• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pés brilhantes

Aí, galera,
No meu modo de ver, os elfos não emitem luz nenhuma. Essa luminosidade está mais pra alguma figura de linguagem, qual seja, metáfora ou comparação. A questão é que acho que Tolkien quis dizzer com isso a elegância dos elfos, a beleza, a imponência, etc, ainda mais considerando que o trecho está sob o ponto de vista dos Hobbits, que, por sua vez, viam os elfos como seres de grande poder. De qualquer modo, se quiserem interpretar como uma luz natural deles, vejam como resultado do espírito poderoso dos elfos. E quanto a Glorfindel, sem comentários. Quando Frodo o viu, estava sob a influência do Anel e ele é tão poderoso, que foi visto por Frodo quase como um anjo.

Até mais!!!
 
Creio que a "luz" dos elfos seja muito mais relacionada com a sua presença do que com alguma propriedade fuosforecente da sua pele.[...]Na minha opinião, se trata de uma característica dos elfos. Não de brilhar como lamparinas, mas de terem em si um certo brilho próprio, advindo provavelmente da contemplação das Árvores.

:lol: exatamente, é meio, absurdo pensar que os elfos brilhavam. Ia ser no mínimo, engraçado. (pensando em elfos no escuro). Também acredito que seja uma luz figurativa.
 
Não. Eles não brilham como se tivessem expandindo seu cosmo ou qualquer outra coisa do gênero, se é esta a comparação que tem em mente.

Hum... é mesmo é? mas isso simplificaria as coisas acho eu, apesar de nunca ter ouvido falar de elfos que tinham uma "aura" brilhante assim
 
Deve ser alguma comparação figurativa. Ou pode ter haver com o fëa deles. (Se bem que não consigo encontrar sentido). Mas podia ser uma forma de mostrar quão puros eram os que puderam pisar em Aman, tipo aqueles quadros religiosos que pintam Jesus e seus discipulos brilhando.
A luz deve estar fazendo referência a aura élfica, mas eles não emanavam luz. Os hobbits, acredito, sentiam esse brilho vindo deles, porque eles se destacavam das demais pessoas/lugares.
 
Bem, eu fico na hipotese que eles não tinham luz nenhuma tendo em vista como o Gildor falou tolkien descrever na visão dos hobbits, para os seres de arda os elfos são seres mágicos e para os hobbits não seria diferente, é uma metafora ssim como as asas do balrog, se bem que pode- haver também um erro de tradução e por aí vai, mas brilho proprio acho que não.
 
Pois é, eu também não creio que eles fossem lampadinhas perdidas, mas no sentido que é colocado no texto, pode-se perceber que os fëar deles realmente brilhavam, e o brilho transparecia até mesmo nos olhos deles. Seria aquela coisa do espírito tão forte que transvasa.

Abraços.
 
Eu também acho esquisito essa coisa de eles serem como vagalumes ambulantes, e Aldamar pegou o fio da meada: no trecho diz que há um clarão comparado com a luz da lua em seus pés. A luz da própria Lua não pode ser, pois não havia Lua naquela noite. Ou os elfos brilhavam, ou há alguma luz vinda de algum lugar disconhecido.
 
[qhote]"Os hobbits se sentaram na sombra ao lado do caminho. Logo os elfos desceram por ele em direção ao vale. Passaram devagar, e os hobbits puderam ver a luz das estrelas brilhando nos olhos e cabelos deles. Não levavam qualquer luz, e mesmo assim, conforme caminhavam, um clarão, como a luz da lua que aparece sobre a borda das montanhas anunciando sua chegada, parecia iluminar seus pés. Agora estavam em silêncio, e o último elfo, ao passar, se voltou e olhou em direção aos hobbits, rindo." [/quote]

(...)Na minha opinião, se trata de uma característica dos elfos. Não de brilhar como lamparinas, mas de terem em si um certo brilho próprio, advindo provavelmente da contemplação das Árvores.

Pois é, eu também não creio que eles fossem lampadinhas perdidas, mas no sentido que é colocado no texto, pode-se perceber que os fëar deles realmente brilhavam, e o brilho transparecia até mesmo nos olhos deles. Seria aquela coisa do espírito tão forte que transvasa.
Abraços.

Concordo com Aldamar. Os elfos eram claros, de forma que um mínimo de luz que tivesse já seria o suficiente pra "iluminar" os elfos. Por princípio de cor mesmo, cores claras refletem mais luz. Além disso, os elfos são considerados seres mais superiores, que possuem grande poder na alma, de forma que sua aura é mais forte! Uma comparação meio ridícula, mas acho que seria como no desenho "Cavaleiros do Zodíaco", os cavaleiros emanavam uma luz quando estavam usando seus "poderes", e isso era a representação de sua aura; como se o poder fosse tanto que até iluminava. Isso traz uma figura de linguagem que algumas pessoas usam: "tal pessoa é iluminada". A pessoa não é uma lâmpada, mas ela transmite uma energia leve, positiva, a iluminação é figurativa.
Como disse a camila*, a frase "brilho no olhar" não significa que os olhos da pessoa viram um farol. :lol: Mas as reações do corpo frente às sensações de alegria, êxtase, obstinação, etc, fazem com que os olhos fiquem mais lubrificados, mais claros, de forma que possuem um certo brilho.
Acho que essa comparação com a luz da lua nas montanhas tem mais a ver com isso, a aura dos elfos, que passavam imponentes e poderosos aos olhos dos hobbits.
 
Luz do Entardecer disse:
Como disse a camila*, a frase "brilho no olhar" não significa que os olhos da pessoa viram um farol. :lol:

Mas isso nunca foi dito no trecho, pois o trecho diz: "os hobbits puderam ver a luz das estrelas brilhando nos olhos e cabelos deles." Ou seja, a luz das estrelas que estavam no céu refletiam nos olhos e cabelos dos elfos, e brilhava.

Já o outro trecho não faz referência com o brilho da luz da Lua, já que a Lua não brilhava naquela noite: "Não levavam qualquer luz, e mesmo assim, conforme caminhavam, um clarão, como a luz da lua que aparece sobre a borda das montanhas anunciando sua chegada, parecia iluminar seus pés." É dito que não levavam qualquer luz. Primeiro diz que não levavam luz, e depois que havia um clarão sobre seus pés. A comparação do clarão foi feita somente com relação à luz da Lua, e não uma comparação dos elfos com alguma luz.
 
Mas isso nunca foi dito no trecho, pois o trecho diz: "os hobbits puderam ver a luz das estrelas brilhando nos olhos e cabelos deles." Ou seja, a luz das estrelas que estavam no céu refletiam nos olhos e cabelos dos elfos, e brilhava.

o outro trecho não faz referência com o brilho da luz da Lua, já que a Lua não brilhava naquela noite: "Não levavam qualquer luz, e mesmo assim, conforme caminhavam, um clarão, como a luz da lua que aparece sobre a borda das montanhas anunciando sua chegada, parecia iluminar seus pés." É dito que não levavam qualquer luz. Primeiro diz que não levavam luz, e depois que havia um clarão sobre seus pés. A comparação do clarão foi feita somente com relação à luz da Lua, e não uma comparação dos elfos com alguma luz.

1. Na frase do brilho no olhar, eu tava só comentando sobre o que a camila* escreveu. :D
Sobre o reflexo da luz das estrelas nos cabelos e ollhos dos elfos, eu concordei dizendo que os elfos são claros, e portanto refletem mais a luz que tiver no ambiente.

2. Realmente não diz que a lua brilhava aquele dia, e de fato não brilhava. E não foi isso que eu disse. Estava me referindo à frase de comparação toda: "como a luz da lua que aparece sobre a borda das montanhas anunciando sua chegada".. e essa comparação foi usada pra falar do clarão que parecia iluminar seus pés. Ou seja, é figurativo. Não havia qualquer luz lá, mas os elfos eram tão imponentes e poderosos aos olhos dos hobbits que pareciam iluminados, ou iluminar o caminho por onde passavam.
 
É, eu sei, e eu falei aquilo contra o que camila disse, mas usando uma citação sua. Não foi nada contra você não, como pareceu, certo? :joinha:
 
É, eu sei, e eu falei aquilo contra o que camila disse, mas usando uma citação sua. Não foi nada contra você não, como pareceu, certo? :joinha:

:abraco: Não levei pro pessoal não! Estamos apenas discutindo idéias! :yep:
Achei que você discordava do que eu disse e me justifiquei. :mrgreen:
 
Leiam com atenção o livro todo. Não se atentem a somente UM trecho do livro. Gildor e os demais elfos estavam caminhando em direção aos Portos. Eles eram Alto-Elfos. O que isso quer dizer? Que SOMENTE ELES comtemplaram a Luz anterior ao surgimento do Sol. E somente o fato de terem morado em Valinor os torna muito superiores aos elfos da T-m. Os humanos não verão brilho nenhum em um elda. Não são todos os elfos que possuem essa característica. Nem Legolas ou Elrond.
 
Discordo. Isso é irrelevante. Uma porque é dito no SdA (ou será no Contos?:think:) que Galadriel era o unico Elda da TM que tinha participado da rebelião dos Noldor e ainda habitava a TM. Gildor com certeza era um Noldo, isso é fato, mas acho muuito impróvavel ele ser de Valinor. Isso nunca foi afirmado, certo?

Vou pesquisar sobre o trecho que diz iss sbre Galadriel, pois agra não me recordo.
 
Acho que a explicaçõa mais lógica para esses pés luminosos, é que na verdade toda a pele dos elfos seja luminosa por si só...
 
Discordo. Isso é irrelevante. Uma porque é dito no SdA (ou será no Contos?:think:) que Galadriel era o unico Elda da TM que tinha participado da rebelião dos Noldor e ainda habitava a TM. Gildor com certeza era um Noldo, isso é fato, mas acho muuito impróvavel ele ser de Valinor. Isso nunca foi afirmado, certo?

Vou pesquisar sobre o trecho que diz iss sbre Galadriel, pois agra não me recordo.


Correto. Dos elfos que lideraram a rebelião, Galadriel era a única noldo da Casa de Finwë. O que não significa que ela marchou sozinha para o Leste e atravessou Eriador no fim da Primeira Era. Outros noldor de menor nobreza a acompanharam e eram de Valinor. Assim como uma grande parte deles que permaneceu em Lindon com Gil-Galad.

Dei uma pesquisada, e de fato, Gildor é mais uma dor de cabeça deixada por Tolkien. Aqui vai um pequeno trecho que fala sobre o passado obscuro deste elfo Exilado:

Se Gildor é realmente um descendente de Finrod, ele deve ter nascido em Valinor. Mas se é esse o caso, como ele chegou na Terra-Média, e quando? Tolkien parece ter omitido Gildor completamente. E as pessoas são rápidas a notar que Gildor nomeia a si mesmo como um Exilado (ou, melhor, ele diz, “Nós somos Exilados‿). Como Gildor poderia ser um Exilado se ele nasceu após Finrod ter sua vida restaurada? A resposta para essa questão é simples: qualquer filho dos Noldor que foi para o exílio, e que estava vivendo na Terra-Média, seria um Exilado (um subgrupo dos Noldor) tanto quanto ainda era um Noldor. No entanto não há nenhum texto que associa Gildor com o renomeado Finrod/Finarfin ou o renomeado Inglor/Finrod (exceto seu próprio nome, que significa “parente de Inglor‿).

Uma nova dificuldade surgindo da conexão de Gildor com Finrod é que, se ele estava vivo na Terra-Média quando Gil-Galad perecera, não deveria ele ser apto para reinvidicar a Alta Soberania sobre os Noldor? Pode ser que tal reinvidicação seria julgada inválida, uma vez que o reinado passara para a linhagem de Orodreth (assim como passara da linhagem de Fëanor para a de Fingolfin e depois para a de Finarfin). O reinado poderia descer, mas não subir. No entanto isso é insatisfatório. Poderia ser também que Gildor tenha chegado com um dos Istari, apesar de ser falado que apenas Glorfindel chegou a Terra-Média após a Queda de Númenor. De fato, há uma frase associada ao Shibboleth que afirma que “pouco foi ouvido na Terra Média sobre Aman após a partida dos Noldor. Aqueles que retornaram para aquela direção nunca mais voltaram, desde a mudança do mundo. Eles foram para Númenor muitas vezes em seus primeiros dias, mas pequena parte das lendas e histórias de Númenor sobreviveram a sua Queda‿.

Novamente temos aqui uma frustrante frase ambígua. “Aqueles que retornaram (para Aman) nunca voltaram, desde a mudança do mundo‿. O que seria a mudança do mundo, senão o evento no qual Ilúvatar transformara o mundo, removendo Aman dos círculos do mundo e destruindo Númenor? A frase a seguir parece indicar que os Noldor (de Tol Eressëa) somente navegaram para o leste como para Númenor em seus anos primordiais. Mais ainda, a passagem não descarta completamente uma travessia para o leste por alguém de uma geração mais nova. De fato, em uma de suas últimas notas sobre Glorfindel, Tolkien decidiu que ele realmente retornou a Terra-Média por meio de Númenor em meados da Segunda Era, quando Gil-Galad estava se preparando para o ataque de Sauron no século XVII (A Guerra entre os Elfos e Sauron durou de 1695 a 1701).

Qualquer que seja a verdadeira relação de Gildor com os Finwënianos, ele não pode ser um descendente de Finwë que passou para o exílio com Fëanor e Fingolfin. Ele também nem pode ser um filho de Finrod nascido na Terra-Média. Se ele fosse um descendente de Finrod, apesar de que ele pode originalmente ter sido um filho de Finrod, seu nome, como preservado no cânone de Senhor dos Anéis indica que deveria haver um Inglor, que poderia talvez ser filho de Finrod e Amarië, nascido em Valinor após Finrod ter voltado à vida. Mas tais especulações não vão longe, faltando apoio textual.

Agora o Neithan surta de vez :lol:
 
Última edição:
Correto. Dos elfos que lideraram a rebelião, Galadriel era a única noldo da Casa de Finwë. O que não significa que ela marchou sozinha para o Leste e atravessou Eriador no fim da Primeira Era. Outros noldor de menor nobreza a acompanharam e eram de Valinor. Assim como uma grande parte deles que permaneceu em Lindon com Gil-Galad.

Pense comigo: Muitos Noldor (muito mesmo!) morreram, mas muitos nasceram.... e não é dito em lugar algum que Gildor é de Valinor....apenas que eles são altos-elfos, certo? (os noldor eram sim altos-elfos, mesmo os nascidos na TM)

Aliás, em Lórien, não morou nenhum noldo a não ser Galadriel. O próprio Amroth, antigo Rei de Lórien, era um sinda. E nos Contos diz que Lorien era um reino de elfos (em sua grande maioria) escuros, embora muitos cinzentos (sindar de Beleriand) foram morar lá também.

EDIT: Muito bom esse texto sbre GIldor. mas, veja isso: "Qualquer que seja a verdadeira relação de Gildor com os Finwënianos, ele não pode ser um descendente de Finwë que passou para o exílio com Fëanor e Fingolfin" Logo...ele não veio na rebelião dos Noldor. E outra: Os homens de Gondor, mesmo Aragorn, se diziam exilados...mesmo nascidos na TM. OS noldor não deveriam então pensar da mesma forma?
 
Última edição:
:lol: Acho que você leva ao 'pé da letra'. Eu acho que é mais uma comparação do tipo, que eles tinham um brilho natural em comparação ao ambiente. Eu não sei me explicar bem,é como falar 'brilho no olhar', você sabe que o olho da pessoa não está brilhando, mas é a impressão que a gente tem quando uma pessoa é obstinada em algo. O paragrafo diz que os elfos tinham um destaque em relação ao ambiente, não que eles tinham pés brilhantes.:mrgreen:

nota: iluminar seus pés seria como o ato de caminhar. Cnforme eles passavam, eles deixavam uma luz no ambiente, que vinha deles. (Uma luz = destaque).

Mas isso nunca foi dito no trecho, pois o trecho diz: "os hobbits puderam ver a luz das estrelas brilhando nos olhos e cabelos deles." Ou seja, a luz das estrelas que estavam no céu refletiam nos olhos e cabelos dos elfos, e brilhava.

É, eu sei, e eu falei aquilo contra o que camila disse, mas usando uma citação sua. Não foi nada contra você não, como pareceu, certo? :joinha:

Então é só dar reply no meu post. =]

Eu não falei do brilho dos olhos/cabelos dos elfos. No meu primeiro post, fiz uma comparação de figura de linguagem. Quando comparei o 'brilho no olhar' como sentido de sentimentos, não estava falando do 'brilho do olhar dos elfos, iluminado pelas estrelas', mas tava fazendo referência totalmente ao trecho que dizia sobre a luz nos pés. Alias, em nenhum dos meus posts eu comentei sobre as estrelas/olhos/cabelos dos elfos. Somente sobre o brilho dos pés citados. As vezes uma virgula muda todo o sentido de um texto. Se você ler com atenção, vai entender o que eu escrevi. E a Luz do Entardecer usou a minha comparação de figura de linguagem como exemplo, não fazendo referência ao 'brilho no olhar citado no texto', ela entendeu o que eu quis dizer.
 
Mas realmente o que não entendi foi o clarão que aparece sobre a borda das montanhas. Ali Tolkien se refere a somente a Lua, como uma metáfora ou tem algo a mais ali??
 
Mas realmente o que não entendi foi o clarão que aparece sobre a borda das montanhas. Ali Tolkien se refere a somente a Lua, como uma metáfora ou tem algo a mais ali??

Ele está fazendo uma associação, Faramir.
Pensa no nosso mundo mesmo.. quando a Lua nasce, sua luz ilumina primeiro as coisas altas, né?! Como a borda das montanhas. Seria uma forma de ela mostrar que está chegando, mostrar sua presença.

(...)como a luz da lua que aparece sobre a borda das montanhas anunciando sua chegada, (...)

É apenas uma metáfora. Da mesma forma que a Lua parece anunciar sua presença com sua luz, soberana, os elfos caminhavam tão majestosos aos olhos dos hobbits, que pareciam iluminados.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo