• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasil tem duas das 50 cidades com as melhores comidas típicas do mundo

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

O tradicional Bauru do Ponto Chic, em São Paulo - Reprodução/Facebook

O tradicional Bauru do Ponto Chic, em São Paulo


O Brasil se consagrou um destino gastronômico imperdível para turistas: duas metrópoles do país — São Paulo e Rio de Janeiro — entraram para o ranking das 50 cidades que oferecem as melhores comidas típicas do mundo, divulgado nesta segunda (8) pela enciclopédia gastronômica TasteAtlas.

A qualidade de nossos pratos se destacou e passou à frente de cidades conhecidas pela sua culinária, como a italiana Palermo e as espanholas Sevilha e Córdoba, no caso do Rio, que ficou em 32º lugar na classificação geral com a nota 4,48 (de 5 pontos possíveis).

Já São Paulo, em 13ª colocação com a média 4,58, destronou a italiana Bolonha — que já foi considerada a cidade com a melhor comida do mundo — além de Buenos Aires, na Argentina; Viena, na Áustria, e Chicago, nos EUA. Este último é um destino famosíssimo por sua pizza "de prato fundo".

Confira o top 50 da publicação:

FvmQ04wXoAAnsm8.jpg

O triunfo paulistano


"São Paulo é uma cidade vibrante e cosmopolita, conhecida por sua cena artística dinâmica e influências culturais diversas. Este cruzamento de culturas reflete-se na gastronomia da cidade, com a comida tradicional caracterizada por seus ricos sabores e uso abundante de carnes", justificou o TasteAtlas.

O sanduíche de mortadela do Mercado Municipal  é um dos atrativos para o visitante - Divulgação - Divulgação


O sanduíche de mortadela do Mercado Municipal é um dos atrativos para o visitante
Imagem: Divulgação

A publicação ainda destacou algumas delícias e estabelecimentos que garantem a boa performance de São Paulo no ranking. Para começar, foi considerada imperdível a visita ao Mercado Municipal (também conhecido como Mercadão) para provar "os melhores sanduíches de mortadela da cidade".

A Figueira Rubaiyat - Pedro Saad/Folhapress - Pedro Saad/Folhapress

A Figueira Rubaiyat
Imagem: Pedro Saad/Folhapress

E por falar em Mocotó, o restaurante que leva este nome do MasterChef Rodrigo Oliveira, foi considerado um dos cinco lugares icônicos onde comer em São Paulo. Os outros quatro são: a churrascaria Fogo de Chão, o restaurante Tempero das Gerais, o Bar Estadão e o restaurante Figueira Rubaiyat.

Cidade maravilhosa também para comer


Já o Rio foi aplaudido por oferecer "uma fusão dinâmica de sabores brasileiros, quiosques à beira-mar e restaurantes de alto padrão". A comida tradicional carioca ainda foi caracterizada como uma combinação de "influências diversas, ingredientes frescos e uma ênfase em frutos do mar", segundo a enciclopédia.

A tradicional feijoada de boteco foi destacada como um patrimônio carioca - Ribeiro Rocha/Getty Images/iStockphoto - Ribeiro Rocha/Getty Images/iStockphoto

A tradicional feijoada de boteco foi destacada como um patrimônio carioca
Imagem: Ribeiro Rocha/Getty Images/iStockphoto

Entre as delícias recomendadas ficaram a feijoada de boteco — "um prato caloroso" — além de churrascos, sopa Leão Veloso, bolinho de bacalhau e açaí na tigela. A publicação ainda considerou uma característica única do Rio a variedade de bares e lojas de sucos e vitaminas, onde se pode provar mix batidos refrescantes.

Confeitaria Colombo - Divulgação - Divulgação


Confeitaria Colombo
Imagem: Divulgação

Os restaurantes destacados foram a Churrascaria Palace, o Bar do Mineiro, o restaurante Marius Degustare, a Mocellin Churrascaria e a tradicionalíssima Confeitaria Colombo, fundada em 1894.

Outras cidades de destaque no mundo todo


Florença, na Itália - KavalenkavaVolha/Getty Images/iStockphoto - KavalenkavaVolha/Getty Images/iStockphoto
Florença, na Itália
Imagem: KavalenkavaVolha/Getty Images/iStockphoto

A vencedora absoluta foi Florença, na Itália, que levou média 4,71 por suas "intimistas trattorias familiares" e uma culinária "caracterizada por sua simplicidade e seu foco em ingredientes locais de alta qualidade".

Três pratos se destacaram: a Bistecca alla Fiorentina, que como o nome sugere é uma bisteca bovina cozinhada direto no fogo e temperada com azeite, sal e pimenta. Além dela, o sanduíche Lampredotto, uma tradicional comida de rua feita com o quarto estômago da vaca foi considerado emblemático na cidade.

Bistecca alla Fiorentina - Divulgação Trattoria Dall'Oste/TasteAtlas - Divulgação Trattoria Dall'Oste/TasteAtlas


Bistecca alla Fiorentina
Imagem: Divulgação Trattoria Dall'Oste/TasteAtlas

Por fim, o TasteAtlas recomendou não perder a chance de provar Trippa alla Fiorentina — um prato cozido lentamente de tripa em molho de tomate. Outras três cidades italianas ainda apareceram no top 10: Roma, Nápoles e Milão.
No top 100, divulgado apenas no site do TasteAtlas, mais duas brasileiras ainda deram o ar da graça: Recife, em 67º lugar com nota 4,40 e Belo Horizonte, em 78º com nota 4,38.

De onde vieram as notas do ranking?


Para a elaboração da lista, foram levadas em consideração a média de notas dos melhores pratos típicos e regionais de cada cidade, que foram somadas à nota média dos pratos nacionais servidos naquela cidade e à nota média dos melhores restaurantes tradicionais no Google Review.

Assim, os pesquisadores do TastleAtlas chegaram a uma média final — que indica a qualidade dos pratos típicos de cada localidade. O time da enciclopédia ainda esclarece que sua metodologia leva em consideração avaliação do público gastronômico internacional, através de votos em seu site que são filtrados, eliminando, segundo o Atlas, palpites potencialmente ligados a bots ou "nacionalistas".

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo