• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Perigo na felicidade.

Mas Sauron "reavivou" o antigo medo/desconfiança dos Homens criado por Melkor. sauron fez o que sabia de melhor: usou de papo pra manipular seus inimigos!

E reafirmo: ao darem uma vida mais longa, e permitirem que os Númenorianos tivessem algumas dádivas e outras não os Valar, os Elfos e ERU pediram pora sair merda! Eles erraram os numenórianos só fizeram o normal: seguir sua natrureza.

Se querem discutir mais isso vão pra Lista de Discussão Valinor. É um e-grupo de discussão, DA Valinor (claro) e existe a muuuuito tempo.

maiores informações: mande MP pra mim! :cerva:
 
Hehe, já tava esquecendo da lista.
Coloca todos os comentários relevantes que foram postados aqui até agora, você só colocou o tópico inicial.
 
Calimbadil o fiel disse:
Hehe, já tava esquecendo da lista.
Coloca todos os comentários relevantes que foram postados aqui até agora, você só colocou o tópico inicial.

Mas eu já posto lá sempre.... Eu quero amis gente, até pq lá dá pra divagar um pouquinho mais (eu disse UM POUQUINHO!!); entrem lá! ;-)
 
Ramalokion disse:
E reafirmo: ao darem uma vida mais longa, e permitirem que os Númenorianos tivessem algumas dádivas e outras não os Valar, os Elfos e ERU pediram pora sair merda! Eles erraram os numenórianos só fizeram o normal: seguir sua natrureza.
Eu não concordo. Ainda mais porque o desejo de ser "imortal" não é um desejo Númenoriano e sim humano, que existe mais(como já disseram aqui) por temor da morte. Talvez se eles soubessem o que viria após a morte, nada daquilo tivesse acontecido, e aí, seriam os elfos à invejá-los.
P.S.: É engraçado como eles temem a morte, mas crêem em Eru. Se Eru era o Deus deles, e esse Deus era essencialmente Bom, pq temer a morte? Pq o desconhecido divino seria algo a se temer? Onde está a fé?
P.S. 2: Acho que o única a poder dar essa dádiva de estender a vida seria Eru não? :think: Agora fiquei em dúvida...

Ramalokion disse:
Se querem discutir mais isso vão pra Lista de Discussão Valinor. É um e-grupo de discussão, DA Valinor (claro) e existe a muuuuito tempo.
Vamos continuar lá sim...:D
 
Shantideva disse:
P.S.: É engraçado como eles temem a morte, mas crêem em Eru. Se Eru era o Deus deles, e esse Deus era essencialmente Bom, pq temer a morte? Pq o desconhecido divino seria algo a se temer? Onde está a fé?

P.S. 2: Acho que o única a poder dar essa dádiva de estender a vida seria Eru não? :think: Agora fiquei em dúvida...

1) Sim, mas e o Melkor e o Sauron espetando? "Vocês são menos importantes, vocês podem obter a imortalidade, os eldar escondem segredos de vocês...

2) Sim provavelmente esse poder era só de Eru, mas há de se considerar que foram os valar que moldaram os eldar, apenas os Atani foram criados somente por Eru, e mesmo que os valar não tivessem esse poder, os númenorianos não sabiam disso, o que dava espaço pra esses dois pentelhos malignos semearem a cizânia à vontade entre os homens, coo fizeram com os noldor anteriormente.
 
Mas o Numenórianos tiveram esse problema agravado justamente por ter só parte do doce (vida extendida e não a imortalidade) e por estarem em conatto direto com os eldar de valinor.

E sim, apenas e tão soemnte Eru podia mudar o destino dos Homens; no Silma os mensageiros de Manwë falam isso: Os valar não podiam mudar o destino dos Homens, pq era coisa de Eru!


Bora pra lista! :cerva:
 
Shantideva disse:
P.S. 2: Acho que o única a poder dar essa dádiva de estender a vida seria Eru não? :think: Agora fiquei em dúvida...
Sim, seria... mas a morte foi o presente de Eru para os homens. :D
 
A idéia da morte sempre esteve presente em Númenor, isso porque os que foram para lá conheciam os eldar e entendiam que havia uma diferença entre as suas existências e o propósito dessas existências, concordo com o Ramalokion.Trazendo isso para a nossa realidade percebemos que esse fato pesa muito em nossas vidas também, principalmente porque o nosso destino é desconhecido (querendo ou não acreditar em céu ou inferno ou em qualquer outra coisa) e isso pesa em nossas decisões a vontade de viver para sempre está em nós e o medo do que vem depois existe em qualquer um. A intenção de Tolkien ao dizer que o destino dos edain era desconhecido pode ser essa, ele era muito religioso e pode ser que não quisesse falar de céu e inferno em uma obra que ele afirma não ser alegórica, mas sendo ele católico e conservador o fato de que céu e inferno existem é uma realidade. Não acredito que o povo de Númenor se revoltasse caso não conhecessem os elfos, porque a grama no quintal do vizinho sempre é mais verde. Talvez Melkor ou Sauron os mostrariam outras coisas como poder ou beleza como as Silmaris.
 
Calimbadil o fiel disse:
Já apareci lá na lista Loki. Mas aqui a discussão flui mais.

Seu e-mail não chegou com sua mensagem! Tenha calma... o pessoal lá precisa voltar a postar, por isso estoiu chamndo vcs pra postarem lá!

vcs vão ver a Lista "bombando" logo, logo... :cerva:
 
*laninha* disse:
Como é isso?

Mandei explicações por MP pros Moderadores não me baterem (se bem que já falei no Céu pra pegar autorização sobre isso....:mrgreen:)

Tem um tópico no Fórum memso que é uma interação entre Lista e Fórum, dá pra ter uma idéia de como funciona (está atrasado por causa dos problemas de servidor; mas a Lista está ok!).

:cerva:
 
Não... apareceu apenas aparte da minah resposta (como acontece num "responder"). Manda de novo sua resposta.

vc recebeu as mensagens de hoje?

mais alguém com problemas pra portar na Lista?
 
Tópico legal, mas vou deixar a parte teológica de lado.

Com relação a Númenor, eu sempre achei que a atitude dos valar fosse como se colocasse uma criança faminta na frente de uma vitrine de doces maravilhosa. Não que eles tivessem feito por mal, mas os Valar não compreendiam a natureza humana...com exceção de Nienna, eles não conheciam a dor da perda e nenhum deles conheciam o medo. Ao dar Numenor de presente aos edain e criarem a interdição ele não previram que essa interdiçào seria questionada por diversos motivos, entre eles, a vida longa, a felicidade e o desenvolvimento em todos os sentidos dos numemorianos. E, mesmo que o fato de ir a Valinor não trouxesse a imortalidade, os Valar não permitirem os numemorianos irem a Valinor e comprovarem que o fato de estar lá não aumenta o tempo de vida deles, pelo contrário inclusive, só piorou a situação. Foi criado um barril de pólvora, a impressão que os homens tinham dos Valar (e dos elfos, que eram tidos como amigos), que consideravam que era a raça humana protegida por eles, mudou. Os Valar passaram a ser muito distantes para o homens e incapazes de suprir a vontade deles. Acredito que no começo houve uma mágoa muito grande, inveja e revolta, tanto que esse povo foi deixando aos poucos de praticar os costumes ensinados pelos elfos. Mas, o que eu acho curioso, é que os homens só foram desobedecer a interdição sob a influencia de Sauron, e ainda por cima com um exército. Me surpreende que anos antes eles não tentassem chegar a Valinor (e aposto que conseguiriam, afinal eles foram os maiores marinheiros humanos), e dizer foda-se a interdição. Não foi simplesmente a felicidade, talvez algo que Melkor implantou no corações dos homens, mas a queda de Númenor veio da incompreençào dos Valar na natureza humana, os edain não sao os eldar. A unica soluçào foi a de Eru, quando retirou Valinor do alcance dos homens. Mesmo se fosse na terra-média, o mesmo problema poderia acontecer... e não haveria interdiçào que segurasse esse desejo.
 
Última edição:
*Pearl* disse:
Mas, o que eu acho curioso, é que os homens só foram desobedecer a interdição sob a influencia de Sauron, e ainda por cima com um exército. Me surpreende que anos antes eles não tentassem chegar a Valinor (e aposto que conseguiriam, afinal eles foram os maiores marinheiros humanos), e dizer foda-se a interdição.

Até a epoca d Sauron, os numenorianos ainda tinham uma ponta d respeito aos Valar...por mais q naum aceitasem a interdiçao, ainda asin a respeitavam, pois eram homens bons d coração, os mais nobres de sua raça e deviam entender q, c a interdição existia, era pq havia algum motivo pra tal...Sauron (talvez percebendu esa "covardia" numenoriana) tratou logo d ir pra la e corromper esse restinhu d bom senso q os edain tinham...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo