• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Perigo na felicidade.

ShidoSan disse:
O problema é que essa pseudo-entidade chamada "deus" que você diz existir não existe, então, tudo isto está errado, e só foi feito para justificar as atitudes de uma instituição que nem de longe é religiosa, e sim política e econômica que se auto-intitula "Igreja Católica".

Fico feliz com a sua certeza/afirmação de que Deus não existe.

E até acho bom você pensar assim, porque se ele existir e for do jeito que vc falou... Ichi...nem quero ver o que vai acontecer com vc. Queimar na fogueira do Inferno, sua família sera devorada por uma orda de servos demoníacos. É...ele é vingativo e mal como vc disse. :eek:

Meu pai costuma dizer assim: Quando vc diz que uma coisa é certa e outra pessoa acha ao contrario, vc tem grandes possibilidades de estar certo.
Agora quando Milhões e Milhões de pessoas dizem que uma coisa é certa e uma pessoa (ou uma meia dúzia) acha que elas estão errada. Bem... tá na hora de ao menos começar a pensar melhor na questão.
 
Não é necessário ser de alguma religião para acreditar em Deus, e mesmo que não acredite nele, àqueles que não tem fé em nada, nem em si mesmo só resta o esquecimento.
Quanto ao Deus do antigo testamente ele era um cara bem nervoso mesmo, depois do novo testamento e das adaptações feitas pela igreja católica ele pareceu se abrandar, Deus não tem definição temperamental, fomos nós que o definimos e o seguimos da maneira da qual achamos melhor ouque nos impoem.

Iaweh não é como os valar, pois os elfos VIRAM os valar, já o nosso Deus embora saibamos que exista, ninguém nunca o viu.

Coitadinho do Snaga, nasceu orc é verdade, e dos pequenos.
 
Quando eu era menos eu desiguinava outra palavra a esse "nervoso" Deus do antigo testamento... ninguém me entendia, diza que estava profanando o nome de Deus. Mas não era bem isso que queria dizer, eu queria dizer que muita coisa era errada naquela época (ou certa e se tornou errada na nossa).

Vou parar por aqui porque até hoje ainda não consgio me expressar sobre esse assunto... :roll:
 
menegroth disse:
Meu pai costuma dizer assim: Quando vc diz que uma coisa é certa e outra pessoa acha ao contrario, vc tem grandes possibilidades de estar certo.
Agora quando Milhões e Milhões de pessoas dizem que uma coisa é certa e uma pessoa (ou uma meia dúzia) acha que elas estão errada.

Primeiramente, você deve estar com uma idéia errada sobre o que são milhões de pessoas achando que "deus" existe. O cristianismo NÃO é de modo algum a maior religião do mundo, e embora tenha alguns milhões de praticantes, tem a maioria do mundo contra ele, então, o argumento que você usou para provar que eu estou errado, também serve para provar que você está errado. Segundo, a possibilidade de estar certo não muda conforme o número de pessoas que acreditam estarem certas, o que pode ser comprovado, pelo que acontecia a Galileu e Copérnico. Naquela época, existiam algumas centenas (tendo uma perspectiva muito otimista) de pessoas que acreditavam que a terra era redonda, e existiam milhões e milhões de pessoas que acreditavam que a terra era um disco, estava no cntro do universo, tinha 2 colunas a sustentando, e que o sol se movia sobre a Terra, indo e voltando de um certo lugar, mesmo assim, Milhões e Milhões de pessoas estavam erradas, e meia dúzia certas, como você disse que isso seria impossível. Isso não aconteceu somente quanto à isso, aconteceu com várias descobertas, que garanto que você aceita como verdadeiras, onde Milhões e Milhões de pessoas acreditavam estar certas, e a opinião de meia dúzia era a verdade.
Cara, eu já te disse, eu não estou nesse fórum para discutir religião, então por favor, vamos discutir sobre o tema gerador desse fórum, que é Tolkien e suas obras. Caso você queira discutir racionalmente, sem se utilizar do vocabulário jocoso e das pequenas ofensas, coisa que você fez nesse último post, me mande uma mensagem privado, estou aberto a conversas, não só suas como de qualquer outra pessoa desse fórum, conquanto o dito cujo use argumentos racionais, e que possam ser sustentados numa conversa entre 2 seres humanos racionais pensantes e que tenham um mínimo de senso crítico.
 
acho q não se deve levar a discussão pro lado de quem acredita em Deus ou não, e se ele existe ou não, ate por que, pelo jeito q vai indo, não iria chegar a lugar nenhum... as pessoas tem o direito de acreditarem no q quiserem, vale mais levar em conta q uma grande maioria acredita na existência de um ser superior e age conforme isso. um grande problema q eu vejo no mundo é a falta de respeito! acho q a falta de respeito mostra muito a decadência da humanidade. não exite respeito entre as pessoas, entre as familias, entre as nações, muito menos entre a humanidade e a natureza, creio eu q um pouco mais de respeito pelas opiniões e crenças alheias e um pouco de sensatez na escolha de prioridades de cada um ja faria uma grande diferença. acho q o melhor paralelo q fizeram com os numenorianos, alem da cobiça, foi alguem q disse q o q eles sofreram foi consequencias dos seus atos, na real é o q acontece com o mundo hoje, todas as guerras, fome, a não erradicação de algumas doenças, muita gente sem perpectiva de vida, e a destruição da natureza, são consequencias do ato de muita gente, se não for de todo mundo...
 
Uma coisa nos difere dos Atani, eles não nasceram macacos. Ou seja, somos movidos por uma combinação explosiva de instintos selvagens com inteligência prodigiosa. Ao longo de toda a história o homem foi mais "criativo" em construir artefatos para matar seu semelhante do que para salvar. Somos a única espécie predadora de nós mesmos.
 
Eu tinha prometido pra mim mesmo que não ia entrar nessa "discussão" pq:

1) O texto inicial é obviamente politicamente correto; logo todo mundo ia concordar e afirmar que é isso mesmo, pq todo mundo é politicamente correto (ao menos na hora de falar), sabe o que é Certo e Errado, não existe a opção "Talvez" no mundo, etc...

2) Virou discussão teológica, o que foge do que o Fórum se propoem (ao menos aqui neste tópico).

MAS essa afirmação do Elring "Somos a única espécie predadora de nós mesmos." forçou a barra.

Você está brincando né? Falou isso pq é uma frase de efeito e soa muito bem num debate politicamente correto onde todo mundo é bonzinho, quer a paz e felicidade mundial e sabe o que é "bom" e o que é "errado" sempre. Foi isso né não?

Pq vc vai dizer que nunca viu outros animais (mamiferos, reptes, insetos...) que matam seus semelhantes por território, procriação, caça...?? Veja mais Animal planet, Discoovery Channel... vc vai se surpreender! O Homem é apenas mais "evoluído nisso": cria artefatos. Mas até ai é jsutamente a capacidade em imaginar e desenvolver artefatos que nos tornou "donos do Mundo"...

Complicado...
 
Você também fugiu do tópico... levando ele pro lado natural da vida (darwinismo), ou muito ao pé da letra.

O que estavamos (:roll:), discutindo aqui era sobre certas semelhanças entre a ganância e o egoísmo dos Numenorianos quanto as mesmas situações que nos cerca nos tempos de hoje.
 
Não vejo porque ele fugiu do tema, ele só fez um comentário sobre o que outra pessoa disse. Além disso ele deixou a opinião dele sobre o assunto, quando disse que estava muito politicamente correto e etc.
 
É, temos que para de achar que o mundo é belo. E que o feio só tem seus lados ruins. (pelo menos alguns)
 
É, as pessoas nunca estão felizes com o que tem, sempre foi assim, e pelo jeito....
as pessoas deveriam deixar de se preocupar com coisas banais e levar em conta apenas o que realmente agregassem à elas virtudes boas. Por onde se deveria começar? Começar pela sinceridade, e a verdade, tanto para assumir seus atos e erros, e assim melhorar suas ações. :mrgreen:
 
Vamos ser sinceros? Imaginem que vocês recebem uma vida de 200 anos, num lugar lindo, aprendem coisas novas (ciências, artes, etc...), convivem com seus tatataravos, conehcem pessoas lindas e saudáveis... enfim: o sonho de todo mundo.

Imaginem agora que ao lado de você tem pessoas com mesma qualidade e tempo de vida. Ok, somos iguais podemos até crescer ainda mais juntos; MAS quando os "vizinhos" tem vida eterna a coisa muda.

Não sei a idade de cada um de vocês (e sou preguiçoso demais pra ir olhar! :g: ), mas imaginem que cada um de vocês faça aquilo que mais gosta (cantar, atuar, construir, estudar, viajar...); bom por mais jovens que sejam vocês vão morrer ESTE século, tá... um outro passa disso (sim, é duro mas é verdade!)... mas o "vizinho" tem vida eterna.


Levante a mão quem NÃO teria inveja? Para mim a situação Númenor/Valinor é um jeito de Tolkien mostrar algo inerente ao ser humano: queremos ser eternos, e (na visão DELE) podemos conseguir algo muito bom crendo em Deus (ou nos "Poderes"... )


Complicado não é?

Eu vi como "ruim" os Númenorianos passarem a escravizar e oprimir em vez de continuar como "reis"; mas eu não vejo NINGUÉM (ser humano, mortal) que pdoeria suportar essa situação vivida por eles por muto tempo.

E podem falar mal, mas é essa "ambição" que nos tornou capazes de falar em tempo real com alguém do outro lado do mundo, de viajar distâncias enormes em horas (e com uma segurança muito boa), de curar doenças, de aumentar nosso tempo de vida...
 
Ramalokion disse:
Eu tinha prometido pra mim mesmo que não ia entrar nessa "discussão" pq:
MAS essa afirmação do Elring "Somos a única espécie predadora de nós mesmos." forçou a barra.

Você está brincando né? Falou isso pq é uma frase de efeito e soa muito bem num debate politicamente correto onde todo mundo é bonzinho, quer a paz e felicidade mundial e sabe o que é "bom" e o que é "errado" sempre. Foi isso né não?

Pq vc vai dizer que nunca viu outros animais (mamiferos, reptes, insetos...) que matam seus semelhantes por território, procriação, caça...?? Veja mais Animal planet, Discoovery Channel... vc vai se surpreender! O Homem é apenas mais "evoluído nisso": cria artefatos. Mas até ai é jsutamente a capacidade em imaginar e desenvolver artefatos que nos tornou "donos do Mundo"...

Complicado...

Como assim forcei a barra? Usar o mundo animal como parâmetro comportamental isso sim foi exagerado. O que acontece lá é a lei da sobrevivência. Desde que o ser humano adquiriu o poder de refletir e de noção da morte (vide o Discovery ou National Geographic em matérias sobre os primeiros funerais humanos) não é possível mais concordar e achar normal essa escalada da violência em nossos dias. Como você disse evoluímos apenas na arte da destruição em massa. E, diferente do que ocorreu com Númenor, não haverá um Eru para interceder. Apenas nossas autoridades e quem controla o mundo financeiro. Valeu!
 
Mas foi VOCÊ quem usou o comportamento animal como parâmetro ao afirmar que o homem é "a única espécie predadora de si mesmo"; ou você estava falando de alienigenas?? Pq o começo de seu post deixa bem claro que você está falando do seres humanos como EVOLUÇÃO dos macacos...

Decida se é pra usar animais ou não em comparação a nós! ;-)

Agora sobre não termos um Eru pra dar um jeito (coisa que aliás ele NÃO faz, só adia a decisão na verade!) podemos contar com NÓS mesmos; oras eu acho tão absurdo afirmar que somos "monstros egoístas" quanto afirmar que somos "anjos".

Somos seres humanos e a nós cabe mudanças de comportamento; é só olhar a história humana: o nº de atos e atututes reprováveis/elogiáveis muda sempre. Evoluímos assim!
 
Última edição:
CAra...que topico mais loko...A discussao sobre a existencia de Deus nao era o centro do tema...Alguns pegaram pesado e usaram de ironia para ofender os outros...enfim, a conversa ta bem apelona...Eu nao sou mais catolico, acho a instituiçao um tanto hipocrita...MA seu acredito na existencia de um ser maior que criou tudo...mesmo que isso seja meio estranho para alguem que abomina a Igreja...O fato eh que ninguem tem certeza da existencia de Deus, ao contrario dos numenorianos, que ateh ja os tinha visto...Para eles era muito mais facil pra criticar e reclamar, pois sabiam que alguem tava ali pra ouvi...mas e a gente????Seria muito mais facil requerer a vida eterna se soubessemos pra quem fazer isso, se eh que existe alguem...Voltano um poko, eu cacho que a gente, humanidade , nao eh tao ruim assim...mas dava pra ser melhor...Eu gosto de viver assim, gosto de saber que posso decidir o q fazer da minha vida, semter um destino certo...melhor assim...
 
Adorei esse topico...parece que ainda tem muito pano pra manga, logico se algum modera nao cortar nosso barato
 
Desde que nos concentremos em definir o porque dos Numenórianos terem se revoltado, não vejo problemas! A parte de Deus e instituições religiosas entrou pq foi apssado pro nosso mundo... idpéia do tópico ams que pode causar das probleams sim... mas é só maneirar!

E cara, só avisando, usa o "editar" pra completar seus posts. Postar duas vezes seguidas é ruim... ;-)
 
axo q a kestao eh super simples, mas ten sin mtos assuntos co-relacionados...eu, pensando un poko agora, xegei a uma conclusao: axo q os elfos d Eressëa (e, atraves deles, os Valar), tiveran alguma culpa nessa rebeliao (antes q me critiquen, naum kero dizer q eles sao os culpados pela revolta, culpados intencionais, se eh q me entendem)...acredito q, com o desenvolvimento da ilha d Númenor (e sua, pelo menos na cabeça dos numenorianos, equiparação com Eressëa), os homens, começando a v como os elfos tiravam proveito d sua terra, ecomo viviam pra sempre pra poder sempre mais e mais usufruir dos bens materiais (entendam como bens terrestres, naum resultados da ganancia, como os dos numenorianos), começaram a inveja-los...eh ai q ven a "culpa" elfica: sera q c os elfos naum visitasen com frequencia a ilha dos homens, eles ainda sin sentiriam inveja da imortalidade d alguen (partindo do principio d q eles naum teriam q presenciar sempre a beleza irradiante elfica, mesmo apos decadas, e v como eles viviam pra sempre, e como sempre produzian mais e mais)...
 
Despencando na discussão agora depois de ter lido todo o tópico, vou começar comentando esse post do Witchking:

Post original de Witchking
axo q a kestao eh super simples, mas ten sin mtos assuntos co-relacionados...eu, pensando un poko agora, xegei a uma conclusao: axo q os elfos d Eressëa (e, atraves deles, os Valar), tiveran alguma culpa nessa rebeliao (antes q me critiquen, naum kero dizer q eles sao os culpados pela revolta, culpados intencionais, se eh q me entendem)...acredito q, com o desenvolvimento da ilha d Númenor (e sua, pelo menos na cabeça dos numenorianos, equiparação com Eressëa), os homens, começando a v como os elfos tiravam proveito d sua terra, ecomo viviam pra sempre pra poder sempre mais e mais usufruir dos bens materiais (entendam como bens terrestres, naum resultados da ganancia, como os dos numenorianos), começaram a inveja-los...eh ai q ven a "culpa" elfica: sera q c os elfos naum visitasen com frequencia a ilha dos homens, eles ainda sin sentiriam inveja da imortalidade d alguen (partindo do principio d q eles naum teriam q presenciar sempre a beleza irradiante elfica, mesmo apos decadas, e v como eles viviam pra sempre, e como sempre produzian mais e mais)...

Concordo com vc que os elfos, de uma maneira muito sutil, incitaram essa inveja por parte dos Numenorianos, entretanto, o principal dessa questão de influência é a seguinte: os elfos nunca seriam capazes de entender esse sentimento por parte dos numenorianos, uma vez que não conheciam a mortalidade como os edain conheciam!! Lembre-se: a mortalidade é o dom de Ilúvatar aos Filhos Mais Novos, dessa forma, elfos não poderiam conceber a mortalidade dos edain de nenhuma forma, nem sobre aspectos positivos (Dom de Ilúvatar) nem sobre aspectos negativos (uma Maldição, como Sauron colocou).

Enfim: a influência dos elfos nessa rebelião, mesmo que parcialmente significativa, não foi de forma alguma consciente, foi simplesmente pela sua boa-vontade em compartilhar suas belezas e conhecimentos com os grandes Numenorianos.

Post original de Calimbadil
Que reflexões os membros deste fórum tem sobre esta relação da queda de Númenor e do Auge da sociedade capitalista?

A incessante busca pela cura de todos os males (não só doenças, mas tb outros problemas que enfrentamos), coloca a sociedade de hoje equiparada a busca de Númenor pela imortalidade.
Além disso, o crescimento acelerado das tecnologias vem levando ao descrédito da religiosidade, crenças de diversas religiões vem sendo abaladas por descobertas científicas. Esse constante afastamento da religiosidade (independente de religião) ocorreu tb com os Numenorianos: mesmo em sua adoração a Morgoth, sua religiosidade foi abalada, e já sabemos quais as consequências desse ato.
Não digo que a sociedade capitalista está se aproximando de uma queda, como a sociedade Numenoriana (mesmo porque, o ideal capitalista está por demais intricado no meio de vida ocidental para que se acabe), mas por mais difícil que seja, acredito que os valores capitalistas atuais necessitam de uma revisão imedita, afastando ao máximo as ganâncias e monopólios que vemos hoje, buscando evitar que o mesmo destino dos numenorianos não caía sobre nós!!
 
Rufgand disse:
Concordo com vc que os elfos, de uma maneira muito sutil, incitaram essa inveja por parte dos Numenorianos, entretanto, o principal dessa questão de influência é a seguinte: os elfos nunca seriam capazes de entender esse sentimento por parte dos numenorianos, uma vez que não conheciam a mortalidade como os edain conheciam!!
Enfim: a influência dos elfos nessa rebelião, mesmo que parcialmente significativa, não foi de forma alguma consciente, foi simplesmente pela sua boa-vontade em compartilhar suas belezas e conhecimentos com os grandes Numenorianos.


Concordo plenamente!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo