TT1
Dilbert
Eu acho que enquanto a Globo existir os filmes brasileiros vão continuar sendo uma porcaria.
Porque?
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Eu acho que enquanto a Globo existir os filmes brasileiros vão continuar sendo uma porcaria.
Não lembro de falarem isso. O que provoca esse "mal cultural" é estupidez, falta de experiência e falta de tradição.
Já temos muito trabalhos que fazem você refletir sobre tomates e perfumes. É só ligar a TV. Vai encontrar comerciais do Carrefour com promoções de tomate (além de outros alimentos: arroz, peixe, etc, todos igualmente dignos de reflexão). E você nunca viu aquele comercial da Chanel onde a Nicole Kidman tá em cima de um prédio com um vestido espalhafatoso, aí você pensa que o Batman vai chegar, mas na verdade chega o Rodrigo Santoro? Eu refleti sobre aquilo.
Se o propósito de um longa-metragem apresentado num cinema é me fazer refletir sobre um tomate ou um perfume, eu diria que nós deviamos bater na cabeça do diretor com um pedaço de madeira.
Já tem um filme ruim sobre isso, aquele Sociedade dos Poetas Mortos Que Morreram de Horror ao Descobrirem Que Robin Williams Ia Dar Aulas Sobre Eles.
...
Sim, você vira uma pessoa que foi aterrorizada pelo Robin Williams por duas horas.
Eu diria que é pra muitos, já que as arrecadações de bilheteria hoje em dia não estão tão decepcionantes. O povo descobriu que agora dá pra ver novelas num telão; é mais chique.
Elfo de Valfenda disse:Eu acho que enquanto a Globo existir os filmes brasileiros vão continuar sendo uma porcaria.
TT1 disse:Porque?
lembra não? pois leia o tópico novamente querido...
...e pq não???
...um filme tem que falar a respeito de quê pra ser um bom filme pra vc???
algum trauma com o Robbin Williams?
É aí que vc se engana... eu falava das boas produções, e não de qualquer uma delas...
E as verdadeiramente boas nem sempre estão nos cinemas... [pra não dizer "quase nunca"]
Preguiça. Mas eu acredito que você entendeu errado.
Quais são as verdadeiramente boas? Gostaria de alguns exemplos. Estou a procura de filmes brasileiros atuais que não sejam horríveis.
Dragões Mutantes X estréia ano que vem.
Ahn.... o que vcs acharam do "Cama de Gato"?
Foclo, não veja QUASE DOIS IRMÃOS, porque você corre risco de desistir pra sempre do cinema brasileiro, IMO.
Esses praticamente não entram na categoria "filme".Xuxa Gêmeas e Cavaleiro Didi entram na categoria de filmes ruins ou são fortes demais? Faz tempo que não vejo um filme brasileiro e o último que vi não valeu o ingresso.
Por outro lado, acho que o pessoal às vezes pega meio pesado com os filmes daqui. Posso estar sendo injusto e presunçoso, mas acho que o pessoal já entra com um pé MUITO atrás em uma sala de cinema quando sabe que é filme brasileiro....parece que já entra pronto pra reparar nos erros. Se existe uma metáfora, ela é ruim por ser óbvia demais ou sei lá. Se não existe, o filme é fraco por ser literal demais. Se a trama do filme dá uma virada, ela é besta ou prevísivel, se não dá é pior ainda....enfim. Os atores parecem ser sempre ruins, sendo que eu acho vários atores brasileiros excelentes. Como eu disse, eu devo estar sendo injusto, mas a impressão que eu tenho às vezes é essa.
Mas aí eu queria saber o seguinte: Folco, Strider, Ristow, etc...acho que todos vocês pretendem trabalhar com cinema futuramente, não é? O que pretendem fazer pra mudar isso? Ou pretendem se mudar para a França ou para Taiwan pra tentar fazer filmes bons em outro lugar?
Concordo com o que o Meriadoc disse, pra quê fazer filme sobre uma realidade que todo mundo vê antes de entrar na sala e depois de sair da seção? Será que a única abordagem de fazer um filme que critique a miséria é sempre mostrar a favela ou a violência? Me desculpem, mas isso é chover no molhado. Por que não fazer uma abordagem sobre os bastidores da corrupção em Brasília? Ou falar da censura que a imprensa sobre cada vez que toca num assunto sensível ao Governo. Digo, botar o dedo na ferida como Platoon, Syrianna, 21 gramas e outros ou até clássicos como M.A.S.H. ou Doutor Fantástico do Kubrick. Agora o governo quer filmes com algum conteúdo cultural para liberar a grana. Então entretenimento não é cultura? O filme pra ser aprovado tem de mostrar a violência paulistana ou carioca, ou algum lugar do sertão miserável ou fazer uma comédia com atores de novela? Fora deste esquema não pode?
...e assim se constrói a crítica ao cinema brasileiro. E, depois, o 'bla bla bla' não é panfletário.
Sim, eu comentei que poderia estar sendo injusto, até por estar expondo um bocado da minha opinião pessoal a respeito de determinados filmes. Mas é que às vezes eu acho que o pessoal pega um pouco pesado demais mesmo.Pelo contrário, eu acho que muitos cinéfilos/críticos brasileiros estão dispostos a ignorar problemas quando vêem um filme que está pelo menos tentando ser bom/ambicioso - tanto aqueles que falham parcialmente (Casa de Areia) quanto aqueles que falham completamente (Contra Todos, ugh). Ambos foram elogiados.
Eu tento o máximo me manter imparcial. Aliás, eu sempre vou com a esperança de ver algo ótimo, senão eu nem me importaria em tentar.
Mas já estão filmados, ou estão em produção? Quero ver isso depois, se possível.Faço a menor idéia. A segunda opção seria maravilhosa, mas inviável. Eu estou filmando curta(s)-metragen(s) com outro rapaz aqui do forum (cujo nick rima com "Tietê"), e pretendo fazer um longa auto-financiado no método "Shane Carruth" num futuro próximo.
Mas já alguma coisa! Ainda mais que eu sei que você coloca as suas idéias no papel, e pelo visto está tentando executá-las....é por aí mesmo, não tem outro jeito.Se isso vai me levar a algum lugar, não faço idéia. A única coisa que eu realmente tenho ao meu favor é a confiança de que (modéstia à parte) eu posso fazer um trabalho bem melhor do que estão fazendo hoje em dia, e que isso será valorizado. Mas aí também, todo mundo acha isso.