• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que filmes brasileiros são ruins?

Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Não lembro de falarem isso. O que provoca esse "mal cultural" é estupidez, falta de experiência e falta de tradição.

lembra não? pois leia o tópico novamente querido... :dente:



Já temos muito trabalhos que fazem você refletir sobre tomates e perfumes. É só ligar a TV. Vai encontrar comerciais do Carrefour com promoções de tomate (além de outros alimentos: arroz, peixe, etc, todos igualmente dignos de reflexão). E você nunca viu aquele comercial da Chanel onde a Nicole Kidman tá em cima de um prédio com um vestido espalhafatoso, aí você pensa que o Batman vai chegar, mas na verdade chega o Rodrigo Santoro? Eu refleti sobre aquilo.

Se o propósito de um longa-metragem apresentado num cinema é me fazer refletir sobre um tomate ou um perfume, eu diria que nós deviamos bater na cabeça do diretor com um pedaço de madeira.


...e pq não???
...um filme tem que falar a respeito de quê pra ser um bom filme pra vc???




Já tem um filme ruim sobre isso, aquele Sociedade dos Poetas Mortos Que Morreram de Horror ao Descobrirem Que Robin Williams Ia Dar Aulas Sobre Eles.

...

Sim, você vira uma pessoa que foi aterrorizada pelo Robin Williams por duas horas.

:rofl: essa foi boa! algum trauma com o Robbin Williams?



Eu diria que é pra muitos, já que as arrecadações de bilheteria hoje em dia não estão tão decepcionantes. O povo descobriu que agora dá pra ver novelas num telão; é mais chique.

É aí que vc se engana... eu falava das boas produções, e não de qualquer uma delas...
E as verdadeiramente boas nem sempre estão nos cinemas... [pra não dizer "quase nunca"] ;)



Elfo de Valfenda disse:
Eu acho que enquanto a Globo existir os filmes brasileiros vão continuar sendo uma porcaria.

TT1 disse:

...tb tô curiosa! pq mesmo???
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

lembra não? pois leia o tópico novamente querido... :dente:

Preguiça. Mas eu acredito que você entendeu errado.

...e pq não???
...um filme tem que falar a respeito de quê pra ser um bom filme pra vc???

Algo que não seja banal.

algum trauma com o Robbin Williams?

Muitos. Mas ele faz o que pode.

É aí que vc se engana... eu falava das boas produções, e não de qualquer uma delas...
E as verdadeiramente boas nem sempre estão nos cinemas... [pra não dizer "quase nunca"]

Quais são as verdadeiramente boas? Gostaria de alguns exemplos. Estou a procura de filmes brasileiros atuais que não sejam horríveis.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Preguiça. Mas eu acredito que você entendeu errado.

Acho que não amore...
Eu só expressei o que para mim sería o tal "mal cultural" relatado aqui, sobre os filmes brasileiros. São produções banais... concordo...Mas o que é banal pra mim, pode não ser pra vc...e por aí vai...

Quais são as verdadeiramente boas? Gostaria de alguns exemplos. Estou a procura de filmes brasileiros atuais que não sejam horríveis.

Onde vc mora?
Tem festival de Cinema por aí não???
Bom... depende do que vc gosta, e mais ainda do que significa "banal" pra vc. Como já disse, gostei muito do Cipriano, de Douglas Machado... ele retrata bem as ilusões, medos e os sofrimentos de quem vive na miséria... mas não sei se você iria gostar... Minha turma de Semiótica adorou! :cerva: ainda hj discutimos à respeito, por conter muitas mensagens nas entrelinhas... que quase sempre passam despercebidas.
E não é um filme tão recente assim... é de 2004. E só é exibido em eventos específicos e tal...
Mas....se vc tiver afim de procurar na internet...acho difícil você conseguir.
 
Última edição:
Quase Dois Irmãos - Lúcia Murat

Sério. Esse filme é muito bom. A crítica dele à esquerda brasileira é ótima; desestruturada e cheia de preconceitos. Desde os próprios presos políticos-socialistas-conscientes até os presos comuns. A idéia de 'salvar' o morro, como se ele precisasse de uma 'salvação' e como se ela só pudesse vir de fora em contraponto com a atração que ele exerce sobre algumas pessoas, no caso da filha do deputado, são pontos que o filme consegue abranger e discutir mt bem.

Os personagens são extremamente bem construídos. Eles são simplesmente reais; diante das adversidades os defeitos e o modo de encarar a realidade são precisos. A história da vida de cada um, as explicações, os argumentos pro seus respectivos pontos de vista, as mudanças de opiniões ao longo da trama, etc...

A única coisa que me desagradou foi a interpretação da Maria Flor (filha do deputado, Juliana). Sofrível. O que é mt estranho, pq em novelas, que eu me lembro, ela manda mt bem.

Um filme muy batuta. :joinha:



Ps.: Um beijo e um queijo pra quem souber o nome do gato dos presos políticos!
 

Anexos

  • gatos-015.jpg
    gatos-015.jpg
    193,8 KB · Visualizações: 30
Última edição:
Foclo, não veja QUASE DOIS IRMÃOS, porque você corre risco de desistir pra sempre do cinema brasileiro, IMO.
 
Até hoje não encontrei um filme brasileiro que eu gostasse... acho que os atores deixam muito à desejar, também acho que a "verba" anda em um estado precário...
Não querendo desmerecer nosso país... mais já desmerecendo... até as dublagens são horrendas... acho que vai demorar muito para eu encontrar um filme brasileiro bom... todos me dão sono... me deixam irritada... entediada e sem vontade de continuar à assistir...
 
Ahn.... o que vcs acharam do "Cama de Gato"?

Tem spoilers aqui, mas vocês não vão querer ver mesmo, acreditem.

O comentário da minha namorada logo no iniciozinho do filme – "parece o tipo de coisa a que a gente assistia em aula de religião" – valeu até o final. Mentira, acho que aqueles eram bem melhores. Quer dizer, tentativa mais artificial de fazer algo parecer natural, impossível. O que eram aqueles espontâneos papos-cabeça supertoscos totalmente fora de contexto. O que eram aqueles "estamos nessa cilada agora por causa d'A_CRISE" e "não fale assim de Deus". Eles são rebeldes abastados procurando prazer instantâneo e formas de livrar a cara, mas estavam sempre mais preocupados em defender as convicções vazias deles do que continuar com o plano. Qual é a dessas pessoas. Na boa, isso não existe. O pior é que o infeliz que escreveu isso tem sã consciência de que todas as reflexões são ridiculamente perdidas (tem uma parte em que um garoto fala que eles deviam dar um jeito nos cadáveres em vez de prosseguir com a filosofia barata), mas não, fez questão de permear o filme inteiro com todos aqueles debates que querem falar de tudo e não chegam à conclusão nenhuma. Eles iam de globalização pra religião, e liberdade de expressão e, ops, peralá, vamos jogar nossa amiga na fogueira antes de continuar isso, ah é, e agora a moral do filme, bem, não precisa não, o importante é que é chocante. Todas as aquelas cenas selvagens de graça (aos desavisados: tem um estupro coletivo) pra não conseguirem extrair significado algum daquilo. Cruzes, foi ruim mesmo. Fizeram um grande favor censurando isso em cinemas.
 
...e assim se constrói a crítica ao cinema brasileiro. E, depois, o 'bla bla bla' não é panfletário. Sei. Isso é tão coerente quanto um esquimó de biquini.
 
Xuxa Gêmeas e Cavaleiro Didi entram na categoria de filmes ruins ou são fortes demais? Faz tempo que não vejo um filme brasileiro e o último que vi não valeu o ingresso.
 
Xuxa Gêmeas e Cavaleiro Didi entram na categoria de filmes ruins ou são fortes demais? Faz tempo que não vejo um filme brasileiro e o último que vi não valeu o ingresso.
Esses praticamente não entram na categoria "filme".

Eu entendo e concordo em parte com o que o Folco, Strider e cia reclamam. De fato, a maior parte dos filmes produzidos por aqui vão pra esse lado da "novelinha", principalmente os "cômicos". De vez em quando, alguém tenta fazer algo mais "artístico", mas eu sempre tenho a sensação que quando o brasileiro resolve fazer algo "diferente" no cinema, sente a necessidade de falar de pobreza...e aí temos as histórias de ladrões, presídios, favelas, prostitutas, etc e tal. De vez em quando até as "novelinhas" têm esses temas (carandiru etc).

E eu digo isso me baseando no que eu vejo do pessoal que prentende seguir carreira nessa área que conheci. Fiz um curso de roteiro no qual 80% dos roteiros do pessoal eram sobre esses temas que falei acima. Por que ninguém aborda um "tema universal" em um filme, como a solidão? A natureza humana (sem ser necessariamente a natureza humana de pessoas que vivem em favelas), sei lá....coisas mais fáceis de ver no cinema argentino, por exemplo. Coisa da tal "cultura nacional" mesmo, parece que se você tentar fazer um filme sério que fuja destes temas, vai parecer alienado, traidor da pátria, ou sei lá...

Não que não façam coisas boas sobre estes temas, o que me chateia é a falta de algo diferente de vez em quando. Parece ser impossível imaginar uma ficção científica séria e boa produzida no Brasil, e por que isso?

Um dos motivos é a influência óbvia da TV....enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, as produções de TV surgiram influenciadas pelo cinema, aqui no Brasil foi o inverso. Daí as novelinhas e coisas como minisséries da Globo sendo reeditadas para virarem magicamente longa metragens. Dá na mesma...

Por outro lado, acho que o pessoal às vezes pega meio pesado com os filmes daqui. Posso estar sendo injusto e presunçoso, mas acho que o pessoal já entra com um pé MUITO atrás em uma sala de cinema quando sabe que é filme brasileiro....parece que já entra pronto pra reparar nos erros. Se existe uma metáfora, ela é ruim por ser óbvia demais ou sei lá. Se não existe, o filme é fraco por ser literal demais. Se a trama do filme dá uma virada, ela é besta ou prevísivel, se não dá é pior ainda....enfim. Os atores parecem ser sempre ruins, sendo que eu acho vários atores brasileiros excelentes. Como eu disse, eu devo estar sendo injusto, mas a impressão que eu tenho às vezes é essa.




Mas aí eu queria saber o seguinte: Folco, Strider, Ristow, etc...acho que todos vocês pretendem trabalhar com cinema futuramente, não é? O que pretendem fazer pra mudar isso? Ou pretendem se mudar para a França ou para Taiwan pra tentar fazer filmes bons em outro lugar? :lol:

Sério, é uma curiosidade que eu tenho. Porque eu também queria trabalhar nessa área, e o que eu vejo nesses tempos em que eu andei mais envolvido com ela é que é MUITO difícil. Não só financeiramente, mas pra conseguir "espaço" pra produzir algo legal mesmo (produzir um filme, por mais simples que ele seja, é algo bem complicado, como todos aqui com certeza sabem muito bem).

Enfim, eu queria saber o que vocês têm em mente... :)
 
Meriadoc, eu concordo com seu post inteiro tirando essa parte:

Por outro lado, acho que o pessoal às vezes pega meio pesado com os filmes daqui. Posso estar sendo injusto e presunçoso, mas acho que o pessoal já entra com um pé MUITO atrás em uma sala de cinema quando sabe que é filme brasileiro....parece que já entra pronto pra reparar nos erros. Se existe uma metáfora, ela é ruim por ser óbvia demais ou sei lá. Se não existe, o filme é fraco por ser literal demais. Se a trama do filme dá uma virada, ela é besta ou prevísivel, se não dá é pior ainda....enfim. Os atores parecem ser sempre ruins, sendo que eu acho vários atores brasileiros excelentes. Como eu disse, eu devo estar sendo injusto, mas a impressão que eu tenho às vezes é essa.

Pelo contrário, eu acho que muitos cinéfilos/críticos brasileiros estão dispostos a ignorar problemas quando vêem um filme que está pelo menos tentando ser bom/ambicioso - tanto aqueles que falham parcialmente (Casa de Areia) quanto aqueles que falham completamente (Contra Todos, ugh). Ambos foram elogiados.

Eu tento o máximo me manter imparcial. Aliás, eu sempre vou com a esperança de ver algo ótimo, senão eu nem me importaria em tentar.

Mas aí eu queria saber o seguinte: Folco, Strider, Ristow, etc...acho que todos vocês pretendem trabalhar com cinema futuramente, não é? O que pretendem fazer pra mudar isso? Ou pretendem se mudar para a França ou para Taiwan pra tentar fazer filmes bons em outro lugar? :lol:

Faço a menor idéia. A segunda opção seria maravilhosa, mas inviável. Eu estou filmando curta(s)-metragen(s) com outro rapaz aqui do forum (cujo nick rima com "Tietê"), e pretendo fazer um longa auto-financiado no método "Shane Carruth" num futuro próximo. Se isso vai me levar a algum lugar, não faço idéia. A única coisa que eu realmente tenho ao meu favor é a confiança de que (modéstia à parte) eu posso fazer um trabalho bem melhor do que estão fazendo hoje em dia, e que isso será valorizado. Mas aí também, todo mundo acha isso.

Anyway, o primeiro que conseguir chegar em algum lugar traz o resto pra dentro. Sabe como é... um por todos, todos por um, e todos contra Contra Todos.
 
Concordo com o que o Meriadoc disse, pra quê fazer filme sobre uma realidade que todo mundo vê antes de entrar na sala e depois de sair da seção? Será que a única abordagem de fazer um filme que critique a miséria é sempre mostrar a favela ou a violência? Me desculpem, mas isso é chover no molhado. Por que não fazer uma abordagem sobre os bastidores da corrupção em Brasília? Ou falar da censura que a imprensa sobre cada vez que toca num assunto sensível ao Governo. Digo, botar o dedo na ferida como Platoon, Syrianna, 21 gramas e outros ou até clássicos como M.A.S.H. ou Doutor Fantástico do Kubrick. Agora o governo quer filmes com algum conteúdo cultural para liberar a grana. Então entretenimento não é cultura? O filme pra ser aprovado tem de mostrar a violência paulistana ou carioca, ou algum lugar do sertão miserável ou fazer uma comédia com atores de novela? Fora deste esquema não pode?
 
Começo reforçando o que provavelmente foi dito (se não foi é um milagre): vocês já gostaram do Renato Aragão um dia.

Concordo que a produção dos filmes dele é pobre. Ponto. O público alvo do filme são as crianças. Já vi filmes americanos voltado ao público infantil muito piores durante a semana à tarde. Filmes americanos, de uma "realidade cinematográfica" muito melhor e que são um tapa buraco absurdo de programação, pois nada têm a ver com o interesse das nossas crianças. Incontestáveis "piece of crap"

Se esses filmes "ruins" (como os de Renato Aragão) por aqui conseguem bilheteria é devido a fatos mais do que claros, como a baixa produção de filmes no nosso país e o fato de MUITA gente só ir ao cinema para assistir a obras nacionais. Esqueçam metrópoles, pensem interior, cidades cheias de gente analfabeta... gente que mal sabe ler e assiste filmes dublados na TV e, evidentemente, filmes brasileiros no cinema.

E nem quando a situação mudar vai ser possível ofender o Renato Aragão. O figura é um marco e querendo ou não está ajudando a alavancar o ainda fraco cinema nacional. Que, em minha opinião produz, hoje, muita coisa boa. Mas apreciar essa estética voltada a nossa própria cultura é questão de gosto. Não me surpreendo em muitos aqui admirarem o que está lá fora. É natural a toda classe média e alta na maior parte dos países. Globalização X Nacionalismo.

Enfim, defendi o velhinho injustiçado.
 
Concordo com o que o Meriadoc disse, pra quê fazer filme sobre uma realidade que todo mundo vê antes de entrar na sala e depois de sair da seção? Será que a única abordagem de fazer um filme que critique a miséria é sempre mostrar a favela ou a violência? Me desculpem, mas isso é chover no molhado. Por que não fazer uma abordagem sobre os bastidores da corrupção em Brasília? Ou falar da censura que a imprensa sobre cada vez que toca num assunto sensível ao Governo. Digo, botar o dedo na ferida como Platoon, Syrianna, 21 gramas e outros ou até clássicos como M.A.S.H. ou Doutor Fantástico do Kubrick. Agora o governo quer filmes com algum conteúdo cultural para liberar a grana. Então entretenimento não é cultura? O filme pra ser aprovado tem de mostrar a violência paulistana ou carioca, ou algum lugar do sertão miserável ou fazer uma comédia com atores de novela? Fora deste esquema não pode?

Permita-me apontar que o que o Meriadoc estava reclamando era justamente o fato de filmes brasileiros quererem tocar em temas sociais específicos do Brasil. Eu acredito que fazer um filme sobre os bastidores da corrupção em Brasília se encaixaria nessa crítica.

Anyway, eu também devo apontar que, apesar de concordar com ele, eu não sou contra filmes brasileiros abordarem temas específicos daqui. Meu filme nacional favorito é Ônibus 174, e embora os temas dele tenham uma certa universalidade (e.g. como o sistema cria os criminosos que ela cegamente condena), ele apresenta uma situação específica do Brasil (mais ainda por ser um documentário, duh). O que me incomoda é que não há muito cinema sério por aqui que não esteja falando justamente dessas coisas. É a falta de variedade que é o problema; é sufocante.

...e assim se constrói a crítica ao cinema brasileiro. E, depois, o 'bla bla bla' não é panfletário.

Eu consegui não assistir nenhum filme ruim de fora esse ano. Minha selectividade não vai excluir o Brasil, sinto muito. Até seguindo apenas escolhas "seguras" eu consegui me deparar com a merda majestosa que foi Contra Todos*, imagina se eu não seguisse.

*Não, eu nunca vou parar de xingar esse filme. Meu. Deus.
 
Pelo contrário, eu acho que muitos cinéfilos/críticos brasileiros estão dispostos a ignorar problemas quando vêem um filme que está pelo menos tentando ser bom/ambicioso - tanto aqueles que falham parcialmente (Casa de Areia) quanto aqueles que falham completamente (Contra Todos, ugh). Ambos foram elogiados.

Eu tento o máximo me manter imparcial. Aliás, eu sempre vou com a esperança de ver algo ótimo, senão eu nem me importaria em tentar.
Sim, eu comentei que poderia estar sendo injusto, até por estar expondo um bocado da minha opinião pessoal a respeito de determinados filmes. Mas é que às vezes eu acho que o pessoal pega um pouco pesado demais mesmo.

Concordo que não temos nenhuma "obra-prima" por aqui (mas assumo que falo com pouco conhecimento, nunca vi nada do Glauber Rocha, por exemplo), pelo menos não que seja conhecida do público em geral. Mas não acho que determinados filmes sejam tão ruins como o pessoal fala por aí (citando um exemplo, eu gostei de Cidade Baixa, mesmo reconhecendo que tem defeitos, mas aí entra o velho lance da "opinião pessoal").

Por outro lado, concordo contigo que de fato tem muito crítico e crítico wannabe que glorifica determinados filmes que não merecem nem um pouco. São dois lados da história...acho que tem filmes que não são tão ruins assim como parecem por aqui, mas concordo que nenhum deles é fodástico, maravilhoso, etc e tal.


Faço a menor idéia. A segunda opção seria maravilhosa, mas inviável. Eu estou filmando curta(s)-metragen(s) com outro rapaz aqui do forum (cujo nick rima com "Tietê"), e pretendo fazer um longa auto-financiado no método "Shane Carruth" num futuro próximo.
Mas já estão filmados, ou estão em produção? Quero ver isso depois, se possível. :D

Se isso vai me levar a algum lugar, não faço idéia. A única coisa que eu realmente tenho ao meu favor é a confiança de que (modéstia à parte) eu posso fazer um trabalho bem melhor do que estão fazendo hoje em dia, e que isso será valorizado. Mas aí também, todo mundo acha isso.
Mas já alguma coisa! Ainda mais que eu sei que você coloca as suas idéias no papel, e pelo visto está tentando executá-las....é por aí mesmo, não tem outro jeito.

Mas de fato, existem muito mais curtas bons do que filmes bons no Brasil, até nessa questão do experimentalismo, de fazer coisas diferentes e etc. Acho que o pessoal acaba desistindo depois....ou sendo "forçado" a entrar em produções toscas pra não passar fome. :| Espero que o pessoal daqui do fórum consiga progredir e fazer coisas diferentes e boas pro cinema nacional.

Porque o que me chateia no cinema nacional não é nem o excesso de filmes bobos, Xuxas e Tonys Ramos, porque isso é a maioria do que é produzido em todos os países do mundo (porque existe uma coisa chamada público que possui uma outra coisa chamada dinheiro das quais as pessoas precisam e gostam bastante, mesmo as que trabalham com cinema).

O que me chateia é a difilcudade de fazer algo realmente FODA dos que tentam fazer algo diferente disso. Nem me preocupo em discutir as razões (é fácil enumerar várias, tem algumas no primeiro post do Folco no tópico inclusive), mas o fato é que me chateia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo