro, fotografia, trilha sonora, montagem, etc...

Mas aí surge outro problema; a subjetividade de quem assiste. Ninguém assiste o mesmo filme. Cada um carrega sua bagagem e tem preferências específicas.

Assim:
(ok.. não acredito que a msg abaixo seja um spoiler, mas se vc não viu Titanic, não leia).

Maria não gostou do Titanic porque Jack morre no final, achou triste demais. Já Joana adorou porque achou completamente coerente e mais emotivo desse jeito.

E aí?! Claro que as duas vão discutir a respeito e alguma delas conseguirá expor melhor seu ponto de vista. Mas a outra também tem sua razão.

Então, pode ser que haja um consenso entre uma maioria que estuda/pesquisa o assunto e por consequência está mais apta a classificá-lo. No entanto, essa classificação filme bom/ruim nunca vai ser uma verdade absoluta não-discutível.
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Maria não gostou do Titanic porque Jack morre no final, achou triste demais.

O fato de um filme ser muito triste pode fazer com que alguém não goste dele, mas não tem nada a ver com ser bom ou ruim (é até um sinal positivo, já que causou alguma emoção).

Já Joana adorou porque achou completamente coerente e mais emotivo desse jeito.

A morte do Jack é coerente. Mesmo quem não gostou tem que admitir isso.

Em suma, uma coisa é você gostar de assistir um filme, outra coisa é considerá-lo competente (bom) ou incompetente (ruim).
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Quim, qual é o buzz de Fica Comigo Esta Noite? Eu pergunto pra você, pois parece que tu assumiu o título de "Apoiador Oficial do Cinema Brasileiro" por aqui.

Cocô, ou não-cocô?
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

O fato de um filme ser muito triste pode fazer com que alguém não goste dele, mas não tem nada a ver com ser bom ou ruim (é até um sinal positivo, já que causou alguma emoção).

Pra pessoa dona dessa opinião tem. Anyway.. a tristeza/alegria foi só um exemplo. Que bom que vc entendeu. :clap:

A morte do Jack é coerente. Mesmo quem não gostou tem que admitir isso.

Com certeza isso é relevante. Né.

Em suma, uma coisa é você gostar de assistir um filme, outra coisa é considerá-lo competente (bom) ou incompetente (ruim).

Creio que os gostos da pessoa estejam ligados ao seu julgamento, não?! Se for, bom.. subjetividade. Etc.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Pra pessoa dona dessa opinião tem.

Isso mostra que essa pessoa não tem a menor idéia do que faz um filme ser bom ou ruim.

Com certeza isso é relevante. Né.

Isso foi pra mostrar que você misturou gosto pessoal com critérios objetivos no seu exemplo. Que pena que você não entendeu.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Opa. Acho que nisso vc está certo. Eu entendi que vc quis dizer que gostos, preferências, ou seja, subjetividade nada tem a ver com o julgamento de um filme.

Se foi isso mesmo, eu não concordo. Eu acho que isso influencia muito na hora da pessoa dizer se o filme é bom ou ruim.
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Quim, qual é o buzz de Fica Comigo Esta Noite? Eu pergunto pra você, pois parece que tu assumiu o título de "Apoiador Oficial do Cinema Brasileiro" por aqui.

Cocô, ou não-cocô?

não-vi.
Mas seguinte, não vamos confundir. Eu 'apoio' o cinema brasileiro tanto quanto o Strider, Tisf, etc. no sentido de reconhecer que há um grande problema na distribuição dos filmes nacionais e que estes enfrentam um pre-conceito colossal da parte de sua população-público.
Pretendo me envolver profissionalmente no ramo e é fundamental buscar compreender o que acontece. Estou lendo um livro interessante a respeito, que discute o período de 1995-2005 no Cinema Nacional e lá eles falam sobre questões que surgiram por aqui. Veja só.

E o Senhor largue a mão de usar critérios como 'considerado a candidatura do Oscar' e 'aclamado pela crítica blablabla diz a capinha do dvd', que você sabe muito bem que de nada servem, vá.
Se quiser uma sugestão, visite sites como www.contracampo.com.br ou www.revistacinetica.com.br, são revistas digitais de crítica independente e eles discutem filmes lá. Nacionais ou não. E vale a pena, geralmente. Na minha concepção de 'valer a pena'.

--
Sobre a questão de bom x ruim X gosto x não gosto. É isso aí.
O fato de você gostar ou não de um filme não quer dizer que ele é bom ou ruim. Você pode gostar de um filme que considera péssimo porque, por exemplo, assistiu num bom dia, tava catando alguém, passou no vestibular. Ou desgostar de uma obra-prima porque seu gato morreu na véspera e você estava triste, e por aí vai;
Mas tem a outra questão que é colocar o filme em crise, isso é, pensá-lo como uma obra, discurso etc. e não meramente como um produto de entretenimento. DAÍ sim, entram também questões subjetivas que são a forma como você coloca o filme em crise, os critérios que escolhe seguir pra avaliar um filme e quão aberta sua mente está pra se defrontar com algo diferente, etc;
O que acontece freqüentemente é que as pessoas dizem que 'tal filme é muito bom', simplesmente pelo fato de terem gostado, se divertido. Daí um filme engraçado e óbvio pode ser 'melhor' do que um elaborado e confuso, 'chato'.

Daí tem esse forum aqui onde pessoas que encaram cinema como entretenimento (gostei x não gostei) discutem com pessoas que encaram como arte (bom x ruim) como se estivessem falando da mesma coisa - e não estão. Por isso sugeri que se entrasse num acordo do QUE é um filme bom/filme ruim. Do que estamos falando. Afinal.

:blabla:
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Sobre a questão de bom x ruim X gosto x não gosto. É isso aí. O fato de você gostar ou não de um filme não quer dizer que ele é bom ou ruim. Você pode gostar de um filme que considera péssimo porque, por exemplo, assistiu num bom dia, tava catando alguém, passou no vestibular. Ou desgostar de uma obra-prima porque seu gato morreu na véspera e você estava triste, e por aí vai;
Mas tem a outra questão que é colocar o filme em crise, isso é, pensá-lo como uma obra, discurso etc. e não meramente como um produto de entretenimento. DAÍ sim, entram também questões subjetivas que são a forma como você coloca o filme em crise, os critérios que escolhe seguir pra avaliar um filme e quão aberta sua mente está pra se defrontar com algo diferente, etc;

Sim. Foi isso que eu quis dizer quando falei da subjetividade. As suas escolhas e preferências. Um professor um dia te ensinou assim e assado, por um determinado método. Ou, você leu em uma crítica de cinema que a fotografia deve ser analisada de um tal jeito. E a partir desses conceitos que vc preferiu em detrimento de outros, o julgamento do filme será feito. As informações absorvidas por vc, sejam elas quais forem (e aqui entram experiências obtidas, bagagem cultural, etc...), vão influenciar na hora de interpretação/análise/crítica. O 'gosto' talvez tenha sido um exemplo demasiado simples. Mas foi às preferências da pessoa que vai analisar/assistir o filme que eu quis dar ênfase.
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Então.
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Sim. Foi isso que eu quis dizer quando falei da subjetividade. As suas escolhas e preferências. Um professor um dia te ensinou assim e assado, por um determinado método. Ou, você leu em uma crítica de cinema que a fotografia deve ser analisada de um tal jeito. E a partir desses conceitos que vc preferiu em detrimento de outros, o julgamento do filme será feito. As informações absorvidas por vc, sejam elas quais forem (e aqui entram experiências obtidas, bagagem cultural, etc...), vão influenciar na hora de interpretação/análise/crítica.

Isso seria a parte objetiva da sua opinião sobre o filme. Mesmo ela sendo positiva, você pode simplesmente não gostar do filme. Por exemplo, eu acho Inteligência Artificial uma Obra de Arte, mas se você me perguntar "quer assistir?", eu digo "não" (isso é principalmente porque eu não tenho um gosto muito refinado pra filmes ainda).

Mas isso não quer dizer que as percepções objetivas e subjetivas de um filme sejam coisas separadas. Não dá pra analisar (ou criar) as coisas com 100% de objetividade, por que arte é essencialmente uma coisa abstrata. Cair na abstração total também não leva a nada, porque o valor da subjetividade é o mesmo da lógica que há nela.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

E o Senhor largue a mão de usar critérios como 'considerado a candidatura do Oscar' e 'aclamado pela crítica blablabla diz a capinha do dvd', que você sabe muito bem que de nada servem, vá.

São um ponto de partida. Não são ignoráveis.

Daí tem esse forum aqui onde pessoas que encaram cinema como entretenimento (gostei x não gostei) discutem com pessoas que encaram como arte (bom x ruim) como se estivessem falando da mesma coisa - e não estão. Por isso sugeri que se entrasse num acordo do QUE é um filme bom/filme ruim. Do que estamos falando. Afinal.

Não há tal definição. Como a Almie e o Senhor já falaram aqui (em mais um episódio de... Afirmando o Óbvio :D), o mais próximo que se há de saber se um filme é bom ou ruim (e qual é o estado do cinema, em geral, no país) seria checar um consenso crítico (onde, teoricamente, a maioria dos críticos sabe o que está fazendo). Um Metacritic Brasileiro.

Não temos, e quem acompanha crítica brasileira melhor que eu provavelmente confirmará a minha suspeita de que a maioria dos críticos empregados por aqui não são tão bons no que fazem - pelo menos a minha mínima experiência indica isso (ler aquela cobertura da Mostra da Folha foi como tentar engolir um pão mofado).

E se olharmos lá fora? O que saiu do Brasil e ganhou reconhecimento crítico pelo resto do mundo? O único caso realmente significante foi Cidade de Deus, que saiu a 4 anos atrás (e, absurdamente, situa-se na décima oitava posição do Top 250 do IMDB).

Não estou falando de ótimos filmes obscuros que caem pela lateral e desaparecem, eu estou falando de um hit. Isso deve ser uma boa indicação, não? Teve algum (não há sarcasmo aqui; eu não acompanho essas merdas)?

Cara, nem o povo aqui do forum consegue chegar num consenso de um excelente filme brasileiro dos últimos anos. O mais próximo disso é (além do CDD) é Ônibus 174, também de 2002.

Eu estou semi-interessado em O Céu de Sueli, mas não vi ninguém ainda o chamando de uma grande obra ou whatever.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

O CÉU DE SUELY (com ipsilon) é um grande filme.

SERRAS DA DESORDEM idem, principalmente com o tempo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo