• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pés brilhantes

Tuor

dei um rolê em Vinyamar
Há este trecho n'O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel: Três não é demais, pág. 82:

"Os hobbits se sentaram na sombra ao lado do caminho. Logo os elfos desceram por ele em direção ao vale. Passaram devagar, e os hobbits puderam ver a luz das estrelas brilhando nos olhos e cabelos deles. Não levavam qualquer luz, e mesmo assim, conforme caminhavam, um clarão, como a luz da lua que aparece sobre a borda das montanhas anunciando sua chegada, parecia iluminar seus pés. Agora estavam em silêncio, e o último elfo, ao passar, se voltou e olhou em direção aos hobbits, rindo."

Percebam que é dito: "um clarão, como a luz da lua... parecia iluminar seus pés". Nada foi dito sobre a Lua anteriormente, quando se fala sobre "a luz das estrelas brilhando nos olhos e cabelos deles." Portanto a luminosidade nos pés dos elfos foi comparada à luz da Lua. O que quer dizer esse clarão? Os elfos tinham pés brilhosos?
 
Há este trecho n'O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel: Três não é demais, pág. 82:



Percebam que é dito: "um clarão, como a luz da lua... parecia iluminar seus pés". Nada foi dito sobre a Lua anteriormente, quando se fala sobre "a luz das estrelas brilhando nos olhos e cabelos deles." Portanto a luminosidade nos pés dos elfos foi comparada à luz da Lua. O que quer dizer esse clarão? Os elfos tinham pés brilhosos?

Caramba Alisson, você leva tudo muito literalmente 8-O
Isso é apenas interpretaão, eu não consegui, mas não acho que os Elfos tinham pés brilhosos :eek:
 
Não é uma justificativa, mas eu também não posso argumentar alguém que leu mais do que eu SDA poderia explicar isso, acho eu...
 
:lol: Acho que você leva ao 'pé da letra'. Eu acho que é mais uma comparação do tipo, que eles tinham um brilho natural em comparação ao ambiente. Eu não sei me explicar bem, é como falar 'brilho no olhar', você sabe que o olho da pessoa não está brilhando, mas é a impressão que a gente tem quando uma pessoa é obstinada em algo. O paragrafo diz que os elfos tinham um destaque em relação ao ambiente, não que eles tinham pés brilhantes.:mrgreen:

nota: iluminar seus pés seria como o ato de caminhar. Cnforme eles passavam, eles deixavam uma luz no ambiente, que vinha deles. (Uma luz = destaque).
 
Alisson, o que você entende quando lê: "Você é mais burro que uma porta" ? Tente levar isso no sentido literal.

Com certeza os elfos não eram ETs que tinham lâmpadas nos pés....apenas se destacavam mesmo. Eram especiais...se fosse assim, Legolas teria quebrado um galhão em Moria né?
 
Por que então a ênfase nos pés, e não neles inteiros? Eu entendo que os elfos, talvez literalmente, tivessem uma espécie de luz própria. Talvez eu tenha levado ao pé da letra, mas há essa questão: a palavra "como" na citação. "Conforme caminhavam, um clarão, como a luz da lua que aparece sobre a borda das montanhas anunciando sua chegada, parecia iluminar seus pés", ou seja, havia uma luz em seus pés como a luz da Lua. O trecho não dá a entender que a Lua iluminava seus pés, mas que havia alguma luminosidade em seus pés.
 
Última edição:
se fosse assim, Legolas teria quebrado um galhão em Moria né?

:lol: com certeza!

Mas voltando ao assunto, acredito que sejam apenas metáforas usadas para afirmar que os Elfos se destacavam em relação ao restante, e o fascínio que causaram nos hobbits que os viram passar, o que não é de se estranhar já que são descritos como seres belos e altos.

Edit: quanto a luz própria, talvez quisesse dizer sobre uma iluminação que parecia surgir de baixo.. eu acho o.o
 
Sim, você não está enganado Alisson, os elfos vistos por Frodo e seus amigos emanavam uma Luz de seus corpos. Atenção, somente os Calaquendi (elfos-da-luz) que vieram de Valinor possuiam esse brilho, como Galadriel, Glorfindel e Gildor e seu povo Errante; que por ventura cruzaram com os hobbits.
 
Aonde isso é dito? Sobre Glorfindel, apenas Frodo o viu "brilhando" pois estava sob efeito do ferimento dos Nazgul. Agora, os elfos (mesmo os elfos da luz) não brilhavam não! Não é dito absolutamnete nada sobre isso, apenas o trecho que é dito no SdA que o Alisson postou, e esse trecho não é para ser levado ao pé da letra. Se eles realmente brilhassem, eles usariam as lanternas de Fëanor pra quê? E no mesmo capítulo que o Alisson postou, diz sobre as tochas que eles acenderam. Se eram brilhantes, não tinha necessidade de luz concorda? E com certeza a luz não foi colcoada lá apenas para os Hobbits.
 
Os elfos que vieram de Valinor possuem tal Luz, Neithan. Frodo viu porque o Anel lhe conferiu esse dom. O fato de eles terem luz própria não invalida o uso de lanternas fëanorianas que, pelo que me lembro, somente em Beleriand elas eram utilizadas pelos noldor.

Não. Eles não brilham como se tivessem expandindo seu cosmo ou qualquer outra coisa do gênero, se é esta a comparação que tem em mente.
 
Sim, as lanternas são as usadas em Beleriand. Mas, se eles brilhavam e iluminavam realmente o caminho, para quê levar lanternas?

E brilhavam como? O trecho que o Alisson postou diz que tinha até um clarão. Você acha que eles brilhavam tanto assim?
 
Creio que esse brilho possa ser uma espécie de encanto que protege os elfos quando viajam, afastando os seres sombrios, na mitologia os elfos como espiritos tinham uma espécie de aura brilhante quando "vistos" por olhos humanos! (No ocultismo essa aura representa uma certa elevação espiritual que uma criatura abaixo da hierarquia vislumbra quando ve um ser desses).
 
"Não levavam qualquer luz, e mesmo assim, conforme caminhavam, um clarão, como a luz da lua que aparece sobre a borda das montanhas anunciando sua chegada, parecia iluminar seus pés."

Li mais uma vez, agora vendo de outro jeito, parece que Tolkien quis dizer que apesar de eles não levarem nenhuma luz (pela escuridão do caminho) pareciam saber para onde iam, como se algo os guiasse...

:think: Nossa! Viajei.

P.S.: conclusão tirada do trecho, não li o resto do livro então é beeeem provável que ela esteja errada XD
 
Vamos de novo. Elfos têm a visão mais aguçada que a de qualquer ser humano. Podem ver perfeitamente em uma noite escura, mas não podem enxergar em locais sem um mínimo de luminosidade, por isso, o uso das lanternas no túnel do vale seco que levava à morada de Turgon. Os hobbits também possuem a visão extremanente sensível e podem ver no escuro.

E os elfos que Frodo e os demais hobbits viram pertenciam aos noldor de Aman. Eles possuiam essa luz porque contemplaram a Luz da Árvores, a luz anterior ao surgimento do Sol. Sim, Gildor e seu povo eram os remanescentes da destruição de Beleriand.
 
Está mais do que claro que o que iluminava os pés dos elfos era algo como a luz da Lua. Há quem queira dizer que a Lua iluminava seus pés. Mas esta hipótese foi descartada quando é dito que "Passaram devagar, e os hobbits puderam ver a luz das estrelas brilhando nos olhos e cabelos deles." Ou seja, não havia Lua naquela noite, já que a luz das estrelhas meio que refletiam nos olhos e cabelos dos elfos. Se fosse uma noite de lua, essa luz seria mais forte que a luz das estrelas, fazendo com que as estrelas não fossem citadas. E entendi, Elring. Mas não entendo por que é dito sobre essa luz somente nos pés?
 
Está mais do que claro que o que iluminava os pés dos elfos era algo como a luz da Lua. Há quem queira dizer que a Lua iluminava seus pés. Mas esta hipótese foi descartada quando é dito que "Passaram devagar, e os hobbits puderam ver a luz das estrelas brilhando nos olhos e cabelos deles." Ou seja, não havia Lua naquela noite, já que a luz das estrelhas meio que refletiam nos olhos e cabelos dos elfos. Se fosse uma noite de lua, essa luz seria mais forte que a luz das estrelas, fazendo com que as estrelas não fossem citadas. E entendi, Elring. Mas não entendo por que é dito sobre essa luz somente nos pés?

Quanto a lua, realmente ela não estava no céu nesse trecho, a luz da lua é usada apenas para uma comparação entre vírgulas, quanto a luz nos pés apresentei uma hipótese aí em cima, não sei se está certa mas agora me parece bem aceitável :think:.
 
Pelo que entendia sempre que eu lia, os pés deles não brilhavam exatamente mas ele amanavam uma luz sim. CLaro que bem diferente de lanternas ou coisas parecidas, mas talvez por terem a pele tão clara, davam a impressão de luminosidade.
 
:hxhx:
Que coisa... nunca tinha reparado nisso... Enfim, acho que Tolkien fez apenas uma metáfora... Existem várias partes no livro em que ocorrem coisas bem parecidas com essa. Ele deu apenas a visão de que os elfos são seres sábios e belos.
 
8-OQuando vc tem a rára oportunidade de ver a luz da Lua no campo (principalmente nos gramados extensos) ou em um bosque esperso, vc consegue perceber certos reflexos de luz nas folhas dos arbustos e até mesmo na grama, (isso por causa de uma substância que veda a planta uma espécie de cerídio que não me recordo o nome agora), como o reflexo da casca de uma bela maçã, e tbm existe o orvalho que se projeta nas folhas e nos gramados que amplia esse efeito, dependendo do ângulo de visão pode parecer que vc está andando na luz da Lua, esse efeito muito belo, era chamado de ponte da lua pelos índios americanos diziam ser um evento espiritual único que só acontecia nas noites de verão e Lua cheia!

Erion oRgulhozo de viver NO INTERIORRR AUHAHUAHUAHUA:lol:
 
Bom, aí já é forçar na literalidade da leitura, mas vamos lá:

Passaram devagar, e os hobbits puderam ver a luz das estrelas brilhando nos olhos e cabelos deles. Não levavam qualquer luz, e mesmo assim, conforme caminhavam, um clarão, como a luz da lua que aparece sobre a borda das montanhas anunciando sua chegada, parecia iluminar seus pés.

Notem que a comparação não é somente com: a luz da lua
Mas sim com:a luz da lua que aparece sobre a borda das montanhas anunciando sua chegada.

Creio que a "luz" dos elfos seja muito mais relacionada com a sua presença do que com alguma propriedade fuosforecente da sua pele.

Como o Erion falou (e viva a interiorada!), quando se caminha em algum local com bastante penetração da luz noturna, qualquer objeto de seja de cor clara tende a refletir a luz muito mais do que a terra e a maioria das plantas, que são feitas, na verdade, para absorver ondas. Pelo simples fato da maioria dos elfos terem pele clara e alguns terem cabelos claros, não seria um efeito totalmente comum ou inesperado ver-se uma certa luminosidade em elfos. Claro, isso é a explicação científica mais provável, e eu não concordo totalmente com ela, só estava complementando.

Na minha opinião, se trata de uma característica dos elfos. Não de brilhar como lamparinas, mas de terem em si um certo brilho próprio, advindo provavelmente da contemplação das Árvores.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo